Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda - bike nova caindo corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda - bike nova caindo corrente

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pedal1990 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2021
SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedal1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda - bike nova caindo corrente
    Postado: 17 Ago 2021 as 22:44
Fala galera, agradeço muito quem puder dar uma ajuda.

Comprei minha primeira MTB com a ajuda de um colega aqui do forum, uma Absolute Wild 29 com kit todo shimano TY da Pedalokos. 

Para ajudar peguei o modelo das peças:
Cassete Shimano Hyperglide HG - CS-HG31-8 (11-13-15-18-21-24-28-32)
Corrente Fina 7/8V
Pedivela Shimano 175 FC-TY501 (24-34-42)

Problemas que tenho:
A bike escapa corrente quando no conjunto mais pesado, terceira dianteira com oitava traseira (maior/menor) especialmente quando tentando ganhar velocidade.

Tambem escapou 2x em subida sem nem trocar de marcha, usando a segunda dianteira do pedivela mas nao me lembro em que marcha estava atras.

Seria um ajuste simples que consigo resolver em casa?




Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 23:07
Imagino que esteja acontecendo no cassete. Uma regulagem no câmbio e isso tá resolvido. O mais provável é que seja o limitador inferior em posição inadequada, mas sugiro regular o câmbio por inteiro para evitar problemas futuros.

O vídeo a seguir é bem didático. Mesmo que esteja  em inglês, dá para entender bem o que está sendo feito.


Se tiver alguma dúvida, no tópico abaixo escreveram alguns tutoriais que podem lhe ajudar.





Voltar ao Topo
pedal1990 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2021
SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedal1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 23:38
Valeu hug0.dts! Deu pra entender o video sim, meio complexo o negocio mas se for pausando creio que consigo fazer.

Uma coisa que notei apos ver o video é que minha corrente sempre escapa na frente, nas coroas do pedivela, isso indica que apenas o cambio dianteiro esta desregulado ou o traseiro/ambos podem causar isso? acho que vou fazer o ajuste no dianteiro primeiro pois parece mais simples.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2021 as 00:50
Originalmente postado por pedal1990 pedal1990 escreveu:

Valeu hug0.dts! Deu pra entender o video sim, meio complexo o negocio mas se for pausando creio que consigo fazer.

Uma coisa que notei apos ver o video é que minha corrente sempre escapa na frente, nas coroas do pedivela, isso indica que apenas o cambio dianteiro esta desregulado ou o traseiro/ambos podem causar isso? acho que vou fazer o ajuste no dianteiro primeiro pois parece mais simples.

É mais simples do que parece. Dá essa impressão de complicação pois no vídeo ele explica todo funcionamento e como fazer cada microajuste possível.

Eu já acho o dianteiro mais chato de regular, apesar de ter menos coisas para ser ajustada. Mas também não é nada de outro mundo. rs

Bom, nesse caso pode ser o dianteiro sim. Possivelmente é a tensão do cabo (não tensionado o suficiente, então o câmbio empurra esporadicamente a corrente para baixo), mas é bom que você faça do zero (Até para entender o funcionamento). Assim você já elimina de uma vez qualquer coisa mal ajustada. E não se preocupe pois você só vai quebrar essas peças se fizer uma cagada muito grande.

Outra coisa que me veio a cabeça agora. Verificou se há alguma folga no movimento central? Basta balançar o pedivela para perceber. Também poderia ser a causa do problema, apesar de eu achar bem difícil que seja isso.

Ou você pode pular tudo isso e levar num mecânico. LOL A única coisa que irá perder é a oportunidade de aprender como resolver esses problemas de regulagem, que são relativamente frequentes e simples de resolver.


Editado por hug0.dts - 22 Ago 2021 as 20:35
Voltar ao Topo
pedal1990 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2021
SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedal1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2021 as 10:08
Então, pensei que o dianteiro era mais facil pois tem menas peças haha mas você esta certo, vou verificar todo o conjunto por garantia e ver se tem algum jogo no pedivela tambem, valeu a dica!

Pensei em levar em um mecanico mas a brincadeira já esta ficando cara com bike nova + alguns acessorios que comprei a parte então se puder fazer eu mesmo ja vai ser de grande ajuda, alem de aprender igual voce mencionou, valeu mesmo!


Voltar ao Topo
pedal1990 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2021
SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedal1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 11:24
Pessoal, fiz o ajuste nos câmbios, o dianteiro estava um pouco alto, abaixei e alinhei o gap H e L com a corrente. O traseiro pelo que vi estava tudo alinhado então nem toquei nele.

Andando na bike a corrente não cai mais, beleza, só que gerou um outro problema que fica pulando dente... vai por força no pedal e da uma escapada mais não cai a corrente.

Estava olhando o pedivela e vi que os dentes não são iguais, tem uns mais afundados/comidos conforme na foto, isso é normal? se sim, seria problema na corrente?

Amanhã vou levar no mecânico mesmo, comprei a bike nova e só está me dando dor de cabeça... não consigo usar.

Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 12:09
Mas que caçamba de corrente é essa que já está meio enferrujada? E dentes do pedivela desiguais? Essa bike por acaso é nova mesmo?
Voltar ao Topo
pedal1990 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2021
SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedal1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 13:00
Zerada chegou dia 14/08 e não consegui andar nem 100km ainda. A corrente não consegui identificar uma marca, na descrição da bike diz apenas: Corrente Fina 7/8V. No detalhe abaixo tem o icone de uma bike se alguem souber a origem dessa corrente.

Ai nas fotos é só sujeira da terra mesmo, não é ferrugem não.



Voltar ao Topo
Rogersnn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogersnn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 13:12
Originalmente postado por pedal1990 pedal1990 escreveu:

Pessoal, fiz o ajuste nos câmbios, o dianteiro estava um pouco alto, abaixei e alinhei o gap H e L com a corrente. O traseiro pelo que vi estava tudo alinhado então nem toquei nele.

Andando na bike a corrente não cai mais, beleza, só que gerou um outro problema que fica pulando dente... vai por força no pedal e da uma escapada mais não cai a corrente.

Estava olhando o pedivela e vi que os dentes não são iguais, tem uns mais afundados/comidos conforme na foto, isso é normal? se sim, seria problema na corrente?

Amanhã vou levar no mecânico mesmo, comprei a bike nova e só está me dando dor de cabeça... não consigo usar.



Ela pode estar conservada, mas pelos dentes da coroa, ja foi bem usada.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 13:22
Pessoal, lembrem-se que as coroas indexados tem dentes desiguais mesmo, por isso é difícil julgar se estão gastas ou não. O pedivela parece estar meia vida, no máximo.

A sujeira na corrente é um problema, pq qualquer terra que fica acumulada nela promove ferrugem e atrito com os dentes das engrenagens. Desculpa aí, mas não tá bem mantida não.

As quedas frequentes da corrente podem decorrer de várias coisas, inclusive sujeira agarrada dentro da corrente. Recomendo uma lavagem/lubrificação geral e regulagem dos câmbios com um mecânico bom.

Lembre-se que o uso em estradas de terra mais cascudas ou trilhas vai exigir manutenção mais frequente da bike mesmo. Talvez seja isso que está ocorrendo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1814
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 16:07
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Mas que caçamba de corrente é essa que já está meio enferrujada? E dentes do pedivela desiguais? Essa bike por acaso é nova mesmo?


A corrente está feia mesmo! Os dentes desiguais são parte das indexacoes do padrao Shimano.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 20:29
Que bom que resolveu parcialmente o problema.

Quanto ao pedivela, está bom. Os dentes desiguais são normais em coroas indexadas.

Já a corrente, é da marca SW, completamente desconhecida por mim. OS caras sempre economizam onde o cliente não presta muita atenção.

Pelo seu relato, algum elo pode estar travado, o que pode ter acontecido quando fecharam a ligação entre as extremidades da corrente. Corrente só vai pular nessa condição ou quando os dentes das engrenagens estão tão desgastados que a corrente não encaixa mais, então ela fica pulando. Mas não é o caso aqui.

Edit:

Só para confirmar, é certeza que essa escapada acontece no pedivela?

Dica: Coloque um protetor de chainstay (tubo que fica no meio da corrente) na sua bike. Vai dar uma aliviado no barulho quando passar por trepidações e vai evitar marcar aquela região com os impactos.


Editado por hug0.dts - 22 Ago 2021 as 20:35
Voltar ao Topo
pedal1990 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2021
SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedal1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2021 as 23:31
Obrigado a todos pelas respostas, bom saber que os dentes da coroa são assim mesmo mas me preocupa quem deu meia-vida pro jogo, pois é tudo novo. 

Sobre sujeira imaginei que por estar tudo recêm-montado e lubrificado não haveria problemas usar algumas semanas antes de fazer uma limpeza. Fiz essa trilha de terra na minha antiga aro 26 sem marchas por mais de 1 mes sem manutenção alguma e nunca tive problemas, vai entender.

Hoje a tarde peguei ela com mais calma e fui rodando o pedivela devagar, notei que a corrente dava umas travadas (não acompanhava as coroas) e pulava o dente/enroscava, tanto na frente quanto atrás. Lavei tudo e depois de seco apliquei wd40 mexendo todos os elos finalizando com graxa. Rodei mais 30km e pulou umas 10-15x, já melhorou bastante pois antes pulava toda hora. Com certeza o problema é na corrente.

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Pelo seu relato, algum elo pode estar travado, o que pode ter acontecido quando fecharam a ligação entre as extremidades da corrente. Corrente só vai pular nessa condição ou quando os dentes das engrenagens estão tão desgastados que a corrente não encaixa mais, então ela fica pulando. Mas não é o caso aqui.

Só para confirmar, é certeza que essa escapada acontece no pedivela?

Dica: Coloque um protetor de chainstay (tubo que fica no meio da corrente) na sua bike. Vai dar uma aliviado no barulho quando passar por trepidações e vai evitar marcar aquela região com os impactos.

Valeu denovo hug0.dts, você acertou em cheio pois foi exatamente o que notei antes de ver sua resp aqui. Ela caia na frente, depois do ajuste não cai mais mas pula os dentes, pensei que era no pedivela tambem mas pelo que vi é a corrente travando mesmo e acontece tanto na frente quanto atrás. Vou pesquisar sobre o chainstay.

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Já a corrente, é da marca SW, completamente desconhecida por mim. OS caras sempre economizam onde o cliente não presta muita atenção.

É fogo mesmo... vou tentar no suporte da loja se consigo uma corrente nova em garantia, ou talvez comprar uma melhor e ver se eles abatem no valor. Qual marca/modelo vocês recomendam?















Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2021 as 01:41
Bom dia, compre Shimano ou KMC se for trocar.Peca uma regulagem completa em garantia, pois é normal após a montagem os cabos cederem um pouco. O certo mesmo com cabo novo é usar umas semanas e voltar na loja para pedir um ajuste, incluso no serviço de montagem.
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2021 as 08:36
Fui eu quem falei que tá meia vida. Relaxa, só quis dizer que não está zero quilômetro, ainda tem bastante vida nela.

A corrente eu vou na linha do que já recomendaram mesmo: Shimano ou KMC. Mas vou contra a ideia de usar graxa na corrente, o que pode até ser o que está causando o problema.

Corrente tem que usar óleo adequado pra corrente. Graxa agarra a sujeira e faz uma pasta abrasiva com ela, você tá piorando as coisas assim.

Sugiro que faça uma limpeza com querosene ou óleo diesel na relação, pra tirar a meleca que ficou. Em seguida lave bem com desengraxante, preferencialmente algo específico pra bike, mas um desengordurante doméstico SEM CLORO vai servir também, dando mais trabalho. Depois enxague bem, se possível com água morna a quente, e seque bem, preferencialmente passando um pano seco e limpo e depois deixando ao sol. Pra lubrificar, pode ser até com um Algoo PTFE, que é bem barato, mas faça assim que secar. pois algumas correntes com pouca proteção contra corrosão (a que vc fotografou tem muito cara destas) costumam enferrujar MUITO rápido depois desse tratamento todo.

Posso parecer meio exagerado, mas minha justificativa é que o mecânico pode usar a graxa na corrente como argumento pra não dar garantia. Na verdade, talvez você até resolva esse problema com essa "limpeza profunda".

Daí em diante, limpe a corrente com um pano embebido em WD-40 ou similar após pedais em estrada de terra e lave ela periodicamente. Hoje eu tô rodando bem pouco, devido à pandemia e rotina de home office, mas antes eu pedalava na cidade 120km/semana, fora os passeios de sábado e domingo (quase nunca na terra), aí eu fazia a limpeza a cada duas semanas e lavagem completa com máquina de lavar corrente a cada mês.

A máquina de lavar corrente inclusive é uma boa aquisição, pq agiliza o processo e não é cara: por R$30,00+frete vc já compra uma simples no MercadoLivre, que é mais frágil, mas funciona, basta ter paciência e cuidado com ela. Eu uso uma dessas já há bom tempo e me viro bem.

Pra lavar as engrenagens e cambio, escovas de dente velhas e escovas de lavar vasilhas vão te atender bem. Eu uso essa abaixo e me atende bem:



Lembra de colocar uma gotinha de óleo nas roldanas e articulações dos câmbios também, deixando penetrar por um tempo e depois tirando o excesso com um pano limpo. Com esses cuidados, é típico de uma boa corrente durar alguns milhares de quilômetros, mas pra relação durar bastante tb é interessante fazer rodízio, mas isso é outro assunto.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2021 as 12:49
Originalmente postado por pedal1990 pedal1990 escreveu:

Obrigado a todos pelas respostas, bom saber que os dentes da coroa são assim mesmo mas me preocupa quem deu meia-vida pro jogo, pois é tudo novo.


No máximo meia-vida, não que tem meia vida. Isso por conta das marcas de uso, que é bem comum em pedivelas mais usados e com as coroas pintadas. Mas se olhar a parte em U das coroas (entre um dente e outro), ela está no formato correto, similar ao de uma peça nova.

O pedivela é a peça mais durável da bike. Se a relação for bem mantida com lubrificação e trocas regulares de corrente e cassete/catraca, serão necessárias umas três trocas para chegar a precisar trocar o pedivela.


Citar Sobre sujeira imaginei que por estar tudo recêm-montado e lubrificado não haveria problemas usar algumas semanas antes de fazer uma limpeza. Fiz essa trilha de terra na minha antiga aro 26 sem marchas por mais de 1 mes sem manutenção alguma e nunca tive problemas, vai entender.

Hoje a tarde peguei ela com mais calma e fui rodando o pedivela devagar, notei que a corrente dava umas travadas (não acompanhava as coroas) e pulava o dente/enroscava, tanto na frente quanto atrás. Lavei tudo e depois de seco apliquei wd40 mexendo todos os elos finalizando com graxa. Rodei mais 30km e pulou umas 10-15x, já melhorou bastante pois antes pulava toda hora. Com certeza o problema é na corrente.


Você tá usando graxa para lubrificar ou é um lubrificante comum? Se for o primeiro, você só está sujando a corrente externamente. O que é preciso estar lubrificado são os roletes que ligam os elos, então tem que ser um óleo lubrificante, que é bem fino para conseguir acessar esse local. Coloque uma gota por elo, gire algumas vezes para permitir a entrada do lubrificante, retire o excesso e pronto.

De qualquer forma, a tendência é a corrente folgar a medida que ela for sendo usada. Pode ser que esse travamento pare em algum temp mas não deveria aocntecer mesmo numa corrente nova. Ela está com defeito aparentemente.


Originalmente postado por pedal1990 pedal1990 escreveu:

Valeu denovo hug0.dts, você acertou em cheio pois foi exatamente o que notei antes de ver sua resp aqui. Ela caia na frente, depois do ajuste não cai mais mas pula os dentes, pensei que era no pedivela tambem mas pelo que vi é a corrente travando mesmo e acontece tanto na frente quanto atrás.

Smile

Originalmente postado por pedal1990 pedal1990 escreveu:

Vou pesquisar sobre o chainstay.


Às vezes até lhe dão de graça na loja, mas é um item baratinho. Se quiser, dá até para improvisar com câmara de ar velha.


Originalmente postado por pedal1990 pedal1990 escreveu:


É fogo mesmo... vou tentar no suporte da loja se consigo uma corrente nova em garantia, ou talvez comprar uma melhor e ver se eles abatem no valor. Qual marca/modelo vocês recomendam?


Acredito que consiga sim, mas devem lhe entregar o mesmo modelo. Bom, não custa tentar.

Com bom custo-benefício eu sugiro Tec ou Sunrace. Vão sair por volta dos R$50.

Shimano e KMC são boas, mas estão muito caras. E também é preciso ficar atento para não pegar uma peça falsificada pois inundaram o mercado, mesmo nas lojas físicas. Para ter certeza, só compre se for fornecido pela Isapa (KMC) ou pela Bluecycle (Shimano), que são os importadores/representantes oficiais.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X