Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com GPS
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com GPS

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2008 as 18:00
O mais triste é saber que tudo aquilo que construímos no fórum antigo não funfa +, ou não está funcionando temporariamente.

Só os posts do nosso amigo Pato no fórum antigo já dava pano para um excelente tutorial. Sem comentar os de outros colegas sobre outros assuntos ... em profundidade, que parece que perdemos :-(

Vai aí embaixo alguns links que pesquei na net nos últimos dois dias. O blog do Simeão é show. Quem quiser, paralelamente as aulas do Pato, absorver alguma coisa, vá no gps tutorial do Simeão. É copiar e colar no word e ler antes de dormir.

Estou comprando também o livro já indicado.

http://www.youtube.com/watch?v=_8F2T2oTPZ8

http://gpsinformation.net/

http://www.trimble.com/gps/index.shtml

http://www.travelbygps.com/training.php

http://adventure.howstuffworks.com/gps.htm

http://simeaogomes.blogspot.com/

http://gps-tutorial.blogspot.com


Editado por the brave - 02 Out 2008 as 18:19
William
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2008 as 11:25
Mestre, opa desculpe, Pato?

Esse final de semana, se não fosse uma informação errada eu teria conseguido fazer um trajeto salvo por completo sem erros usando o trackback.

Como não sabia por onde começava o trajeto, perguntei a um colega que ía fazer outra trilha e me fufu, ele me informou o ponto final como o de início e aí o que aconteceu?  Fiz o trajeto ao contrário, sendo que em uma determinada parte (depois de uns 10 km de subidas leves) me perdi porque o trajeto não coincidia mais com o trajeto salvo.

Dúvidas que surgiram:

a) Não poderia usar o waypoint para determinar o início e fim dos meus trajetos salvos? O problema é que depois ficarão vários waypoints com o mesmo nome e o trackmaker ou mapsource reclamando, não? Mas também não precisaria pergundar a ninguém onde começa ou termina os trajetos.

b) Com relação a navegação no mapa, qual a configuração que você prefere? Norte Cima (sempre apontando para o Norte) ou Trilha Cima? Estou usando trilha cima, pois me parece que fica mais rápido.

c) Aqueles "guidance texts", o coloquei sempre visível no mapa e não consegui, em muitas das vezes interpretar a bagaça. somente depois de ficar olhando para a seta do Norte Verdadeiro é que conseguia entender. Mas o que são os números após a instrução? i.e.: Final Vira 2, Norte Total, SE vira 65???

d) Baixei o TRC brasil e os municipais roteáveis do RJ, SP e MG. É preciso ocultar o Base Map, para evitar conflitos ou não?

De resto é isso aí, imprimi algum material do blog do Simeão, li o livro Meu primeiro GPS em um pouco mais de 1 hora, e virou de cabeceira, li o manual inteiro, mas ainda estou tomando porrada. Não sei se vale a pena adquirir mais livros (GPS for Dummies, etc).

Abcs.
William
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2008 as 13:15
Opa...
 
Tuas perguntas estão cada dia mais difíceis LOL
Mas vou tentar.
 
Citar a) Não poderia usar o waypoint para determinar o início e fim dos meus trajetos salvos? O problema é que depois ficarão vários waypoints com o mesmo nome e o trackmaker ou mapsource reclamando, não? Mas também não precisaria pergundar a ninguém onde começa ou termina os trajetos.
 
Aí entra mais uma vez a importância do "Active Log". Qdo vc usa a trilha pura, e coloca o mouse sobre a mesma, aparece o vetor velocidade, ou seja, demonstra o sentido e a velocidade. Caso não tenha mais esse dado, vc pode padronizar seus waypoints (muito importante - falamos mais sobre isso depois) iniciais, por exemplo: "Way i" e "Way f", mudar o símbolo etc.
 
Citar b) Com relação a navegação no mapa, qual a configuração que você prefere? Norte Cima (sempre apontando para o Norte) ou Trilha Cima? Estou usando trilha cima, pois me parece que fica mais rápido.
 
Eu uso o Norte para cima, mas isso é uma questão pessoal. Com a trilha para cima fica mais fácil e mais rápido, mas eu perco um tanto da referência geral. Com o Norte para cima tem que estar ligado para não se confundir todo. Aconselho começar com a trilha para cima.
 
Citar c) Aqueles "guidance texts", o coloquei sempre visível no mapa e não consegui, em muitas das vezes interpretar a bagaça. somente depois de ficar olhando para a seta do Norte Verdadeiro é que conseguia entender. Mas o que são os números após a instrução? i.e.: Final Vira 2, Norte Total, SE vira 65???
 
Ihhh cara... isso é uma meleca. Qdo no trackback, acho (disse acho hehehe) que são os principais vértices que o GPS escolhe com mudanças significativas para lhe informar. Nessa hora é interessante usar o Norte para cima, pois algumas informações referenciam-se à ele.
 
Citar d) Baixei o TRC brasil e os municipais roteáveis do RJ, SP e MG. É preciso ocultar o Base Map, para evitar conflitos ou não?
 
Eu não ocultei não. Só joguei lá e boa... mas também não estou nessas regiões para testar.
 
Quanto à padronização dos waypoints:
Isso eu apanhei um monte com isso. Vc vai andando e andando, subindo e descendo... nessa labuta, vc cruza com rios, sedes, pontes, asfalto e principalmente cruzamentos. Eu faço assim:
1) Deixo o ícone padrão como sendo um cruzamento
2) No cruzamento é Mark e Enter, ou seja, vai gerar um número sequencial (032, 033 ...) Qdo chegar em casa eu sei que os números são sempre cruzamentos.
3) Rios, pontes e demais, uso a inicial. ex.: p34 (ponte), r35 (rio) etc... o número é decorrente da sequência de waypoint.
4) Não tenho dó da lixeira. Se abro no GE e já identifico que o cruzamento vai para uma propriedade ou acaba, deleto mesmo... isso polui demais o track. Não deixo waypoint só para marcar cruzamento não. Só quando é uma possível ligação a ser verificada em outra oportunidade.
5) Sempre edito minhas trilhas "puras". Onde é fazenda, coloco um íconezinho. Pontes, cachoeiras e rios também. Depois vira um arquivo bem rico que pode ser usado num arquivo geral, contendo e incluindo várias trilhas que poderão fazer parte de um mapa de fundo no futuro.
Nesse treco, se vc não for organizado, vai haver trilhas, ways e rotas espalhadas por toda cpu. Aí vc não se acha nem na sua máquina.
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2008 as 14:01
Meu GPS edge 605 estava "travando" em toda trilha.

Descobri que tinha que fazer a atualização do software no site da garmin.

Na última trilha do domingão que descobri isso , conversando com um amigo que possui um Edge 705.
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2008 as 15:38
Pato,
 
Valeu mesmo pelas dicas. Obrigado mais uma vez.
As dicas dos waypoints sao muito boas.
 
Abcs.
William
Voltar ao Topo
Tavadri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Set 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavadri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2008 as 09:55

E ai galera.

Lí todo o tópico mais não consegui fazer o que pretendia.

Comprei um 305 recenemente e já  fiz 3 trajetos com ele, trajetos estes que estão salvos no GPS e consigo visualizar na opção Historico do GPS ou no Training Center e no GTM. Porém não consigo salvar estes trajetos como "ROTA" para poder navegá-lo futuramente. Quando entro em NAVEGAÇÃO/ROTAS esta opção está vazia.

Gostaria de umas dicas de utilização do 305.
 
Aproveitando, este tópico está bem recheado de ótimas informações.
 
Valeu
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2008 as 13:24
Originalmente postado por Tavadri Tavadri escreveu:

Comprei um 305 recenemente e já  fiz 3 trajetos com ele, trajetos estes que estão salvos no GPS e consigo visualizar na opção Historico do GPS ou no Training Center e no GTM. Porém não consigo salvar estes trajetos como "ROTA" para poder navegá-lo futuramente. Quando entro em NAVEGAÇÃO/ROTAS esta opção está vazia.
 
Tavadri
O que está acontecendo com vc é bem comum. Na realidade vc está confundindo ROTA com TRILHA. Para tentar esclarecer a sua dúvida, e se me permite, complementar algumas informações que, talvez não tenham sido tão claras nos posts acima, elaborei um pequeno descritivo com algumas definições sobre GPS. Ao final, fique à vontade para novos questionamentos.
 
Vamos lá...
 
 

O que é um GPS ?

GPS significa “Global Positioning System”, ou simplesmente, “Sistema de Posicionamento Global. Esta sigla, na verdade é oriunta de NAVSTAR GPS (NAVigation System with Time And Ranging Global Positioning System). O sistema GPS foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA nos anos 60 e utilizava-se especificamente em fins militares. Em 1980, o então presidente Ronald Reagan liberou-o para uso geral, mas impôs um erro artificial que restringia a precisão à 100m, em média. Em maio de 2000, o presidente Bill Clinton acabou com esse erro proposital aumentando a precisão em até 10 vezes.

Basicamente, consiste de 24 satélites que orbitam a Terra à 20.000km de distância, com dois giros diários e que emitem simultaneamente sinais codificados para a superfície do planeta. À grosso modo, estes sinais emitidos dizem: -Oi, eu sou o satélite tal (nome), minha posição é tal (coordenada), a hora atual é tal. Quando o receptor, ou seja, o nosso GPS, recebe os sinais de 3 satélites, ele calcula a posição do aparelho através de uma equação matemática, nos dando a localização 2D. Ao recebermos os sinais de um 4o satélite, teremos a nossa posição no espaço. Esses cálculos são possíveis através do mesmo princípio dos radares, ou seja, a distância é medida através da diferença de tempo do sinal emitido até a recepção deste sinal no GPS. Aí entram os erros...

 

Qual a Precisão do Sistema ?

 

Hoje em dia, nossos receptores possuem precisão de 1m até 100m. Esses erros se devem à dificuldade de medição do lapso de tempo entre a emissão do sinal e a sua recepção e deve-se a diversos fatores, tais como: perda de velocidade ao atravessar a atmosfera terrestre, prédios que refletem o sinal, número de satélites visíveis, erros no relógio do receptor e até erros orbitais dos satélites.

Em determinados locais do globo (NÃO é o caso do Brasil), existem bases fixas que recebem os sinais, corrigem e reenviam aos receptores, aumentando significativamente a precisão destes, estes são os chamados sistemas WAAS (Sistema de Aumento de Ampliação de Área) e o DGPS (Diferencial GPS).

Vale lembrar que a utilização dos tradicionais GPS´s é vedada para usos em transações comerciais, medições topográficas ou demarcações rurais, por motivos óbvios.

 

Para quê necessito de um GPS ?

 

Pode-se perguntar qual vai ser a utilização destes dados todos ? Para que quero saber minha posição no globo ? Se analisarmos friamente, a informação do posicionamento global em si, não vale absolutamente nada se não tivermos condições de processar esses dados.

O receptor na realidade é um pequeno computador que recebe, por exemplo, uma posição “A” neste exato momento e uma posição no próximo instante, calculando-se a diferença entre as posições, temos um movimento, ou seja, um deslocamento em relação ao tempo, ou ainda, o que chamamos de velocidade. Ainda nesse raciocínio, temos o deslocamento vertical, ascendente ou descendente, formando um gráfico altimétrico. Como esse deslocamento gerou uma mudança de posição, temos então uma direção, a qual podemos associar aos pontos cardeais, ou seja, uma bússola. Se nesse gráfico de movimento tivermos um traçado previamente referenciado, ou seja, um mapa, as possibilidades de utilização se multiplicam assustadoramente.

As unidades mais modernas contém ainda, em sua memória, programas para cálculo de horário do nascer do sol, pôr do sol, nascer da lua, pôr da lua, tabelas de pesca, tábua de marés, tudo referenciado à sua posição naquele momento.

 

O que são waypoints ?

 

Waypoints são pontos previamente marcados por você ou por qualquer outra pessoa que lhe forneça uma coordenada. Este dado é consiste de uma latitude e uma longitude, ou seja, a localização de uma reta vertical em relação ao meridiano de Greenwich e outra reta horizontal em relação à Linha do Equador. O Cruzamento dessas duas retas lhe fornece um ponto: o Waypoint.

Se você estiver passeando com seu GPS e chegar defronte à sua casa e quiser marcar esse ponto (waypoint), você clica em Mark e em Enter e terá as coordenadas de sua casa armazenadas na memória do aparelho. A capacidade de armazenagem varia de aparelho para aparelho, mas no caso do Garmim GPS Map 60CSx, por exemplo, o máximo é de 1000 pontos. Esses waypoints podem ser um cruzamento, uma ponte, o pico de um morro, uma curva perigosa, enfim, qualquer referência.

 

O que são Rotas ?

 

Digamos que você tenha armazenado na memória de seu GPS, três waypoints : A sua casa, a bicicletaria e o parque. Você decide ir da sua casa até a bicicletaria, depois ao parque e deverá retornar à sua casa. O GPS lhe permite montar rotas, ou seja, após você fornecer seu ponto inicial (a sua casa), a unidade solicita o próximo waypoint (a bicicletaria), e o próximo (o parque) e o ponto final (sua casa novamente). Após a inclusão destes dados, o GPS calcula a sua rota e lhe apresenta a direção e distância, partindo de sua casa até a bicicletaria em linha reta.

Aqui paramos um pouco para uma importante consideração: O GPS quando opera em modo de rota, ele NÃO conhece o caminho (nem você) até a bicicletaria, assim, como ele tem a coordenada, ele aponta sua seta para o waypoint e calcula a distância, sempre em linha reta. Conforme você for se deslocando até a bicicletaria existe a opção de marcar ou não o seu trajeto, mas isso já é outro assunto.

Quando a unidade se aproximar do primeiro waypoint (bicicletaria), ele vai lhe avisar através de alarmes sonoros a chegada e imediatamente após, o GPS já aponta para o próximo waypoint (parque). O processo se repete na chegada ao waypoint (parque), que na sequência, apontará para o waypoint final (sua casa).

Isso é navegação por Rotas. Caso você tenha optado por marcar o seu trajeto, ou seja, o caminho real percorrido, agora você terá um Track (trilha).

 

O que são Tracks ou Trilhas ?

 

Track ou trilhas são trajetos conhecidos pelo GPS, já marcados em outras situações ou compartilhados por outras pessoas que já passaram por aquele caminho. Quando a opção Track está selecionada, o GPS vai marcando um “pseudo-waypoint” a cada segundo (por exemplo), formando uma linha contínua ao longo do trajeto. Alguns aparelhos conseguem marcar até 10.000 desses “pseudo-waypoints”. Assim, teremos a reprodução fiel do trajeto que o aparelho percorreu, com velocidade, distância e todas as mudanças de direção que foram executadas.

Quando você montou a sua rota, saindo da sua casa, passando pela bicicletaria, pelo parque e retornando à sua casa, você ainda não tinha o trajeto, coisa que só foi possível após percorrer a “trilha”. Se ao chegar em casa você salvar o Track, você poderá refazê-lo a qualquer momento, seguindo exatamente os mesmos passos que fez na primeira vez, passando exatamente pelo mesmo caminho, com informações na tela do tipo: distância percorrida, velocidade atual, hora, distância até o final, hora de chegada prevista de acordo com sua velocidade, altitude, velocidade média e mais uma infinidade de informações customizáveis pelo usuário.

Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2008 as 13:50
Espetacular, Pato!!!

                        
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2008 as 17:55
Ae, muito bom mesmo......
Voltar ao Topo
Tavadri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Set 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavadri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 03:44

Pato, valeu pelo curso intensivo.

 

Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 07:50

Clap

Mestre, se nao fosse voce eu estava ferrado. Consegui fazer o track back e tudo funcionou perfeitamente, contrario da semana passada que recebi info errada no momento de determinar inicio e fim do trajeto.

 
O livro  Meu Primeiro GPS, apesar de bem basicao, da bastante info legal. Agora estou lendo o manual do trackmaker e ja comecei a editar minhas trilhas, tirar as sujeiras, editar waypoints e etc.
 
Valeu mesmo Pato.
William
Voltar ao Topo
imartinello Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2005
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar imartinello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 17:19

Professor Pato...

Bem, surgiram algumas duvidas lento o topico, fiz anotações num papel que anda comigo de casa pro trablaho e nunca tenho tempo de lhe perguntar.
 
Basicamente estou tomando pau para usar o GTM... To achando ele meio durão..
 
1° baixei para ele as trilhas, o track log cru do GPS.
Ali ela ficou e não consegui editá-la. cortar em pedaços.
 
Outra, eu salvei as trilhas, com inicio e fim no proprio GPS, mas ali perdi o vetor velocidade.
 
O objetivo é pegar um tracklog - pedalada do dia X e salvar. Porém nesse dia eu passei pela estrado do zé, trilha do morto, estrada fazenda enterrada, circuito XC do vale, as quais gostaria de salvar uma trilha cada. Entende?
 
Você acha uma boa leitura o manual do programa? Ou vale a lei de murphy "nada é tão fácil quanto parece nem tão complicado como diz o manual".
 
Se tenho o mapa do tracksource para o GTM... as edições que eu fizer nele podem ser passadas ao GPS?
Tem como adicionar ruas, mudar seus nomes? Alterar e incluir POIs?
 
Outra... meio offtopic:
Tem um site, mapradar.com que achei mto legal, ele dá para download arquivos com os radares e pardais carregados. Segundo o site você pode carregá-lo no GPS, porém eu tentei abrir os arquivos no GTM ou Mapsource e travava tudo. Apenas com o .kml eu consegui. Tem várias extensões (.csv, .gpx, ASCII, entre outras, algumas até com alarme de proximidade).
Você conhece o projeto? é a favor de usar este meio para evitar multas? Se for, tem uma luz de como fazer para carregar no GPS isso?
Detalhe, tenho um vista HCX, e cartão sobrando (2GB). Esse aviso sonoro funciona no meu tb?
 
Cara, desculpe o carregamento de perguntas, mas pelo que acompanho vc tem as respostas na ponta da língua...
 
Abraço
Isac Martinello
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 19:11
Originalmente postado por imartinello imartinello escreveu:

1° baixei para ele as trilhas, o track log cru do GPS.
Ali ela ficou e não consegui editá-la. cortar em pedaços.
 
Vamos lá...
O TrackMaker é meio durão mesmo à primeira vista. Não é muito intuitivo, mas depois vai de boa.
Para editar, limpar e regravar suas trilhas SEM perder os dados de velocidade:
 
1) Baixe o tracklog (tem que ser o tracklog... trilha gravada no GPS é outra coisa).
 
 
Note que qdo coloquei o mouse sobre um segmento da trilha, me foi mostrado os dados daquele segmento. Não sei se dá prá ver nessa screen, mas consta: Nome da Trilha, Velocidade, Data e Hora, além do segmento mudar sua cor (ficou azul no meu caso)
 
2) Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o segmento. Ele vai ser selecionado e ficará com uma bolinha vermelha no centro do segmento de reta que escolheu. Olha aí:
 
 
Depois de selecionado, aperte "Delete" no teclado e tchan... sumiu o segmento... agora temos 2 trilhas.
Faça o mesmo no outro segmento que deseja cortar:
 
 
Se vc der dois cliques sobre qualquer segmento, o programa vai fazer uma seleção conjunta de TODOS os segmentos CONTÍNUOS.
 
 
Clique em delete e eliminará TODOS os segmentos selecionados.
 
 
E para unir trilhas ? Fácil também... é só usarmos um íconezinho com uma mãozinha.
 
 
 
É muuuuiiiito importante que vc realmente pegue o ponto final da trilha qdo vai uní-la com a outra. Se não aparecer a mensagem "A nova Trilha está finalizando em outra Trilha. Deseja uni-las ?" você errou em algum ponto. Vc ou não pegou o ponto final da trilha ou está tentando colocar em um ponto que não seja final na outra.
 
 
 
Citar Outra, eu salvei as trilhas, com inicio e fim no proprio GPS, mas ali perdi o vetor velocidade.
 
É meu caro... salvou no GPS, perdeu a velocidade. Não tem jeito. É o que eu comentei em um post acima. O GPS só sabe lidar com com 20 trilhas de 500 pontos, ou seja, 10.000 pontos. Qdo vc salva uma trilha no GPS com mais de 500 pontos, ele reduz (simplifica) sua trilha, deixando-a com no máximo 500 pontos e elimina o vetor velocidade. Se não quiser perder isso, NÃO salve no GPS.
 
Citar O objetivo é pegar um tracklog - pedalada do dia X e salvar. Porém nesse dia eu passei pela estrado do zé, trilha do morto, estrada fazenda enterrada, circuito XC do vale, as quais gostaria de salvar uma trilha cada. Entende?
 
Eu faço assim:
1) Baixo o tracklog (trilha sem salvar) no GTM e salvo com um nome qualquer, por exemplo, "Trilha Dia 49 de abril.gtm"
 
2) Retiro o segmento que une a "estrada do zé ", com a "trilha do morto". Dou dois cliques sobre a "trilha do morto" e a deleto. Vai restar somente a "estrada do zé". Salvo essa trilha como sendo "Trilha Estrada do Zé.gtm"
 
3) Abro a "Trilha Dia 49 de abril.gtm" novamente. Retiro novamente o segmento que une a "estrada do zé" com a "trilha do morto". Dou dois cliques agora sobre a "estrada do zé" e a deleto. Vai restar somente a "trilha do morto". Salvo o arquivo como sendo "Trilha do Morto.gtm"
 
Assim sucessivamente...
 
Citar Você acha uma boa leitura o manual do programa? Ou vale a lei de murphy "nada é tão fácil quanto parece nem tão complicado como diz o manual".
 
Eu acho uma boa sim... eu leio. Sempre tem alguns toques legais, mas para quem não é da área técnica e acha isso tudo um saco, dá para pular essa parte. Sofre mais, mas aprende.
 
Citar
Se tenho o mapa do tracksource para o GTM... as edições que eu fizer nele podem ser passadas ao GPS?
Tem como adicionar ruas, mudar seus nomes? Alterar e incluir POIs?
 
Dá... dá dor de cabeça, dá trabalho, dá sono. Mas dá.
Um mapa do tracksource é, na realidade, centenas e até milhares de trilhas e waypoints não editáveis que ficam ao fundo. Estas trilhas possuem certas instruções de visualização como: Zoom a partir do qual mostra o nome, zoom a partir do qual mostra o waypoint (ou POIS), etc. Para que vc altere isso, vc precisa do mapa fonte, e isso quem tem é só o desenvolvedor da sua cidade.
Digamos que vc ande por um local onde não exista marcação no mapa do tracksource da sua cidade. Vc encontra nesse trajeto alguns pontos interessantes como: uma caixa dágua, um cruzamento, uma cachoeira etc. Vc pode marcar isso tudo e qdo chegar emn casa, separar esse trajeto novo com seus pontos (de interesse) e enviar ao desenvolvedor da sua cidade. Tenho certeza que no próximo mês, no lançamento da nova versão do tracksource, sua trilha com seu ponto (agora de interesse) vai estar no novo mapa, inclusive com o nome que VOCÊ batizou. Ache o desenvolvedor de seu estado e/ou município aqui: http://www.tracksource.org.br/desenv/
 
Citar
Tem um site, mapradar.com que achei mto legal, ele dá para download arquivos com os radares e pardais carregados. Segundo o site você pode carregá-lo no GPS, porém eu tentei abrir os arquivos no GTM ou Mapsource e travava tudo. Apenas com o .kml eu consegui. Tem várias extensões (.csv, .gpx, ASCII, entre outras, algumas até com alarme de proximidade).
Você conhece o projeto? é a favor de usar este meio para evitar multas? Se for, tem uma luz de como fazer para carregar no GPS isso?
Detalhe, tenho um vista HCX, e cartão sobrando (2GB). Esse aviso sonoro funciona no meu tb?
 
Não conheço o site não e por algum motivo, não abriu aqui, mas esse tipo de informação também tem nos mapas do tracksource e não tem nada de ilegal nisso.
Para carregar eu preciso dar uma olhada no formato de dados, mas a idéia é a mesma do explicado acima. Na realidade, nunca fiz isso não.
Quanto ao aviso sonoro, seu GPS tem essa habilidade sim. No menu principal, tem um ícone "Proximidade". Acesse-o e clique em enter... a unidade vai te dar a opção de localizar um ponto existente no seu gps, localize o que deseja incluir o alarme de proximidade, dê enter e escolha o raio para o alarme. Faça isso para todos que quiser... qdo estiver entrando no raio que vc determinor, o gps vai avisar.
Provavelmente o que o site que citou fez, foi uma compilação de waypoint com raios pré-determinados. Vc inclui como sendo waypoints normais.
Não sei se fui claro, mas sinta-se à vontade para questionar.
 
 
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 07:10
Bom, depois de pegar o GPS, fuçar tudo que pude por um tempo e usá-lo em duas pedaladas, veio a chuva, veio o excesso de trabalho e também uma bela duma preguiça... resultado: desde 28/09 que não pedalo!

Sabem qual é a sensação, com relação ao GPS? Parece que perdi o bonde e preciso começar tudo de novo.

Ainda bem que este tópico está aqui. Vou aproveitar para salvá-lo no micro, porque aquele do fórum antigo, nunca mais
Voltar ao Topo
imartinello Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2005
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar imartinello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 07:31
Grande Pato
 
Obrigado pelas dicas e... Feliz dia do Professor... hehhe
 
Bem, vamos a dúvida.
 
Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

  
Não conheço o site não e por algum motivo, não abriu aqui, mas esse tipo de informação também tem nos mapas do tracksource e não tem nada de ilegal nisso.
Para carregar eu preciso dar uma olhada no formato de dados, mas a idéia é a mesma do explicado acima. Na realidade, nunca fiz isso não.
Quanto ao aviso sonoro, seu GPS tem essa habilidade sim. No menu principal, tem um ícone "Proximidade". Acesse-o e clique em enter... a unidade vai te dar a opção de localizar um ponto existente no seu gps, localize o que deseja incluir o alarme de proximidade, dê enter e escolha o raio para o alarme. Faça isso para todos que quiser... qdo estiver entrando no raio que vc determinor, o gps vai avisar.
Provavelmente o que o site que citou fez, foi uma compilação de waypoint com raios pré-determinados. Vc inclui como sendo waypoints normais.
Não sei se fui claro, mas sinta-se à vontade para questionar.
 
 
 
Bem, que é permitido este tipo de uso eu sabia, mas talvez você não achasse legal, ou melhor, não ache uma boa idéia ter este localizador. Enfim...
Bem, para conhecer, entre em http://maparadar.com/
Agora, quanto ao alarme de proximidade... eles servem para waypoints? POIs? o que mais? posso selecionar para alertar a proximidade de determinada categoria de POI?
 
quanto a ler o manual, antes de esperar sua resposta tomei vergonha na cara... Porém fui na versão em portugues... A leitura dele não é mto estimulante, somando com estar em ingles... mas em portugues vai legal..
 
Abraço e novamente obrigado pelas informações...
 
 
Isac Martinello
Voltar ao Topo
GuNKiLLaH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2004
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1445
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuNKiLLaH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2008 as 07:26
Galera vi o Claudio Gui falando do City Navigator IV, mas ele mesmo disse que deixa a desejar para areas não urbanas. Trilhas eu sei que é pedir demais, mas por exemplo os percursos do bigbiker, existe algum mapa que mostre essas estradas de terra? No google earth aparecem todas sem excessão, claro que lá é foto de satelite, mas não tem algum mapa que tenha essas estradas?

Valeu!

p.s: Puta aula nesse tópico, show!
Voltar ao Topo
claudio_gui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2006
niteroi - rj
Offline
Mensagens:789
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio_gui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2008 as 08:33
Originalmente postado por GuNKiLLaH GuNKiLLaH escreveu:

Galera vi o Claudio Gui falando do City Navigator IV, mas ele mesmo disse que deixa a desejar para areas não urbanas. Trilhas eu sei que é pedir demais, mas por exemplo os percursos do bigbiker, existe algum mapa que mostre essas estradas de terra? No google earth aparecem todas sem excessão, claro que lá é foto de satelite, mas não tem algum mapa que tenha essas estradas?

Valeu!

p.s: Puta aula nesse tópico, show!


Fala Gun, realmente o City em estradas na região em que exploro, deixa à desejar, então uso também os mapas do projeto tracksource, que dependendo da região já estão bem completos, e o melhor, você mesmo pode ajudar a desenvolver, marcando os pontos no seu gps, e repassando para o desenvolvedor da sua região. Essa operação foi muito bem aceita pelo desenvolvedore da minha região, e creio ser também por todos os outros, pois é um objetivo comum . Isso se torna uma engrenagem interessante, você treina, se diverte, marca suas trilhas e ajuda no desenvolvimento dos mapas da sua região.
Esse é o problema do city, você não tem contato com os desenvolvedores, então se uma rua muda de mão, você não pode informar aos desenvolvedores.

 Abraços


Editado por claudio_gui - 17 Out 2008 as 08:50
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2008 as 15:09
O Pedro Cury Big Boss arrumou o acesso ao fórum antigo. Achei o tópico antigo que discutia sobre GPS.
 
 
 
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2008 as 17:21
Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

O Pedro Cury Big Boss arrumou o acesso ao fórum antigo. Achei o tópico antigo que discutia sobre GPS.
 


 

 


Aleluia!

Já acessei, salvei no PC e estou lendo!

Grande Pato! Naquele tópico e nesse você foi muito bacana. Obrigado!
Voltar ao Topo
Alex_Cardoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:274
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex_Cardoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2008 as 17:16
Alguém aí tem o conteúdo do post acima? O link não esta funfando.

Nem preciso dizer que estou na M... aqui com o brinquedo novo que chegou este fim de semana. Recebi meu Edge 705 e estou queimando a mufa para aprender. Carreguei os mapas do TrackSource, mas o que preciso mesmo é aprender a gravar minhas trilhas e principalmente aprender como me guiar por elas para refazer o trajeto.




Minha saúde eu faço pedalando!
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2008 as 05:54
Originalmente postado por Alex_Cardoso Alex_Cardoso escreveu:

Alguém aí tem o conteúdo do post acima? O link não esta funfando.Nem preciso dizer que estou na M... aqui com o brinquedo novo que chegou este fim de semana. Recebi meu Edge 705 e estou queimando a mufa para aprender. Carreguei os mapas do TrackSource, mas o que preciso mesmo é aprender a gravar minhas trilhas e principalmente aprender como me guiar por elas para refazer o trajeto.


Alex, desculpe a demora em responder. Eu salvei o tópico antigo e comparei com este atual, e até deletei do micro, porque não estava perdendo informação alguma. Tudo o que estava lá está aqui, com mais profundidade e detalhes.

Salvar as trilhas é tranquilo, basta apertar o lap/resume por três segundos depois de percorrido o percurso e descarregar no site www.motionbased.com, que é da Garmin e funciona direitinho. Lá tem todas as explicações sobre como fazer o upload etc, e você pode exportar para o Google Earth e fazer a festa: vizualizar, salvar, exportar para o Trackmaker para mais opções etc.

Já fazer o maldito GPS te ajudar a percorrer uma trilha que já foi salva tá me deixando desgastado. Não consegui fazer funcionar, estou com dificuldades sobre quais os formatos de arquivo que devo usar, mas pretendo insistir nisso. Qualquer progresso te informo, e na dúvida, peça ajuda para o PATO!!!!
Voltar ao Topo
imartinello Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2005
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar imartinello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2008 as 08:38
Cara...
Para traçar um caminho e seguir com o GPS eu fiz umas baianadas aqui e deu certo.
1 . faço o caminho no Google Earth (queria descbrir a trilha mesmo)... Pode inserir marcadores a vontade e nomea-los com nomes curtos. salvo tudo como .kml
2. abro o .kml no trackmaker, vai abrir o caminho e os waypoints e salvo em uma extensão que o mapsource abra (que eu não lembro qual é).
3. abro este arquivo salvo pelo GTM no mapsource. O Mapsource vai entender que o caminho é uma trilha e não uma rota. Os waypoints ele vai ver normalmente. Tudo bem... você exporta as rotas e os waypoints para o seu GPS.
4. no seu GPS você vai em trajetos (ou tracks) e vai estar lá salvo o caminho que você inventou com o google earth. Selecione ele e clique em mapa -  veja se é isso mesmo que você quer.
5. saia da visualização do mapa e dê um trackback, que é re-fazer o caminho. O GPS vai te guiando para você seguir o caminho.
 
Detalhe: conceitualmente, o que você fez no google earth é uma rota (route) e não um track. Ao fazer o procedimento que expliquei, o seu GPS vai entender que se trata de um track, por isso salva ele no espaço reservado para este tipo de arquivo. Eu não tive problema em relação à isso.
Outra coisa. tenho que aprender a organizar os marcadores (waypoints) dentro do meu GPS... cada trasnferência que faço aumenta o numero destes pontos na unidade... E quando passo da unidade pro micro fica uma zona geral...
 
Espero ter ajudado.. e Pato, se tiver um caminho mais facil... ensine ai...
 
abraços
 
Isac
Isac Martinello
Voltar ao Topo
.silvio. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2005
SANTANA DE PARN
Offline
Mensagens:750
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar .silvio. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2008 as 10:47
Originalmente postado por imartinello imartinello escreveu:

Cara...
Para traçar um caminho e seguir com o GPS eu fiz umas baianadas aqui e deu certo.

1 . faço o caminho no Google Earth (queria descbrir a trilha mesmo)... Pode inserir marcadores a vontade e nomea-los com nomes curtos. salvo tudo como .kml

2. abro o .kml no trackmaker, vai abrir o caminho e os waypoints e salvo em uma extensão que o mapsource abra (que eu não lembro qual é).

3. abro este arquivo salvo pelo GTM no mapsource. O Mapsource vai entender que o caminho é uma trilha e não uma rota. Os waypoints ele vai ver normalmente. Tudo bem... você exporta as rotas e os waypoints para o seu GPS.

4. no seu GPS você vai em trajetos (ou tracks) e vai estar lá salvo o caminho que você inventou com o google earth. Selecione ele e clique em mapa -  veja se é isso mesmo que você quer.

5. saia da visualização do mapa e dê um trackback, que é re-fazer o caminho. O GPS vai te guiando para você seguir o caminho.

 

Detalhe: conceitualmente, o que você fez no google earth é uma rota (route) e não um track. Ao fazer o procedimento que expliquei, o seu GPS vai entender que se trata de um track, por isso salva ele no espaço reservado para este tipo de arquivo. Eu não tive problema em relação à isso.

Outra coisa. tenho que aprender a organizar os marcadores (waypoints) dentro do meu GPS... cada trasnferência que faço aumenta o numero destes pontos na unidade... E quando passo da unidade pro micro fica uma zona geral...

 

Espero ter ajudado.. e Pato, se tiver um caminho mais facil... ensine ai...

 

abraços

 

Isac


Valeu Isac,

Também estou com meu brinquedinho novo (Edge 705) e como todo novato, estou apanhando do bichinho! Também estava com essa dificuldade de transferir as trilhas criadas no GE (que na verdade são rotas) para meu GPS. Segui suas dicas e deu certo!!! Para transferir para o GPS, eu converti a extensão kml em gpx! Foi essa que vc usou?

Pato, agradeço se puder comentar sobre esse procedimento que fizemos!!!

Vocês acham que seria exagero o Pedro criar um tópico fixo para GPS? Poderia ser esse tópico mesmo!

Silvio
Voltar ao Topo
dantonvb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2007
-
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dantonvb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2008 as 16:51
Para inserir as trilhas no GPS (Garmin Etrex) faço o seguinte procedimento:

1) Construo as trilhas no http://www.bikely.com

2) Exporto do Bikely em formato GPX

3) Abro o arquivo GPX no Mapsource e envio ao GPS.

Acho o procedimento muito fácil, e fica registrado no site Bikely.

O caminho inverso também é possível, para salvar uma trilha gravada no GPS.

Editado por dantonvb - 17 Dez 2008 as 16:52
Voltar ao Topo
claudio_gui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2006
niteroi - rj
Offline
Mensagens:789
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio_gui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2008 as 01:41
Fala, quando faço o  procedimento de transferir do gps para o Bikely, a trilha sempre fica pela metade, ou seja, só transfere o percurso de ida. Meu gps é um vista hcx. Alguem pode ajudar, valeu .

ABS


Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:

Para inserir as trilhas no GPS (Garmin Etrex) faço o seguinte
procedimento:

1) Construo as trilhas no http://www.bikely.com

2) Exporto do Bikely em formato GPX

3) Abro o arquivo GPX no Mapsource e envio ao GPS.

Acho o procedimento muito fácil, e fica registrado no site Bikely.

O caminho inverso também é possível, para salvar uma trilha gravada no GPS.
superar é avançar por um meio ainda não utilizado
Voltar ao Topo
Reinaldo Brandao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2009
BH
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Reinaldo Brandao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2009 as 20:33

Tem uma dúvida que eu não consegui desenrolar.  Aceito de bom grado qualquer ajuda.

A minha intenção é, a partir do mapa TRC Brasil 5.10, marcar uma trilha e passar para o GPS. 

A opção que eu vi é de ir marcando com a ferramenta track draw, trecho a trecho e depois enviar para o GPS.

Mas imagino que deve haver uma forma de selecionar uma dessas map features que correspondem ao(s) trecho(s) que quero enviar.
 
Minha pergunta é se existe alguma maneira de facilitar esse trabalho, selecionando os mapfeatures, da mesma maneira que se faz com a ferramenta map, mas se restringindo a uma seleção que se queira em específico.
 
Outra forma seria enviar o mapa todo e rotear no aparelho de GPS - mas isso pode ser trabalhoso, principalmente quando se está na trilha (on the fly) e ao invés de um monitor de 20'' se tem um de 2".
 
Ajuda?


Editado por Reinaldo Brandao - 22 Jan 2009 as 19:45
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2009 as 20:42
não esqueça de manter sempre o software do aparelho atualizado.

o meu travava, desligava sozinho , e só depois descobri (uma amigo informou) que tinha que atualizar o software.

depois disso foi só alegria.

tenho um EDGE 605.

Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2009 as 20:45
Baixe os tracklogs e transforme-os para formato *.gpx.

os tracklogs comuns são *.gtm.

não sei porque a série EDGE são gpx.

o programa que faz isso é o GPS TRACKMAKER, procure em superdownloads.com.br
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2009 as 09:38
Originalmente postado por Reinaldo Brandao Reinaldo Brandao escreveu:

Tem uma dúvida que eu não consegui desenrolar.  Aceito de bom grado qualquer ajuda.

A minha intenção é, a partir do mapa TRC Brasil 5.10, marcar uma trilha e passar para o GPS. 

A opção que eu vi é de ir marcando com a ferramenta track draw, trecho a trecho e depois enviar para o GPS.

Mas imagino que deve haver uma forma de selecionar uma dessas map features que correspondem ao(s) trecho(s) que quero enviar.
 
Minha pergunta é se existe alguma maneira de facilitar esse trabalho, selecionando os mapfeatures, da mesma maneira que se faz com a ferramenta map, mas se restringindo a uma seleção que se queira em específico.
 
Outra forma seria enviar o mapa todo e rotear no aparelho de GPS - mas isso pode ser trabalhoso, principalmente quando se está na trilha (on the fly) e ao invés de um monitor de 20'' se tem um de 2".
 
Ajuda?
Reinaldo Brandão
 
Não sei se entendi ao certo o que realmente deseja, mas quanto à traçar "trilhas" a partir do TRC no cpu e enviar ao GPS, eu basicamente utilizo 2 formas:
1) Usando rotas.
Rotas são os trajetos que o GPS ainda NÃO conhece, ou seja, se vc não fez essa trilha ou não a tem total no cpu, ela ainda é uma rota. Mas como traçar uma rota?
Crio um waypoint inicial, com sendo a minha casa, ou qquer outro ponto onde eu escolha para iniciar minha rota. A partir de então, crio o máximo possível de novos pontos no trajeto, principalmente em mudanças mais drásticas de direção. Procuro criar waypoints em trevos, encontros com vias maiores, postos, pedágios etc. Ligo estes pontos através da ferrameta "Criar rotas". Envio ao GPS e mando-o seguir.
2) Usando roteamento
Se o ponto de destino for algo urbano e coberto pelo projeto TrackSource Roteável, eu nem me preocupo muito. Simplesmente acho as coordenadas finais do ponto final que desejo e lanço no GPS. Quando vou no GPS, uso o botão "Ir para..." e seleciono o wayponit de destino e peço para ir.... ele pergunta se quero : "Seguir a estrada", que é o roteamento efetivo ou "Fora de estrada", onde o aparelho vai simplesmente apontar a direção ignorando o trajeto do TRC. Escolha "Seguir a estrada" e deixe que o GPS te oriente.
Não sei se entendi sua questão, mas fica aí o meu procedimento. Se tiver alguma observação, dê um alô que tento ser mais específico.
 
[]´s
 
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
Reinaldo Brandao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2009
BH
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Reinaldo Brandao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2009 as 20:03
Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

Originalmente postado por Reinaldo Brandao Reinaldo Brandao escreveu:

Tem uma dúvida que eu não consegui desenrolar.  Aceito de bom grado qualquer ajuda.

A minha intenção é, a partir do mapa TRC Brasil 5.10, marcar uma trilha e passar para o GPS. 

A opção que eu vi é de ir marcando com a ferramenta track draw, trecho a trecho e depois enviar para o GPS.

Mas imagino que deve haver uma forma de selecionar uma dessas map features que correspondem ao(s) trecho(s) que quero enviar.
 
Minha pergunta é se existe alguma maneira de facilitar esse trabalho, selecionando os mapfeatures, da mesma maneira que se faz com a ferramenta map, mas se restringindo a uma seleção que se queira em específico.
 
Outra forma seria enviar o mapa todo e rotear no aparelho de GPS - mas isso pode ser trabalhoso, principalmente quando se está na trilha (on the fly) e ao invés de um monitor de 20'' se tem um de 2".
 
Ajuda?
Reinaldo Brandão
 
Não sei se entendi ao certo o que realmente deseja, mas quanto à traçar "trilhas" a partir do TRC no cpu e enviar ao GPS, eu basicamente utilizo 2 formas:
1) Usando rotas.
Rotas são os trajetos que o GPS ainda NÃO conhece, ou seja, se vc não fez essa trilha ou não a tem total no cpu, ela ainda é uma rota. Mas como traçar uma rota?
Crio um waypoint inicial, com sendo a minha casa, ou qquer outro ponto onde eu escolha para iniciar minha rota. A partir de então, crio o máximo possível de novos pontos no trajeto, principalmente em mudanças mais drásticas de direção. Procuro criar waypoints em trevos, encontros com vias maiores, postos, pedágios etc. Ligo estes pontos através da ferrameta "Criar rotas". Envio ao GPS e mando-o seguir.
2) Usando roteamento
Se o ponto de destino for algo urbano e coberto pelo projeto TrackSource Roteável, eu nem me preocupo muito. Simplesmente acho as coordenadas finais do ponto final que desejo e lanço no GPS. Quando vou no GPS, uso o botão "Ir para..." e seleciono o wayponit de destino e peço para ir.... ele pergunta se quero : "Seguir a estrada", que é o roteamento efetivo ou "Fora de estrada", onde o aparelho vai simplesmente apontar a direção ignorando o trajeto do TRC. Escolha "Seguir a estrada" e deixe que o GPS te oriente.
Não sei se entendi sua questão, mas fica aí o meu procedimento. Se tiver alguma observação, dê um alô que tento ser mais específico.
 
[]´s
 
Obrigado, pela ajuda, Pato.
 
Na prática, o TRC-Brasil apresenta uma série de trilhas. Quando vc está no campo, a tela do csx60 não te dá um horizonte muito grande para navegação.  Ou você dá um zoom in e fica restrito a uma área de 200m - 1km para ver os detalhes, ou dá um zoom out e aumenta o campo, mas perde os detalhes (ainda que esteja na seleção de maior detalhamento).
 
O que eu costumo fazer é marcar uma rota (ou um track, de outra cor) para que, independetemente do nível de zoom, eu consiga ter certeza de que o caminho que quero seguir esteja identificado. 
 
É mais fácil fazer isso no mapsource e depois enviar para o gps  - mais fácil que ter que fazer isso no campo.
 
Mas aí aparece uma outra dificuldade - quando vc seleciona rota (não usar a ferramenta de roteamento) e pede para mostrar no mapa, no gps, à medida que vai se deslocando, a posição não atualiza ( e a seta acaba saindo da tela).
 
Uma solução que eu vi foi de marcar a rota que quero fazer com o track draw e enviar para o gps - daí, quando eu seleciono esse track no gps e peço para ver no mapa, à medida que vou me deslocando a posição atualiza e tudo certo.
 
A minha dúvida é essa então - como faço para criar tracks em cima das rotas no mapsource.  Eu imagino que o programa tenha essa opção, por que ele conhece todos os pontos que compõe um trecho, por exemplo (ou qualquer map feature).  Minha idéia seria de selecionar um trecho de uma estrada e salvar aquilo como track (ou enviar como track para o gps), sem precisar ir desenhando (track draw) trecho a trecho.
 
Pra ficar mais claro, se eu salvo uma rota entre dois pontos e abro no GE, ele me dá uma reta entre esses dois pontos.  Eu queria uma maneira de poder salvar um arquivo que representasse o track e não o route, sem precisar desenhar (track draw) tudo.
 
E eu sei que dá pra rotear no GPS, o que é às vezes incoveniente de fazer no campo, ou enviar a rota, mas aí cai naquele lance da locomoção, além do incoveniente dele mostrar todos os labels na tela do GPS, o que polui e dificulta a navegação.
 
Tá claro?
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2009 as 10:47
Originalmente postado por Reinaldo Brandao Reinaldo Brandao escreveu:

A minha dúvida é essa então - como faço para criar tracks em cima das rotas no mapsource.  Eu imagino que o programa tenha essa opção, por que ele conhece todos os pontos que compõe um trecho, por exemplo (ou qualquer map feature).  Minha idéia seria de selecionar um trecho de uma estrada e salvar aquilo como track (ou enviar como track para o gps), sem precisar ir desenhando (track draw) trecho a trecho.
 
Pra ficar mais claro, se eu salvo uma rota entre dois pontos e abro no GE, ele me dá uma reta entre esses dois pontos.  Eu queria uma maneira de poder salvar um arquivo que representasse o track e não o route, sem precisar desenhar (track draw) tudo.
 
 
Agora acho que entendi.
O que vc quer fazer, só é possível se você tiver o mapa-base do TrackSource, ou seja, o mapa-base na realidade é um conjunto de trilhas que quando transformadas no mapa de fundo perdem a opção de acesso à elas. Se você tiver esse mapa de fundo, você pode selecionar as "trilhas" que quer e enviar ou GPS sem ter que redesenhá-las.
Entre em contato com o desenvolvedor dos mapas de sua região e solicite esse mapa base. Infelizmente eles não irão lhe fornecer, mas tente. quem sabe você tem mais sorte que eu com o seu desenvolvedor. Eu não consegui, mas...
Para contornar esse problema sem reedesenhar as trilhas, somente colocando "n" pontos e ligando-os de forma a criar uma rota com esses "n" pontos.
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
Tavadri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Set 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavadri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2009 as 10:55

E ai galera.

 
Estou com um probleminha com o 305, não estou conseguindo transferir percursos nem do gps para o pc nem do pc para o gps, consigo transferir os exercícios "histórico". No final aparece a msagem " O seu exercício foi enviado com sucesso ao seu dispositivo. Houve um problema ao enviar o percurso."
Alguém já passou por isso.
 
Valeu.
Voltar ao Topo
Reinaldo Brandao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2009
BH
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Reinaldo Brandao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2009 as 11:05

beleza!  Vou tentar com o desenvolvedor.

Obrigado,

REinaldo

Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2009 as 12:18
Originalmente postado por Tavadri Tavadri escreveu:

E ai galera.

 
Estou com um probleminha com o 305, não estou conseguindo transferir percursos nem do gps para o pc nem do pc para o gps, consigo transferir os exercícios "histórico". No final aparece a msagem " O seu exercício foi enviado com sucesso ao seu dispositivo. Houve um problema ao enviar o percurso."
Alguém já passou por isso.
 
Valeu.
Não sei ao certo, mas isso aí está com cara de unidade desatualizada. Baixe a nova atualização de seu GPS no site da Garmin e se ainda não funcionar, tente atualizar o software e o driver USB também.
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
Tavadri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Set 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavadri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2009 as 12:24

Vou fazer isto, o GPS já atualizei, vou atualizar o restante.

 

Obrigado

Voltar ao Topo
Tavadri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Set 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavadri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2009 as 13:31
Não deu certo, atulizei todos os itens e continha na mesma.
 
Voltar ao Topo
Tavadri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Set 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavadri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2009 as 13:59
Depois de desinstalar todos os softwares e reinstalá-los, está aparecendo a seguinte mensagem:
"Houve um problema ao comunicar com o dispositivo. Tenha certeza de que ele está conectado ao computador e, em seguida, tente novamente."
Tem algo a fazer no GPS, como um reset ou restaurar?
 
Agradeço a ajuda.
 
 
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2009 as 18:19
Tem um arquivinho que a Gramin distribui que são os drivers USB do GPS. Tenta colocar esses drivers atualizados. Se não der, aí sim o reset é indicado. Perigoso, mas indicado.
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2009 as 18:20

Ah... só faça o reset all se souber como. Cuidado com isso.

Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
Tavadri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Set 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tavadri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2009 as 12:53
Pato, valou pela dica.
 
Fiz o Reset all de acordo com as indicações da Garmin e resolveu o problema, ao menos por enquanto.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X