Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Adequar bike ao peso do ciclista
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Adequar bike ao peso do ciclista

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rafme2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafme2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Adequar bike ao peso do ciclista
    Postado: 14 Set 2014 as 14:26
Galera,

Tenho uma bike Soul Ace 19 (modelo 2013) com algumas mudanças:
- Suspensão SR Suntour 3020
- Conjunto Shimano Alivio V-brake
- Rodas VZan Extreme
- Pneus Schwalbe Silento (26 x 1.75)

Estou pesando 116kg e tenho 1,78. Uso a bike só em trecho urbano, como meio de transporte e para exercício aos finais de semana, justamente para tentar reduzir o peso.

Minha dúvida é: esta bike precisa de alguma adaptação pra aguentar o meu peso? Tenho percebido que ela faz alguns barulhos estranhos de vez em quando, quando levo para a revisão o pessoal da Bicicletaria Nobre nunca achou nenhum problema, mas, pouco tempo depois da manutenção (normalmente no dia seguinte) os barulhos voltam. Estou desconfiando que meu peso está demais para algum componente da bike, só não sei onde está pegando.

Alguém tem experiência em adaptar a bike ao peso do "atleta"?

Abraço!
Voltar ao Topo
realz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2013
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar realz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2014 as 15:05
os barulhos que você ouve são uns estalos/rangidos ?
Voltar ao Topo
rafme2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafme2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2014 as 15:20
realz, na verdade hoje tenho percebido 3 sons distintos vindos da bike. Um deles, que é o que mais me incomoda, vem acompanhando a pedalada, e é um som tipo um 'tec', que me parece vir do conjunto do movimento central/pedivela-pedal.

Outro, mais recente e que incomoda um pouco, é mais agudo, parece um rangido breve, mas, não consegui ainda determinar de onde parte o som.

Além desses, tenho percebido um som que parece vir do câmbio traseiro, um som mais constante que ainda não existia. 

Abraço
Voltar ao Topo
cendron Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2013
Luzerna - SC
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cendron Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2014 as 15:57
Originalmente postado por rafme2 rafme2 escreveu:

realz, na verdade hoje tenho percebido 3 sons distintos vindos da bike. Um deles, que é o que mais me incomoda, vem acompanhando a pedalada, e é um som tipo um 'tec', que me parece vir do conjunto do movimento central/pedivela-pedal.

Outro, mais recente e que incomoda um pouco, é mais agudo, parece um rangido breve, mas, não consegui ainda determinar de onde parte o som.

Além desses, tenho percebido um som que parece vir do câmbio traseiro, um som mais constante que ainda não existia. 

Abraço

Olá rafa2me, não sou médico, mas um diagnóstico é: componentes se ajustando. É de levar no mecânico para reapertar o movimento central, raios, cubos e direção. 

Vc pedala em chão, trilha ou na cidade mesmo?
Voltar ao Topo
Hayakawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2014
Goiania
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hayakawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2014 as 15:59
O movimento central costuma abrir o bico, invista num bom. Pode ser o pedal também.
Voltar ao Topo
rafme2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafme2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2014 as 16:51
Hayakawa,

Eu suspeito fortemente dele...
Você poderia me indicar um bom? Aproveitando, trocando o movimento central terei que trocar pedivela também?

Comprei o grupo Alivio por acreditar que seriam componentes bons, mas, sei que alguns componentes podem ser bem melhores que os Alivio. Como ainda não entendo muito de bike, e não gosto muito de confiar na opinião de quem está vendendo as peças, prefiro a opinião de outro ciclista.

Abraço!

Voltar ao Topo
rafme2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafme2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2014 as 16:53
cendron,

Só pedalo na cidade, muito pelas ciclovias do centro do SP. Em geral ruas com asfalto bom/regular. Vou ter que levar para ajustar em breve, só queria saber se alguma peça poderia ser reforçada para já aproveitar e fazer a troca.

Abraço!
Voltar ao Topo
onoda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2014
SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar onoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2014 as 23:40
se o grupo é novo talvez seja normal esses barulhos, tenta emprestar a bike pra alguem mais leve pra ver se os barulhos continuam, eu só trocaria alguma dessas peças se estivesse atrapalhando no funcionamento.

tenho quase certeza que não seja o Pedivela o problema, e o movimento central não estraga assim tão facil visto que deva ser o octalink da shimano, é possivel que seja o pedal, voce usa pedal de aluminio ou plastico?

essa Bicicletaria Nobre é a da R. Conselheiro Brotero?! se for essa eu conheço, eles trabalham bem apesar de não fazer nada além do combinado,
um senhor dono da bicicletaria deu um puxão de orelha nos mecanicos por não terem regulado os freios e os cambios como cortesia.
eu tambem costumo ir na bicicletaria Casa de Bicicletas Alberto da rua Vitória, o atendimento e oficina é bem pior que o da Nobre mas acho que é mais barato em serviços e peças.

♪ Hime Hime Hime, Suki Suki Daisuki, Hime, Hime ♪
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2014 as 23:53
Eu tive um problema com a minha bike que montei recentemente.. Notei que no final de um pedal de umas 2 horas ou uns 30km , o pedal começava a estralar e a vibrar mesmo estando bem apertado...

Um dia eu resolvi remover os 2 pedais, passei graxa na rosca dos mesmos e montei de volta.... Depois que fiz isso nunca mais escutei o pedal estralar e nem senti o mesmo vibrar....
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2014 as 00:49
É só desmontar e lubrificar as partes em que há contato entre metais, como o encaixe do pedivela com o movimento central, ou a rosca onde encaixa o pedal. Provavelmente isso vai resolver. Rodas mal alinhadas também causam estalos.
Voltar ao Topo
rafme2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafme2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2014 as 08:05
Valeu Galera.

Vou levar a bike pra fazer uma revisão completa e pedir pra lubrificar bem todas as partes de contato de metal.

Abraço


Voltar ao Topo
rafme2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafme2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2014 as 08:07
Onoda, 

A Nobre é essa da Conselheiro Brotero mesmo, moro por perto e sempre vou lá pela qualidade do serviço, apesar de que realmente fazem só o que foi pedido, nem uma vírgula a mais... hehehe O meu grupo alivio comprei pela net na Bike Adventure (www.bikeadventurepg.com.br), mas, levei lá pra eles instalarem. Desde então, só levei lá pra manutenção.

Meu pedal é de metal, mas este já está descartado como origem do problema. Na última revisão pedi pra trocar justamente por suspeitar que ele estava causando o "tek" que ouço a cada pedalada. Na semana seguinte voltei a ouvir o mesmo barulho.

Abraço!


Voltar ao Topo
realz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2013
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar realz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2014 as 10:28
rangido pode vir do banco e canote...
passe um pouco de graxa no canote, e aperte.
faça o mesmo procedimento nos trilhos do banco.

estalo podem vir dos pedais ou movimento central.
pegou chuva ou água com a bike? 
meu movimento central começou a estalar depois de pegar 3 dias de chuva, nada que desmontar, engraxar e remontar não resolva.

alguns estalos podem vir da roda, mexa em todos os raios com a mão, e veja se tem algum solto.
Voltar ao Topo
dangelo.moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Pomerode
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dangelo.moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2014 as 13:54
Olá,estava com problema parecido e após um revisão geral, tudo desmontado e engraxado parou os barrulhos. Custo da revisão 150 reais, que inclui troca de cabos e revisão geral.
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2014 as 14:01
Tinha uma soul Ace e tive o mesmo problema com estalos. Cumpei o movimento central, mas mesmo depois de colocar um selado, o problema persistia.

Sabe quem gerava os estalos? O cubo traseiro. Não adiantava regular, ele abria novamente e ficava estalando. Troquei por um rolamentado que resolveu, mas poderia ter trocado por um com esferas mais resistente também.

Dê uma olhada lá
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
rafme2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafme2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2014 as 13:00
Galera, não deu tempo hehehe

Antes de levar a bike pra revisão fui fazer um pedal com um amigo ontem a noite, até pra prestar atenção nos ruídos e poder apontar melhor os problemas. Depois de 28km, na saída do parque do ibirapuera eis que meu pedal direito foi pro espaço... Simplesmente caiu.

Acho que descobri de onde vinha o ruído que eu ouvia ao pedalar... Ainda pra ajudar, meu canote deu uma entortada forte, não sei se a marca é ruim (zoom) ou se tinha algum defeito. Resultado, preciso comprar um canote novo e pedais novos.

Alguém pode me indicar canotes e pedais bons e não caros, que aguentem bem o tranco pra um ciclista mais pesado?

Abraço!


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X