Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda: Freio de speed é diferente?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda: Freio de speed é diferente?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
robson_ciclismo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:241
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robson_ciclismo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda: Freio de speed é diferente?
    Postado: 15 Jan 2011 as 19:00
Acabo de comprar minha speed e dei minha primeira volta hoje.
É uma trek 1000 2007, toda original.
Tudo é diferente, mas o que estranhei mesmo foram os freios (shimano dual pivot): eu estou acostumado com os v-break e sua eficiência/pegada, mas estes freios são muito barulhentos, nas descida da vista chinesa/rj parece que está arrastando metal com metal.
No fim do pedal, ao chegar em casa, vi que estava cheio de resíduo das freadas.
É assim mesmo ou as sapatas estão ruins?
Voltar ao Topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Dez 2010
SC
Offline
Mensagens:630
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elgleidson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 19:20
Originalmente postado por robson_ciclismo robson_ciclismo escreveu:

Acabo de comprar minha speed e dei minha primeira volta hoje.
É uma trek 1000 2007, toda original.
Tudo é diferente, mas o que estranhei mesmo foram os freios (shimano dual pivot): eu estou acostumado com os v-break e sua eficiência/pegada, mas estes freios são muito barulhentos, nas descida da vista chinesa/rj parece que está arrastando metal com metal.
No fim do pedal, ao chegar em casa, vi que estava cheio de resíduo das freadas.
É assim mesmo ou as sapatas estão ruins?

Cara, comigo isso não acontece não. E o que estranhei do freio de speed é que eu achei eles muito melhores do que os v-brake e afins de mountain bike (nunca testei um frio a disco). São mais "fortes", por assim dizer. Também nunca vi resíduos nos meus frios depois de pedalar, e olha que aqui tem muitas subidas e descidas, então eu os uso bastante.

Dá uma olhada aí pra ver se não tais com aro de carbono e sapata pra alumínio. Não sei exatamente qual a diferença que dá, mas já ouvi que deve-se usar a sapata correta. De repente seja isso, estou apenas chutando.
Voltar ao Topo
robson_ciclismo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:241
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robson_ciclismo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 19:24
O aro é original, de alumínio (a bike tá toda original ainda, pelo que sei), agora as sapatas não sei dizer...
Na verdade eu achei o contrário de vc: que os freios são piores que os v-break.
A impressão que tenho é que as sapatas são muito "duras".
Voltar ao Topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Dez 2010
SC
Offline
Mensagens:630
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elgleidson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 19:31
Mas qual a marca e modelo dos teus freios?
Voltar ao Topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Dez 2010
SC
Offline
Mensagens:630
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elgleidson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 19:43
Originalmente postado por robson_ciclismo robson_ciclismo escreveu:

...nas descida da vista chinesa/rj parece que está arrastando metal com metal....

Cara, lembrei agora: dá uma olhada pra ver se não tem nenhuma pedrinha presa nas frestras da borracha da sapata. Um dia deu o mesmo barulho comigo, parei pra ver e era uma pedrinha presa na borracha da sapata. Tirei e o problema sumiu. Dá um olhada.
Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 20:37
Pode ser o seguinte:
A sapata do freio esta gasta e o parafuso que a prende esta batendo direto no aro quando você freia, confira isso, senão pode começar a cortar o aro. Veja se no aro tem algum circulo riscado.
Voltar ao Topo
theoheiderick Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar theoheiderick Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 20:41
É preciso q informe a marca dos freios e da sapata. Se não for de boa qualidade não vai frear bem mesmo.
Theo Heiderick

Pinarello Galileo
Voltar ao Topo
Ricardoszy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardoszy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 21:24

Pedrisco preso nas sapatas, ou mesmo uns pedacinhos do aro. Sugiro retirar as sapatas e limpá-las. Freio de speed é mais devagar que v-brake mesmo, tomei o mesmo susto quando usei pela primeira vez, mas já acostumei.

Caso as sapatas estejam muito gastas, compra dois pares de kool stop que a frenagem vai melhorar bastante. E também, segundo o fabricante, ela é rim friendly e não "come" tanto os aros.

Editado por Ricardoszy - 15 Jan 2011 as 21:25
Voltar ao Topo
robson_ciclismo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:241
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robson_ciclismo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2011 as 13:23
Originalmente postado por elgleidson elgleidson escreveu:

Mas qual a marca e modelo dos teus freios?

Como eu descubro isso? Não nada escrito na frente, fui ver na especificação dela no site da trek e só está escrito "Alloy dual pivot w/Shimano Sora STI levers".
Voltar ao Topo
Carvalho_BR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Jul 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:4184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carvalho_BR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2011 as 13:37
a trek 1000 vem com freios da marca tektro, mas de modelo bem "entry level" (pesados e flexiveis, pouco eficientes)
as sapatas sao duras e nao freiam direito
troque as sapatas por outras mais macias e ja tera uma enorme melhora

e freio bem regulado, seja v-brake, seja cantilever, seja caliper de estradeira, sempre morde forte
se trocar as sapatas e nao estiver mordendo tao firme qto na sua MTB, provavelmente ta mal regulado

eu nunca senti diferenca entre o freio da minha antiga mtb e da minha atual estradeira - sempre tiveram a mesma forca na mordida

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2011 as 14:00
Desconfio que freios de estradeira sejam mais fracos mesmo. Eles tem menos alavanca, a pegada no manete por cima é meio estranha e as sapatas são menores. A única coisa que eu fiz na minha Race foi trocar as sapatas da frente por kool stop. Como sempre, valeu cada centavo e a mudança é de agua pra vinho. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
DaviGobbi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaviGobbi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2011 as 14:32
Nao sei, talvez por ter pego um grupo novo, mas estou sempre cuidando pra nao arrastar as rodas, porque é muito firme e preciso, trava as rodas bem fácil, nunca tive problema quanto a isso. Troca as sapatas e bom pedal.
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 08:37
Por falar em freios vocês saberiam me dizer como resolver o 'problema' dos freios ficarem 'apitando'? Confused
Esta acontecendo com o pneu traseiro e é a primeira vez.
Limpo o aro de alumínio sempre que volto do treino e as borrachas dos freios tem poucos meses de uso.
Abraço.
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 10:34
É diferente sim. Quem está acostumado com MTB(que nem eu) sempre acaba estranhando os freios de speed, parece que não segura e demora muito mais para parar.
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
robson_ciclismo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:241
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robson_ciclismo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 11:38
Originalmente postado por Carvalho_BR Carvalho_BR escreveu:

a trek 1000 vem com freios da marca tektro, mas de modelo bem "entry level" (pesados e flexiveis, pouco eficientes)
as sapatas sao duras e nao freiam direito
troque as sapatas por outras mais macias e ja tera uma enorme melhora

e freio bem regulado, seja v-brake, seja cantilever, seja caliper de estradeira, sempre morde forte
se trocar as sapatas e nao estiver mordendo tao firme qto na sua MTB, provavelmente ta mal regulado

eu nunca senti diferenca entre o freio da minha antiga mtb e da minha atual estradeira - sempre tiveram a mesma forca na mordida

Carvalho, eu confirmei que os freios são shimano, e realmente bem "entry level".
 
Eu fui a um mecânico este FDS e ele me sugeriu tirar as sapatas e limpá-las bem (lixar+limpar).
Foi o que fiz e já melhorou bastante.
 
Mas concordo que elas são de fato bem duras, vou ver se troco por umas melhores, até para melhorar a frenagem mesmo.
Alguém tem alguma dica de sapata para comprar? Uma vez comprei uma baratinha para minha MTB e  me arrependi, pois era muito dura e a frenagem bem ruim.
 
Abs
 
Voltar ao Topo
Rogerio.Mancilia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2009
S. C. do Sul
Offline
Mensagens:133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerio.Mancilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 11:49
Bom dia aos Colegas!

Também concordo que freio de speed tem menos "pegada", se estiver molhado então esquece de freio!. rs 
Acho que é proposital (apenas acho. rs), já pensou se freasse igual as de disco? Tombos espetaculares devido a velocidade!!!

Sobre o "apito" que o colega se refere, é resíduo (provavelmente de sabão na roda), limpe o aro com água e o barulho deve sumir!

abraços,
Rogerio Mancilia
Evolution Team
Voltar ao Topo
gugadepb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2009
Mossoro/RN
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gugadepb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 14:13
Originalmente postado por robson_ciclismo robson_ciclismo escreveu:

Originalmente postado por Carvalho_BR Carvalho_BR escreveu:

a trek 1000 vem com freios da marca tektro, mas de modelo bem "entry level" (pesados e flexiveis, pouco eficientes)
as sapatas sao duras e nao freiam direito
troque as sapatas por outras mais macias e ja tera uma enorme melhora

e freio bem regulado, seja v-brake, seja cantilever, seja caliper de estradeira, sempre morde forte
se trocar as sapatas e nao estiver mordendo tao firme qto na sua MTB, provavelmente ta mal regulado

eu nunca senti diferenca entre o freio da minha antiga mtb e da minha atual estradeira - sempre tiveram a mesma forca na mordida

Carvalho, eu confirmei que os freios são shimano, e realmente bem "entry level".
 
Eu fui a um mecânico este FDS e ele me sugeriu tirar as sapatas e limpá-las bem (lixar+limpar).
Foi o que fiz e já melhorou bastante.
 
Mas concordo que elas são de fato bem duras, vou ver se troco por umas melhores, até para melhorar a frenagem mesmo.
Alguém tem alguma dica de sapata para comprar? Uma vez comprei uma baratinha para minha MTB e  me arrependi, pois era muito dura e a frenagem bem ruim.
 
Abs
 


O pessoal aqui sempre fala nas KoolStop (acho que é assim que se escreve). São BB's. Boas e baratas.
Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam.
Vamos treinar!!!
Voltar ao Topo
Ricardoszy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardoszy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 14:14
Originalmente postado por robson_ciclismo robson_ciclismo escreveu:

 
Eu fui a um mecânico este FDS e ele me sugeriu tirar as sapatas e limpá-las bem (lixar+limpar).
Foi o que fiz e já melhorou bastante.
Mas concordo que elas são de fato bem duras, vou ver se troco por umas melhores, até para melhorar a frenagem mesmo.
Alguém tem alguma dica de sapata para comprar? Uma vez comprei uma baratinha para minha MTB e  me arrependi, pois era muito dura e a frenagem bem ruim.
  
Sapatas da marca Kool Stop. Respondi uns posts acima, acho que vc passou batido Smile


Editado por Ricardoszy - 24 Jan 2011 as 14:15
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 23:06

Fala Robson. Primeiramente é importante reforçar que a descida da Vista é beeem inclinada e pede um bom freio. Subir lá é melhor de speed mas na hora da descida nada se compara a uma boa MTB (V-break ou disco). Muito mais confortável. Limpar e lixar as sapatas ajudam mas se forem duras elas vão "gritar" mesmo. Limpe as pistas dos aros também e verifique o estado delas. Antes de investir em rodas superiores, coloque umas sapatas 105 que já verás bastante diferença. Amanhã subidão 8h. Abs

Voltar ao Topo
guigatz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2010
SP
Offline
Mensagens:325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guigatz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 02:04
nossa galera...eu enho uma bike com freios tektro mas as sapatas são muito ruins!! o que voces me sugerem?

valeu!
A vida é para quem topa qualquer parada e não para quem pára em qualquer topada - Bob Marley

---
zayat.guilherme(a)gmail.com
Voltar ao Topo
guigatz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2010
SP
Offline
Mensagens:325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guigatz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 02:06
Originalmente postado por guigatz guigatz escreveu:

nossa galera...eu enho uma bike com freios tektro mas as sapatas são muito ruins!! o que voces me sugerem?

valeu!

quais me sugerem?
A vida é para quem topa qualquer parada e não para quem pára em qualquer topada - Bob Marley

---
zayat.guilherme(a)gmail.com
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 02:48
Já coloquei neste mesmo tópico. Sapata é KoolStop. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X