Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com GPS
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com GPS

 Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com GPS
    Postado: 17 Set 2008 as 07:46
Pessoal, depois de alguma espera chegou meu Garmin EDGE 705.
Agora é que os problemas começaram, pois nunca sequer peguei um GPS nas mãos...

Fucei um pouco a internet, mas ainda tenho dúvidas:

1) Como faço para gravar os trajetos que farei de MTB/road?

2) Como faço para colocar no GPS os trajetos de MTB/road que outros ciclistas fizeram e pretendo repetir?

3) Para os itens acima, preciso carregar no GPS os mapas dos locais onde pedalarei?

4) Qual a diferença entre track e route?

5) Qual programa uso para "desenhar" os trajetos antes? Google Earth?

6) Qual a extensão dos arquivos que posso usar com o GPS? .tcx (ou .txc)? .kml (ou klm)? outros?

7) O que é tracksource? E topofusion? E mapsource? E ascent?

8) É querer demais usar o 705 como GPS para carro? (sim, eu sei que ele não vai me dizer "vire à esquerda", como alguns modelos específicos de carro fazem)

9) Alguém salvou o tópico do fórum antigo sobre bikes e GPS, magistralmente conduzido pelo Pato? tentei acesso várias vezes por esses dias e está fora do ar... então coloquei os itens acima de memória ou depois de passar um tempinho na net.

Pelo que me lembro, o Roddrigo tem um 705, e o Adriano Diniz e o Vigusmão (do forum de speed) têm um 305.

Alguém se habilita a me dar um socorro? HELP! Dead
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 08:03
Fala Edinho,

Tem GPS mas está perdidão né? Desculpe a ironia. hehehe
Quanto você pagou no GPS?

Abraços,

Satoshi.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 08:09
Fala Satoshi! Perdido é apelido!

Meu cunhado trouxe dos EUA na bagagem. Custou US$ 549,00.

Achei salgado, principalmente depois de encontrar por US$ 452,00 no link abaixo:

http://www.geomangear.com/index.php?main_page=product_info&cPath=1&products_id=39

Mas não posso reclamar, porque ele desviou a programação da viagem dele só para encontrar o GPS para mim, e ainda teve que ir em mais de uma loja até achar o danado.

Comparando com o preço pedido aqui no Brasil, sempre superior a R$ 1.600,00, acabou saindo mais em conta.
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 08:15
Salgado mesmo. Mas pelo que você disse, vale a pena.
Já pensei em ter um aparelho GPS, mas a vontade já passou.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
claudio_gui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2006
niteroi - rj
Offline
Mensagens:789
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio_gui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 09:08
Olá, veja se ajuda !
http://www.pedal.com.br/trilhas/tutorial_gps.html

O site desse cara tem um conteúdo bem amplo que pode ser útil .
http://www.gps-tutorial.blogspot.com/

http://www.simeaogomes.blogspot.com/

toda vez que acesso o forum antigo, meu antivirus bloqueia um vírus, acontece com vocês ?


Editado por claudio_gui - 17 Set 2008 as 09:25
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 09:32
claudio_gui, obrigado pelas dicas!

vou começar a ver isso agora mesmo.

quanto ao forum antigo, não consigo acessar mesmo. já tentei vários dias em seguida e... nada!
Voltar ao Topo
claudio_gui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2006
niteroi - rj
Offline
Mensagens:789
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio_gui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 09:38
Por nada Edinho, eu possuo o gps etrex vista hcx, então não tenho certeza da semelhança específica dos dois aparelhos, mesmo ambos serem garmin, por isso não respondi as suas perguntas, e transferi para os links.

  Abraços
Voltar ao Topo
roddrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2006
Jandira - SP
Offline
Mensagens:3310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roddrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 09:42

Fala Edinho

Parabens pela compra...O 705 é show. De uma busca na internet que vc vai achar respostas para a maioria dessas perguntas....

Quanto ao uso no carro funciona sim. O meu veio com os mapas de rua dos EUA e enquanto eu estava lá usei ele pra caramba...ele avisa pra virar em determinada rua sim com um bipe. Pra fazer isso aqui vc tem que comprar o mapa do Brasil da Garmim que custa la nos EUA us$100,00.

Tem tb os mapas do traksource mas são muito incompletos e funcionam mais pra deslocamento rodoviario (mesmo assim manda vc fazer cada caminho...he he he).

Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 09:55
Obrigado, roddrigo!

Eu dei uma olhada na net e acredito que consiga me virar, mas a curvade aprendizado é muito mais rápida se alguém que entende do assunto te ajuda.

O problema começou quando resolvi pesquisar no forum do mtbreview.com! Quase fiquei louco, é muita informação de uma vez só! E a realidade dos cara é outra, pelo que entendi todo o território (ou quase) dos EUA está mapeado e a navegação fica muito mais fácil.

Cem doletas num mapa do brasil? Isso sim é salgado!!! Comecei a achar o 705 barato...

Falando em mapas, o Ricardo-cotia me disse que você talvez tenha o route (é isso?) do reflorestamento no GPS. Tem como me mandar? (olha só, não sei ligar o aparelho direito e já estou querendo apavorar LOL)
Voltar ao Topo
roddrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2006
Jandira - SP
Offline
Mensagens:3310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roddrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 10:27
Tenho sim Edinho...sabe o que é...an...deixa eu ver como colocar isso da melhor maneira...ééé....sabe com é né.......eu tb não sei usar o GPS direito! HAHAHA!!!! Vai estudando dai que eu estudo daqui e qq dia trocamos figurinhas...he he he....depois vou dar uma estudada e vejo como te passar o arquivo!!! he he he
Voltar ao Topo
galegojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:307
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar galegojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 10:48
Eu tenho um Edge 205, que é bem mais simples. O procedimento abaixo eu uso para colocar por exemplo o percurso dos BigBikers no GPS. Dá trabalho mas é show, pois consigo ir visualizando a altimetria imediatamente a minha frente:

1- normalmente se publica o percurso com extensão .gtm ou .gpx;
2- o programa TrackMaker de um Brasileiro (http://www.gpstm.com/) abre os .gtm e converte em .gpx;
3- como o programa da Garmin (Training Center) so aceita .crs (course) achei um programa GPX2CRS na net. Neste link (http://forums.motionbased.com/smf/index.php?topic=2088.from1143353869;topicseen) mostra ele e tem o link para baixa-lo, Atenção, precisa de .NET 2.0 instalado.
4- ai é só usar o .crs no programa da Garmin e exportar para o GPS;
5- no dia da prova treino, é só ir em Navegação e escolher o "course" a ser feito;

De noite tento fazer um link para o .crs do reflorestamento.
----
Ain't No mountain is High Enough!

Galego

Voltar ao Topo
claudio_gui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2006
niteroi - rj
Offline
Mensagens:789
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio_gui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 10:53
Fala Edinho, no meu Etrex, uso o mapa City Navigator IV . Em estradas fora da zona urbana, ele deixa bem a desejar, mas na cidade atende muito bem. Tenho vontade de instalar os mapas do projeto Tracksource em outro cartão para experimentar. Tenho uns passeios aqui no Pedal, na area de trilhas, gravados pelo city navigator IV, abrindo o arquivo no google, da para fazer um passeio e observar a precisão do mapa, tem varias trilhas lá, no nome da trilha tem sempre .../Niteroi/..., se der, ´da uma olhada lá.

 Abraços
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:01
Originalmente postado por roddrigo roddrigo escreveu:

Tenho sim Edinho...sabe o que é...an...deixa eu ver como colocar isso da melhor maneira...ééé....sabe com é né.......eu tb não sei usar o GPS direito! HAHAHA!!!! Vai estudando dai que eu estudo daqui e qq dia trocamos figurinhas...he he he....depois vou dar uma estudada e vejo como te passar o arquivo!!! he he he


Ahahahahaha! O roto falando do rasgado... tudo bem, vamos aprendendo juntos!
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:02
Originalmente postado por galegojr galegojr escreveu:

Eu tenho um Edge 205, que é bem mais simples. O procedimento abaixo eu uso para colocar por exemplo o percurso dos BigBikers no GPS. Dá trabalho mas é show, pois consigo ir visualizando a altimetria imediatamente a minha frente:

1- normalmente se publica o percurso com extensão .gtm ou .gpx;
2- o programa TrackMaker de um Brasileiro (http://www.gpstm.com/) abre os .gtm e converte em .gpx;
3- como o programa da Garmin (Training Center) so aceita .crs (course) achei um programa GPX2CRS na net. Neste link (http://forums.motionbased.com/smf/index.php?topic=2088.from1143353869;topicseen) mostra ele e tem o link para baixa-lo, Atenção, precisa de .NET 2.0 instalado.
4- ai é só usar o .crs no programa da Garmin e exportar para o GPS;
5- no dia da prova treino, é só ir em Navegação e escolher o "course" a ser feito;

De noite tento fazer um link para o .crs do reflorestamento.


Não falei, é só escutar quem entende! São informações assim que estou buscando. Galego, muito obrigado!
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:03
Originalmente postado por claudio_gui claudio_gui escreveu:

Fala Edinho, no meu Etrex, uso o mapa City Navigator IV . Em estradas fora da zona urbana, ele deixa bem a desejar, mas na cidade atende muito bem. Tenho vontade de instalar os mapas do projeto Tracksource em outro cartão para experimentar. Tenho uns passeios aqui no Pedal, na area de trilhas, gravados pelo city navigator IV, abrindo o arquivo no google, da para fazer um passeio e observar a precisão do mapa, tem varias trilhas lá, no nome da trilha tem sempre .../Niteroi/..., se der, ´da uma olhada lá.

 Abraços


Claudio_gui, obrigado mais uma vez. Vou dar uma olhada por lá!
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:25
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


1) Como faço para gravar os trajetos que farei de MTB/road?
 
Vc pode usar vários programas, inclusive o MapSource que acompanha os Garmin´s. Eu aconselho utilizar o TrackMaker http://www.gpstm.com/ que além de ser em português, é muito mais poderoso que o MapSource. Isso sem falar na versão PRO que custa 170 reais.
Para transferir os dados é bem fácil, basta conectar a unidade na USB e liga-la. O programa vai reconhecer o GPS e possibilitar a transferência. Aconselho salvar num diretório Trilhas (por exemplo), e num subdiretório "Trilha tal". Falo isso pois já perdi um monte de trilhas por desorganização. Um outra boa dica é criar um arquivo "Meus Waypoints" e incluir nele todos os pontos que vc acha interessante. Pode ter certeza que vc vai precisar muito disso no futuro.
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


2) Como faço para colocar no GPS os trajetos de MTB/road que outros ciclistas fizeram e pretendo repetir?
 
O processo é o inverso do anterior. A trilha de seu amigo ou a sua, vão estar na extensão .gtm. Esse arquivo vc deve abrir pelo GTSTM e enviar à unidade após conectada e reconhecida.
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


3) Para os itens acima, preciso carregar no GPS os mapas dos locais onde pedalarei?
 
Não. Para esse processo de gravar no PC ou carregar o GPS não precisa não. Caso vc vá para tal cidade é interessante que vc carregue os mapas rodoviários e municipais da região (São 2 coisas diferentes)
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


4) Qual a diferença entre track e route?
 
Track é a trilha, ou seja, quando vc (seu GPS) já fez o trajeto. Trata-se do registro fiel de seu caminho. Possui centenas de pontos ligados por centenas de pequenas retas.
Route é a rota, ou seja, é o caminho que vc traça no computador ou GPS e é formado por poucas retas que ligam pontos que vc conhece ou determinou.
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


5) Qual programa uso para "desenhar" os trajetos antes? Google Earth?
 
Pode ser pelo GE sim, mas nobvamente prefiro o GPS TrackMaker. Por desenhar sobre o mapa, existem situações onde é muito mais fácil a visualização. Qdo trabalho descobrindo novas rotas, uso o GE.
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


6) Qual a extensão dos arquivos que posso usar com o GPS? .tcx (ou .txc)? .kml (ou klm)? outros?
 
Um monte... depende do programa que vai usar para gerenciar seus dados. Pode ser kml, gtm, gpx, map, kmz, etc...
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


7) O que é tracksource? E topofusion? E mapsource? E ascent?
 
Tracksource é um projeto brasileiro de mapeamento via GPS. É uma iniciativa de um grupo de voluntários e colaboradores que enviam, compilam e publicam os mapas rodoviários e municipais de todo o Brasil. Cada cidade tem um responsável que recebe as informações dos usuários, compila no padrão do projeto, envia ao coordenador estadual que por sua vez, também o compila nos padrões e envia ao coordenador nacional. Uma equipe monta a atualização e publica mensalmente. É gratuito. www.tracksource.org.br
Topofusion é um software mais voltado à navegação 3D, mas possui ferramentas de GPS poderosas também... sou leigo no danado.
MapSource é o software original da Garmin Thumbs%20Down.
Ascent eu não faço idéia do que seja... LOL
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


8) É querer demais usar o 705 como GPS para carro? (sim, eu sei que ele não vai me dizer "vire à esquerda", como alguns modelos específicos de carro fazem)
 
Não... bem pelo contrário. Seu GPS é muito bom para uso no carro. Só deve adquirir um bom suporte, seja da Garmin ou da Ram-Mount.
 
Fui bem superficial, mas se quiser maiores infos, especifique. O interessante é que isso tudo ficasse concentrado num tópico só já aberto, senão ficaremos discutindo as mesmas coisas sempre.
Espero ter ajudado.
 

 
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:35
Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

Fui bem superficial, mas se quiser maiores infos, especifique. O interessante é que isso tudo ficasse concentrado num tópico só já aberto, senão ficaremos discutindo as mesmas coisas sempre.
Espero ter ajudado.


Grande Pato! Além de ajudar a trocar a corrente da bike de um amigo meu no 12horas, também responde dúvidas sobre GPS!!!!!

Para meu nível de conhecimento, não foi superficial não.

Quanto ao tópico já existente, entendi que ele foi voltado para um assunto diferente (se não me engano, o mau funcionamento de um aparelho).

Conforme as dúvidas forem aparecendo, não hesitarei em perguntar.

Ajudou muito!
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:47
Boa edinho
 
E esse ano estaremos lá de novo !!! hehehe
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2008 as 17:42
Agora você não se perde mais Tongue




Editado por Cando - 19 Set 2008 as 17:45
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 08:22
Pato, dúvidas objetivas:

Onde posso obter mapas urbanos/rodoviários roteáveis do Brasil todo? Preferencialmente, de graça :)

Os mapas chamados de "topográficos" são iguais ao que vemos no Google Earth? Sendo ou não sendo, para que servem? Posso vir a precisar deles?

Obrigado!
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 10:30
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:

Pato, dúvidas objetivas:

Onde posso obter mapas urbanos/rodoviários roteáveis do Brasil todo? Preferencialmente, de graça :)
 
Roteáveis do Brasil todo é impossível (ainda). Hj o projeto Tracksource trabalha (que eu saiba) com SP, RJ e BH totalmente roteáveis. O restante do Brasil ainda está em fase de desenvolvimento.
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


Os mapas chamados de "topográficos" são iguais ao que vemos no Google Earth? Sendo ou não sendo, para que servem? Posso vir a precisar deles?
 
Não... não são iguais ao GE não. À grosso modo são as curvas topográficas da área em questão. Você pode ter a necessidade para trekking, trilhas selvagens, campos abertos etc. Eu não uso, mas testa e depois nos diga aí Cool
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 11:24
Obrigado pela resposta, Pato!

Estou preparando um pequeno review do aparelho, mas estou com preguiça de tirar as fotos dele para complementar o conteúdo...

O duro é entender a confusão que os usuários de GPS montam quando o assunto é Mapsource x Track Maker x SendMap x Google Earth x etc x etc :)

Estou inclinado a começar pelos mapas do Tracksource, mas ainda não entendi qual programa permite o uso roteável: o Track Maker ou o Mapsource.

Aliás, sequer descobri se a função de roteamento é dividida entre o aparelho e o programa, ou se uma coisa não depende da outra.

Exemplo: posso ter um programa que, depois de alimentado com os mapas corretos, faz a simulação de rotas na tela do PC para mim, certo? E mesmo que o programa não faça isso, meu GPS, também depois depois de alimentado com os mapas corretos, pode fazer isso?

Responde mais essa, vai...
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 13:36
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:

Obrigado pela resposta, Pato!

Estou preparando um pequeno review do aparelho, mas estou com preguiça de tirar as fotos dele para complementar o conteúdo...

Vamos lá...
Vc não precisa tirar nenhuma foto do aparelho em funcionamento não. Existe um programa que tira "screens" do GPS. O nome dele é xImage www.garmin.com/ximage É da Garmin, gratuito e facílimo de usar. Uso até para montar slides.
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


O duro é entender a confusão que os usuários de GPS montam quando o assunto é Mapsource x Track Maker x SendMap x Google Earth x etc x etc :)
 
Tudo isso aí são programas de manipulação de dados do GPS. Exceto o SendMap, todos fazem "a mesma coisa", ou seja, tratam de apresentar saídas gráficas para os dados do GPS.
- O MapSource é o original da Garmin - básico e limitado, mas é o "único" que envia mapas para as unidades.
- O TrackMaker é o bam-bam-bam... Sem sombra de dúvidas, o melhor manipulador de dados de GPS para uso recreacional. Na versão pró, pode até criar mapas de fundo para GPS
- O SendMap é um programinha para envio de mapas para o GPS. (apesar de eu citar o MapSource como sendo o "único") É um "crack"... hehehe... nunca usei pois já ouvi coisas muito boas, mas também muito ruins. Na dúvida, não invento moda não.
- Google Earth manipula os dados sobre imagens de satélites. Um dia (breve, muito breve), estas imagens vão para a telinha do seu GPS.
 
Citar Estou inclinado a começar pelos mapas do Tracksource, mas ainda não entendi qual programa permite o uso roteável: o Track Maker ou o Mapsource.
Exemplo: posso ter um programa que, depois de alimentado com os mapas corretos, faz a simulação de rotas na tela do PC para mim, certo? E mesmo que o programa não faça isso, meu GPS, também depois depois de alimentado com os mapas corretos, pode fazer isso?
Quem faz o roteamento não é o programa, é o GPS. Vc coloca os mapas roteáveis e pelo ponto vc pede para o GPS te guiar até lá. Talvez... eu disse talvez, o Trackmaker faça essa simulação que vc quer, mas tenho que pesquisar... na realidade eu nunca usei o roteamento efetivamente. O GPS indica uns caminhos "mutcho lokos" as vezes... Wacko
Se vc estiver de carro e setado para o roteamento por bike ele vai te indicar contra-mão, becos etc... fora outras maluquices que o programador babou qdo da confecção do mapa.
 
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 07:07
Pato, continuo confuso...

Se só o Mapsource envia os mapas para o GPS, porque preciso do Track Maker?

Outra: estou com dificuldades para identificar os mapas corretos do Tracksource, pois as informações do FAQ deles não são muito claras, nem o layout do site me pareceu organizado. Há referências a mapas que não constam da lista de mapas disponíveis para downloads.

Quais mapas do Tracksource preciso para me virar? Lembre que moro no Estado de SP...
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 11:12
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:

Pato, continuo confuso...

Se só o Mapsource envia os mapas para o GPS, porque preciso do Track Maker?

 
Na realidade vc não precisa, mas o TrackMaker é um manipulador dos dados e muuuuuiiiiiitttoooo mais poderoso que o MapSource.
Com o Trackmaker vc pode fazer seus próprios mapas de fundo, ou seja, vc insere as suas trilhas como sendo fundo do GPS. Importação e exportação para AutoCad, Excel (montar planilhas), abre a maioria dos arquivos de mapas e trilhas dos outros softwares, edita sua triha, corta, emenda, dá cor, espessura etc. Aceita outros GPS que não sejam os Garmin (importa e exporta arquivos) e está apto à rastreamento de veículos e até navegação on-line através de um notebook e um celular. Além de tudo isso, é nacional e de graça.
Os gráficos de perfis são assim ó:
 
 
Na realidade vc não precisaria é do MapSource se o TrackMaker enviasse os mapas pro GPS.
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:

Outra: estou com dificuldades para identificar os mapas corretos do Tracksource, pois as informações do FAQ deles não são muito claras, nem o layout do site me pareceu organizado. Há referências a mapas que não constam da lista de mapas disponíveis para downloads.

Quais mapas do Tracksource preciso para me virar? Lembre que moro no Estado de SP...


 
Visite esta página http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php e baixe o arquivo TRC Brasil e instale (execute) no seu computador. Abra o Mapsource e  selecione a opção Ferramentas - Mapa. Escolha os estados que deseja inserir no seu GPS. Se sua unidade possuir memória suficiente para incluir o Brasil inteiro, show... se não escolha seu estado (SP) e os vizinhos ou que vc frequenta, por exemplo, PR, RJ,MG,MS etc. Vá em Transferência - Enviar para o dispositivo. Siga as instruções e após a conclusão, sua unidade já vai estar com os mapas atualizados, tanto rodoviário quanto municipal.
Se vc estiver usando o TrackMaker, vc deve baixar os arquivos TRR-GTM e TM-GTM (TrackSource Rodoviário Roteável - Gps TrackMaker e TrackSource Municipal - Gps TrackMaker) para visualizar estes mapas no TrackMaker. Se vc só estiver usando o MapSource, não precisa baixar mais nada além do TRC Brasil (TrackSource Rodoviário Completo).
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 11:33
Show de bola Pato!!!!!

Agora a coisa tá clareando mais. Já tinha baixado o TRU-SP do Tracksource e colocado todo o estado de SP no Garmin só de farra. Sobrou memória (tem um microSD de 1gb nele). A dificuldade maior era a de escolher qual o mapa adequado para minhas necessidades :), mas com suas dicas isso está superado.

Fiz o trajeto do trampo hoje de manhã, Itu-SP de carro, com o GPS ligado e acompanhando na tela a indicação das estradas, ruas e avenidas de SP etc. Tem os postos de gasolina, metro, ponto de ônibus e mais um monte de coisa, inclusive radares. Isso que é POI (point of interest, presumo eu)?

Só não consegui fazer ele me mostrar a rota de um caminho que escolhi. Fiz o seguinte: início no ponto registrado como home (obviamente, minha casa em Itu) e teclei o endereço do trampo em SP como ponto final. Resultado: ele traçou uma linha reta entre os dois pontos!!!!! Ah, se fosse assim eu trabalharia em SP há mais tempo...

Eu esperava a indicação do caminho, com o "vire aqui", "vire ali". Será que fiz algo errado?

Quanto ao TrackMaker, achei a idéia de colocar minhas trilhas em um mapa muito legal. Pode ser em qualquer mapa? Depois vou conseguir salvar em um formato que o Map Source reconheça e envie para o GPS? A propósito, que formato tem que ser esse?

Mais uma coisa: as trilhas que faço são lançadas pelo MapSource no Google Earth de um modo tosco, com vários quadradinhos ligados um ao outro, mas quase que sobrepostos. Fica muito grosseiro e atrapalha a visualização do resto. Não fica como eu vi em diversos sites internet afora (uma linha fina contínua, ou similar). Algo a ver com o modo de gravação? Tenho duas opções: smart mode (o que está em uso) e every second (não usei ainda). Alguma sugestão?

Ah, por fim: o xImage não reconheceu meu GPS. Vou tentar de novo amanhã à noite.

Ufa, mais um pouco e vamos pedir para você montar um tutorial avançado de GPS para o Pedal.com.br!!!!!
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 13:00
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


Fiz o trajeto do trampo hoje de manhã, Itu-SP de carro, com o GPS ligado e acompanhando na tela a indicação das estradas, ruas e avenidas de SP etc. Tem os postos de gasolina, metro, ponto de ônibus e mais um monte de coisa, inclusive radares. Isso que é POI (point of interest, presumo eu)?
 
Isso aí mesmo... Esses POI´s podem também serem acrescentados pelo TracMaker, qdo da confecção de seu mapa. Não sei se reparou, mas alguns desses POI´s contém, no caso de restaurantes por exemplo, até o tipo de comida e o telefone do local. Vc pode localizá-los também pelo comando "Find" ou escolhendo os itens "Restaurantes" no seu GPS.
 
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:


Só não consegui fazer ele me mostrar a rota de um caminho que escolhi. Fiz o seguinte: início no ponto registrado como home (obviamente, minha casa em Itu) e teclei o endereço do trampo em SP como ponto final. Resultado: ele traçou uma linha reta entre os dois pontos!!!!! Ah, se fosse assim eu trabalharia em SP há mais tempo...

Eu esperava a indicação do caminho, com o "vire aqui", "vire ali". Será que fiz algo errado?
Fez sim... o mapa que vc instalou no seu GPS não é o Roteável. Isso que vc fez é uma (mini)rota, ou seja, uma trilha de 2 pontos. Tente com o TRC.
 
Citar
Quanto ao TrackMaker, achei a idéia de colocar minhas trilhas em um mapa muito legal. Pode ser em qualquer mapa? Depois vou conseguir salvar em um formato que o Map Source reconheça e envie para o GPS? A propósito, que formato tem que ser esse?
O formato é .IMG, se não me engano. Para manipular os mapas vc deve ter o mapa fonte... isso tem espalhado na net. Mas para essa operação, vá devagar pq é bem mais trabalhoso que possa imaginar.
 
Citar
Mais uma coisa: as trilhas que faço são lançadas pelo MapSource no Google Earth de um modo tosco, com vários quadradinhos ligados um ao outro, mas quase que sobrepostos. Fica muito grosseiro e atrapalha a visualização do resto. Não fica como eu vi em diversos sites internet afora (uma linha fina contínua, ou similar).
 
É... como eu disse... o MapSource é uma M#&da. Essses quadradinhos que vc vê no GE são os "pings", ou seja são os pontos da marcação que o GPS faz, mas como o MapSource é burro, ele diz pro GE que são waypoints, aí fica essa zona aí.
O TrackMaker deixa as linhas contínuas... (Ele e outros softwares. Vou deixar claro que outros também fazem, senão daqui à pouco vão inventar que estou fazendo propaganda do TrackMaker).
 
Citar
Algo a ver com o modo de gravação? Tenho duas opções: smart mode (o que está em uso) e every second (não usei ainda). Alguma sugestão?
 
Não tem nada disso não... O Smart Mode marca um "ping" qdo há uma mudança de direção, o Every Second " a cada segundo. Eu deixo no Smart tbem.
 
Citar
Ah, por fim: o xImage não reconheceu meu GPS. Vou tentar de novo amanhã à noite.
 
Ué... deveria reconhecer. Verifique a USB e tente de novo, mas deveria reconhecer sim.
 
Citar
Ufa, mais um pouco e vamos pedir para você montar um tutorial avançado de GPS para o Pedal.com.br!!!!!
Fala baixo que já estou devendo alguns pro Pedro Cury LOL
 
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
Pedrão Gaúcho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrão Gaúcho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 21:53
Edinho, pra iniciante um bom livro é o "meu primeiro Gps"...talvez vc já tenha passado por esta fase. Boa sorte.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 07:54
Pedrão, eu já tinha ouvido falar desse livro. Será que vale a pena?
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 08:00
Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

Visite esta página http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php e baixe o arquivo TRC Brasil e instale (execute) no seu computador. Abra o Mapsource e  selecione a opção Ferramentas - Mapa. Escolha os estados que deseja inserir no seu GPS. Se sua unidade possuir memória suficiente para incluir o Brasil inteiro, show... se não escolha seu estado (SP) e os vizinhos ou que vc frequenta, por exemplo, PR, RJ,MG,MS etc. Vá em Transferência - Enviar para o dispositivo. Siga as instruções e após a conclusão, sua unidade já vai estar com os mapas atualizados, tanto rodoviário quanto municipal.
Se vc estiver usando o TrackMaker, vc deve baixar os arquivos TRR-GTM e TM-GTM (TrackSource Rodoviário Roteável - Gps TrackMaker e TrackSource Municipal - Gps TrackMaker) para visualizar estes mapas no TrackMaker. Se vc só estiver usando o MapSource, não precisa baixar mais nada além do TRC Brasil (TrackSource Rodoviário Completo).


Pato, eu já tinha baixado o TRC Brasil para Mapsource, mas não consigo rodar o .exe dele. Aparece uma tela pequena preta, igual à do antigo Ms-DOS, e mais nada. A tela fecha sozinha logo em seguida. A instalação desse mapa TRC é assim mesmo? Onde ele fica armazenado depois de instalado? Eu não consegui encontrar esse mapa no meu micro depois disso...
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 15:58
Edinho,

Vai em Arquivos de Programa (Program Files) e veja a pasta do Tracksource. Se instalou direito esta lá.




William
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 09:46
Opa, resolvido. O arquivo que baixei estava corrompido, então baixei de novo e já instalei, sem problemas.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2008 as 08:05
Originalmente postado por roddrigo roddrigo escreveu:

Tenho sim Edinho...sabe o que é...an...deixa eu ver como colocar isso da melhor maneira...ééé....sabe com é né.......eu tb não sei usar o GPS direito! HAHAHA!!!! Vai estudando dai que eu estudo daqui e qq dia trocamos figurinhas...he he he....depois vou dar uma estudada e vejo como te passar o arquivo!!! he he he


Roddrigo, qual programa você usa para descarregar seus treinos no micro? Por favor, me fala que posso dizer o arquivo você tem que me passar.
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2008 as 05:52
Pato ou alguém que possa me ajudar. Me ajudem Por Favor Cry

Depois de quase 3 meses usando o Garmin Legend e salvando todas as trilhas diferentes que fiz nesse período, nesse fim de semana de eleição chegou o momento de utilizar o GPS para refazer uma delas.

Me desculpe pela pergunta básica, já li todo o modesto manual do aparelho (bem pobre em termos de usabilidade), mas como faço para refazer o um dos tracks que salvei e nomeei usando o mapsource?  

Ontem fiz um teste. Saí de casa e fui ao trabalho. Marquei o waypoint inicial (casa) e quando cheguei no trabalho, antes de desligar o aparelho marquei o waypont final (escritório) e nomeei o track (trabalho). Minha intenção era refazer o trecho usando o GPS, simulando a situação real que passarei na trilha.

Hoje de manhã, abri a tela dos tracks, selecionei o track trabalho, selecionei Map (visualizar o track no mapa) e daí percebi que a seta estava em cima do waypoint inicial (óbvio).

Esse track está pontilhado em preto (configurei dessa forma). O problema é que se eu não soubesse o caminho, ou tivesse pego o track enviado por alguém, não conseguiria refazer o trajeto nem a pau. Não há instruções, ou indicação visual de onde virar e etc. Apenas aquela seta indicativa da direção e os waypoints - bandeirinha azul (casa - escritório) e um outro que o próprio GPS colocou entre os trajetos (Pq Burle Max).

O que estou fazendo de errado, deveria ter usado a função Track Back?

Quando fiz uma vez uma rota, ou seja queria, saindo de casa, ir a um endereço X, o GPS tranquilamente foi me guiando até ao local, mostrando em forma de texto as indicações de onde virar e etc.

Em uma trilha, como é que funciona essa função? Vai no feeling visual, seta indicativa de direção e localização dos waypoints? Minhas trilhas só coloquei os waypoints início e fim.

Estou usando os Mapas TRC  Brasil (região Sudeste)

Qualquer ajuda é bem vinda.   

Editado por the brave - 01 Out 2008 as 05:56
William
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2008 as 12:12
Originalmente postado por the brave the brave escreveu:

Pato ou alguém que possa me ajudar. Me ajudem Por Favor Cry

Depois de quase 3 meses usando o Garmin Legend e salvando todas as trilhas diferentes que fiz nesse período, nesse fim de semana de eleição chegou o momento de utilizar o GPS para refazer uma delas.

Me desculpe pela pergunta básica, já li todo o modesto manual do aparelho (bem pobre em termos de usabilidade), mas como faço para refazer o um dos tracks que salvei e nomeei usando o mapsource?  

Ontem fiz um teste. Saí de casa e fui ao trabalho. Marquei o waypoint inicial (casa) e quando cheguei no trabalho, antes de desligar o aparelho marquei o waypont final (escritório) e nomeei o track (trabalho). Minha intenção era refazer o trecho usando o GPS, simulando a situação real que passarei na trilha.

Hoje de manhã, abri a tela dos tracks, selecionei o track trabalho, selecionei Map (visualizar o track no mapa) e daí percebi que a seta estava em cima do waypoint inicial (óbvio).

Esse track está pontilhado em preto (configurei dessa forma). O problema é que se eu não soubesse o caminho, ou tivesse pego o track enviado por alguém, não conseguiria refazer o trajeto nem a pau. Não há instruções, ou indicação visual de onde virar e etc. Apenas aquela seta indicativa da direção e os waypoints - bandeirinha azul (casa - escritório) e um outro que o próprio GPS colocou entre os trajetos (Pq Burle Max).

O que estou fazendo de errado, deveria ter usado a função Track Back?
Quase tudo certo. Só faltou o Trackback mesmo.
Se vc clicasse em trackback, o GPS iria lhe questionar qual o ponto de destino. Vc deveria então achar o final da trilha (NÃO o waypoint "trabalho". São coisas diferentes. Explico mais adiante). Com o zoom in e zoom out, vc deve encontrar seu ponto final e clicar em "Enter". A unidade vai questioná-lo se deseja seguir o track (trilha) ou o mapa. Escolha a trilha e ele vai calcular o retorno. Agora seus passos serão exatamente os mesmo do percurso original. Se vc escolher o mapa, ele vai tentar lhe dar uma alternativa "roteável", ou seja, vai criar um novo trajeto, baseado nas informações dos mapas roteáveis instalados.
 
Obs. 1) Waypoints nunca fazem parte da trilha. O GPS trata isso diferente. São dois elementos independentes. É importante ter esse conceito bem claro, para evitarmos tentar chegar naquele ponto (waypoint) que está no final da trilha. O GPS vai te levar "ao" ponto e não através da trilha.
 
Obs. 2) Quando for acionar o trackback, faça qdo vc estiver em algum ponto da trilha (no início ou logo após). Se fizer muito fora, por exemplo, programar um trackback na sua casa de uma trilha que dista 5km, o aparelho pode dar alguns resultados que não correspondem ao melhor caminho, ou seja, ele não vai buscar o início da sua trilha e percorrer todo o caminho antes trilhado para atingir o final. Ele pode interpretar que é mais fácil  começar pelo meio do seu track. Fui claro ? Difícil explicar, mas se tiver dúvida, me avise.
 
Citar Quando fiz uma vez uma rota, ou seja queria, saindo de casa, ir a um endereço X, o GPS tranquilamente foi me guiando até ao local, mostrando em forma de texto as indicações de onde virar e etc.
No início vc tinha uma rota. Ao final vc tem essa mesma rota e mais uma trilha. Delete a rota (é muito pobre de informações) e salve a trilha. Clique em trackback e coloque como destino o seu ponto inicial da rota.
 
Obs. 3) Quando vc salva uma trilha no GPS, ele "reduz" a trilha (seja ela o tamanho que for) à 500 pontos, além de descartar o vetor velocidade, ou seja, vc perde alguns dados.
Pq 500 pontos ?
Se vc olhar seu manual, verá que seu GPS (e outros tbem) pode(m) lidar com até 20 trilhas gravadas. Então 20 x 500 pontos = 10.000 pontos, ou seja, isso é o número de pontos que são usados para marcar sua trilha. Se vc possui uma trilha gravada, vc terá disponível para trilha atual, 9.500 pontos. Se possui 16 trilhas, restará 2.000 pontos e assim por diante. Se vc tiver 20 trilhas gravadas, vc não pode mais marcar trilhas.Cry 
Pior ainda... a quantidade desses pontos não depende do cartão de memória. Esse número não muda. O cartão é para mapas, não para pontos ou trilhas. Outro conceito que devemos ter em mente.
Como então manter a trilha "pura" ou original ?
Isso se chama Tracklog, ou trilha ativa. Qdo terminar de marcá-la, descarregue no cpu sem gravar no GPS. Pode ver que ela vai mandar mais de 500 pontos pro CPU(dependendo do percurso, óbvio). Assim, vc armazena a trilha com todos os dados, tais como velocidade, datas, etc. Qdo for refazê-la, escolha a opção "Enviar para o GPS como Tracklog" que ela vai te mandar a trilha "pura".
 
Sucesso aí. Quaquer coisa, pode postar aí...


Editado por Pato - 01 Out 2008 as 17:39
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2008 as 13:20
Depois de quase meia hora digitando uma resposta para você eu recebi um erro, mas blz, já tinha tudo digitado no notepa do windows rs rs rs.

Poxa Pato,

Não sei nem como lhe agradecer pelo tempo que você dispendeu escrevendo essa excelente resposta / aula.

Citar Se vc clicasse em trackback, o GPS iria lhe questionar qual o ponto de destino. Vc deveria então achar o final da trilha (NÃO o waypoint "trabalho". São coisas diferentes. Explico mais adiante).

Aqui no caso acho que você quis dizer waypoint "escritório" uma vez que trabalho foi o nome que dei ao track. Engraçado, agora imagine uma trilha onde o ponto de início é igual ao ponto de destino?!?!? É só clicar no ponto onde você está antes de iniciar a trilha quando a unidade questionar-lhe sobre o destino?

Citar Com o zoom in e zoom out, vc deve encontrar seu ponto final e clicar em "Enter". A unidade vai questioná-lo se deseja seguir o track (trilha) ou o mapa. Escolha a trilha e ele vai calcular o retorno. Agora seus passos serão exatamente os mesmo do percurso original.

É isso mesmo que eu quero.


Citar Se vc escolher o mapa, ele vai tentar lhe dar uma alternativa "roteável", ou seja, vai criar um novo trajeto, baseado nas informações dos mapas roteáveis instalados.

Acredito que 99,9% das trilhas são não roteáveis ...

Citar
Obs. 1) Waypoints nunca fazem parte da trilha. O GPS trata isso diferente. São dois elementos independentes. É importante ter esse conceito bem claro, para evitar-mos tentar chegar naquele ponto que está no final da trilha. O GPS vai te levar "ao" ponto e não através da trilha.

Agora entendi porque clicar no final da trilha e não no waypoint. Se eu clicar no waypoint o GPS irá me levar a ele por possíveis rotas existentes que não necessariamente será aquela que tenho no meu track. Entendi corretamente?

Citar Obs. 2) Quando for acionar o trackback, faça qdo vc estiver em algum ponto da trilha (no início ou logo após). Se fizer muito fora, por exemplo, programar um trackback na sua casa de uma trilha que dista 5km, o aparelho pode dar alguns resultados que não correspondem ao melhor caminho, ou seja, ele não vai buscar o início da sua trilha e percorrer todo o caminho antes trilhado para atingir o final. Ele pode interpretar que é mais fácil  começar pelo meio do seu track. Fui claro ? Difícil explicar, mas se tiver dúvida, me avise.

Acho que entendi. Esse conceito é complementar ao da Obs1 pelo que percebi.

A propósito, você fez algum curso, ou aprendeu tudo isso na prática e através de tutoriais na internet (estes tutoriais são pouquíssimos, quase inexistentes)?

O problema do GPS que causa dúvida nas pessoas é a questão conceitual, os cursos que pude ver por aí são mais focados no trackmaker (talvez o de GPS da Maré GPS seja o que estaria buscando), que é um software como outro qualquer, que fuçando você aprende, mas conceito de GPS é outra coisa. Tudo o que você colocou nessa resposta é de cunho conceitual, puramente.


Foi de muita, mas muita valia. Você nem imagina. Clap


Novamente. Valeu pelas dicas.


William
Voltar ao Topo
Pato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2005
Londrina - Para
Offline
Mensagens:1395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2008 as 14:25
Originalmente postado por the brave the brave escreveu:


Engraçado, agora imagine uma trilha onde o ponto de início é igual ao ponto de destino?!?!? É só clicar no ponto onde você está antes de iniciar a trilha quando a unidade questionar-lhe sobre o destino?
Excelente questão...
Sempre que vc for editar uma trilha, nunca una o início com o final, ou seja, não a deixe cíclica. Qdo vc for fazê-la novamente, dê o trackback e indique o seu objetivo como sendo um pouco antes do final da trilha. Ele vai te perguntar se quer seguir o track ou mapa, escolha o track e tchan !!! ele vai te dizer que vc está a pouco metros do seu objetivo. Sua bússola vai apontar para trás... a distância até o final da trilha vai aumentar ao invés de diminuir, enfim... vai zoar tudo, até que o brinquedinho vai se cansar de indicar que volte e vai aceitar sua determinação de dar "A volta". Normalmente isso não demora muito. Se ocorrer de ele demorar para "se ligar" que vc está dando a volta, ande um pouco mais e novamente dê o trackback.
 
Citar Agora entendi porque clicar no final da trilha e não no waypoint. Se eu clicar no waypoint o GPS irá me levar a ele por possíveis rotas existentes que não necessariamente será aquela que tenho no meu track. Entendi corretamente?
 
Isso mesmo... se for num local onde não há mapas, no caso de locais afastados da civilização, o GPS vai te dar uma reta ligando o seu ponto ao ponto que escolheu.
 
Citar A propósito, você fez algum curso, ou aprendeu tudo isso na prática e através de tutoriais na internet (estes tutoriais são pouquíssimos, quase inexistentes)?

O problema do GPS que causa dúvida nas pessoas é a questão conceitual, os cursos que pude ver por aí são mais focados no trackmaker (talvez o de GPS da Maré GPS seja o que estaria buscando), que é um software como outro qualquer, que fuçando você aprende, mas conceito de GPS é outra coisa. Tudo o que você colocou nessa resposta é de cunho conceitual, puramente.
 
Fiz nenhum curso não... aprendi tomando porrada também, numa época que pouca gente usava GPS. Por isso eu curto distribuir esse tipo de informação. Eu quero é mais que todo mundo aprenda a usar e consequentemente, distribuir e compartilhar trilhas. Hoje em dia, existem pessoas que, pasmem, comercializam tracklog´s. Isso é realmente um absurdo!! Agora, só para pensarmos um pouquinho... imaginem o banco de dados que um Google Earth, um GPS Visualizer (http://www.gpsvisualizer.com/), um Bikely (http://www.bikely.com/) possuem ? Imaginem isso tudo compartilhado ? Utópico não ? Acho que não... tá aí o Pedro Cury que fez a sua parte.
 
Só para complementar... aquele livro que foi citado no post do Pedrão Gaúcho, o "Meu Primeiro GPS" vale a pena sim (por sinal, não faço idéia prá quem emprestei o meu Angry). Para os que estão iniciando, é perfeito. Detalhe: ele é totalmente baseado no 60CS, mas serve para qualquer Garmin.
 
 
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2008 as 18:34
Valeu Pato.

Vou fazer alguns testes baseado na aula de hoje e depois posto minhas experiências/dúvidas.

Já falaram aí em cima. Com a quantidade de horas de digitação e conteúdo técnico qua esse post e o outro do forum antigo que vc gerou, já daria um excelente tutorial que nem no dito portal GPS tem.

Obrigado por dividir conosco o conhecimento e concordo contigo, depois que eu estiver dominando essa bagaça, irei pulverizar o conhecimento também.

Abcs.

William
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2008 as 15:04
Se tem gente que comercializa tracklogs, tem quem não comercialize:

http://www.tacio.com.br/tacio/arquivos/gps.shtml

Tá certo que ele é montanhista e não ciclista, mas quem quiser, tá aí.
Voltar ao Topo
claudio_gui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2006
niteroi - rj
Offline
Mensagens:789
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio_gui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2008 as 15:52
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Se tem gente que comercializa tracklogs, tem quem não comercialize:

http://www.tacio.com.br/tacio/arquivos/gps.shtml

Tá certo que ele é montanhista e não ciclista, mas quem quiser, tá aí.


Muito bom, já peguei uns pra mim, domingão taí, e vamo lá !
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 4>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X