Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - A sua avó já pedalou hoje?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


A sua avó já pedalou hoje?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: A sua avó já pedalou hoje?
    Postado: 17 Jul 2011 as 20:07

(The slow bike movement) Pedal relax!

Foi vendo o video da massa crítica de maio e especialmente observando este comentário de um participante e a discussão que ele causou que intuitivamente começei a me dar conta de uma coisa: http://vadebici.wordpress.com/2011/05/29/massa-critica-de-maio-2/#comment-8425 -Rodrigo Correa disse: 29 29UTC maio 29UTC 2011 às 23:57 :

"Que bonito, mas quase ninguém pedala! O vídeo deixa bem claro que a massa realmente não tranca, a massa passa. Mas podia passar um pouquinho mais rápido não?"

http://vimeo.com/24399152

A eficiência da bicicleta é tal que não precisa pedalar tanto.
Nós as vezes gostamos de pedalar rápido pela adrenalina e pela endorfina que envolve, o exercício e a emoção.
Pois para mim andar de bicicleta tem a mesma diferença entre voar de asa delta e voar de avião comercial, o primeiro envolve técnica, esporte e emoção.

Esta eficiência faz com que sejam equivocados os comentários feitos contra o ciclismo, como dizendo que a bicicleta não vai se firmar como meio de transporte por conta do relevo ou das distâncias que têm de ser percorridas nas grandes cidades.
Pois qualquer ciclista experiente sabe que a subida das lombas é uma parte essencial em termos de prazer e exercício, que não pode faltar em qualquer passeio, e que deslocamentos de 20, 30 quilometros ou mais são passeios relativamente curtos que podem ser feitos facilmente em menos tempo que se enfrenta qualquer congestionamento médio.

Mas não podemos esquecer que o ciclismo é mais que isto.
Começei a me lembrar dos vários passeios que já fiz com meus filhos e sobrinhos, dos dias sem horário que passei na praia e no interior com meus amigos na infância, pedalando sem compromisso sem saber para onde, só por pedalar, pelo puro prazer.
Me lembrei de meu pai que ainda pedala com mais de 70 anos de idade.
Observei os idosos que acompanham o Massa Crítica e as crianças.
Todos os que usam bicicletas de marcha simples e de conforto.

Reparei que o ciclismo é uma ótima maneira de passear sentindo o chão, o cheiro da natureza, escutando o silência, curtindo companhias, fazendo novas amizades ou curtindo a solidão e descobrindo novos lugares.

Coisas que eu sempre soube, que todo mundo sabe, mas que temos que nos lembrar as vezes.

Acho então que temos de valorizar o ciclismo também neste enfoque, além do utilitário na sua essência mais lúdica.

Este é um enfoque que descobri depois está sendo amparado em um movimento global, o Slow Bike.

cycleway

http://www.slowbicyclemovement.org/
http://www.copenhagenize.com/2008/06/slow-bicycle-movement.html

Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 18:56
Como assim, "sua avó já pedalou hoje"? Quem é jovem também pode pedalar lentamente, aproveitando outras coisas que a bicicleta proporciona além do exercício físico. Não há melhor maneira de conhecer uma vizinhança. É também uma excelente maneira de relaxar e espairecer!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 20:18
O que eu quis dizer é que a bicicleta não é só para atletas que tenham preparo físico, técnica de pilotagem e nível de atenção para enfrentar o trânsito, longas estrada ou trilhas radicais, a bicicleta pode ser útil para crianças, ciclistas eventuais e mesmo idosos, como o caso do meu pai que relatei que pedala com 75 anos de idade. Por isto a pergunta no título!
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 20:24
Bom, neste caso você poderia ter perguntando se eu já pedalei hoje!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 20:33
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Não há melhor maneira de conhecer uma vizinhança. É também uma excelente maneira de relaxar e espairecer!


Há sim: caminhando! :lol:

Sério, andar de bike é uma delícia, mas se você quiser desfrutar mesmo de todos os detalhes, e interagir com o ambiente da melhor forma, caminhar é o ideal. Não precisa se preocupar com a bike, onde vai deixá-la, se vão roubar... A grande limitação é que não dá pra andar tanto quanto numa bike, no mesmo tempo (como uma bike não anda tanto quanto um carro, um carro tanto quanto um avião, etc). Talvez a melhor forma seja a união das coisas: bike para médias distâncias, e conhecer as vizinhanças a pé.

De qualquer forma acho interessante de vez em quando pedalar sem qualquer compromisso, seja de chegar no trabalho, de cumprir uma planilha de treino ou de alcançar o ponto de pernoite num cicloturismo.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 22:15
É verdade, Alessandro. Caminhando conseguimos reparar em diversos detalhes a mais.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2011 as 23:09
Melhor ainda que andando é ir deitado se arrastando, conseguimos ver muitos mais detalhes que podem passar despercebido quando andamos a uma velocidade de 4km/h.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
boreiajr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar boreiajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 07:30
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Melhor ainda que andando é ir deitado se arrastando, conseguimos ver muitos mais detalhes que podem passar despercebido quando andamos a uma velocidade de 4km/h.


O problema é que geralmente quem anda deitado e se arrastando está 99% das vezes bêbado, aí fica difícil de curtir os detalhes da paisagem Tongue
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2011 as 22:02
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Melhor ainda que andando é ir deitado se arrastando, conseguimos ver muitos mais detalhes que podem passar despercebido quando andamos a uma velocidade de 4km/h.


Hahahaha... Dá pra se arrastar mais rápido deitado de barriga num carrinho de rolimãs!

Boa, admito que fui chato :p

É que eu gosto de caminhar. E caminhando dá pra usar um mp3 muito mais de boa do que na bike!

Mas a brincadeira fica meio restrita a um raio de 6 a 8 km. Mais que isso fica muito puxado pra ir e voltar!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
lamas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2010
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lamas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2011 as 01:38
Pra falar a verdade e ser muito franco, semana passada me dei conta disso.
Sempre ia pro trabalho socando a bota e chegava meio suado.
Um dia, com tempo mais favorável, resolvi ir mais devagar, passeando mesmo.
A diferença de tempo foi pequena, suei menos e curti mais o caminho.
Mesmo trajeto, mesmo fone de ouvido e capacete, mas um conceito diferente.
 
É uma outra forma de pensar e agir.
 
Sempre pensei na bike como uma coisa prazerosa, que remete à minha infância, uma época feliz.
Hoje, isso voltou!
Voltar ao Topo
rgoersch Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 23 Fev 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:242
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rgoersch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2011 as 01:44
Eu trabalho diariamente de bike.

Sou meio gordo, se pedalar rapido chegarei suado. Como vou de calça Jeans/camisa de botão. Não rola de pedalar rapido. Vou pedalando bem tranquilo e chego no trabalho praticamente sem suar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X