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Ajuda Descobrir modelo de Monark Antiga

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euraphaelleite Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Ago 2017
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    Postado: 14 Ago 2017 as 03:05
Opa galera, tudo bem? Sou novo aqui, peço desculpas se estiver postando no lugar errado. No final de 2015 meu pai faleceu, deixou uma garagem cheia de cosias que estou aos poucos organizando. Dentre todas as coisas ele deixou a bike da foto, está adesivada como "Barra circular 86" mas não encontro foto de nenhuma igual a ela (lembro de meu pai ter repintado a mesma quando eu era pequeno, então os adesivos foram colocados por ele). Olhando por aqui vi que o quadro se parece muito com uma Monark Olé, mas não consegui certeza. Ela está sem o guidom (que está em uma sacola junto com as peças do freio verão). 
Adoraria saber o modelo específico e se valeria a pena restaurar ou modificar para usar na cidade (já tenho uma mtb razoável).
segue a foto: 

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Gryphon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jun 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2017 as 08:39
Eu já vi fotos de Barra Circular com o top tube curvo como esta, mas eram mais antigas. Acho que eram da década de 70, mais especificamente da primeira metade.

Segundo este site, trata-se de uma Monark Barra Circular Olé 70:
https://monaretas.wordpress.com/2011/03/12/historia-da-monark/

Tem outra, restaurada à venda aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768166042-bicicleta-antiga-monark-barra-circular-anos-70-linda-_JM

Repare nas ombreiras do garfo. Essa tampa cromada cobre uma estrutura para as pernas do garfo. Na década de 80 já usavam estruturas mais limpas. É outra referência da idade da bicicleta

Os paralamas são de Caloi Barra Forte do começo dos anos 80, sinal que os originais estragaram e foram substituídos. É mais um sinal da idade e do uso da bicicleta.

Não sei se uma restauração valha a pena. Faltam muitas peças, principalmente o guidão e o mecanismo de freio.
Porém é perfeitamente possível uma reconstrução. Aí você não se veria limitado em suas opções.

Teria que ver se essa bicicleta usa aro 28, muito comum nos anos 60, ou se ela já é para aro 26 e alguma coisa. Se for 26, existem aros para freio de sapata lateral (usados nas Cruiser dos anos 80), como os freios ferradura, mas já em alumínio e de parede dupla, e esse seria um upgrade interessante e desejável. Ainda existem mesas e adaptadores que servem no lugar dessa mesa original, permitindo o uso de guidões modernos.
Essa medida de aro 26 (na verdade é praticamente uma 27,5) ainda tem muitos pneus à venda na internet, o que é outra coisa na qual você deve gastar.

Como as rodas seriam novas, os cubos viram a reboque, e aí um cubo traseiro Shimano Nexus de 3 ou 5 marchas faria um trabalho interessante de modernização.

No Mercado Livre existem paralamas genéricos de aço inox polido  que você poderia usar no lugar dos de Caloi.

Enfim, é possível fazer um investimento nessa bicicleta e deixá-la bem bonita. Vai sair mais caro que comprar uma nova, mas você vai estar restaurando uma lembrança do seu pai, trazendo de volta uma coisa de volta à utilidade e não uma coisa para ficar parada num canto atrapalhando todo mundo.


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Gryphon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jun 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2017 as 10:23
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euraphaelleite Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Ago 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euraphaelleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2017 as 10:45
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Eu já vi fotos de Barra Circular com o top tube curvo como esta, mas eram mais antigas. Acho que eram da década de 70, mais especificamente da primeira metade.

Segundo este site, trata-se de uma Monark Barra Circular Olé 70:
https://monaretas.wordpress.com/2011/03/12/historia-da-monark/ - https://monaretas.wordpress.com/2011/03/12/historia-da-monark/

Tem outra, restaurada à venda aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768166042-bicicleta-antiga-monark-barra-circular-anos-70-linda-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768166042-bicicleta-antiga-monark-barra-circular-anos-70-linda-_JM

Repare nas ombreiras do garfo. Essa tampa cromada cobre uma estrutura para as pernas do garfo. Na década de 80 já usavam estruturas mais limpas. É outra referência da idade da bicicleta

Os paralamas são de Caloi Barra Forte do começo dos anos 80, sinal que os originais estragaram e foram substituídos. É mais um sinal da idade e do uso da bicicleta.

Não sei se uma restauração valha a pena. Faltam muitas peças, principalmente o guidão e o mecanismo de freio.
Porém é perfeitamente possível uma reconstrução. Aí você não se veria limitado em suas opções.

Teria que ver se essa bicicleta usa aro 28, muito comum nos anos 60, ou se ela já é para aro 26 e alguma coisa. Se for 26, existem aros para freio de sapata lateral (usados nas Cruiser dos anos 80), como os freios ferradura, mas já em alumínio e de parede dupla, e esse seria um upgrade interessante e desejável. Ainda existem mesas e adaptadores que servem no lugar dessa mesa original, permitindo o uso de guidões modernos.
Essa medida de aro 26 (na verdade é praticamente uma 27,5) ainda tem muitos pneus à venda na internet, o que é outra coisa na qual você deve gastar.

Como as rodas seriam novas, os cubos viram a reboque, e aí um cubo traseiro Shimano Nexus de 3 ou 5 marchas faria um trabalho interessante de modernização.

No Mercado Livre existem paralamas genéricos de aço inox polido  que você poderia usar no lugar dos de Caloi.

Enfim, é possível fazer um investimento nessa bicicleta e deixá-la bem bonita. Vai sair mais caro que comprar uma nova, mas você vai estar restaurando uma lembrança do seu pai, trazendo de volta uma coisa de volta à utilidade e não uma coisa para ficar parada num canto atrapalhando todo mundo.



Obrigado pela resposta, a ideia é realmente restaurar a lembrança de meu pai. 
Eu tenho as peças do freio e o guidom (apesar de faltar as alavancas de freio). Os aros e pneus são aro 26, inclusive achei dois aros de outra bicicleta que estão em melhor estado. Dei uma pesquisada no ML sobre os paralamas e achei uns bem interessantes mesmo. A ideia é realmente colocar o nexus, só to pensando se compro ou não outros aros (visual mais vintage, porém feitos de alumínio) mas não sei se faço uma adaptação do estilo de freio, se uso os originais ou se compro um nexus com freio contrapedal. 
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euraphaelleite Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Ago 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euraphaelleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2017 as 10:46
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Achei alguns vídeos que podem interessar:
https://youtu.be/cBcki1HkNDo - https://youtu.be/cBcki1HkNDo
https://youtu.be/aEYxb7N__ho - https://youtu.be/aEYxb7N__ho
https://youtu.be/SQLabij2Xa0 - https://youtu.be/SQLabij2Xa0
https://youtu.be/cEpr_OpOAwk - https://youtu.be/cEpr_OpOAwk

Espero que ajude.


Realmente ajudaram bastante. Obrigado.
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marcosweimer Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Fev 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosweimer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2019 as 16:18
Qual o número de série dessa monark?

se quiser teste se funciona este calculo aqui: http://eudoparana.blogspot.com/2019/01/codigos-monaretas.html

é para funcionar para todas as monarks mas não tenho certeza ainda sobre o fato, é com base nos dados obtidos aqui no forum mesmo.
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Robson Calixto Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Mai 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Robson Calixto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2019 as 19:13

  Amigo, esta me parece ser uma Monark Circular Olé 1970...

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