Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com cubo Shimano
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com cubo Shimano

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Filipe Brocardo Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Fev 2017
Porto Alegre
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe Brocardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com cubo Shimano
    Postado: 13 Out 2017 as 22:00
Olá

Seguinte, tenho uma orbea mx40 aro 29 com cubos rm33 da Shimano, essa semana percebi uma folga no cubo da roda traseira, hoje abri o cubo para fazer a manutenção e acontece que a bacia do lado do que vai o disco de freio está enferrujada e a peça de plástico (que eu acredito que seja o guarda pó ou guarda chuva) está quebrada, limpei, troquei a graxa e montei o cubo assim mesmo, ele ficou roncando bastante mas a folga sumiu.

O que faço, uso assim até que se acabe e eu precise trocar, ou tento achar essa peça de plástico para reposição?

Informação importante, estou trocando a relação da bike, atualmente ela está 3x8 Acera, vou deixar 1x10 Deore, só estou esperando chegar o câmbio para realizar a troca. Valeria a pena já trocar também os cubos e colocar Deore? MInha suspenção é uma Suntour xct 100mm.

Obrigado
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2017 as 14:51
Ler esse tipo de mensagem só me dá desânimo em ter coisas novas.
Fico cada vez mais com a impressão que coisa nova é feita para quebrar, mesmo as mais caras.

Quanto tempo tem sua bicicleta? Acredito que tenha uns 3 anos ou menos.
É engraçado ouvir esse tipo de problema, ainda mais que o grupo dela não é o mais básico.

Eu mexo muito com bicicletas antigas e elas não tem esse tipo de problema. Comprei uma carcaça de Caloi Mountain Bike de 15 marchas que estava jogada no tempo num fundo de quintal e os cubos das rodas estão zerados.

Bom, indo de encontro à sua questão. Tem que desmontar o cubo e dar uma boa olhada.
Roncar costuma ser irregularidades nas pistas, que podem produzir "costelas de vaca" (ondulações) na panela ou no cônico, ou as esferas de aço começaram a escamar ou craterizar, ou mesmo ovalizar.

Se você observar algum destes danos, deve trocar o componente. Andar com ele em péssimo estado é incentivar o desgaste dos demais componentes ligados a ele.







A craterização e a escamação são características de peças de aço carbono cementado e temperado. São peças que tem apenas uma "casquinha" dura e um núcleo macio. Esse tipo de peça é barata, mas com o tempo essa superfície endurecida sofre fadiga e começa a descamar, criando as crateras e escamas.

O jeito de diminuir esse problema é evitar usar esferas de aço carbono  e usar esferas de aço liga ou aço inox próprias para uso em rolamentos. Além de ser um material melhor, o tratamento térmico é melhor e a precisão geométrica também é maior. Aço inox também possui um deslizamento mais suave que outros aços.
Essas esferas são vendidas geralmente em sacos com 100 ou 500 unidades e não tem preço proibitivo.




Voltar ao Topo
Filipe Brocardo Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Fev 2017
Porto Alegre
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe Brocardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2017 as 19:17
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Ler esse tipo de mensagem só me dá desânimo em ter coisas novas.
Fico cada vez mais com a impressão que coisa nova é feita para quebrar, mesmo as mais caras.

Quanto tempo tem sua bicicleta? Acredito que tenha uns 3 anos ou menos.
É engraçado ouvir esse tipo de problema, ainda mais que o grupo dela não é o mais básico.

Eu mexo muito com bicicletas antigas e elas não tem esse tipo de problema. Comprei uma carcaça de Caloi Mountain Bike de 15 marchas que estava jogada no tempo num fundo de quintal e os cubos das rodas estão zerados.

Bom, indo de encontro à sua questão. Tem que desmontar o cubo e dar uma boa olhada.
Roncar costuma ser irregularidades nas pistas, que podem produzir "costelas de vaca" (ondulações) na panela ou no cônico, ou as esferas de aço começaram a escamar ou craterizar, ou mesmo ovalizar.

Se você observar algum destes danos, deve trocar o componente. Andar com ele em péssimo estado é incentivar o desgaste dos demais componentes ligados a ele.







A craterização e a escamação são características de peças de aço carbono cementado e temperado. São peças que tem apenas uma "casquinha" dura e um núcleo macio. Esse tipo de peça é barata, mas com o tempo essa superfície endurecida sofre fadiga e começa a descamar, criando as crateras e escamas.

O jeito de diminuir esse problema é evitar usar esferas de aço carbono  e usar esferas de aço liga ou aço inox próprias para uso em rolamentos. Além de ser um material melhor, o tratamento térmico é melhor e a precisão geométrica também é maior. Aço inox também possui um deslizamento mais suave que outros aços.
Essas esferas são vendidas geralmente em sacos com 100 ou 500 unidades e não tem preço proibitivo.




Sim, minha bike é modelo 2015, menos de 3 anos que tenho ela...

As esferas ainda estão em bom estado, sem sinal de descascamento ou qualquer coisa, tirando a bacia do lado esquerdo que está um pouco enferrujada(estranho porque ainda tinha bastante graxa dentro do cubo, ela só estava bem suja, mas acho que isso não seria motivo para enferrujar) o cubo está em bom estado. Amanhã vou fazer o primeiro pedal pós manutenção, dependendo de como se comportar vou ter que trocar pelo menos o cubo traseiro.
Voltar ao Topo
lipenur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lipenur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2017 as 22:35
meu cubo traseiro é acera k7 e o dianteiro alivio (comprados em meados dos anos 90), já rodaram cerca de 60mil Km ou mais (circuito 100% urbano/estrada)... a bike estava parada a 10 anos... e lembro quando encostei ela, que os cubos já estavam rodando "quadrado", a troca do cubo traseiro iria acarretar uma série de outros gastos (cubo k7 para 8v + k7 + trocadores...).

Ontem resolvi abrir eles para ver qual era... a pista das esferas do cubo estavam aparentemente perfeitas, mas algumas esferas estavam escamadas, a "pista" que vai no eixo (não sei o nome desta peça cônica), estava como a da foto.  Comprei um eixo novo (para retirada destas peças cônicas), e algumas esferas de caixaria (mesmo tamanho, porém não sei se são adequadas), cubo montado e lubrificado... aparentemente deu uma sobrevida ao cubo...

Estava quase comprando um par de cubos acera ou alivio (uma vez que não tenho do que reclamar deles, imaginava que a vida útil não passaria de 20mil Km), agora vendo alguns comentários sobre produtos novos, seria aconselhável esses shimanos?
Eu não preciso de ciclovia, e sim respeito !!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2017 as 10:42
Esses cubos de entrada da shimano sofrem mesmo desse problema, eu tive um rm70 que deve ter rodado uns 30 mil kms e já esta com sinais que a pista tá gasta, ele já não roda tão redondo como antes. Mas como são cubos de entrada, acredito que a ideia da shimano é realmente fazer algo mais simples, pro usuário acabar trocando por outro melhor com o tempo.

No seu caso é preciso ver se vc consegue encontrar as peças de reposição pra esse cubo, acredito que não seja tão fácil. Comprar um deore seria uma ótima alternativa, uma vez que ele possui uma vedação melhor que o rm33, a durabilidade deve ser maior também.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X