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Acima de 120 rpm

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MarcosAlonso Ver Drop Down
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Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é..

Meio nada a ver esse argumento hein.... enfim....
É lógico que treinar é fundamental. Mas, daí a dizer que conhecimento técnico científico é supérfluo é pura besteira.
Treinando se conseguem "coxas de trovão" ... hahahah
não resisti
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CoxasDeTrovao Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CoxasDeTrovao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 17:43
meu amigo pare de ler essas besteiras e vai treinar (RODAR) ... esquece essas ladainha de bike fit, fastpedal, potencia, etc e tal...

O negocio é treinar e treinar.. que tu melhora... ler besteira demais só vai desviar tua atenção e fazer vc gastar muita grana sem precisão..

Encontra um grupo rápido e segue atrás... quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é.. 

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Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Eu não sei Xis-biker, mas este lance de fibras não sei se você consegue construir, acho que é meio genético. Em um tópico que não me lembro o Clythio explicou algo que ele leu uma certa vez sobre isto.
Uma coisa que posso afirmar é que o biotipo influência muito, eu sou magro/leve e alto, ando razoavelmente forte em subidas, porém em planos sofro mais; já ao contrário de alguns colegas que andam forte no plano e quando a coisa empina sofrem mais.

O lance da cadência acaba ficando particular, porém se você conseguir imprimir uma cadência maior em uma marcha mais pesada conseguirá ter um ganho no final de quem anda mais travado. Pelo menos eu andei constatando isto, em uns treinos que fiz.


Concordo, Marcoleite. Certa vez, meu cunhado (ele é preparador físico em atletismo) disse que o biotipo é algo que influencia muito mesmo. Ele disse que é possível fazer um trabalho para ganhar tais fibras, porém não é possível fazer milagre. Chega uma hora que o corpo não produz mais ou os ganhos passam a ser imperceptíveis. Mas eu quis dizer nesse sentido mesmo, de conseguir construir essas fibras dentro dos limites do corpo do indivíduo. E sobre a cadência, tbm acabo achando que é algo bem particular e que essa relação de imprimir uma cadência maior em uma marcha mais pesada dá um up legal no pedal. O L. Armstrong tem esse estilo. Enfim, esse assunto é interessantíssimo e dá pano pra manga... LOL Vou procurar o que o Clythio disse a respeito. Obrigado.
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Eu não sei Xis-biker, mas este lance de fibras não sei se você consegue construir, acho que é meio genético. Em um tópico que não me lembro o Clythio explicou algo que ele leu uma certa vez sobre isto.
Uma coisa que posso afirmar é que o biotipo influência muito, eu sou magro/leve e alto, ando razoavelmente forte em subidas, porém em planos sofro mais; já ao contrário de alguns colegas que andam forte no plano e quando a coisa empina sofrem mais.

O lance da cadência acaba ficando particular, porém se você conseguir imprimir uma cadência maior em uma marcha mais pesada conseguirá ter um ganho no final de quem anda mais travado. Pelo menos eu andei constatando isto, em uns treinos que fiz.
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Originalmente postado por West West escreveu:


Eu já lí um pouco a respeito, mas estou longe de ter uma opinião formada.
O que ví foi um número cabalístico de 60 rpm como limite inferior para a pedalada ficar "redonda". Abaixo disso, o pedal ficaria "quadrado", e aí sim, passaria a prejudicar as articulações.
A questão dos músculos seria que, com o pedal "quadrado" vira academia de musculação, e não esporte aeróbico. Com muitas repetições passaria a acumular ácido lático e deixar a musculatura rígida. Entre 60rpm e 100-110rpm, seria mais uma questão de preferência ou aptidão do ciclista : girar x fazer força. A sugestão de cadência a ser adotada acaba sempre caindo na média : 90 rpm
Procede? []'s
 


Hmmm... Parece fazer sentido sim. Inclusive, esse lance de fazer academia no período de "base" é interessante. Mas, mais interessante do que isso, é fazer academia na própria bicicleta (especifico), pedalando em subidas, vizando acumular fibra muscular branca, que é a tipo II, própria para atividades que requerem muita força e explosão muscular. Os ciclistas de pista, boa parte deles tem musculos bastante volumosos para aguentarem os sprints. Já os ciclistas de estrada (fundistas) são mais leves e não tão fortes, mas possuem excelente resistência física (muita fibra muscular vermelha, tipo I). O mesmo pode ser notado em corredores de rua e corredores de pista no atletismo. É lógico que existem variáveis, mas em termos gerais, podemos dizer que o ideial é construir um mix dessas duas fibras, vizando estar preparado para as várias situações de um circuito. Faço a mesma pergunta: Procede?!
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Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:

Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Curiosidade: vc paga o Strava ou usa o plano free?

Promocode que obtive aqui no forum, mas vou pagar este mês (vai expirar o code). Usa ele que é top, podemos marcar o pedal por lá tb.

Legal, Dpinho. Vou de promocode tbm para avaliar o serviço. Se for realmente bom como dizem (com certeza é) vou fechar um planinho lá. Obrigado!
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Originalmente postado por MarcosAlonso MarcosAlonso escreveu:

Isso sempre vai ser uma discussão interminável. Não há uma regra rígida do que é correto ou não. Cada organismo trabalha menor de uma maneira, embora, é óbvio que cadências muito baixas com marchas pesadas sejam prejudiciais à musculatura. No entanto, quando se trata de padrões, digamos, normais, não há como dizer que um cara que escala a 100, 110 rpm está fazendo mais correto do que outro que escala a 90, 95 rpm, mas com uma marcha mais pesada. A musculatura e a geração de potência na pedalada influenciam muito de indivíduo para indivíduo.
Eu já lí um pouco a respeito, mas estou longe de ter uma opinião formada.
 
O que ví foi um número cabalístico de 60 rpm como limite inferior para a pedalada ficar "redonda". Abaixo disso, o pedal ficaria "quadrado", e aí sim, passaria a prejudicar as articulações.
A questão dos músculos seria que, com o pedal "quadrado" vira academia de musculação, e não esporte aeróbico. Com muitas repetições passaria a acumular ácido lático e deixar a musculatura rígida.
 
Entre 60rpm e 100-110rpm, seria mais uma questão de preferência ou aptidão do ciclista : girar x fazer força. A sugestão de cadência a ser adotada acaba sempre caindo na média : 90 rpm
 
Procede?
 
[]'s
 
 
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Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Curiosidade: vc paga o Strava ou usa o plano free?

Promocode que obtive aqui no forum, mas vou pagar este mês (vai expirar o code). Usa ele que é top, podemos marcar o pedal por lá tb.
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Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:


Bora, incomodo algum. Também não sou lá estas coisas no pedal e não ganho a vida com bike, logo meu foco é o lazer. Quando quiser é só marcar. Manda MP. Tem Strava?


Meu foco tbm é lazer, saúde, prazer, etc... Com certeza vamos pedalar juntos qualquer dia. Eu ainda não aderi ao Strava. Por enquanto, estou no Garmin Connect. Como tenho treinado mais em rolo, não teria muito o que colocar lá no Strava. Mas em breve eu vou migrar para lá, porque falam muito bem dessa ótima ferramenta. Curiosidade: vc paga o Strava ou usa o plano free?
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Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Legal, Dpinho! Porém, vou pegar a estrada só no domingo. Sábado eu tenho compromisso. Eu moro próximo ao KM 50 da Anhanguera, logo alí onde a Anhanguera cruza com a Bandeirantes, próximo ao pesqueiro Lago dos Patos, próximo a Klabin. Eu comecei no ciclismo a pouco tempo, ainda sou pangaré! LOL Meu ritmo não é lá essas coisas, mas dá para brincar. Se isso não for nenhum encomodo para você, podemos pedalar. Se não rolar neste sábado, quem sabe podemos marcar algo para outro fim de semana.


Bora, incomodo algum. Também não sou lá estas coisas no pedal e não ganho a vida com bike, logo meu foco é o lazer. Quando quiser é só marcar. Manda MP. Tem Strava?
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Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:

Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:


Xis, você é de onde? Vou pegar a Band (sentido Jundiai/Campinas) no próximo sábado.

Dpinho, eu sou de Jundiaí. E você?

Campinas. Sábado vou descer a Anhaguera até Jundiai e voltar pela Band. Quiser marcar algo. Abs


Legal, Dpinho! Porém, vou pegar a estrada só no domingo. Sábado eu tenho compromisso. Eu moro próximo ao KM 50 da Anhanguera, logo alí onde a Anhanguera cruza com a Bandeirantes, próximo ao pesqueiro Lago dos Patos, próximo a Klabin. Eu comecei no ciclismo a pouco tempo, ainda sou pangaré! LOL Meu ritmo não é lá essas coisas, mas dá para brincar. Se isso não for nenhum encomodo para você, podemos pedalar. Se não rolar neste sábado, quem sabe podemos marcar algo para outro fim de semana.
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Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:


Xis, você é de onde? Vou pegar a Band (sentido Jundiai/Campinas) no próximo sábado.

Dpinho, eu sou de Jundiaí. E você?

Campinas. Sábado vou descer a Anhaguera até Jundiai e voltar pela Band. Quiser marcar algo. Abs
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Isso sempre vai ser uma discussão interminável. Não há uma regra rígida do que é correto ou não. Cada organismo trabalha menor de uma maneira, embora, é óbvio que cadências muito baixas com marchas pesadas sejam prejudiciais à musculatura. No entanto, quando se trata de padrões, digamos, normais, não há como dizer que um cara que escala a 100, 110 rpm está fazendo mais correto do que outro que escala a 90, 95 rpm, mas com uma marcha mais pesada. A musculatura e a geração de potência na pedalada influenciam muito de indivíduo para indivíduo.
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Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:


Xis, você é de onde? Vou pegar a Band (sentido Jundiai/Campinas) no próximo sábado.

Dpinho, eu sou de Jundiaí. E você?
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Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Eu treino a semana inteira no rolo e vou às estradas no fim de semana. Uma vantagem do rolo fixo é que você fica despreocupado com o equilíbrio e, por isso, você pode se observar melhor (pedalada, posições, etc), principalmente se vc praticar em frente a um espelho. Quando comecei a usar o rolo, intuitivamente eu fui "brincando" com o ruido até que comecei a estabelecer um padrão sonoro resultante de uma pedalada - "digamos" - perfeita (ou próxima disso). Acredito já estar colhendo bons resultados com essa brincadeira. Domingo passado eu fiz 50 K-zinhos. Fui até o Hopi-Hari e voltei. Na volta, dá-le subida na Bandeirantes! rsrs... Tem uma lá que é cumpriiiiiida e bem inclinadinha, mas não chega a ser rampa não, longe disso. Olhei para ela e pensei "vou embalar e tentar manter um bom giro até onde eu aguentar". rsrs... Girei bem até quase a metade do subidão (80 a 90 rpm; pra mim, iniciante, é bastante numa subida) usando uma relação leve, mas nem tanto pq eu queria velocidade tbm. E depois o rendimento foi caindo. Consegui manter a velocidade inicial de 23 km/h durante um bom trecho e depois foi caindo até que mantive legal em 20 km/h e depois não teve jeito..Deadrsrs.. Foi caiiindo mesmo...rs.. Haja perna! O coração chegou a 199 bpm e quase saiu pela boca procurando a caramanhola. rsrsrs... Haja coração! rs... Mas com isso eu consegui "abocanhar" um bom trajeto em pouco tempo. Eu sou magro e minha musculatura não é volumosa. Então o jeito é apelar para um alto giro. Vou começar a priorizar esse tipo de treino e começar a encarar muitas subidas para desenvolver musculatura e força.



Xis, você é de onde? Vou pegar a Band (sentido Jundiai/Campinas) no próximo sábado.
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Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:


No rolo solto voce faz isto quando consegue manter um giro alto no pedivela e produzindo um movimento e torque constante na roda, o que é percebido no ruido que o rolo faz: deve ser um zumbido constante. Galopar no selim é falta de souplesse.


Eu treino a semana inteira no rolo e vou às estradas no fim de semana. Uma vantagem do rolo fixo é que você fica despreocupado com o equilíbrio e, por isso, você pode se observar melhor (pedalada, posições, etc), principalmente se vc praticar em frente a um espelho. Quando comecei a usar o rolo, intuitivamente eu fui "brincando" com o ruido até que comecei a estabelecer um padrão sonoro resultante de uma pedalada - "digamos" - perfeita (ou próxima disso). Acredito já estar colhendo bons resultados com essa brincadeira. Domingo passado eu fiz 50 K-zinhos. Fui até o Hopi-Hari e voltei. Na volta, dá-le subida na Bandeirantes! rsrs... Tem uma lá que é cumpriiiiiida e bem inclinadinha, mas não chega a ser rampa não, longe disso. Olhei para ela e pensei "vou embalar e tentar manter um bom giro até onde eu aguentar". rsrs... Girei bem até quase a metade do subidão (80 a 90 rpm; pra mim, iniciante, é bastante numa subida) usando uma relação leve, mas nem tanto pq eu queria velocidade tbm. E depois o rendimento foi caindo. Consegui manter a velocidade inicial de 23 km/h durante um bom trecho e depois foi caindo até que mantive legal em 20 km/h e depois não teve jeito..Deadrsrs.. Foi caiiindo mesmo...rs.. Haja perna! O coração chegou a 199 bpm e quase saiu pela boca procurando a caramanhola. rsrsrs... Haja coração! rs... Mas com isso eu consegui "abocanhar" um bom trajeto em pouco tempo. Eu sou magro e minha musculatura não é volumosa. Então o jeito é apelar para um alto giro. Vou começar a priorizar esse tipo de treino e começar a encarar muitas subidas para desenvolver musculatura e força.
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Aristóbulo Ver Drop Down
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Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:

Em qualquer descida com cambio em 39/27 eu quase me teletransporto para um universo paralelo.
Brincadeiras a parte, hoje me concentrei mais e o bump diminuiu um pouco em 120, atingi 133 de pico mas consegui sustentar sem muitos solavancos. Já me disseram que o pessoal de velódromo mantém 180 com os quadris imóveis. Também vou dar atenção aos treinos para fortalecimento do core (abdomen e lombar), que dizem ser fundamental para uma boa pedalada.

Uma observação à essa questão selecionada... Não sei se um Abdômen forte contribui tanto para a Eficiência da pedalada.

Um abdômen forte é requerido para qualquer tipo de esporte. O abdômen é o principal responsável por manter a rigidez no torso, o que potencializa seus quadris no momento da pedalada.

Abaixo as vantagens de um abdômen em forma:

- Você poderá escalar em marchas mais pesadas.
- Melhorar sua potência no sprint.
- E uma maior resistência, já que haverá uma melhor sustentação corporal.

Recomendo a leitura da página "Abdômen em Forma" da seção "Treinamento" do site Prologo.


Editado por Aristóbulo - 28 Mar 2012 as 21:12
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
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corredor_x Ver Drop Down


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Voce tem que levar em consideracao que em bikes de pista se usa pedivelas mais curtos, de 160 a 170mm e isso ajuda bastante. Mesmo assim requer treino específico.
Sent from my Road bike
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dpinho Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 18:27
Em qualquer descida com cambio em 39/27 eu quase me teletransporto para um universo paralelo.
Brincadeiras a parte, hoje me concentrei mais e o bump diminuiu um pouco em 120, atingi 133 de pico mas consegui sustentar sem muitos solavancos. Já me disseram que o pessoal de velódromo mantém 180 com os quadris imóveis. Também vou dar atenção aos treinos para fortalecimento do core (abdomen e lombar), que dizem ser fundamental para uma boa pedalada.
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hangman Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hangman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 17:58
Minha concepção sobre cadência após vários testes é a seguinte!     Isto considerando um mesmo percurso.

     Cadência alta acima 100rpm ou 110rpm, proporciona que se faça menos força nas pernas, mas sobrecarrega o coração aumentando a demanda por oxigênio e aumentando a frequência cardíca!
     Cadência abaixo de 50rpm, você faz muita força sobrecarregando os músculos das pernas, também braços e costas desperdiçando energia perdendo rendimento na repetição do movimento de pedalada, isto por consequência significa que a frequência cardíaca também se elevará.
     
Basicamente e a grosso modo é isso!

     Mas, há uma faixa de giro onde se obtêm o melhor resultado, entre a demanda de oxigênio e produção de trabalho, (potência = trabalho X tempo) no meu caso minha faixa é entre 85 e 95rpm no plano em contra relógio de 20 min. com frequência cardíaca em média a 95%, onde sustento uma potência em torno de 330W, Já em subidas meu melhor rendimento está com uma cadência em torno de 65 e 75rpm para a mesma frequência cardíaca e potência.

     Conclusão,um cara magro e com uma capacidade aeróbica favorável, pode tirar proveito de uma frequência cardíaca base mais baixa produzindo potência com uma rpm maior.
     Já uma pessoa com compleição física mais (digamos) forte aproveita de sua maior capacidade muscular para gerar potência aplicando mais torque aos pedais em uma cadência menor.

     Cadências exageramente elevadas, a meu ver não trazem nenhum benefício para o acréscimo de rendimento, o que certamente ajuda é:
     Se a pessoa sabe qual a sua faixa de cadência ideal, estruturar em sua rotina, um treino com rotações mais elevadas (em torno de 10rpm) acima de sua faixa provocará adaptações ao organismo que trarão alguns benefícios.
     Sendo que um treinamento com cadências (10rpm abaixo) da sua faixa, também melhora o aspecto da aplicação de força na pedalada, é uma sobrecarga semelhante a uma seção de muscalação, mas estas variações devem ser estruturadas tendo como base suas características, o que é bom para uma pessoa certamente não será para outra, pois a individualidade de fatores como a capacidade de recuperação, VO2, massa muscular, tipos de fibras, estatura devem ser conhecidos para conseguir-se a otimização do rendimento.
     Os comentários que fiz sobre as 10rpm acima ou abaixo foram a título de exemplo, não sendo uma regra, ou estudo baseado em algum autor, mas constatações pessoais.

     Já o comentário de criar um buraco negro com o giro do pé divela em altas rotações foi muito engraçado! Quando tiver a oportunidade vou perturbar alguém com isso!

Editado por hangman - 28 Mar 2012 as 18:07
Tudo na vida são escolhas!
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marcoaleite Ver Drop Down
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Fernando, em subida se você conseguir girar bem, não precisa ser 120 rpm que acho até inviável em subida, mas girando na casa dos 90-95 rpm você vai conseguir subir muito bem, claro, dentro da limitações de peso, biotipo, etc. O desgaste muscular é pior que o aeróbico, acumula acido láctico e vai te minando, por isso eu evito cadências baixas nas subidas.
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corredor_x Ver Drop Down


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Conheco muita gente que faz treinos de giro na pre-temporada. O objetivo é desenvolver uma característica chamada souplesse, que é a suavidade na pedalada.

Veja que a forca que faz a bike se mover é aquela aplicada pelos pés em direcao normal ao plano formado pelo eixo do pedal e a linha central do braco do pedivela, esta é a condicao ótima.

O treino de giro educa os movimentos e consegue-se manter cadencias altas quando se aplicanda forca nos pedais na condicao ótima.

No rolo solto voce faz isto quando consegue manter um giro alto no pedivela e produzindo um movimento e torque constante na roda, o que é percebido no ruido que o rolo faz: deve ser um zumbido constante. Galopar no selim é falta de souplesse.

Se nao tiver um computador com cadencia voce pode monitorar o treino usando as tabelas abaixo.

Elas mostram a velocidade para uma dada cadencia de acordo com a marcha engatada.

Esta para 90rpm.

C/K 53 39
12 
  50 37
13   47 34
14   43 32
15   40 30
16   38 28
17   36 26
19   32 23
21   29 21
23   26 19
25   24 18

Esta para 110rpm.

C/K 53 39
12
   62 45
13   57 42
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Editado por corredor_x - 30 Mar 2012 as 13:38
Sent from my Road bike
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yiti Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yiti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 14:52
Altas rotações significam mudança no estilo de pedalar na maioria dos casos! Tem que ter um abdomem reforçado para a sustentação do quadril e os movimentos das pernas são diferentes de qdo está a 90 rpm. Acima de 120 rpm muda tudo no que o pessoal costuma falar sobre pedalada redonda. Existe um jogo no movimento do joelho, quadril e braços.. Basta ver um vídeo do Teo Bos qdo ele bateu o recorde mundial (mais de 160 rpm)! Os treinos costumam ser tiros curtos com marcha leves ou acelerações crescentes, 100,105,110 e etc de minuto a minuto por exemplo. Melhora muito a potência no pedal este tipo de treino.

Editado por yiti - 28 Mar 2012 as 18:26
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Fernando_BRA Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando_BRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 14:09
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:


Eu ando todo dia de roda fixa e agora consigo manter giros de 120rpm. Meu recorde foi de 160rpm em uma descida, mas competidores de keirin passam dos 200rpm. Girar alto significa andar rápido sem perder o fôlego. Quem anda travado pode andar rápido, mas uma hora acaba a perna e daí não resta mais nada a fazer a não ser afogar.  Quem anda girando, anda rápido e consegue se manter nesse ritmo por períodos longuíssimos.

Em uma longa subida, é possível impor uma velocidade maior sem mudar de marcha, apenas aumentando o giro. Um cara inexperiente vai começar a pedalar em pé para te acompanhar e depois de umas 20, 40 pedaladas, vai se acabar, voltando a sentar e agora pedalando em um ritmo bem mais lento. Você, que gira rápido, consegue manter-se nesse ritmo rápido até o final da subida, abrindo uma vantagem considerável.


Cacetada, 200 é muito bizarro! Achava que passar dos 180 ja era  dificil pacas, imagina 200!

Valeu pela informação poneis, nunca soube ao certo o que renderia mais, num exemplo como o que vc deu, de subida:  com a freq cardiaca alta num giro rápido ou num mais lento, porém com relação mais pesada

Vou treinar mais tb pra ver como me saio

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arthursoares Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arthursoares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 14:00
O Poneis tocou num ponto ótimo. Quer pegar o giro redondo do pedal? Passa uma temporada andando de fixa. Aprende de um jeito ou de outro.
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dpinho Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 13:15
Poneis, obrigado pela explicação.
Por isso que gosto de me informar e perguntar aqui no fórum. Sempre tem alguém que sabe mais que a gente.
Valeu. Vou treinando e postando os resultados neste tópico.
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poneis Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 03:11
Sambar em giro mais alto é normal para quem ainda não treinou o corpo a acompanhar essa velocidade de rotação. Ninguém pode falar "ah, mas a pedalada não é eficiente girando tanto" até ter domínio das cadências altas. O negócio é comprar um medidor de cadência e estabelecer um patamar alcançável, como 90rpm. O cara vai andar a 90rpm em qualquer situação, seja na subida ou na descida. A partir daí, o ideal é ir aumentando aos poucos o giro, em degraus.

Eu ando todo dia de roda fixa e agora consigo manter giros de 120rpm. Meu recorde foi de 160rpm em uma descida, mas competidores de keirin passam dos 200rpm. Girar alto significa andar rápido sem perder o fôlego. Quem anda travado pode andar rápido, mas uma hora acaba a perna e daí não resta mais nada a fazer a não ser afogar.  Quem anda girando, anda rápido e consegue se manter nesse ritmo por períodos longuíssimos.

Em uma longa subida, é possível impor uma velocidade maior sem mudar de marcha, apenas aumentando o giro. Um cara inexperiente vai começar a pedalar em pé para te acompanhar e depois de umas 20, 40 pedaladas, vai se acabar, voltando a sentar e agora pedalando em um ritmo bem mais lento. Você, que gira rápido, consegue manter-se nesse ritmo rápido até o final da subida, abrindo uma vantagem considerável.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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Agora...fala aê... ESSE TREINO É MANEIRO PACAS, NÃO?

HUAHUHAUAHA
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Fernando_BRA Ver Drop Down
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Bom...falei baseado em alguns relatos de amigos de ciclismo de estrada... comigo mesmo, tb não percebo diferença usando relações diferentes, quando começa o bounce, é quando tento passar de 160.

Quando eu tava começando tb percebia a desetabilização quando passava dos 120.

AGora fato é q to muito cru, pois não fico sentado no selim...como eu disse la em cima, fico exatamente na posição como se estivesse sentado, mas na verdade todo peso vai pros pés e mãos. Fico quase enconstando no selim, coisa de mm.  Ainda não sei me estabilizar sentado no selim com a carga comum como se estivesse girando na minha cadência de regime que é 95~100


Editado por Fernando_BRA - 28 Mar 2012 as 02:35
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dpinho Ver Drop Down
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Fernando,

Hoje obtive picos de 160 rpm e o "bounce" foi mais baixo nesta rotação, o que me leva a concluir que possuo uma falha mecânica em torno de 120 rpm. A marcha leve ou pesada não apresentou mudanças significativas ou seja, na descida (longa) a 120 rpm ou no plano (curta) a 120 rpm o bounce ocorre, corroborando sua afirmação.
É continuar treinando... uma hora o músculo aprende!
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Fernando_BRA Ver Drop Down
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Todo mundo aqui nesse post costuma seguir uma planilha de treino ou algum tipo de planejamento seja pra pura vontade de melhorar vossas performances, ou pra competir?

Apenas enfatizando o que os vídeos aí já mostravam como eram feitos os treinos no passado...esse treino de fast pedal que alguns aqui tão meio que desdenhando é bem específico para melhoria de eficiência de pedalada pra quem quer se especializar, ainda que como amador.

A impressão que temos de ser mais difícil girar alto numa marcha leve é justamente a justificativa dos treinos nessas relações. A proposta desse treino é: se vc se sair bem com relação leve, se sairá bem com as mais pesadas, simples

Além desse treino, também existe o single leg, que vc treina alternadamente com uma perna de cada vez. Talvez desdenhem esse tb e inclua la na lista zoadora como pedal saci ou algo do tipo. Mas pra surpresa de vcs, esse treino é usado por amadores e profissionaisWink.


Editado por Fernando_BRA - 28 Mar 2012 as 01:41
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marcoaleite Ver Drop Down
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Quando faço treinos em LT, normalmente minha média fica em 95 rpm, isto porque consta o tempo de recuperação, mas nas olhadas que dou no ciclo normalmente estou girando em 100 e até 110 rpm, caindo um pouco nas subidas apenas. É válido treinar o giro alto, mas precisa com o tempo treinar aplicando potência também.
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arthursoares Ver Drop Down
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Em marcha leve (sem resistência) realmente fica complicado girar mais alto que 110-120rpm. Você fica quicando total. Agora quando vai fazer um sprint e tem marcha pesada, facinho que o rpm segura a 130-150 sem ficar desse jeito. Não?
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dpinho Ver Drop Down
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Em resumo, eu, leigo, girava entre 60/80. Li que o melhor desempenho psicomecanico é obtido entre 90/100. Achei balela e sequer gostava desse giro. ATÉ TENTAR! Percebi que quanto maior minha rotação no treino, melhor era minha pedalada em condições normais, ou seja, entre 90/100 rpm.

Para quem não acredita em fastpedal, show! Eu não reclamo da sua vida em camera lenta, logo não reclame do buraco negro que eu quero criar no pedivela

Fiz um bikefit e o selim esta ajustado. Não percebo movimento de quadril. Reparei que o "bounce" ocorre com maior intensidade entre 120 e 130, após estes valores o "bounce" diminui. Acredito que seja uma deficiência mecanica mesmo. Vou começar esta série de Fastpedal.

Obrigado pelas dicas!
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Aristóbulo Ver Drop Down
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Não mesmo...




"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
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sassota Ver Drop Down
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não é muita novidade não...

a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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hangman Ver Drop Down
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Só Para não perder a oportunidade!
http://www.pedal.com.br/forum/tipos-de-ciclistas-humor_topic45939.html
Tudo na vida são escolhas!
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hangman Ver Drop Down
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Originalmente postado por Match Match escreveu:

Pra que esse skema de ventilador???
E se voce balanga no selim, é porque a marcha tá muito leve, porquanto o que faz se manter firme é a pressão no clip com a tração da marcha.
Alta cadência é bom, mas sempre naquela regra geral do custo beneficio: > POtencia > Cadencia


Match, concordo com você.
Mas quanto a treinar eficiência da pedalada com rpm acima de 120rpm é novidade!
Cada uma que a gente vê!!!
Pedalada eficiente, é aquela em que se concentra em fazer força em todo o ciclo!

Mas, será que o fato de estar quicando no banco não têm a ver com a turbulencia?
Acho que em rotações acima de 120rpm, deve ser instalado um defletor aerodinâmico, para anular o efeito que o vento gerado pelo ventila... quero dizer, pedivela proporciona nestas rotações!!
Cara quando treina a estas rotações, têm alguem com você?
Já percebeu se ao superar estes 120rpm, se o ciclista ao seu lado é arremeçado para o lado?
Derrepente é uma tática para derrubar os outros competidores, o objetivo e este?
Na boa, não resistí, vivamos em paz!!
Tudo na vida são escolhas!
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pugpugpug Ver Drop Down
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acho que depende de pessoa pra pessoa... normalmente, meu ótimo rendimento fica em 95 - 105 rpm
.
mais que isso eu to pedalando de maneira menos eficiente, pois percebo que descendo marcha subo mais a velocidade...
.
no sprint eu meto a bota em pé, de 52-12 e tenho dificuldade de rodar de pé acima de 61 km/h...sinto perder os pedais e pedir mais marcha (que já acabaram)....
.
ainda não sei o que fazer, se compro um cassete de 11 ou fico assim, pois andar acima de 60 km/h é muito raro... acho que nem compensa..
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Aristóbulo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fernando_BRA Fernando_BRA escreveu:

O que o Aristóbulo disse faz todo o sentido.

Acho que o trecho da descrição do treino "Fast Pedal/Eficiência da pedalada" foi do livro do treinador do Lance Armstrong.

 Sabemos que existe uma forma correta de se aplicar a força nos pedais e esse treino de giro alto até 120rpm ajuda a treinarmos a distribuição de força na bike, bem como a aplicação de força nos pedais.

  Antigamente eu tb tinha a idéia de que se eu tava chacoalhando era porque a marcha tava leve, mas na verdade é porque não controlava os musculos corretamente, tanto membros inferiores quanto superiores.

 Por isso o autor do livro recomenda fazer o treino numa marcha relativamente leve: se vc acerta com uma marcha leve, vc pedalará muito mais eficiente nas mais pesadas.

  A dica do chaveiro no bolso tb é boa! Agora sinceramente desconhecia sobre a latura do selim. Pra mim, uma vez acertado o bikefit nada deveria se fazer a não ser, melhorar a coordenação motora em fast pedal.

Foi lá mesmo Fernando.

Dpinho, em resumo, treinos em alta cadência melhora sua coordenação nas pernas. Melhorando assim sua eficiência no pedal.
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

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