Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda Bikefit - Oggi Veloce Disk 2019
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda Bikefit - Oggi Veloce Disk 2019

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda Bikefit - Oggi Veloce Disk 2019
    Postado: 01 Jul 2020 as 09:34
Boa tarde!

Venho acompanhado o fórum e, depois de muito ler, queria uma bike estilo "gravel" mais voltada para uso urbano (e sua buracada pelo caminho) com possibilidade de fazer trilhas leves de vez em quando.

Optei por adquirir uma Oggi Veloce Disk 2019 tamanho 54 (foi o que pareceu mais indicado para o meu bikefit:

http://www.pedalredondo.com.br/pedalar/bikefit/calcular
Altura: 178 cm
Cavalo: 80 cm
Antebraço até a ponta do dedo: 46
Flexibilidade: 4

Como essa é a primeira vez que faço um bikefit e compro um bicicleta do meu tamanho, achei MUITO ESTRANHO a posição.

1) Eu mal consigo colocar a pontinha do pé do chão, o que me dá muita insegurança, ainda mais em uso urbano qndo precisa-se parar a todo momento

2) o banco está ficando muito baixo em relação ao tubo do selin, menos de 15cm... Isso está certo? A minha tendência natural seria abaixar ainda mais, para me dar mais conforto e segurança. Visualmente fica bem estranho, até. COmo na imagem do bikefit, o banco não fica "altão", fica quase colado no quadro.

3) Como o banco fica quase colado no quadro, vocês já imaginam como eu fico em relação ao guidão, né? Parece que o guidão está no mesmo nível que o meu selin (por mais que o selin esteja um pouco acima). Eu achei a altura recomendada de 6,4cm MUITO pouca, isso na prática são poucos dedos (3 dedos e olhe lá) e parece que estão no mesmo nível.

Alguém pode me ajudar a me entender nesse quadro?



Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 09:43
Acabei me esquecendo de colocar a imagem do quadro, retirado do site da Oggi

https://oggibikes.com.br/bike/velloce-disc/

Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 09:56
Aproveitei para usar meus dons de paint e criar uma imagem de como a bicicleta está parecendo visualmente... Para ajudar a ilustrar minhas dores haha

Voltar ao Topo
xfcdax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2016
Sorocaba,SP
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xfcdax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 10:36
Tenho 1,78 e uso quadro 54 na minha speed. A altura do selim fica em 72 cm - a partir do centro do pé de vela.

Se vc tem a intenção de por o péa partir do selim, entendo que é esperado que vc não consiga.   Vc precisa jogar o corpo para frente (tudo) quando quiser fazer isso. 

Espero ter ajudado !

Abs
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 10:40
Originalmente postado por gerthalf gerthalf escreveu:

Aproveitei para usar meus dons de paint e criar uma imagem de como a bicicleta está parecendo visualmente... Para ajudar a ilustrar minhas dores haha



A altura do guidão parece incorreta mas não está. Depende do biótipo. 1.80m com 80cm de cavalo faz crer que você tenha o corpo alongado embromação às pernas. 6,4cm é adequado.

Faça um bikefit.mais completo, como o do competitivecyclist.com e poste o resultado para que possamos auxiliá-lo.

Eu utilizo 6cm de desnivel e selim com altura de 68cm, mas tenho 1,67m e 77cm de cavalo.

Faz o fit mais completo que indiquei. Estes nacionais são muito desatualizados e pouco precisos.

Acho que o.quadro esta demasiadamente grande. Os quadros da Oggi tem reach muito longo. E o Toptube é 57cm (acho grand e para sua altura e recomendaria 55cm de toptube - quadro 50 da Oggi seria minha recomendação por ter toptube (550mm) mais adequado para sua altura e por poder recuar o selim sem necessidade de utilizar mesa extremamente curta para ajustar o alcance). Talvez o selim pareça enterrado no quadro por este motivo e o alcance final seja prejudicado.

Editado por dimas2dimas - 01 Jul 2020 as 10:53
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 12:56
Para colocar o pé no chão é preciso estar fora do selin, é isso?

Naturalmente - enquanto eu testava dentro da minha garagem haha - sempre que eu freiava, acabava saindo do selin e ficando "em pé" em relação ao solo, aí conseguia colocar o pé no chão.

Para quem está acostumado apenas a MTB e híbridas, essa situação parece bem pouco confortável... Pois eu precisaria "voltar" para o selin e dar um impulso inicial bem controlado para ficar em velocidade baixa (pensando em uso urbano onde eu freeie pois alguém atravessou a rua na minha frente e não posso sair acelerando igual maluco pois pode aparecer mais gente atravessando na minha frente) ao mesmo tempo que não posso colocar o pé no chão... É assim o correto?

Normalmente eu ia andando devagar, colocando o pé no chão toda hora na híbrida para parar.
Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 13:02
Fala, amigo!

Realmente, parece mt estranha pois sempre que eu vejo alguma speed na rua ou fotos aqui no fórum, a gente sempre tem imagens como essa>



Dá para notar que o banco tem uma boa altura em relação ao guidão, no mínimo uns 15cm...

Fiz esse bikefit mais completo. Como fiz sozinho e tenho recursos como nível, etc, talvez tenha um pequeno erro de 1cm em algumas medidas, por mais que eu tomasse cuidado para medir corretamente.

Seguem as imagens, o resultado deu bem semelhante ao anterior, não?

Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2020 as 09:24
Originalmente postado por gerthalf gerthalf escreveu:

Fala, amigo!

Realmente, parece mt estranha pois sempre que eu vejo alguma speed na rua ou fotos aqui no fórum, a gente sempre tem imagens como essa>



Dá para notar que o banco tem uma boa altura em relação ao guidão, no mínimo uns 15cm...

Fiz esse bikefit mais completo. Como fiz sozinho e tenho recursos como nível, etc, talvez tenha um pequeno erro de 1cm em algumas medidas, por mais que eu tomasse cuidado para medir corretamente.

Seguem as imagens, o resultado deu bem semelhante ao anterior, não?



Então, acredito que a bike no tamanho 50 lhe atenderia melhor, deixaria o canote mais exposto, ficaria ajustada com mesa padrão de 100mm e com a frente bem mais baixa e adequada. Este tamanho 54 da Oggi na verdade é 57 (efetivo, considerando o recuo do canote chega a quase 60cm, adequado pra quem é bem mais alto).

A bike está no tamanho incorreto. Você pode colocar uma mesa de 70mm para encurtar o reach, mas a bicicleta vai continuar enorme e prejudicar o desempenho.

Nas roads o que conta é o toptube e cada marca informa o tamanho como bem entende. Tente trocar por uma 50, ou consulte a geometria de outras marcas, buscando um toptube efetivo de 55cm ou 54cm (facil ajustar). Bike maior que 55 de toptube dificilmente dará ajuste. No tamanho 50, a menor altura do quadro lhe permitirá subir e descer da bike confortavelmente.

Veja minhas bikes, utilizo selim a 68,5 cm do centralne guidão 5,5 cm abaixo do selim nas bikes de performance (Strada e Tarmac) e 4cm abaixo nas de endurance (Allez e Caad). Em tempo, tenho 1.67m e 77 de cavalo (tronco curto). A Caloi Strada possui o maior seattube entre as 4 e a Allez o maior Headtube. Visualmente acho os quadros menores (48 da Caad e 49 da Tarmac mais bonitos para meu ajuste e sinceramente, bike pequena é muito ágil, explosiva e fácil de andar, subir e descer)...

Link da garagem...

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

Editado por dimas2dimas - 03 Jul 2020 as 09:29
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2020 as 15:47
Nossa, amigo, muito obrigado pelas dicas!

Conforme eu disse, eu acabei pegando essa tamanho 54 pois era o que indicava o meu bike fit "genérico", essa do tamanho real da bike ser 57 quebrou as pernas...

Vou continuar olhando o mercado de usados para ver se consigo pegar uma dessa tamanho 50 e vendo essa em seguida.

Muito obrigado pela ajuda! Em tempo, vou tentar comprar uma mesa menor para ver se fico mais confortável e dou uma encurtada nesse guidão... 4cm já é alguma coisa, né? :)

Fui no mecânico hoje e passei essa conversa com ele, ele colocou a mesa no positivo, o que já deu uma ajudada, mas ainda sinto que posso explorar mais desse quadro 54.
Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2020 as 15:51
Amigo, mais uma dúvida.

Se eu encurtar a mesa, conforme vc sugeriu para 70mm em vez de 100, eu não estaria compensando essa diferença do quadro?

Encontrei mesas de 60mm, 50 e até mesmo 40mm no MercadoLivre (da Gios) - não fiz uma pesquisa a fundo ainda.

Eu não posso só trocar a mesa por uma dessas e encurtar a distância em 60mm? Assim, ao meu olhar de leigo, a única coisa que continuaria "me incomodando" seria algo puramente estético, que seria a altura do selin em relação ao quadro, não?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2020 as 16:57
Originalmente postado por gerthalf gerthalf escreveu:

Amigo, mais uma dúvida.

Se eu encurtar a mesa, conforme vc sugeriu para 70mm em vez de 100, eu não estaria compensando essa diferença do quadro?

Encontrei mesas de 60mm, 50 e até mesmo 40mm no MercadoLivre (da Gios) - não fiz uma pesquisa a fundo ainda.

Eu não posso só trocar a mesa por uma dessas e encurtar a distância em 60mm? Assim, ao meu olhar de leigo, a única coisa que continuaria "me incomodando" seria algo puramente estético, que seria a altura do selin em relação ao quadro, não?


Pode, mas o guidao continuará bastante alto e a pilotagem mais arisca nas descidas e subidas. Vai sentir mais os movimentos. O rendimento não será igual ao de uma bicicleta menor pois os ângulos e medidas são otimizados para um ciclista maior. A frente.das.roads já são naturalmente mais rápidas por possuírem ângulos acima de 72 graus.

A bicicleta tem 160mm de headtube por mais que baixe o guidao ao máximo, o mesmo continuará muito alto. Vendi minha Allez por achar o quadro 52 (50 de st e 54 de tt) muito lento para minhas medidas. Pode ser que por não ter referências, pareça adequado, mas o dia que você andar numa bike na medida, a diferença saltará aos olhos!

Creio que a agilidade nas subidas será o fator mais prejudicado, pois uma frente mais baixa e a mesa próxima dos 100mm e negativa ajudam principalmente ao m pedalar em pé, mantendo a frente no chão, sem tendência de empinar.

Veja se o lojista não troca o quadro pra vc! Vale a pena tentar!

Se a bike for um pouco menor e esticar com mesa de 110, 120mm o resultado é bem melhor que tentar encurtar!

Editado por dimas2dimas - 03 Jul 2020 as 17:02
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2020 as 17:24
Acho que o principal ponto é o que você comentou, talvez eu realmente não repare por ser amador =/

Vou seguir a sua recomendação de procurar um quadro menor! Eu comprei usado (OLX), então a opção de trocar o quadro não é lá muito viável haha. Mas como paguei barato, vou continuar procurando uma com o quadro 50, compro e revendo essa 54!

Enquanto isso, vou comprar uma mesa de 50mm e brincar com a bike assim mesmo! Acredito que já vai ajudar um pouco.

Vc teria alguma recomendação de mesa? A única diferença entre uma mesa de R$200 e uma de R$40 seria o peso? Como não busco performance (não na primeira bike, e a oggi já é meio pesadinha mesmo), pensei em comprar uma dessas de cinquenta reais.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2020 as 21:45
Originalmente postado por gerthalf gerthalf escreveu:

Acho que o principal ponto é o que você comentou, talvez eu realmente não repare por ser amador =/

Vou seguir a sua recomendação de procurar um quadro menor! Eu comprei usado (OLX), então a opção de trocar o quadro não é lá muito viável haha. Mas como paguei barato, vou continuar procurando uma com o quadro 50, compro e revendo essa 54!

Enquanto isso, vou comprar uma mesa de 50mm e brincar com a bike assim mesmo! Acredito que já vai ajudar um pouco.

Vc teria alguma recomendação de mesa? A única diferença entre uma mesa de R$200 e uma de R$40 seria o peso? Como não busco performance (não na primeira bike, e a oggi já é meio pesadinha mesmo), pensei em comprar uma dessas de cinquenta reais.

Sim. Há peças baratas de boa qualidade. A Zoom e Uno são bem recomendadas e não precisa investir um absurdo pra testar. Procure pelo menos de 60mm. Mesas de 50 são muito curtas. Se a espiga da bike for de carbono, leve a um mecânico e aperte com um torquimetro. 4,5~5Nm sao mais que suficientes.

Faça sem pressa, antes de trocar ou adquirir, verifique a geometria pois a diferença entre bikes com o mesmo tamanho indicado, pela falta de padronização de medidas entre os fabricantes, pode ser enorme!

Estamos aqui pra trocar ideia! Vai curtindo a bike e com o tempo tudo se acerta, sem pressa e sem afobamento!

Grande abraço.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X