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Ajuda com minha "Deore de pobre"

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leandromg Ver Drop Down


Registrado: 01 Jul 2014
são Paulo
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    Enviado: 25 Fev 2020 as 11:31
Big smile Bom dia pessoal.

Brincadeiras a parte, estou saindo de uma MTB 26 e partindo para uma híbrida baseada em MTB 29 para uso primordial em alfalto. Estou na dúvida na questão específica do pedivela, o qual quero usar um duplo , para formar um conjunto 18v (por isso a brindadeira do Deore de pobre). O cambio traseiro será acera M3000 e o cassete 11-36 Hg201. O câmbio dianteiro um deore duplo com capacidade para coroas de 38-44.

Com relação ao pedivela surge a dúvida que estou levantando para os colegas com mais experiência em relações 2 coroas e rodas aro 29:

Convertendo o ratio minha bike atual para o de uma bike 29 com pneu 700x40, como o da que pretendo montar, o que efetivamente uso seria equivalente a usar um pedivela 38-28 no cassete 11-36.

Muito bem, pretendo ganhar 1 marcha mais leve, nesse caso poderia montar um pedivela 38-26.

Porém temos outras possibilidades também aumentando um pouco o range superior ou inferior partindo para um pedivela com 14 dentes de diferença. Posso trabalhar com um pedivela 38-24 e ganhar 2 marchas leves em relação ao que tenho hoje, ou com 40-26 e ganhar, em relação ao que tenho hoje, 1 marcha leve além de manter uma reserva na marcha mais pesada.

Por fim alguém poderia me dizer que o melhor é manter 10 dentes de diferença, ir num pedivela 38-28 e mudar o cassete para um Sunrace 11-40 (csms980), mesmo tendo um escalonamento pior nos 2 pinhões maiores desse cassete, mas ganhando essa marcha extra mais leve que desejo.

Concluindo a questão: Existem várias formas de um ganho extra de range, a principal dúvida é qual seria  nessa mudança para 2 coroas, o pedivela que me desse um conjunto de melhor troca, mais suavidade e menos necessidade de regulagens? Seria um pedivela com 10, 12 ou 14 dentes de diferença? Pois o range posso adequar com base nisso depois.

Resumo dos set-ups que pensei:

1) 38x28 e 11-40 9v
2) 38x26 e 11-36 9v
3) 40x26 e 11-36 9v
4) 38-24 e 11-36 9v

Hoje tenho o equivalente a 38x28 e 11-36 (set-up real 48-38-28 e 11-32 8v em pneu 26x1,95, mas pouco uso a 48x11)

Obrigado desde já pelas colaborações
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avicsi Ver Drop Down


Registrado: 13 Jul 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de avicsi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2020 as 12:04
Citação de melhor troca, mais suavidade e menos necessidade de regulagens?

isso não tem a ver com o pedivela e sim com o câmbio, corrente e passadores

Citação de  ir num pedivela 38-28 e mudar o cassete para um Sunrace 11-40 (csms980)

Não gosto da sunrace, já vi relatos no fórum de reclamações quanto a durabilidade, mas nunca usei

Citação de  1 marcha leve além de manter uma reserva na marcha mais pesada.

Particularmente, eu tenho uma relação 3x9, rodo pelo Rio de janeiro a noite e meu foco principal é velocidade, sobra marcha leve e me falta marcha pesada, mesmo tendo subida e descida em todos os lados

Isso vai depender muito de onde você roda, qual rota pretende fazer, vai ter muito morro? se a subida for ingrime você vai ter preparo? descer da bike e empurrar é uma possibilidade? 
Tem lugar pra pegar velocidade? Você consegue manter?


Não tem como ter os dois, nem com relação 3x8, nem com 2x10

Se você quer um Deore de pobre, porque não pegar um Alívio 2x9? A diferença de preço é grande, a de tecnologia nem tanto, só que acho que o alívio não tem tantas possibilidades de kog quanto o deore no mercado
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leandromg Ver Drop Down


Registrado: 01 Jul 2014
são Paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leandromg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2020 as 12:27
Olá Avicsi!

Na real chamei o deore de pobre usar 18V, mas talvez essa piada esteja datada por conta que agora tem o Alivio 18v, mais ai cai no 36-22 ou 46-30, e eu hoje me encaixo no meio termo desses 2 extremos, por isso estou vendo as possibilidades para montar uma coroa dupla, se der muito trabalho vou ir de 44-32-22 mesmo que tem range pra tudo.

Por outro lado como comentei no post original, vou basear tudo no acera M3000 9v e itens compatíveis, apenas o câmbio vi em vários relatos aqui no fórum, principalmete do Furukawa, que era bom usar um câmbio específico de 2 coroas, por isso o câmbio dianteiro cujo custo não é muito alto, que seria a única peça deore, visto que os câmbios de 9v que conheço da linha 18v são específicos para coroas 36 ou 46, e no caso vou usar 38 ou 40.

Entendo sua afirmação: "isso não tem a ver com o pedivela e sim com o câmbio, corrente e passadores", e talvez eu não tenha me explicado bem, como sempre usei pedivelas triplos com 10 dentes entre cada coroa, não saberia dizer se pedivelas com diferenças maiores como 12d ou 14d, resutariam em demorar um pouco mais para mudar a marcha ou se o tranco é muito mais pronunciado, ou se desregula mais fácil (apesar para o câmbio em questão ser projetado pra diferenças de 14d).

Exemplo algúem pode me falar: "Não gosto do tranco resultante nos 14d, vai de 10d", outro pode dizer "essa diferença de 14d na coroa é sussa, só que tem que fazer uma retomada extra, pode pegar", um outro pode dizer "prefico 12d porque o escalonamento encaixa melhor", esse tipo de feedback que queria pesquisar com a galera que tem 2 coroas, pois rodei sempre de 3 coroas, até uma speed que tive 30 anos atrás era uma Caloi 15 de 3 coroas.
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avicsi Ver Drop Down


Registrado: 13 Jul 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de avicsi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2020 as 13:20
https://www.youtube.com/watch?v=tQkQTZXeXoA

tudo sobre câmbio dianteiro, com certeza tem alguma info aí que vai te ajudar

quanto ao tranco, acho que é mais uma questão pessoal, eu por exemplo já acho desconfortável o tranco numa coroa tripla, evito ao máximo trocar de marcha na dianteira, especialmente no trânsito


Editado por avicsi - 25 Fev 2020 as 13:22
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am.araujo Ver Drop Down
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Registrado: 25 Mai 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Fev 2020 as 10:06
Eu já passei por experiência parecida quando troquei o pedivela. A diferença de 14 é um pouco chata, no inicio eu senti bastante. Mas tudo é uma questão de costume, agora eu já estou bem adaptado a esse conjunto nem sinto mais a diferença, parece algo automático, mas prefiro assim por que a região onde eu pedalo tem muito morro, contar com uma marcha acertada pra subir ajuda muito.

Agora eu acredito que 38-26 x 11-36 pra uso urbano já é suficiente, dá pra subir muita coisa nessa configuração. Só não acho interessante usar 11-40 por que os saltos são grandes, a menos que vc precise muito de uma marcha leve.
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leandromg Ver Drop Down


Registrado: 01 Jul 2014
são Paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leandromg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Fev 2020 as 10:18
Originalmente Postado por avicsi avicsi Escreveu:

https://www.youtube.com/watch?v=tQkQTZXeXoA - https://www.youtube.com/watch?v=tQkQTZXeXoA

tudo sobre câmbio dianteiro, com certeza tem alguma info aí que vai te ajudar

quanto ao tranco, acho que é mais uma questão pessoal, eu por exemplo já acho desconfortável o tranco numa coroa tripla, evito ao máximo trocar de marcha na dianteira, especialmente no trânsito


Obrigado pela ajuda, vou dar uma olhada lá!
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leandromg Ver Drop Down


Registrado: 01 Jul 2014
são Paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leandromg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Fev 2020 as 10:23
Obrigado pela ajuda!

Acho que a minha tendência atual é partir de um fc-mt300, que custa uns 260,00 no ML, e converter o 40-30-22 inicialmente em 40-36, comprando uma coroa 26 com um custo de 45,00, depois eu avalio de passo para 38-26 se for necessário.
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Gustavoct Ver Drop Down
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Registrado: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gustavoct Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Fev 2020 as 11:04
Eu fiz algo parecido, comprei um MT-300 e deixei apenas a coroa de 30, até comprei uma coroa oval 32 mas não troquei ainda, com 11-42. Falta marcha pesada, a leve até agora tem ido tranquilo, mas acho que 28-38 ou 30-40 mesmo ia ser ideal, mas prefiro sem o cambio dianteiro. 11-46 com 34 já permite um ótimo range no meu caso, ai vai do seu uso, vai testando para ver o que melhor te atende e posta aqui o que você colocou.
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leandromg Ver Drop Down


Registrado: 01 Jul 2014
são Paulo
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Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

Agora eu acredito que 38-26 x 11-36 pra uso urbano já é suficiente, dá pra subir muita coisa nessa configuração. Só não acho interessante usar 11-40 por que os saltos são grandes, a menos que vc precise muito de uma marcha leve.


38-26 acho que é o suficiente, daria até um refresco em relação ao que tenho hoje, só cogitei o Sunrace 11-40 no caso de usar o 38-28, mas essa era minha útima opção dentre as citadas, mas pelos comentários até agora vejo que ela perdeu ainda mais força no meu planejamento.

Acho que é isso, vou tentar o 40-26, por ser mais econômico de princípio, por ter uma reserva pra maior velocidade (vou usar pneus mais finos que uma MTB normal) e porque no cálculo de escalonamentos acho que essa diferença de 14d se encaixaria até melhor que a de 12d na minha forma de pedalar.

Ai se precisar adaptar algo a mais podemos partir para 40-28, 38-36 ou 38-24.

Ainda estou na fase do planejamento, vou montar tudo do zero ao meu gosto, mais vai demorar uns meses pra comprar tudo com calma. Quando a bike estiver montada mando um feedback.

Mas se alguém ainda tiver alguma sugestão nesse meio tempo será bem vindo.
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leandromg Ver Drop Down


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são Paulo
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Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Eu fiz algo parecido, comprei um MT-300 e deixei apenas a coroa de 30, até comprei uma coroa oval 32 mas não troquei ainda, com 11-42. Falta marcha pesada, a leve até agora tem ido tranquilo, mas acho que 28-38 ou 30-40 mesmo ia ser ideal, mas prefiro sem o cambio dianteiro. 11-46 com 34 já permite um ótimo range no meu caso, ai vai do seu uso, vai testando para ver o que melhor te atende e posta aqui o que você colocou.


Gustavo,

Pensei muito na coroa única, mas no fim achei que 2 seria melhor pra esse momento, que sabe daqui uns anos não monto "uma SLX de pobre LOL". com coroa 36 e cassete 10-50.

Obrigado pela ajuda e dentro de uns meses (quando tiver a bike montada), posto aqui minhas impressões.Thumbs Up
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StFred Ver Drop Down
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Registrado: 16 Fev 2015
Brasil
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de StFred Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Fev 2020 as 15:19
No meu "XT de pobre" 2x10 na mtb tô usando 38-24 / 11x36 e tenho marcha pra tudo. Tem a questão da quebra da cadência mas pra mim foi questão de hábito (ex: descer 2 pinhões quando descer da 38 pra 24)
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
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leandromg Ver Drop Down


Registrado: 01 Jul 2014
são Paulo
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Originalmente Postado por StFred StFred Escreveu:

No meu "XT de pobre" 2x10 na mtb tô usando 38-24 / 11x36 e tenho marcha pra tudo. Tem a questão da quebra da cadência mas pra mim foi questão de hábito (ex: descer 2 pinhões quando descer da 38 pra 24)


Acho que vai ser por aí mesmo StFred, hoje desço 1 pinhão a cada troca de coroa, terei que passar 2 e acostumar com a quebra de cadência resultante. No papel acho que o mais vantajoso para mim são os escalonamentos 40-26 ou 38-26, mas isso só depois de começar a testar no pedal mesmo. Quem sabe eu não acabe me apaixonando no 38-24, aliás acha que realmente essa relação igual a sua acaba sendo (ao menos no papel) umas das mais versáteis.

Obrigado pelo comentário!
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