Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda corrente pulando, ja troquei toda relaçao
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Ajuda corrente pulando, ja troquei toda relaçao

Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pedal1990 Ver Drop Down

Cadastrado em: 22 Jul 2021
SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedal1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda corrente pulando, ja troquei toda relaçao
    Postado: 03 Mar 2024 as 08:51
Buenas pessoal,

Vou direto ao assunto, uso a bike todos os dias (30 a 60km) na pista e uso apenas as marchas pesadas, oitava ou setima, ate para subidas onde pedalo em pe forcando bastante

Pois bem, apos uns 2-3 meses a corrente comecou escapar, e ao verificar os dentes do cassete totalmente afiados, fiz ate uma modificacao na posicao do trocador de marchas para pegar mais dentes mas nao teve jeito o conjunto ja estava todo perdido

Em Janeiro agora comprei tudo novo, corrente pedivela e cassete, deu menos de 2 meses e ja comecou a pular novamente....

Abaixo as especificacoes, quero saber alguem aqui sofre com o mesmo problema? Qual kit/modelo mais reforçado que este vcs recomendam pra isso nao acontecer mais?

Desde ja muito obrigado!

Cassete 8v Shimano Altus HG31 (11-32)
Pedivela Shimano Tourney 301 (nao lembro a relacao de dentes mas deve ser a padrao/comum)
Corrente fina Shimano HG40 6-7-8 velocidades
MTB quadro Absolute aro 29 pneus 2.1
Dragum Ver Drop Down

Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2024 as 10:46
Pode ser mola do câmbio cansada ou câmbio abraçando mal o k7 (muito aberto)
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Solito Ver Drop Down

Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2024 as 13:26
Podem ser inúmeras causas...
Alem da mola do cambio cansada ou mal regulado, podem ser roldanas gastas (é bom trocar junto com a relação), corrente com desgaste, eixo do cambio com folga, cabo de cambio enroscando...
Meu palpite, a corrente está com desgaste e desgastou os cogs menores...
Não sei se vendem esses cogs menores para 8V...
Caso tenha que trocar cambio, eu passava para um Shimano Alivio 9V, bem mais robusto que a maioria dos 8V, e os cogs menores (11 e 13) você encontra por uns 15 reais o par na AliEx, daí se der problema e a relação estiver boa, você troca só os cogs (bem mais barato)...
RuanRAC Ver Drop Down

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2024 as 15:36
Originalmente postado por pedal1990 pedal1990 escreveu:

Buenas pessoal,

Vou direto ao assunto, uso a bike todos os dias (30 a 60km) na pista e uso apenas as marchas pesadas, oitava ou setima, ate para subidas onde pedalo em pe forcando bastante

Pois bem, apos uns 2-3 meses a corrente comecou escapar, e ao verificar os dentes do cassete totalmente afiados, fiz ate uma modificacao na posicao do trocador de marchas para pegar mais dentes mas nao teve jeito o conjunto ja estava todo perdido

Em Janeiro agora comprei tudo novo, corrente pedivela e cassete, deu menos de 2 meses e ja comecou a pular novamente....
Abaixo as especificacoes, quero saber alguem aqui sofre com o mesmo problema? Qual kit/modelo mais reforçado que este vcs recomendam pra isso nao acontecer mais?

Desde ja muito obrigado!

Cassete 8v Shimano Altus HG31 (11-32)
Pedivela Shimano Tourney 301 (nao lembro a relacao de dentes mas deve ser a padrao/comum)
Corrente fina Shimano HG40 6-7-8 velocidades
MTB quadro Absolute aro 29 pneus 2.1

cara, um ponto que ninguém falou é que você pode ser um cupim de ferro. Isso de só pedalar no pesado causa até um certo desgaste, mas não explica tudo, também pode ser devido a trocar marcha errada, errar para mais ou menos com a lubrificação, sujeira...  fora que você pedala muito, uma média baixa é de 150 km por semana (5x30km), 600 por mês pelo menos, eu chutaria uns 800-1000km, caso você não faça rodízio de corrente e exagere nos erros, nessa condição a relação tende a durar 2-3 mil km ou até menos, ou seja, começa a fazer sentido em qual cenário ocorre esse desgaste de 2 meses para uma relação.

é caro ser um cupim de ferro, mas você está no seu direito.

Uma questão: Se você só usa uma ou duas marchas, não seria mais interessante usar uma single? a corrente de uma bike single é bem mais robusta e pode ser mais adequada para sua realidade

Editado por RuanRAC - 03 Mar 2024 as 15:55
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Joao Angú Ver Drop Down

Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2024 as 18:42
Eu troquei meu cassete 9v depois de 4 anos e alguns cogs desgastados, creio que ele rodou uns 7000km , mas eu rodo só off road mas não forço procuro ir girando, já aconteceu com um primo meu que tinha mtb na época dos cantilevers, o conjunto dele era 3X7 e ele rodava muito de boa no asfalto, só que ele era largado, perdeu um k7 por rodar só em um cog, aí depois desanimou e vendeu a bike. Tambem acho interessante a ideia de usar single no seu uso.
Magoalone Ver Drop Down

Cadastrado em: 05 Jan 2024
Camaçari/BA
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Magoalone Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2024 as 22:50
A ideia das marchas é justamente ter versatilidade, uma condição de pedalada pra cada condição de pedal. Se tu usa a bike em contextos tão iguais talvez valeria a pena pensar em uma single, mas, proponho uma reflexão: Você disse que vai na pesada forçando, mesmo em subidas; se você sobe numa cadencia boa mesmo em marcha pesada, tudo bem, quer dizer que você é forte, agora, se você sobe na marcha pesada por fetiche de andar só na pesada, e que não sobe em velocidade boa(uma velocidade maior do que seria se subindo em uma marcha mais leve), significa que você está utilizando a marcha errado e que provavelmente está sobrecarregando não somente sua relação como o seus sistema osteomuscular, CUIDADO. Falo por experiência própria, andava só na pesada, por fetiche, e adquiri alguns problemas articulares, digo que era por fetiche porque não resultava em uma maior velocidade, só em um maior estresse, digo isso pois por influência de um amigo comecei a distribuir mais o uso do cassete e melhorei minhas médias, percebi que estava me enganando, as vezes tu tá numa marcha pesada mas a cadência está tão baixa que nem compensa. Acredito que a ideia seja manter uma determinada cadência que alie potência e eficiência, cada um tem um certo padrão de cadência. É o que penso, desculpe o textão.
pedal1990 Ver Drop Down

Cadastrado em: 22 Jul 2021
SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedal1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2024 as 09:27
Obrigado a todos pelas respostas

Sobre a corrente é tudo novo, digo foi trocado todo o conjunto de uma vez, corrente, cassete, pedivela e rolamento central, gastei uns 500 reais nessa brincadeira...

Mas acho que o Ruan acertou na mosca, forço demais a bike todos os dias e nao dou aquela manutencao de primeira, apenas limpo a corrente e lubrifico de tempo em tempo....

Magalone, sobre cadencia acho a velocidade ok, pelas medias total de longa distancia consigo 28kmh mas como tem varias areas de relevo (bem ingremes!) devo conseguir atingir uns 33kmh ou mais de max... nao faço ideia pois nunca monitorei, mas em subidas ja passei um  cara de speed, e tb ja acompanhei um outro rs

Mas pessoal, vem varias duvidas pois comprei a bike e uso na configuracao que ela veio, ate por nao entender nada comprei exatamente as mesmas peças que estavam nela (nessa troca recente)... gostei da ideia da single mas oq de fato vcs recomendam? especificadamente modelo, marca etc? se for algo reforçado seria melhor tb

Outra coisa, os pneus ainda sao aqueles de MTB e como so uso em pista, queria colocar um mais fino/liso, estilo as speed se tiver como...

Obrigado!
Pabloebani Ver Drop Down

Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2024 as 13:26
Originalmente postado por pedal1990 pedal1990 escreveu:

Buenas pessoal,

...e uso apenas as marchas pesadas, oitava ou setima, ate para subidas onde pedalo em pe forcando bastante

Nenhuma relação vai resistir muito tempo dessa forma.
Usar cogs maiores desgastam menos a relação.

Pra vc ter uma ideia eu usando a relação 12v com coroa 34 a corrente durou 2,500km, quando troquei a corrente pus uma coroa 36. A corrente nova durou 3,700km pra chegar no mesmo nível de desgaste da anterior, detalhe, mesmo cassete (já desgastado).

Ficar forçando a relação nos cogs menores só vai desgastar a relação e em algum momento seu cubo tbm vai ir pro espaço.

E detalhe muito importante, vc fazer força bruta não significa que vc está andando mais rápido do que se vc pedalasse na cadência adequada praquela situação.

Normal eu fazer esse teste em subidas ìngremes, pedalar sprintando nelas nunca foram meus melhores tempos. Sempre foi pedalando sentado na cadência certa. Eu acabo pedalando em pé pra alternar e descansar a musculatura, mas não pra andar mais rápido.
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

X