Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [ajuda] "folga" no pedal ao freiar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[ajuda] "folga" no pedal ao freiar

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [ajuda] "folga" no pedal ao freiar
    Postado: 18 Mai 2015 as 12:38
Olá pessoal. Beleza?
É o seguinte,

Estava a pedalar de boa na minha fixa, aprendendo melhor a freiar com o uso dos pés/pernas (sem o freio), tentando já o skid, e eis que...

o pedal todo dá 1/2 giro, como se fosse uma ''folga'' ou ''escapada'' no giro para trás, como se ''escapasse'', ou girasse sem força nenhuma e depois voltasse ao normal no movimento pra segurar/diminuir a velocidade. E daí agora tem momentos que muito mal seguro pra diminuir e isso acontece. 

O que pode ser? 
.
.

alguma coisa no movimento central? Stern Smile


>Tentei descrever o melhor possível aí, não tenho tanto conhecimento dos termos corretos.

Obg. 

   

Voltar ao Topo
deepbluemx3 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Americana SP
Offline
Mensagens:339
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar deepbluemx3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2015 as 12:54
Podem ser 4 coisas a meu ver amigo:
1- Pedivela espanado, parte onde o eixo entra arredondada.
2- Corrente folgada
3- Movimento Central com folga
4- Pinhão traseiro solto(parafusos ou contraporca)

Verifica aí e retorna, mas não ande, em hipótese alguma, com a bike antes de identificar o problema, sob pena de sofrer algum tipo de acidente! OuchOuchOuch

Abraços.
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2015 as 13:03
Pinhao e/ou lockring sem aperto!

Se nao apertar pode espanar a rosca do cubo.

Voce precisa dessa chave:

http://www.reciclobikes.com.br/acessorios/outros/chave-para-pinhao-e-lockring-ice-toolz/
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2015 as 13:41
espanado é tipo gasto?
 
A roda ta centralizada, as porcas bem apertadas, gancheiras certo, tudo ok ok.

O movimento central quando tava na catraca livre (uns dias atrás) tava dando umas ''pré-engasgadas'', agora que lembrei disso, Confused mas era tão pouco que não liguei muito (o que foi um erro não ter lembrando e invertido sem nem lembrar e sair andando).

A primeira coisa que tentava olhar quando tava andando era a corrente, mas não consegui ver. 

É, não tenho ainda essa chave pro lockring que já vi que é bem necessária de ter consigo. 

É, não dá de andar assim mesmo. 

Só mais uma-s coisa-s, até pra saber se caso precise trocar alguma coisa e não me passarem pra trás Shocked, já que to na área aprendiz.
 
-Se for no cubo, pode ter a ver com o o fato do cubo ser do tipo flip flop? Ou é algo que pode acontecer independente disso? 

-Se for a corrente, pode ter a ver com o fato de tá muito lubrificada? (Admito que fiz isso com óleo de maquina num dia que tava sem o lubrificante correto pra corrente. Disapprove )

-Movimento central esférico influi? 

Obg deep e registro, valeu mesmo por esclarecer o que pode ser, já é de graaaande ajuda! Clap 
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2015 as 13:44
(ps.: agora vi o que é espanado, sim entendi!)
Voltar ao Topo
deepbluemx3 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Americana SP
Offline
Mensagens:339
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar deepbluemx3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2015 as 14:48
Pipedri, isso não tem nada a ver com lubrificação da corrente, quanto a isso pode ficar tranquilo, agora que vc disse que seu cubo é flip-flop, acredito que o problema seja mesmo no lockring(contraporca do pinhão), mas ainda não descarto o MC, vc mesmo pode tirar a corrente da corôa e movimentar o pedivela, primeiro lateralmente, e depois segurando um dos braços dele tentar mover o outro, pra frente e pra trás, que vc mesmo já vai matar a charada.
Qualquer dúvida dá um grito aí!
Abraço.
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2015 as 20:27
Está mesmo com cara de lockring mal apertado. Corre apertar, antes que seja tarde! Eu apertei o meu na base da porrada mesmo, tranquilo.
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2015 as 23:36
Fui olhar agora há pouco e bam! Na mosca! Parece ser bem isso, a contra porca ta distante do lockring e o lockring tão frouxo que só foi fazer uma força a mais com a própria mão que soltou completamente Shocked. Não sei como não me quebrei hoje, ainda que fui num estacionamento vazio aqui perto (do lado), pra treinar mesmo a frenagem sem o uso do freio, e que não resolvi ir mais longe. Sorte.  

Vou até tirar uma foto e postar aqui depois. Tamanho descuido meu foi esse, de inverter a roda sem verificar o lockring crendo que estava bem apertado e não ter olhado a contra porca. Thumbs Down. Péssimo. 
Tenho a mania de olhar bem, mas bem mesmo, se a correia não tá frouxa e se a roda tá alinhada. 

Só tenho a falta da chave própria do lockring, que o Registro postou ali, o cara que tem aqui por perto não localizei onde se encontra. Confused 

(aliás, como é cara essa chavezinha hein?! Mas também nem sei se é assim os preços, a que vi rapidamente hoje era uma da shimano. No entanto ferramenta necessária de ter consigo. Espero encontrar uma ''econômica''.) 

Amanhã vou fazer isso mesmo Deep! (já que a noite fica ruim de ver aqui no espaço que ajeito a bicicleta). 

Pois é Libert! Na urgência é o jeito, meter a mão mesmo e usar da força.

Se o movimento central tiver na história junto, e tiver meio ou bem ''inseguro', aí vai ser o primeiro upgrade que irei fazer na bike, e se o pedivela estiver alguma coisa de zoado, idem.  

Deep, Registro, Libert, poxa valeu mesmo pela ajuda internética Thumbs Up Thumbs UpThumbs Up Obg!!! 

Conto na sequência o desfecho, poderá ser útil a outro 'aprendiz' ou lembrete pra os meio esquecido por aí que seguidamente invertem mais a roda dos flip-flop-s. Smile 









 



 



  
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2015 as 10:42
a recomendação é sempre apertar, fazer um pedal e apertar de novo. As vezes vc aperta mas na hora que faz força pedalando dá aquela última "arrochada", e dá pra dar mais um aperto no lockring. Com a minha aconteceu isso. Montei, pedalei uma vez, e deu pra apertar mais um pouco. Depois, nunca mais. Mas mesmo assim, não custa nada conferir qdo tirar a roda pra alguma coisa. 
Voltar ao Topo
Fernando Caldas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando Caldas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2015 as 15:38
Bom que ja resolveu.

Sempre é bom verificar o aperto do lockring.
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2015 as 15:25
Pessoal, dando o desfecho dessa:

[Agradeço novamente o pessoal aí, Clap]

A foto de como tava: 




































Agora aos fatos:

1- sim, o lockring tava frouxo
2- contra porca afastada
3- fiz o teste que o Deep falou tudo certo com o MV. (Valeu Deep!)

--- agora a parte que fui até uma bicicleteira aqui perto levando a bike ao lado, já que não achei o cara da chave de lockring + sem a chave da contra porca ---
4- confirma, tudo certo com o MV central. 
5- lado single ok.
6- lado fixo esquece, rosca is dead. Confused

Solução: Trocar o cubo ou a bicicleta de uma vez  

Troquei uma palavra com o cara ele não aconselha um shunfenzão (hehe) que vai dar o mesmo daqui um tempo, e procurar um mais próximo da mob. Também me disse que é a 4 blackflea que apareceu ali exatamente com esse tipo de problema no lado fixo.  

Mala suerte. Sem fixa. Confused

Agora não sei se pego um quadro e aos pouco$ monto uma fixa, ou se procuro uma outra fixa melhorzinha e deixo essa pra irmã ou se troco o cubo dessa. Confused

 
 



  

Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2015 as 11:56
bom, isso não foi problema do fabricante. Problema é quem vende e não aperta o lockring. Com ele solto, a rosca vai pro espaço mesmo.

por enquanto, se vc NÃO der skid, dá pra montar fixa no outro lado. Só comprar um lock ring diferente (que nem é um lock ring, mas sim um pedaço do mov. central da Caloi 10 Tongue). Monta, aperta (de verdade dessa vez) e pau no gato. O Canna (dono da Ciclo Urbano e que manja dos paranauê) disse que é sucesso, mas se ficar dando skid solta e vai estragar a rosca do outro lado também. Vou fazer isso na minha pra qdo for pro Audax. Assim tenho uma relação pra apelar se o negócio complicar LOL Eu sei que ele tem lá na loja pra vender.

de resto, se a bike tá boa pra vc, não tem pq trocar toda. Compra só o cubo. E esse papo do shunfeng dar o mesmo problema, é só se você fizer a mesma cagada mais uma vez. Sem o lock ring, pode ser o cubo mais top do planeta, que vai estragar a rosca. Troca o cubo e pau no gato. 


Editado por klhada - 21 Mai 2015 as 11:58
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2015 as 14:01
Klhada já deu a letra, o problema dos Shunfeng é o dono. Normalmente é quem tá começando e não tem a chave, ou não sabe usar, ou relaxa na manutenção.

Eu sou um exemplo quando espanei meu Shunfeng eu não conferia o aperto há meses.

Usar bons pinhões e lockrings eu acho que ajuda.
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2015 as 20:21
Lembro da minha primeira vez na fixa. Na primeira lombada, uns 50 m perto de casa, fiz o movimento natural de quem está acostumado com roda livre, que é parar de pedalar e se equilibrar nos pedais. Levei aquele tranco e aí percebi a folga. Foi sorte, na hora voltei para ver o que estava errado.
Falando em Ciclo Urbano, numa situação dessas eu pensaria seriamente em comprar aqueles cubos rolamentados, apesar do preço.
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2015 as 21:09
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Falando em Ciclo Urbano, numa situação dessas eu pensaria seriamente em comprar aqueles cubos rolamentados, apesar do preço.


Quais?
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2015 as 21:19
http://www.ciclourbano.com.br/pecas/cubos/par-de-cubos-quanta-polidos-32f-pista.html
São belos, parecem leves e acredito que o rolamento dá menos manutenção.
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 02:32
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

bom, isso não foi problema do fabricante. Problema é quem vende e não aperta o lockring. Com ele solto, a rosca vai pro espaço mesmo.

por enquanto, se vc NÃO der skid, dá pra montar fixa no outro lado. Só comprar um lock ring diferente (que nem é um lock ring, mas sim um pedaço do mov. central da Caloi 10 Tongue). Monta, aperta (de verdade dessa vez) e pau no gato. O Canna (dono da Ciclo Urbano e que manja dos paranauê) disse que é sucesso, mas se ficar dando skid solta e vai estragar a rosca do outro lado também. Vou fazer isso na minha pra qdo for pro Audax. Assim tenho uma relação pra apelar se o negócio complicar LOL Eu sei que ele tem lá na loja pra vender.

de resto, se a bike tá boa pra vc, não tem pq trocar toda. Compra só o cubo. E esse papo do shunfeng dar o mesmo problema, é só se você fizer a mesma cagada mais uma vez. Sem o lock ring, pode ser o cubo mais top do planeta, que vai estragar a rosca. Troca o cubo e pau no gato. 

Pois é, não sei o que faço ao certo. Mas uma coisa digo, o lockring que veio de fabrica, mesmo quando levei a bike pra conferir se tava bem apertada e montada, e regulei no lado single, mesmo assim o lockring vivia soltando, mesmo depois de ter voltado apertado. Lógico que teve desleixo meu somado a falta de melhor conhecimento, no entanto pensando agora acho que lockring depois de bem apertado não deveria de soltar a tanto com a bike regulada no lado single. (minha opinião bem leiga).

Observei melhor o lockring (o que veio de fábrica) com uns mais ''parrudos'' que parecem serem mais fortes. O próprio lockring da shunfeng parece ser mais forte (ou talvez impressão minha). (?)

Quanto a gambiarra, cara, não manjo, Unhappy se agora é que to começando a sacar melhor e ler mais, vai ainda demorar um pouco pra entender melhor das gambiarras. Aff. Ah, e certo que se fosse colocar assim da maneira que você falou ia me esquecer e dar skid e ia voltar a como está. hehe. Porém, agradeço a alternativa. Smile

Ainda sobre os shunfeng eu li em algum blog que dando skid não dura mais que 6 meses. Isso confere mesmo, ou nem tanto? 









 
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 02:34
Originalmente postado por Registro Registro escreveu:

Klhada já deu a letra, o problema dos Shunfeng é o dono. Normalmente é quem tá começando e não tem a chave, ou não sabe usar, ou relaxa na manutenção.

Eu sou um exemplo quando espanei meu Shunfeng eu não conferia o aperto há meses.

Usar bons pinhões e lockrings eu acho que ajuda.

hehe, isso me soa familiar. O teu shunfeng ainda tá na tua bike? Quanto tempo ele durou pra ti?  
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 02:43
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Lembro da minha primeira vez na fixa. Na primeira lombada, uns 50 m perto de casa, fiz o movimento natural de quem está acostumado com roda livre, que é parar de pedalar e se equilibrar nos pedais. Levei aquele tranco e aí percebi a folga. Foi sorte, na hora voltei para ver o que estava errado.
Falando em Ciclo Urbano, numa situação dessas eu pensaria seriamente em comprar aqueles cubos rolamentados, apesar do preço.

Tá aí, bom vc ter falado. Entre anteontem e hoje andei pesquisando e vi alguns cubos nessas. Um cubo assim ele é mais voltado pra que? Ex.: li um artigo de pessoal que coloca cubo top, caro pacas, de velódromo e dai vai dar um skid e parte o cubo em pedaços, ou seja, algo muito bom mas para velódromo e não pra rua. Qual que é o lance desses assim? Serve pra fixa de rua?  
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 02:54
Desculpa pessoal, são muitas perguntas ainda embrulhadas na cachola. Disapprove 

Só sei dizer que o fórum aqui, lendo os outros tópicos esta me ajudando bastante. Dá vontade de montar uma fixa com um quadro e garfo. Embarrassed (Será? hehe) E o cara ou equipe (?) enfim da ciclo urbano das vezes que pedi alguma coisa de acessório que não encontrava aqui, sempre foi gente fina. 

Ah! vi esse cubo que o Libert falou numa airwalk, num vídeo preview de Youtube.    

Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 04:12
Não tem muito segredo com cubo. Acho que qualquer cubo é bom para skid, desde que o pinhão esteja bem travado. No meu caso, apertei tanto o lockring que depois o pinhão não queria sair de jeito nenhum. Acabei fazendo uma alavanca enorme com uma barra de ferro para conseguir. Eu compraria um cubo mais caro por outras qualidades, não pela resistência.
Tem uma gambiarra que talvez salve esse seu cubo:
http://bikefixabr.blogspot.com.br/2014/02/como-montar-um-cubo-fixo-com-pinhao.html

Tem outra, mas nesse caso você não vai mais conseguir tirar os raios do cubo, pois vai ter sempre o pinhão impedindo:



Editado por Libert - 22 Mai 2015 as 04:28
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 09:49
algum dia eu vou migrar pra rolamentos, mas só pela preguiça mesmo Tongue

dou manutenção nos meus cubos, mas é chatinho ter que abrir, limpar, engraxar de novo e fechar. Mas o que interessa é que são uns cubos simples, e até agora é só alegria. Dependendo ou compra o com rolamentos de uma vez, ou compra um cubo, as chaves de cone, e aprende a dar manutenção. Se não pegar chuva não precisa ficar fazendo direto, e a minha roda gira que é uma beleza 

agora, se vc nunca mais quiser problema com roscas, compra um desses:


precisa do cubo deles também, que é uma grana, mas não tem essa de espanar nada. Tongue


Editado por klhada - 22 Mai 2015 as 09:50
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 18:39
Sobre montar uma fixa, claro que dá vontade, até eu que tenho uma boazinha. Vou fazer isso um dia, com peças escolhidas a dedo. A atual provavelmente vai virar outra coisa.
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 00:59
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Não tem muito segredo com cubo. Acho que qualquer cubo é bom para skid, desde que o pinhão esteja bem travado. No meu caso, apertei tanto o lockring que depois o pinhão não queria sair de jeito nenhum. Acabei fazendo uma alavanca enorme com uma barra de ferro para conseguir. Eu compraria um cubo mais caro por outras qualidades, não pela resistência.
Tem uma gambiarra que talvez salve esse seu cubo:
http://bikefixabr.blogspot.com.br/2014/02/como-montar-um-cubo-fixo-com-pinhao.html
http://3.bp.blogspot.com/-eoA8IPZK7OY/Uvo1egJAJ4I/AAAAAAAAB1g/i1Was5ytP4U/s1600/Pinha+Fixa+-+Chaveta+no+Pinh%C3%A3o+2+-+Montado+no+Cubo.jpg -
Tem outra, mas nesse caso você não vai mais conseguir tirar os raios do cubo, pois vai ter sempre o pinhão impedindo:
http://4.bp.blogspot.com/-dPuX7OTWILc/USYpNSCyvJI/AAAAAAAABRQ/CoMI0gtsNRQ/s1600/Cubo+com+Pinh%C3%A3o+Soldado.jpg -

Rapaz, essas aí não soltam jamais! 

Pois então, tô com a bike na "penseira". Preciso de algumas chaves complementares alem da do lockring pra poder decidir e fazer. Mas ainda acho que vou é trocar o cubo por um normal, simples com um lockring forte e, selar.

 


 


Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 01:01
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

algum dia eu vou migrar pra rolamentos, mas só pela preguiça mesmo Tongue

dou manutenção nos meus cubos, mas é chatinho ter que abrir, limpar, engraxar de novo e fechar. Mas o que interessa é que são uns cubos simples, e até agora é só alegria. Dependendo ou compra o com rolamentos de uma vez, ou compra um cubo, as chaves de cone, e aprende a dar manutenção. Se não pegar chuva não precisa ficar fazendo direto, e a minha roda gira que é uma beleza 

agora, se vc nunca mais quiser problema com roscas, compra um desses:

http://www.whiteind.com/fix-cogs - http://www.whiteind.com/fix-cogs

precisa do cubo deles também, que é uma grana, mas não tem essa de espanar nada. Tongue

Estrela ninja! LOL
Realmente deve de ser bom. 
Voltar ao Topo
pipedri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pipedri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 01:13
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Sobre montar uma fixa, claro que dá vontade, até eu que tenho uma boazinha. Vou fazer isso um dia, com peças escolhidas a dedo. A atual provavelmente vai virar outra coisa.

Nem me fale! O lado ruim (pra mim) seria a espera... o que é bom mas nem tanto, já que não tem como pegar tudo de uma vez ($). Ia ser bem pingado, uma coisa de cada vez.
Fico olhando quadro, garfo e cubos, e rodas, pinha e coroa...nos pornbike!   

É, também penso sobre os destinos da atual aqui do cubo a trocar e/ou gambiarrar. Tongue

Enquanto isso to andando numa single speed do meemprestaram e observando/pensando. Smile

Lado bom demais: aprendi/aprendendo muito com esse acidente de percurso. Thumbs Up


 
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 13:30
Mas ainda acho que vou é trocar o cubo por um normal, simples com um lockring forte e, selar.
[/QUOTE]

Pinhão e lockring numa rosca só?

Não é isso que chamavam de suicidal hub que o pessoal que pedalava fixa 4-7 anos atrás fazia pq não tinha cubo "de pista" aqui no Brasil?
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2015 as 09:05
Suicidal hub foi o que o klhada sugeriu. Aliás, segue uma leitura para o seu audax:
http://www.redbull.com/br/pt/bike/stories/1331726952686/ao-vivo-300km-numa-bike-fixa-seabase1910
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2015 as 10:03
O grupo no facebook é mesmo bem legal. Mais uma para o audax:
https://www.strava.com/activities/70661885
Voltar ao Topo
C.Chan Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Jun 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar C.Chan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2015 as 11:44
Essa adaptação de solda é um perigo a humanidade.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X