Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Ajuda] Campinas - Ubatuba - Rodovia Oswaldo Cruz.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Ajuda] Campinas - Ubatuba - Rodovia Oswaldo Cruz.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Vanderlei.Keller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Campinas
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vanderlei.Keller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Ajuda] Campinas - Ubatuba - Rodovia Oswaldo Cruz.
    Postado: 04 Nov 2010 as 15:23
Gostaria de ajuda e opinioes sobre algumas dúvidas que tenho nesse trajeto, que pretendo fazer nesse mês de novembro, saíndo de Campinas até Igaratá no 1º dia (120 Km), Igaratá - Taubaté (80 ou 90Km)no 2º dia, e daí pra frente as pernas vão decidir. Se estiver muito quebrado, vou somente até São Luis do Paraitinga no 3º dia, se tiver com pernas boas, sigo direto até Ubatuba.
 
Até Taubaté eu já fui em duas oportunidades, uma pela Dutra e outra pela Carvalho Pinto. Uma muito perigosa e mais curta/plana e outra com mais segurança, porém mais subidas, pouco suporte e mais longa.
 
Alguma sugestão de pousadas em Taubaté e São Luis do Paraitinga?
 
A maior dúvida é no trecho Taubaté - Ubatuba, por onde nunca passei nem de carro...  Quais as condições desta estrada? Tem acostamento? É possível transitar nela com pneu liso mtb 26x1.5? Uma coisa que sei sobre a estrada é que se sobe até perto do céu pra depois despencar serra abaixo.... Talvez tenha que vencer esse trecho em dois dias, visto que meu preparo está de médio para fraco.... 
 
Outra coisa, que já pesquisei e ainda não tomei uma decisão é sobre utilizar selante nos pneus (nas camaras), visto que na última vez que fiz uma viajem, tive muitos problemas com furos nos pneus nessas estradas. Alguém já usou esse artifício? Funcionou?
 
Desde já agradeço a colaboração...
 
 
 
 
 
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2010 as 16:11
Eu ja morei em Taubaté e ia sempre de carro para Ubatuba, em dormir em S. Luis nao é má ideia e la seria bom vc perguntar sobre as condiçoes da serra para Ubatuba, ja q é um trecho da estrada ultra perigoso, sem acostamento, com curvas de 180° e sujeito a neblina muito densa...por 2 x durante eu parei o carro a poucos centimetros do paredao pq nao enxergava nada. 
Voltar ao Topo
Lyrajl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2010
Rio Preto-SP
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lyrajl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2010 as 16:47
O "clavc" tem razão, conheço esse trecho de Taubaté-Ubatuba de carro e acredito ser muito perigoso pra pedal: movimento intenso, neblina e chuva imprevisíveis, acostamento que vira 3ª faixa e muito motorista "sem noção" ... mas como já vi por aqui gente que andou pela "Rodovia da Banana", então ... o perigo é algo relativo ... Wacko

Um abraço,
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2010 as 16:52
em boas condições metereologicas o visual é show, mas o risco é grande então não recomendo
Voltar ao Topo
alex_kayhara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2010
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alex_kayhara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 11:04
Olá Vanderlei, sou novo aqui no forum mas estava lendo os tópicos e resolvi colaborar pois moro em Taubaté e estou planejando fazer Taubaté - Ilhabela, ou seja, parte do meu trecho será o seu.

Como estou começando a pedalar agora, estou planejando Taubaté - São Luiz, depois São Luiz - Ubatuba e depois Ubatuba - Ilhabela.

Sobre a estrada ela está ótima agora, mas como os nossos amigos relataram realmente é um trecho com alto indice de neblina e o trecho de serra é quase certo uma chuvinha pra ajudar. Mas a estrada em si tá muito boa, por esse trecho que tem bastante neblina, estou pensando em reforçar a luz traseira da bike (hoje tenho um Q-Lite de 1 Led apenas), no resto o visual é show.

Estou em fase de planejamento, levantando o que levar o que trocar na bike e as pousadas que vou ficar.

Se ainda estiver planejando a viagem podemos trocar info sobre as pousadas.

Espero ter ajudado,

Voltar ao Topo
Rodney Malho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Fev 2006
Jundiai - SP
Offline
Mensagens:1227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodney Malho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 13:36
A descida tanto pela Oswaldo Cruz quanto pela Tamoios são um risco muito grande, ainda mais em finais de semana. Já vi vários passeios nas duas rodovias, mas com uma quantidade maior de pessoas a atenção do motorista é maior também. Agora sozinho o risco é muito grande.
 
Como sugestão para um belo passeio: Campinas - Igaratá ou esticando um pouco mais até Jacarei, e no segundo dia de Jacareí a Caragua pela estrada de manutenção da Petrobras.
O acesso a estrada de  manutenção da petrobras é no municipio de Salesopolis e voce chega a divisa entre São Sebastião e Caragua.
Dificilmente voce terá problemas com veículos (a não ser no pequeno trecho asfaltado no inicio da estrada).
O passeio é maravilhoso, porém com as suas dificuldades, pois como uma vez o Hommer falou: Salesopolis está abaixo do nível do mar, pois para começar a descer, voce sobe muito.
Mas isto ocorre com qualquer uma das opções de descida ao litoral paulista.
 
Agora se a opção é realmente a Oswaldo Cruz, dependendo de onde voce irá a Ubatuba, voce consegue realizar em dois dias o passeio, não sendo necessário a parada em SL Paraitinga.
O que ocorre, é que a descida é muito ingreme, com curvas em formato de cotovelo e o asfalto em condições ruins.
Portanto, regule bem os seus freios e leve pastilhas de freio reserva. Não abuse das descidas, pois qualquer tombo na rodovia pode ser fatal (morro abaixo).
 
Com relação a selante, eu já usei muito e em alguns casos eles funcionam, mas em muitos casos (pregos grandes, pedaços de metal, etc....) ele não serve.
Vale mais a pena levar camaras de reserva, além de um bom conjunto de reparo.
 
Voltar ao Topo
alex_kayhara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2010
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alex_kayhara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 14:16
Quanto aos finais de semana, o Rodney tem razão....pois os motoristas são totalmente imprudentes pois tem poucos radares..(2 pontos manjados e olha lá....) eu particularmente farei o passeio na segunda ou terça, portanto o movimento é mais tranquilo.
Sobre a estrada, direto eu a uso pra ir para Ubatuba, pois como moro em Taubaté é mais perto, a estrada depois da última recapagem ficou ótima, duplicaram vários trechos e tá bem sinalizada....

Pretendo parar em São Luiz pois estou começando agora, e pelo fato que o trecho antes da serra ter bastantes subidas, mas um amigo fez o caminho direto ( 98 Km de Taubaté ).

Até mais....
Voltar ao Topo
Vanderlei.Keller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Campinas
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vanderlei.Keller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 15:43

Rodney, a estrada de manutenção é uma boa pedida, mas pra mim ainda não dá... principalmente pela dificuldade de um possível resgate. Vou optar pela Oswaldo Cruz mesmo... Vou passar nela em dia de semana...

Quanto a Jacareí, queria esticar até lá e no 2º dia ir até SL Paraitinga, mas estou com dificuldades em achar pousada perto da Dutra... 
 
A bike foi pra revisão hoje, vou de pneu liso mesmo, 1,5" e desisti do selante, mas vou colocar uma fita anti-furo... Com verteza vou levar dois pares de sapatas de freio reserva.... caso chover, a sapata pode "evaporar" e eu ficar na mão...
 
Valeu pelas dicas...
Voltar ao Topo
Pedro Ruck Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Mai 2009
Cotia
Offline
Mensagens:282
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Ruck Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 15:51
No forum de speed tem um tópico sobre a serra, tem até uns vídeos. Da pra ter uma idéia de como é a estrada já que vc não conhece.
 
 
Abraço
Voltar ao Topo
Vanderlei.Keller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Campinas
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vanderlei.Keller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 15:59

Alex, estou em fase final de planejamento, e já estou revisando a bike... pretendo ir semana que vem. Se eu conseguir esticar de Igaratá até SL do Paraitinga, ( + ou - 125 Km), acho que fica melhor pra terminar o último trecho... Caso eu não consiga, vou ficar em Taubaté e ver no que dá no último dia. Quanto às pousadas, estou pegando uns preços aqui, se vc quiser, quando eu retornar eu te passo como foi. Se você tiver alguma recomendação de pousada, me passa ae...

Sua informação sobre a rodovia me tranquilizou... acho que o trecho de serra é que vai pegar.... mas nem que seja empurrando a bike, chego lá!
Valeu e até mais!
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 16:26
Vanderlei, tem esse video em no outro topico q foi passado aq em cima...

tem o trecho inteiro da serra (feito por um maluco suicida) da pra ter ideia do traçado
http://www.youtube.com/watch?v=Rl1SZhUXvZ8
Voltar ao Topo
Vanderlei.Keller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Campinas
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vanderlei.Keller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 16:41
Pedro, valeu pelo link... só que o frio na barriga começou desde já!!!  o negócio é Punk mesmo...  acho que vai ter gente que vai descer empurrando (ou melhor, segurando) a bike...  vamos ver no que dá!!!
Voltar ao Topo
alex_kayhara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2010
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alex_kayhara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 16:41
Sobre o video... é que o ciclista deve ter ido no final de semana (pelo excesso de carros), fica perigoso andar na velocidade entre os carros, mas a estrada está bem melhor que no video...
Sobre a pousada, por morar em Taubaté não conheço muitas, mas posso ver...já em São Luiz um colega meu (que mora lá) está vendo pra mim....

Mas se puder depois postar como foi as estadias beleza... vou mais para o final do mês...

Boa sorte!
Voltar ao Topo
Vanderlei.Keller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Campinas
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vanderlei.Keller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2010 as 16:46
Clavc, ví o vídeo inteiro... o cara é f... ou louco!!  mas foi excelente pra ter uma idéia do que me espera...  Tomara que não pegue esse transito.... dia de semana deve ser mais sussa...
 
Valeu!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X