Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Acabamento do movimento central
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Acabamento do movimento central

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Acabamento do movimento central
    Postado: 02 Jun 2020 as 16:58
Troquei o pedivela e o mov. cent. de esferas com 48 dentes por um de 42 dentes e mov. cent. selado da Shimano para o pedalar ficar mais leve. Não gostei do acabamento lado esquerdo. Gostaria de saber se é assim mesmo ou tem um acabamento que faltou no kit q. comprei? 
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2020 as 18:07
Não veio junto?

Então vais ter de pedir onde comprastes o pedivela. Ou comprar por aí...

Ver a imagem de origem

Thumbs Up
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2020 as 19:08
Eu já usei alguns movimentos centrais shimano nos quais uns tinham a mesma rebarba presente do lado direito no esquerdo e outros iguais ao seu , que no lado esquerdo não apresenta a mesma. É apenas estético, vou ver se encontro aqui alguns e ponho as fotos amanhã. Essas fotos que o colega postou em cima não corresponde ao movimento central ponta quadrada, esse movimento central é para pedivela com eixo integrado (hollowtech) e a proteção apresentada é para tapar os rolamentos do mesmo.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2020 as 19:08
Esse pedivela está parecendo de ponta quadrada, se for não tem acabamento algum , é assim mesmo. 
Voltar ao Topo
EduardoRR Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2018
Jundiaí
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar EduardoRR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 09:43
ponta quadrada é assim
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 17:23
eu ñ achei legal. caso ñ encontre para comprar, vou tentar uma adaptação para tampar e ficar uma estática legal. obg por sua atenção. me permita umas linhas nesse tópico mesmo. eu me apresentei com meu nome idade e uma limitação física, (amputação de membro inferior esquerdo), e por essa condição eu troquei a coroa, de 48 dentes e o movimento central por uma de 42 dentes para ficar mais leve. a regulagem das marchas se foram. eu consigo fazer novamente a regulagem das marchas normalmente? ñ vou precisar trocar corrente e nem mexer na posição do guia dianteiro e traseiro?
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 17:25
hahaha... acredito q com o tempo vou acostumar e nem vou lembrar mais dele. afinal, ñ fico olhando para baixo mesmo. obg. por responder.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 18:03
Existem câmbios dianteiros apropriados para coroa de 48 dentes e para 42 dentes. Por mais que de pra colocar um funcionando no outro, é uma forçação de barra e nem sempre fica bom. Eu mesmo uso um câmbio indicado para pedivela de 48-36-26D, mas troquei a coroinha por uma 22D, ficando 48-36-22D. A troca da coroinha pra média sempre exige atenção, mas funciona.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 19:21
quando compro e troco peças da bike, muitas das vezes levo ela comigo. sempre pergunto se o que estou comprando serve e se cabe. mesmo assim, acontece de não da certo. e nesse caso não foi diferente, eu perguntei se fazendo a troca eu ia precisar trocar corrente. sabia que a regulagem eu ia perder. amanhã vou tentar regular as marchas, caso não obtenha sucesso, vou me informar sobre o câmbio dianteiro. obg por sua resposta.
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 10:28
tentei fazer a regulagem do câmbio dianteiro e não obtive sucesso... ainda. vou tentar mais tarde. não consigo abaixar mais o câmbio dianteiro, ele já esta pegando no quadro e esta mais que 4mm de altura. acreditando que exista câmbio distintos para coroa de 48 e 42 dentes, vou tentar achar para fazer a troca..
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 11:17
Veja a tabela abaixo, obtida no site de especificações de compatibilidade da Shimano (https://productinfo.shimano.com/#/com?cid=C-432&acid=C-442):



Nela eu destaquei três áreas, contornadas em amarelo, verde e azul.

Na área amarela, observe que temos apenas coroas 40-30-22D no quadro da direita, ficando no quadro da esquerda os câmbios adequados pra elas.

Nas áreas verde e azul, temos coroas 44-32-22D e 48-36-26D, que possuem tamanho mais próximo. Câmbios para 48-36-26D podem ser usados em 44-32-22D, mas não com 42 ou 40. A exceção são os FD-M660 e FD-M661, propositalmente isolados na área azul, que só devem ser usados com 44-32-22D.

Espero que ajude a solucionar o seu problema. Boa sorte aí!

Editado por dwsmartins - 04 Jun 2020 as 11:19
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 12:28
Tirei umas fotos aqui, mas não ficaram muito boas, mas acho que dá para voce ver, eu peço desculpas, não encontrei os movimentos antigos, mas o lado esquerdo deles é apenas uma rebarba que tem, igual ao direito, só isso.
A foto da esquerda voce vê que a peça que está á esquerda da outra é a que encaixa se do lado esquerdo do central e na outra foto é o cartucho que entra do lado direito do central e nota se a rebarba existente no mesmo.
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 13:15
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Veja a tabela abaixo, obtida no site de especificações de compatibilidade da Shimano (https://productinfo.shimano.com/#/com?cid=C-432&acid=C-442):



Nela eu destaquei três áreas, contornadas em amarelo, verde e azul.

Na área amarela, observe que temos apenas coroas 40-30-22D no quadro da direita, ficando no quadro da esquerda os câmbios adequados pra elas.

Nas áreas verde e azul, temos coroas 44-32-22D e 48-36-26D, que possuem tamanho mais próximo. Câmbios para 48-36-26D podem ser usados em 44-32-22D, mas não com 42 ou 40. A exceção são os FD-M660 e FD-M661, propositalmente isolados na área azul, que só devem ser usados com 44-32-22D.

Espero que ajude a solucionar o seu problema. Boa sorte aí!

meu deus..... Dead

já mudei várias vezes cambios dianteiros e nunca tive problema, por essas informações acima acho que tive muiiita sorte.

Hoje uso um XT no lugar de um deore na minha aspect e olha que esse XT é beeeem antigo e casou...

sorte pelo visto 
Luiz Salles
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 13:35
Originalmente postado por luizsalles luizsalles escreveu:



meu deus..... Dead

já mudei várias vezes cambios dianteiros e nunca tive problema, por essas informações acima acho que tive muiiita sorte.

Hoje uso um XT no lugar de um deore na minha aspect e olha que esse XT é beeeem antigo e casou...

sorte pelo visto 


Calma Luiz!

Isso é o que o manual fala, não é regra. Minha relação tb é toda fora do manual: deveria ter pedivela 48-36-26D e cassete 9v de 11-34D, mas uso 48-36-22D com 8v de 11-40D. Tem caso que dá, sem problemas! O que, infelizmente, não parece ser o caso do Lello, aí a gente ajuda no que dá, né?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 14:46
peguei mais informação e realmente é desse jeito mesmo que esta o meu. vou tentar fazer um acabamento de alumínio de encaixe interno. mais estou inclinado a deixar desse jeito mesmo. já que é assim...  fica assim. obg por seu interesse e sua resposta.
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 14:56
entendi que tenho 12 opções de compra para câmbio dianteiro, (coroa 42 dentes), para escolher. do FD-M4000-TS3 até o FD-M2000-DS6. estou certo?
P.S. ainda estou tentando a regulagem. agora já consigo trocas da menor coroa para a intermediária. câmbio traseiro esta normal. obg por seu tempo e sua resposta.
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 18:03
depois de muitas tentativas de regulagens do câmbio dianteiro que estava no pedivela com coroa 48 dentes que troquei por um de 42 dentes, resolvi comprar outro câmbio compatível com o novo pedivela 42 dentes. me foi oferecido um câmbio FD-TY500. R$57,00 + M.de Obra = R$72,00 Reais. pedi para instalar e regular. estou com receios de trazer e economizar na M.de obra e ñ da certo.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 21:30
Originalmente postado por lellorj lellorj escreveu:

depois de muitas tentativas de regulagens do câmbio dianteiro que estava no pedivela com coroa 48 dentes que troquei por um de 42 dentes, resolvi comprar outro câmbio compatível com o novo pedivela 42 dentes. me foi oferecido um câmbio FD-TY500. R$57,00 + M.de Obra = R$72,00 Reais. pedi para instalar e regular. estou com receios de trazer e economizar na M.de obra e ñ da certo.

Lello, eu mostrei só uma parte do site da Shimano. Olha lá, checa qual o seu pedivela (se for Shimano, claro) e vê qual a recomendação do manual. Se não achar algo, passa mais informações pra gente sobre a sua transmissão (quantas marchas, quais os câmbios dianteiro e traseiro que vc já tem, qual cassete ou catraca que vc usa, quais são os passadores, tudo se possível com fotos) antes de entrar na onda de comprar o mundo todo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2020 as 15:28
olá dwsmartins... eu olhei na tabela. encontrei o câmbio oferecido pelo lojista e vi o pedivela que comprei no mesmo lojista. acredito que vai da tudo certo. quero trocar tbm a catraca e corrente ambos Shimano. a bike veio com essa catraca, não sei se é boa. aceito orientação de como comprar. obg.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2020 as 08:58
Ufa! É que por um momento eu achei que você havia concluído precipitadamente.

Trocando o pedivela, é realmente uma boa trocar a catraca e a corrente. As catracas da Shimano são boas, se a sua atual tem atendido bem, a da Shimano vai ser mais durável. Se o passador tiver o mesmo número de marchas e se ela tiver até 28 dentes, como está indicada na atual, não vai precisar de nenhuma outra mudança, mas se quiser uma catraca megarange, tem que checar a compatibilidade do câmbio traseiro.

Quanto à corrente, sempre gostei das correntes da KMC, mesmo nos modelos básicos acho que elas duram bastante. Ainda têm a vantagem de vir com emenda, que as Shimano não tem (da pra usar, mas tem que comprar separado).

Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2020 as 17:34
kkkk... (Ufa! É que por um momento eu achei que você havia concluído precipitadamente),nunca mais compro sem perguntar aki no fórum. hoje fui até a loja e comprei o câmbio e pedi para instalar. R$70,00 pratas. sobre a catraca, sim, ela esta me atendendo normalmente. já a corrente vou trocar, segundo o primeiro dono, a bike ficou um ano com ele. vlw pela dica da marca da corrente. eu pretendia comprar um missilink tbm. a bike tem 21 marchas. é uma MTB VikingX Tuff-25 pode saltar, descer escada, empina... rsrsrs coisa que na minha idade, (60), ri muitoe com uma perna... ñ vai da mesmo...Exclamação
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2020 as 21:47
Originalmente postado por lellorj lellorj escreveu:

kkkk... (Ufa! É que por um momento eu achei que você havia concluído precipitadamente),nunca mais compro sem perguntar aki no fórum. hoje fui até a loja e comprei o câmbio e pedi para instalar. R$70,00 pratas. sobre a catraca, sim, ela esta me atendendo normalmente. já a corrente vou trocar, segundo o primeiro dono, a bike ficou um ano com ele. vlw pela dica da marca da corrente. eu pretendia comprar um missilink tbm. a bike tem 21 marchas. é uma MTB VikingX Tuff-25 pode saltar, descer escada, empina... rsrsrs coisa que na minha idade, (60), ri muitoe com uma perna... ñ vai da mesmo...Exclamação


Pelo estado da relação, acho que ela foi muito pouco usada. Eu não me preocuparia muito com trocar a corrente agora. Como imagino que você não tenha, numa próxima ida a oficina peça para medir o desgaste. Esse não for uma loja muito pequena, certamente eles vão ter a ferramenta.
Voltar ao Topo
lellorj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lellorj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2020 as 22:45
eu chequei elo por elo. fiz uma limpeza profunda repetindo 3X. usei um lubrificante WD-40 BIKE. nesse momento esta tudo perfeito. obg.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X