Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com mudança para SS
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com mudança para SS

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com mudança para SS
    Postado: 04 Abr 2018 as 10:37
Pessoal, bom dia!

Estou planejando mudar pra single speed com catraca livre, mas fiquei um pouco confuso com as informações encontradas.

Gostaria de saber o que é necessário e quanto vou gastar em média.

Estou com duas bicicletas, uma de 10v e coroa única NW que imagino que posso manter e, talvez corrente tbm (tirando elos). Nessa bike eu pretendo colocar 50x18 (pelo que li no fórum não vi ninguém com cog menor, não sei o porquê). Essa relação fica um pouquinho mais leve que minha atual mais pesada 34/11. Eu vou empurrar nas subidas, não me importo.

E a outra é uma daquelas de aço e garfo de ferro, com 21v e câmbio Caloi. Meu pai ganhou ela esses dias e pelo que vi a relação já tá de jogar no lixo. Ele quer ir pra SS mas gastando menos de 100 conto. Nessa bike acho que uma relação de aproximadamente 40/18 serviria, pois ele tem o condicionamento bem ruim, não corre e sempre vai empurrando nas subidas.

Agradeço desde já!


Editado por Daniel Moreira - 04 Abr 2018 as 10:38
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 12:08
se você não quiser gastar NADA (quase), basta travar a relação do k7 no pinhão que você quer tirando os câmbios (tirando mesmo, o da frente você pode até deixar pra não cair corrente mas o de traz tira). O problema que você vai ter (provavelmente teria de toda forma) é usar um esticador de corrente.


Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 16:17
Se vc quer gastar 0 (ZERO) reais é só tirar os trocadores e deixar a corrente na marcha desejada...

Se vc quer gastar pouco + que 100 reais, ai vc troca o cubo traseiro, a corrente, o pedivela (mas parece que o seu é de uma coroa já né, ótimo) e se o quadro não tiver gancheira horizontal, instala um esticador de corrente.
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 17:05
Certo. Obrigado.

Eu não me importo de gastar um pouco mais pro negócio ficar mais bonitinho (sem ter que manter o cassete, por exemplo, e a coroa NW acho que tira a necessidade do cambio dianteiro ou outro tipo de guia)

Já meu pai vai ter que ficar na gambi mesmo, pq só na bike toda ele iria pagar 80 reais e no final acabou ficando com ela na faixa.

Tenho uma duvida: Qual é o menor cog único que consigo usar e que funcione bem? pergunto porque lendo o fórum, vi que a galera usa muito 17 e 18, e um que relatou o uso de um menor disse que espanou o cubo ou algo similar. Poderiam esclarecer? 

Se for possível usar de boa um cog único de 11t, por exemplo, aí é sucesso.


Editado por Daniel Moreira - 04 Abr 2018 as 17:06
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 18:29
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Certo. Obrigado.

Eu não me importo de gastar um pouco mais pro negócio ficar mais bonitinho (sem ter que manter o cassete, por exemplo, e a coroa NW acho que tira a necessidade do cambio dianteiro ou outro tipo de guia)

Já meu pai vai ter que ficar na gambi mesmo, pq só na bike toda ele iria pagar 80 reais e no final acabou ficando com ela na faixa.

Tenho uma duvida: Qual é o menor cog único que consigo usar e que funcione bem? pergunto porque lendo o fórum, vi que a galera usa muito 17 e 18, e um que relatou o uso de um menor disse que espanou o cubo ou algo similar. Poderiam esclarecer? 

Se for possível usar de boa um cog único de 11t, por exemplo, aí é sucesso.


Vc pode usar qq combinacao.
50/18 tem varias facilidades na conversao.
A primeira e qhe fica bem no meio do cassete, centralizando q chain line.
A segunda e que fonrce uma relacao usavel no dia a dia. Nao e porque vc consegue empurrar 50/11 com tranquilidade que essa vai ser uma relacao boa. Na cidade tem muita parada, muita desqceleracao...sem falar que andar com uma relacao pesada com 50/11 vai moer seus joelhos...
A terceira e que se quiser usar o cog menor voce deve mover o central mais para fora, para ficar com a chainline mais reta possivel e evitar as quedas de corrente
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2018 as 05:14
Cara tu consegues arrancar num semáforo com 50 x11 ?? Realmente eu estou muito fraco...
A galera da speed até usa o 50x11 com espécie de anti roubo quando para para um café, pq se o neguinho tentar saltar na bike p roubar não vai conseguir pedalar de imediato de tanto peso...


Editado por jklaser - 05 Abr 2018 as 05:21
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2018 as 09:44
Se a gancheira do seu quadro for vertical vai precisar de algum tipo de "guia" pra manter a corrente esticada.

A relação 50/11 EU acho pesada pra andar no dia a dia, 50/18 ou 50/20 fica legal...
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2018 as 14:04
Galera, eu quiz dizer usar cog de 11 dentes pra acompanhar uma coroa menor, de tipo 38t, pq acho feio coroa grande (e menos eficiente tbm, pq é mais fácil de bater em obstáculos).

Eu pretendo usar uma coroa de 50 considerando o uso de um cog de 18.

Agora ainda resta a dúvida. Vocês falaram de chainline e tal, mas e se eu não quiser ficar com o cassete? quiser usar só um cog de 11, centralizado e sem ter que mover o pedivela?


Editado por Daniel Moreira - 05 Abr 2018 as 14:04
Voltar ao Topo
Tielo Miotti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2013
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tielo Miotti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 10:32
Mas você já desistiu da bike pra XCO?

https://www.pedal.com.br/forum/topic93193.html
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 12:40
Ai vc tem que comprar um cog e os espaçadores de cog pra ajustar na posição correta. Procura no youtube os seguinte vídeos:

Pedaleria - Como transformar uma MTB em uma urbana single speed
Pedaleria - Espaçadores para transformar sua bike com marchas em single
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 12:56
Originalmente postado por Tielo Miotti Tielo Miotti escreveu:

Mas você já desistiu da bike pra XCO?

https://www.pedal.com.br/forum/topic93193.html

...

Tópicos diferentes, assuntos diferentes, vocês gostam mesmo de causar...

Mas vou responder mesmo assim. Não, não desisti, e como mencionei lá no tópico, é um projeto de longo prazo. Desde o momento em que escrevi o tópico já planejava comprar a bike pra cerca de 1 ano depois, com muito mais conhecimento, dinheiro, concionamento físico e técnica.

Essa bike single é pra cidade.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 13:00
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Ai vc tem que comprar um cog e os espaçadores de cog pra ajustar na posição correta. Procura no youtube os seguinte vídeos:

Pedaleria - Como transformar uma MTB em uma urbana single speed
Pedaleria - Espaçadores para transformar sua bike com marchas em single

Eu já tinha assistido, mas talvez não tenha absorvido bem. Vou ver novamente. Valeu!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2018 as 00:57
Mas che, que barbaridade... Temos alguns problemas

O cog de 11 não deve caber no meio de um free hub... Meu projeto pessoal ainda não chegou ali, estou me dando de presente de aniversários os cubos...
Ao que lembro o último cog sempre é "flutuante", logo ele não encaixa no free hub, e sim é prensado entre o parafuso de travamento, e o penúltimo cog.
O usual é exatamente 18, 19... E muito cuidado, pois se for um free hub de alumínio, tem grande chance do cog sozinho ter uma área pequena, e cravar no free hub...

A saída, seria usar cubos de BMX. Desses eu já vi até com 9T.
No entanto, caímos sobre o tamanho da flange, e o número de raios...

Segundo que 50x11, não sei se tu arranca com a bike não! O habitual é uma relação bem menor que 5:1... Algo semelhante ao que se vê em barra circular, barra forte... Acima disso, só vi até hoje bike de pista, onde aceleração não é problema...
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2018 as 13:11
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Mas che, que barbaridade... Temos alguns problemas

O cog de 11 não deve caber no meio de um free hub... Meu projeto pessoal ainda não chegou ali, estou me dando de presente de aniversários os cubos...
Ao que lembro o último cog sempre é "flutuante", logo ele não encaixa no free hub, e sim é prensado entre o parafuso de travamento, e o penúltimo cog.
O usual é exatamente 18, 19... E muito cuidado, pois se for um free hub de alumínio, tem grande chance do cog sozinho ter uma área pequena, e cravar no free hub...

A saída, seria usar cubos de BMX. Desses eu já vi até com 9T.
No entanto, caímos sobre o tamanho da flange, e o número de raios...

Segundo que 50x11, não sei se tu arranca com a bike não! O habitual é uma relação bem menor que 5:1... Algo semelhante ao que se vê em barra circular, barra forte... Acima disso, só vi até hoje bike de pista, onde aceleração não é problema...

Muito interessante. Essa ideia do cubo de BMX me brilhou os olhos. Se der certo, vou de 30 x 9. Não só vai ficar um pouco mais pesada do que minha 34x11, que é minha intenção, como tbm vai ficar linda kkk.

50x11 não. É 50/18
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 20:34
Fazer dá, se ficar bom, acho que só tu vai saber dizer... Mas já que gostou da ideia, umas considerações...

Uma relação 30-9 (3,333:1) é BEM pesada para o que eu imagino ser seu uso. Poderia argumentar sobre o 50:11 (4,545:1) de road/speed, mas considere posição, pneus e peso das bikes... Pedalar com 39:28 numa speed é muito mais leve que o 22:34 numa MTB 29...

Outro ponto quanto maior a coroa, menos dentes do cog são "pegos" pela corrente.
E com a relação roda/cog, o cubo pode não aguentar o torque, assim como o cog em si...
Favor conte-nos os resultados se tentar...
Voltar ao Topo
pupoMTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2010
Offline
Mensagens:380
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pupoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 06:08
Amigo estou montando uma single Speed com quadro de Road bike(vicinitech space) assim q terminar posto umas fotos....ainda falta os manetes de freio....
Enfim estou usando um cubo Shimano linha acera antigo(8velocidades) com freehub de aço+ cog da notable de 18 dentes(mais largo que os cogs dos cassetes acredito que daria p usar esse num freehub de alumínio devido a maior largura dele)+pedivela de 44 dentes+corrente hg-40 da Shimano.
Deixa duas voltas no bairro apenas devido a falta dos freios mais para acertar posição de selim e ver como está a relação. Aparentemente está ótima a relação p mim conforme for pegando condicionamento posso reduzir o cog esses da notable vi que tem até 14 dentes...se for partir para os cogs deles vê a compatibilidade com seu cubo. Eles tem cogs p cubos Shimano e para outra marca de cubos q não me lembro mas não é Sram nem campagnolo é outra marca.

Espero ter ajudado contanto meu causo kkkkkk
Kona Blast 2011
Alivio 27V, Deore Shadow,pedal shimano m-530, sapatilha oxer.
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2018 as 20:43
Relação pro dia a dia na cidade = 2,7 a 2,8
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2019 as 22:34
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Pessoal, bom dia!

Estou planejando mudar pra single speed com catraca livre, mas fiquei um pouco confuso com as informações encontradas.

Gostaria de saber o que é necessário e quanto vou gastar em média.

Estou com duas bicicletas, uma de 10v e coroa única NW que imagino que posso manter e, talvez corrente tbm (tirando elos). Nessa bike eu pretendo colocar 50x18 (pelo que li no fórum não vi ninguém com cog menor, não sei o porquê). Essa relação fica um pouquinho mais leve que minha atual mais pesada 34/11. Eu vou empurrar nas subidas, não me importo.

E a outra é uma daquelas de aço e garfo de ferro, com 21v e câmbio Caloi. Meu pai ganhou ela esses dias e pelo que vi a relação já tá de jogar no lixo. Ele quer ir pra SS mas gastando menos de 100 conto. Nessa bike acho que uma relação de aproximadamente 40/18 serviria, pois ele tem o condicionamento bem ruim, não corre e sempre vai empurrando nas subidas.

Agradeço desde já!



Conseguiu montar?
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 18:02
Meu pai que montou pra single e gostou, mas devido à condição física vai usar 21v. Ele tá usando 22/20 (algo assim) 

Tô esperando moer minha relação atual. Ainda deve durar mais um ano... Enquanto isso tô martelando a cabeça entre a simplicidade do SS e o conforto de uma relação 1x10, porém, mais cara.

A ideia é manter a MTB e Montar uma Gravel pra usar na cidade (esperando opções mais em conta de quadros e freios hidráulicos) e aí na hora de montar a gravel decido se começo com ou sem marchas...
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2019 as 00:27
Freio hidráulico, barato e aceitável, já tem a rodo. Mas STI hidráulico... Thumbs Down
Nem só a manopla, que seria mais simples de fazer, tô encontrando...

Aí é osso... Chega a dar agonia usar um guidão flat...
E a cabo, vem o problema de cubos, e rodas...

Pretende por manetes auxiliares aí?
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2019 as 14:30
Conseguir alguma peça mais específica, principalmente para uma single é um parto aqui no Brasil, ora o custo é alto, ora não tem, esse cubo BMX mesmo, já fiquei louco por um, mas só tem opções com cog de 9d, não tem como trocar, ~pelo menos os modelos daqui não. O STI hidráulico custo elevado, desanima.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2019 as 14:39
Mas o STI nem na gringa eu tenho achado... Esse é mosca branca... Não que eu ache que seja necessário, um a cabo com discos grandes é uma gambiarra suficiente...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X