Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Ajuda] Movimento central certo =/
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Ajuda] Movimento central certo =/

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Ajuda] Movimento central certo =/
    Postado: 21 Fev 2012 as 00:44
Boa noite, amigos do pedal.
   
Estou ficando um tanto incomodado tentando descobrir se determinado mov. central se encaixa no quadro da minha bike... Quero adquirir um grupo completo Deore pra minha Hardrock 92-94 porém sei que os movimentos centrais do Deore são do tipo BB-30 ou algo do tipo "press-fit" enquanto meu quadro possui um movimento de ponta quadrada antigo pra diabo, nem nunca removi ele... e por mais que eu tenha lido todos os Techdocs da Shimano nao encontrei medidas nem nada sobre tamanhos e medidas. aqui vão algumas fotos que tirei da bike e gostaria da ajuda de vcs pra saber se posso comprar o conjunto completo Deore ou terei q comprar um pedivela alivio/deore antigo.





P.S: desculpem pela sujeira na bike, mas como todos sabem, verão é época de chuvas (barro)
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
F. Mazzaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2011
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar F. Mazzaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 00:59
Pelo que sei a variação de medida nos movimentos centrais diz respeito ao comprimento, que implica na variação de comprimento do eixo ou na forma de uso de espaçadores no caso de mov. central hollowtech.
Se estiver errado, por favor, os mais experientes me corrijam.
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:01
O central Deore não é BB30 não.
Se for comprar um pedivela Deore integrado, pode comprar sem medo que ele serve em qualquer central que não for BB30, claro.
A medida que importa no movimento central é a largura do central da bike e não o diâmetro como você mediu. Existem duas medidas, 68mm e 73mm. Como eu falei antes, se comprar um central integrado ele serve em qualquer um desses dois tamanhos pois ele vem com espaçadores para se adequar. Se for central mais antigo, tipo octalink por exemplo, aí tem que verificar a medida correta. 
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:01
Vixxi!!! complicado seu caso. Nessa sua bike não rola modernização não. Com certeza vc não conseguirá usar um pedivela integrado. Estou supondo que sua bike seja igual a essa http://www.pedal.com.br/forum/specialized-hardrock-1993_topic6209.html. Nem li esse tópico, mas só de ver a foto desconfio que não caiba um k7 de 9V, quanto mais uma suspa nova.
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:08
a bike é igualzinha aquela vermelha mesmo, e realmente, upgrades sao bem limitados =p mas da pra achar suspas da proshock com espiga standard de rosca pelo menos =o
O k7 de 10v (que é o Deore 2012) deve caber se der uma "puxadinha" nos chainstays, agora o que realmente me deixa preocupado é o mov. central... certeza que ele nao cabe?

[edit] acabei de medir a largura do tubo do mov. central e ele mede mais ou menos 7,5 cm =p deve ser a medida 7,3... PORÉM dá pra notar que o cambio dianteiro é preso junto do mov. central se eu nao me engano, isso pode atrapalhar? (ainda mais)

Editado por leoniizu - 21 Fev 2012 as 01:11
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:12
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Vixxi!!! complicado seu caso. Nessa sua bike não rola modernização não. Com certeza vc não conseguirá usar um pedivela integrado. Estou supondo que sua bike seja igual a essa http://www.pedal.com.br/forum/specialized-hardrock-1993_topic6209.html. Nem li esse tópico, mas só de ver a foto desconfio que não caiba um k7 de 9V, quanto mais uma suspa nova.

O central que está na foto é de rosca. Serve qualquer movimento central de rosca com ponta quadrada ou octalink e integrado. Só não serve os BB-30, que é outro padrão.

Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:13
Esse quadro deve ter rosca inglesa de 68mm, central integrado Shimano (padrão Hollowtech II, BB51 ou similar, que é o padrão do Deore) entra normalmente sem problema algum.

Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:15
Originalmente postado por leoniizu leoniizu escreveu:

a bike é igualzinha aquela vermelha mesmo, e realmente, upgrades sao bem limitados =p mas da pra achar suspas da proshock com espiga standard de rosca pelo menos =o
O k7 de 10v (que é o Deore 2012) deve caber se der uma "puxadinha" nos chainstays, agora o que realmente me deixa preocupado é o mov. central... certeza que ele nao cabe?

[edit] acabei de medir a largura do tubo do mov. central e ele mede mais ou menos 7,5 cm =p deve ser a medida 7,3... PORÉM dá pra notar que o cambio dianteiro é preso junto do mov. central se eu nao me engano, isso pode atrapalhar? (ainda mais)

Você vai ter que trocar o câmbio dianteiro para poder usar 10V. É só tirar esse e colocar um câmbio normal, preso por abraçadeira no seat tube.

Se for para continuar com o seu câmbio dianteiro atual também não tem problema, nos movimentos centrais integrados o câmbio faz a vez de um espaçador.
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:20
sim, sim o cambio dianteiro vai ser trocado, e talvez num futuro distante dê pra colocar algo assim, nao seria esse o cambio correto pra isso?
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=52296
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:28
Originalmente postado por leoniizu leoniizu escreveu:

sim, sim o cambio dianteiro vai ser trocado, e talvez num futuro distante dê pra colocar algo assim, nao seria esse o cambio correto pra isso?
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=52296

Coloque um câmbio normal com a braçadeira alta. Esses câmbios E-Type costumam dar folga muito rápido. Eles são indicados para alguns quadros full que não tem como instalar os câmbios de abraçadeira.
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:31
entendo, mas esse cambio da minha bike eh original e nunca deu folga nesses 17 anos =p sera q os tops de hj em dia perdem em durabilidade pra um altus velho?
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:33
enfim, o cambio é de menos, o que importa é saber se o movimento central Hollowtech é enfiável nesse quadro, por mais que tenha rosca como o fbergo disse =o
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 01:55
Toda specialized e a grande maioria das bikes de marcas americanas vão usar uma rosca do padrão inglês, compatível com movimento central do tipo hollowtech II, desde que tenha rosca no padrão inglês também, que normalmente vem descrito como sendo a seguinte medida: 1.37 polegadas x 24tpi (roscas por polegada, em inglês). Não tem segredo nenhum. Se você quiser ter certeza, pode medir a largura da caixaria do movimento central no quadro, ele terá 68mm de largura.

Esses integrados não possuem comprimentos, mas sim 3 espaçadores bem finos. que devem ser instalados conforme o manual da shimano.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 01:58
Entendi (ou acho que entendi) então teoricamente qualquer mov. central caberia no meu quadro, inclusive os de padrão hollowtechII, então assim q chegar uma graninha eu vou comprar o Deore 2012 V-brake =D muito obrigado a todos que me ajudaram a entender isso :)
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 17:47
pegando carona no tópico do brother, queria tirar uma dúvida parecida.

tenho uma oxer e uma caloi supra.

problema é que este é 122,5mm... não faço idéia de tamanho.


também UN-26, mas com 117mm. Tem alguma forma de eu saber qual o melhor tipo pra cada bike?
é só medir o comprimento da caixa? Tem folga? Espaçador?

Pelo que notei, a diferença é 5,5mm... não sei se influencia muito. Quem puder ajudar, valeu!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 17:59
Tem que saber quais os pedivelas você usa, pois o central pode variar dependendo do modelo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 18:12
voodoo, o pedivela seria esse: http://www.adrianshop.com.br/ecommerce_site/produto_5445_7204_Pedivela-Coroa-Tripla-Shimano-Altus-FC-M191

é ponta quadrada, mas não sei se tem mais alguma info que seja necessária.

Voltar ao Topo
tmxt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2012
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tmxt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2012 as 10:39
Aproveitando o tópico quem puder me ajuda ae


Troquei o pedivela da minha MTB, coloquei um Pedivela Shimano Altus M171 28/38/48 dentes, porém o mecânico disse que o eixo do Movimento Central era curto, na qual ficou muito justo o pedivela com o quadro, o MC é um da GTS. Quero colocar um movimento central shimano, mas não sei qual o tamanho ideal em mm para ficar certo!?

Valeu
Voltar ao Topo
adasemsorte Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mai 2012
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adasemsorte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2012 as 21:15
ae alguem pode me ajudar eu queria saber como descobrir a medida do movimento central por favor 
Voltar ao Topo
marcelocuritiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelocuritiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 20:45
desculpe desenterrar o tópico, mas é útil...

tmtx, qual foi a solução para o seu pedivela? Estou com problema muito semelhante. Eu tenho um movimento central de 122mm, você acha que resolveria o problema um 127.5mm?

O meu problema é que o pedivela ta muito perto do quadro, assim o cambio dianteiro fica bem pra dentro e quase encosta no pneu de trás.

Abraço
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X