Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda caloi 10 2018
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda caloi 10 2018

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ThalesMonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2022
Recife -PE
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThalesMonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda caloi 10 2018
    Postado: 20 Jul 2022 as 19:21
Pessoal, preciso de ajuda na minha Caloi 10.

A relação é original, tourney 50-36 / 14-28 e uso para ir ao trabalho e voltar 6 dias na semana + passeio na folga (150km na média semanal).

Ocorre que essa relação ta ficando curta pra mim, sem contar que to achando muito caro e o pedivela tourney não possui troca de coroas, portanto eu pensei em pegar um pedivela claris integrado que eu vi que tem coroas de reposição na faixa de 200 reais e tentar por um k7 de 8v ao invés da roda livre (esse quadro aceita 8v?).

A pergunta é, dá pra fazer tudo isso? (compensa?) meu custo cai usando um claris ou as coroas de alumínio que ele possui a durabilidade muito baixa em relação ao tourney de aço?
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:463
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2022 as 20:29
Com essas trocas vai ter trocas adicionais, de acordo com o site da Caloi sua bike tem 7v então na troca para 8v vai ter que trocar o passador e a roda livre/cassete, na troca de roda livre pra cassete tem que trocar o cubo para um com freehub, na troca do pedivela tem que ver se o movimento central é compatível. 

Então é capaz de ficar um tanto caro essa brincadeira, eu trocaria só o pedivela, que seria o "upgrade barato" e se precisar de mais já cogitaria trocar de bike.
Voltar ao Topo
MarcosTri Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Out 2017
Salvador
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MarcosTri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2022 as 16:15
Se eu fosse você colocaria apenas um cassete de 7 velocidades 11-28.
Para realizar a troca que vc está pensando terá que trocar sti, pedivela, cassete, corrente, câmbio traseiro. O custo sairá alto, compensaria trocar a sua bike por uma seminova.

Se você querer fazer um upgrade (de baixo custo) de verdade compraria um grupo Sensah(separado) no Aliexpress. E trocaria as rodas também (a traseira tem que trocar).
Voltar ao Topo
Solito Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Offline
Mensagens:449
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2022 as 22:45
Eu pensaria numa cassete 11-28 por três razoes:
1 a manutenção da Caloi 10 é muito mais simples e barata...
2 a Caloi 10 é menos visada pela bandidagem que uma Caloi Strada, já que vai trabalhar todo dia com ela...
3 o Offset dos pedivelas pode ser diferente, daí complica tudo, sem esquecer que o movimento central do Claris é diferente, mais um gasto...
Bons Treinos a Todos !!!
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2022 as 09:13
Como já falaram, você vai precisar trocar muito mais coisas, mas um pedivela e coroa se usado mantendo a limpeza e lubrificação deve durar muitos km, geralmente acaba trocando 2, 3 ou até mais correntes antes de gastar uma coroa.
Se optar por trocar o grupo por um Claris ou Sentech do Ali com certeza ficara com uma bike muito melhor do que a que tem hoje, mas com o valor que pagara pode ser mais viável vender ela e pegar uma melhor.

Para fazer este upgrade na Caloi 10 vai precisar trocar pedivela, cassete, corrente, câmbio traseiro, trocadores (STI) e cubos ou rodas pois as da Caloi vem com cubo de catraca e o Claris usa cubos cassete e são muito melhores

Também pode apenas colocar um outro pedivela mais barato, no Mercado Livre acha pedivela ponta quadrada (que vai servir no movimento central da sua bike) por menos de 200 reais e futuramente pode optar por trocar o grupo inteiro como foi falado ou até trocar a bike
Voltar ao Topo
ThalesMonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2022
Recife -PE
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThalesMonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2022 as 02:56
Realmente dessa forma ficaria muito caro mesmo, eu queria muito fugir do tourney porque tá um valor absurdo em comparação ao mesmo de MTB que tá na faixa de 200 e o de estrada tá 500> mas pelo que vi não vou ter escolha, optarei por trocar apenas o cubo e colocar um cassete de 7v como os colegas citaram no tópico.

eu tava pensando aqui e não tenho necessidade de coroa maior, no meu giro habitual o 50/14 já quase supre minha necessidade (nessa redução vou a 39-43km/h sem aumentar muito o giro. acredito que diminuindo a dentição em 3 dentes já vai ser suficiente pra deixar o giro mais confortável. Obrigado pelas suas dicas e bom pedal!
Voltar ao Topo
ThalesMonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2022
Recife -PE
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThalesMonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2022 as 03:34
Originalmente postado por MarcosTri MarcosTri escreveu:

Se eu fosse você colocaria apenas um cassete de 7 velocidades 11-28.
Para realizar a troca que vc está pensando terá que trocar sti, pedivela, cassete, corrente, câmbio traseiro. O custo sairá alto, compensaria trocar a sua bike por uma seminova.

Se você querer fazer um upgrade (de baixo custo) de verdade compraria um grupo Sensah(separado) no Aliexpress. E trocaria as rodas também (a traseira tem que trocar).


Realmente dessa forma fica bem mais barato e eu ainda consigo alongar um pouco a relação que é um dos meus objetivos (o outro seria fugir do caríssimo tourney road). tenho uma dúvida também, o claris por ter coroas em alumínio, tem durabilidade consideravelmente menor que as de aço do tourney? ou a tecnologia hoje contorna isso?

Mais uma questão também, quais seriam os cubos cassete disponíveis no mercado com rolamentos rígidos de esfera? tenho essa preferência pois não notei diferença de durabilidade em relação ao sistema com cônicos como afirma a shimano, tendo uma manutenção mais simples e barata.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X