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Á procura da magrela perfeita!

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zaninelli Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Jan 2019
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zaninelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Á procura da magrela perfeita!
    Postado: 21 Jan 2019 as 01:45
Saudações, irmãos e irmãs de pedal!

Em 1º lugar, gostaria de agradecer por me receberem aqui!

Em segundo, já vou adiantando as desculpas, pois sei que deve ser um tópico saturado, pelo que pude observar, e por ser novato no uso de fóruns, de qualquer espécie (digo, nunca havia utilizado para postar, apenas para xeretar hehe).

Só achei que seria melhor abrir um novo tópico, por acreditar que cada caso é um caso, sim? Sei dos tópicos voltados para auxiliar na escolha da bicicleta ideal, mas, por também ser um simples amador no mundo das bikes, tenho receio de interpretar as informações incorretamente e acabar fazendo escolhas que podem custar caro!

Bem, meu objetivo é adquirir uma bike para uso diário: estou trabalhando com apps de entrega e a famigerada Big Rider, da Mormaii, é minha atual e fiel montaria. Acho que não preciso dizer muito sobre ela por aqui... Por hora, é o que tem e o que vai me ajudar a conseguir uma nova!

Pretendo investir, inicialmente, até uns R$1.300,00... No máximo 1500! Acredito que seja possível encontrar uma razoavelmente boa nessa faixa de preço, não é mesmo?... Pelo menos até tirar a carteira kkk.

Sobre o lugar onde moro: temos as quatro estações num dia só! Na hora do almoço pode estar um sol escaldante e, ao fim da tarde, pode cair um dilúvio! Já meus percursos vão desde ciclovias à ruas remendadas (nada absurdo), com calçadas altas e, por vezes, sem aquelas rampinhas de acessibilidade (bem absurdo)... Algumas poucas subidas.

Bem, fiz o bikefit virtual, como é orientado em vários tópicos, e o resultado foi o seguinte...

...Minhas medidas:

-74cm de cavalo;
-70cm de tronco;
-61cm de braço.

As medidas ideais da bike indicadas foram:

-Quadro de 15", se for MTB, que é meu maior interesse (li num tópico, aqui mesmo, que esse valor não importa, que o que vale é o tamanho do top tube);
-Altura do selim: 65.34cm;
-Top tube: 69.5cm.

Futuramente, investirei num bikefit presencial, é claro. A ideia é ir lá com a magrela mais próxima possível do ideal e não ter que gastar além da regulagem básica, né!

Dito isto, vamos às minhas maiores dúvidas:

1. O tamanho do quadro realmente importa? Ou somente a altura do selim e o top tube?

2. Qual é o freio ideal para minha finalidade: hidráulico, mecânico ou v-brake mesmo? Lembrando as pancadas de chuva constantes da minha cidade, que eu sei, por experiência própria, que lesam a funcionalidade do v-brake... Como os outros se saem na molhadeira?

3. Se a bike vier com o freio a disco mecânico, por exemplo, é possível migrar para o hidráulico e vice-versa?

4. A respeito da suspensão: é verdade que a traseira é dispensável para uso urbano? Me falaram que estraga fácil e não tem tanta utilidade... Mas o dianteiro é bom ter, correto? Se sim, existe modelo ideal?

5. Câmbio: sou bem leigo quanto às marchas! Tanto é que só uso a traseira, pra não dar B.O. kkk. Qual o número ideal de marchas/velocidades e como conciliar o uso de ambas, simultaneamente (ex.: em qual marcha o câmbio traseiro deve estar se o dianteiro estiver em tal)??. Levando em consideração que não pretendo atingir velocidades super-sônicas (por estar me locomovendo em lugares onde há pedestres e outros veículos circulando), apenas quando estiver em cima da hora de entregar um pedido rsrs. Por outro lado, vez ou outra hei de encarar umas subidas!

6. E os aros? Li sobre os aros 29, que estão cada vez mais em alta e me interessei, tanto pela estética (gosto de visual mais agressivo) quanto pelo desempenho... O que podem me dizer?

7. Existe modelo ideal para o selim? Quero dizer, em relação à largura do quadril, por exemplo.

8. O tamanho do top tube deve ser medido na hora ou é especificado de alguma forma? Tenho certeza que o atual é desproporcional, pois sinto desconforto, tanto nas costas quanto na distância dos meus braços!

9. Posso ir de MTB ou Freeride mesmo ou existem modelos mais indicados para o uso? É que tenho um carinho especial por essas, como já devem ter notado kkk.

Enfim, será que eu posso encontrar uma bike pronta, que seja adequada a todas essas questões, com custo/benefício bacana?

Ou é mais fácil comprar peça por peça e ir montando? Vi um vídeo que o cara falou que o problema, nesse caso, é a garantia, né...

E bike usada, sem muitos km rodados, daqueles indivíduos que compram pra entrar na "onda fitness" e acaba com a magrela juntando pó... Pode ser ou nem pensar?

Seguem também uns modelos que eu me interessei:

https://www.pontofrio.com.br/EseLazer/Bicicletas/Aro29/bicicleta-aro-29-caloi-eagle-schwinn-21-marchas-11763522.?gclid=CjwKCAiA1ZDiBRAXEiwAIWyNCwbTHMnqnXk6kWlhAm8Tv0bjq1HEd_cadwkoDbuy6kte0o1PG94_dhoCQOIQAvD_BwE&utm_medium=cpc&utm_source=gp_pla&IdSku=11763522&idLojista=16&s_kwcid=AL!427!3!262596349123!!!g!434338039088!&utm_campaign=Espo_Bicicletas_Shopping&ef_id=W7z(a)DgAAALCSiUyZ:20190120173121:s - Caloi Eagle Schwinn 29

https://www.americanas.com.br/produto/46398062/bicicleta-aro-29-mtb-endorphine-4-3-2018?cor=Vermelho%2BPreto&pfm_carac=gonew%20endorphine%20123%20aro%2029&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_=search_page%20&sellerId - Endorphine 4.3 29

Gosto também de alguns modelos da Totem, como a famosa VikingX (sim, é claro que é pelo visual :P). Mas li que só o quadro dela é bom... Se montar a bike for uma opção, vale a pena usar esse quadro e colocar componentes melhores?

Enfim, fiquem "à vonts" para dar outras dicas e corrigir qualquer besteira que eu tenha escrito kkk.

Desde já agradeço a colaboração e desejo que todos tenham uma ótima pedalada!

Paz.
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eduardo quixadá Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Fev 2018
quixadá, ceara
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar eduardo quixadá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2019 as 07:58
Valha quantas perguntas!
Bora lá:
1 - O tamanho do quadro é importante sim!
2 - Na chuva, o melhor é o freio a disco hidráulico. O freio ferradura ou o vbrake é mais leve e o a disco mecanico só tem peso.
3 - Sim
4 - Suspensão traseira só é legal pra downhill. Essas bikes são caras. Se forem baratas não resolvem.
5 - Meu, dá uma olhada sobre a hierarquias de grupos de cambio e suas utilidades.
6 -Aro 29 é legal, mas não quer dizer que o 26 não presta.
7 - Existe sim, mas depende de você e do seu costume
8 - Bom seria estudar um pouco sobre bike fit
9 - Pode ir do jeito que vc achar melhor
10 - Pode ser sim, mas tem que olhar ao vivo e procurar trincados e problemas no quadro..
11 - Vale a pena sim. Pelo menos pro seu uso.
Valeu e bora pedalar!
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ghd Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Nov 2016
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Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2019 as 08:02
1. Importa, mas não precisa ser seu número exato, é apenas uma referência para não comprar totalmente fora da medida e não dar ajuste.

2. Eu diria que freio a disco. Futuramente da um upgrade pra um hidráulico.

3. Sim

4. Não compre com suspensão traseira!
A dianteira é questionável, há quem prefira com ou sem. Eu prefiro com.

5. Pra aro 29 o mínimo aceitável é 24 marchas. Ideal 27 ou 18 marchas. (Sim, 18v no modo 2x9 é melhor que 24 em 3x8)

6. 29 é o que pegou no mercado.

7. Depende da medida dos ossos da sua bunda, os ísquios.

8. Difícil achar essa medida no anúncio de bikes baratas. Boa parte dessa medida é ajustável com variações na mesa, guidão e selim.

9. Vai de MTB ou urbana. Olhe as Endorphine 5.3, e na minha assinatura tem um link com mais opções.

Editado por ghd - 21 Jan 2019 as 08:03
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Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2019 as 08:04
Originalmente postado por zaninelli zaninelli escreveu:

Saudações, irmãos e irmãs de pedal!

Em 1º lugar, gostaria de agradecer por me receberem aqui!

Em segundo, já vou adiantando as desculpas, pois sei que deve ser um tópico saturado, pelo que pude observar, e por ser novato no uso de fóruns, de qualquer espécie (digo, nunca havia utilizado para postar, apenas para xeretar hehe).

Só achei que seria melhor abrir um novo tópico, por acreditar que cada caso é um caso, sim? Sei dos tópicos voltados para auxiliar na escolha da bicicleta ideal, mas, por também ser um simples amador no mundo das bikes, tenho receio de interpretar as informações incorretamente e acabar fazendo escolhas que podem custar caro!

Bem, meu objetivo é adquirir uma bike para uso diário: estou trabalhando com apps de entrega e a famigerada Big Rider, da Mormaii, é minha atual e fiel montaria. Acho que não preciso dizer muito sobre ela por aqui... Por hora, é o que tem e o que vai me ajudar a conseguir uma nova!

Pretendo investir, inicialmente, até uns R$1.300,00... No máximo 1500! Acredito que seja possível encontrar uma razoavelmente boa nessa faixa de preço, não é mesmo?... Pelo menos até tirar a carteira kkk.

Sobre o lugar onde moro: temos as quatro estações num dia só! Na hora do almoço pode estar um sol escaldante e, ao fim da tarde, pode cair um dilúvio! Já meus percursos vão desde ciclovias à ruas remendadas (nada absurdo), com calçadas altas e, por vezes, sem aquelas rampinhas de acessibilidade (bem absurdo)... Algumas poucas subidas.

Bem, fiz o bikefit virtual, como é orientado em vários tópicos, e o resultado foi o seguinte...

...Minhas medidas:

-74cm de cavalo;
-70cm de tronco;
-61cm de braço.

As medidas ideais da bike indicadas foram:

-Quadro de 15", se for MTB, que é meu maior interesse (li num tópico, aqui mesmo, que esse valor não importa, que o que vale é o tamanho do top tube);
-Altura do selim: 65.34cm;
-Top tube: 69.5cm.

Futuramente, investirei num bikefit presencial, é claro. A ideia é ir lá com a magrela mais próxima possível do ideal e não ter que gastar além da regulagem básica, né!

Dito isto, vamos às minhas maiores dúvidas:

1. O tamanho do quadro realmente importa? Ou somente a altura do selim e o top tube?

2. Qual é o freio ideal para minha finalidade: hidráulico, mecânico ou v-brake mesmo? Lembrando as pancadas de chuva constantes da minha cidade, que eu sei, por experiência própria, que lesam a funcionalidade do v-brake... Como os outros se saem na molhadeira?

3. Se a bike vier com o freio a disco mecânico, por exemplo, é possível migrar para o hidráulico e vice-versa?

4. A respeito da suspensão: é verdade que a traseira é dispensável para uso urbano? Me falaram que estraga fácil e não tem tanta utilidade... Mas o dianteiro é bom ter, correto? Se sim, existe modelo ideal?

5. Câmbio: sou bem leigo quanto às marchas! Tanto é que só uso a traseira, pra não dar B.O. kkk. Qual o número ideal de marchas/velocidades e como conciliar o uso de ambas, simultaneamente (ex.: em qual marcha o câmbio traseiro deve estar se o dianteiro estiver em tal)??. Levando em consideração que não pretendo atingir velocidades super-sônicas (por estar me locomovendo em lugares onde há pedestres e outros veículos circulando), apenas quando estiver em cima da hora de entregar um pedido rsrs. Por outro lado, vez ou outra hei de encarar umas subidas!

6. E os aros? Li sobre os aros 29, que estão cada vez mais em alta e me interessei, tanto pela estética (gosto de visual mais agressivo) quanto pelo desempenho... O que podem me dizer?

7. Existe modelo ideal para o selim? Quero dizer, em relação à largura do quadril, por exemplo.

8. O tamanho do top tube deve ser medido na hora ou é especificado de alguma forma? Tenho certeza que o atual é desproporcional, pois sinto desconforto, tanto nas costas quanto na distância dos meus braços!

9. Posso ir de MTB ou Freeride mesmo ou existem modelos mais indicados para o uso? É que tenho um carinho especial por essas, como já devem ter notado kkk.

Enfim, será que eu posso encontrar uma bike pronta, que seja adequada a todas essas questões, com custo/benefício bacana?

Ou é mais fácil comprar peça por peça e ir montando? Vi um vídeo que o cara falou que o problema, nesse caso, é a garantia, né...

E bike usada, sem muitos km rodados, daqueles indivíduos que compram pra entrar na "onda fitness" e acaba com a magrela juntando pó... Pode ser ou nem pensar?

Seguem também uns modelos que eu me interessei:

https://www.pontofrio.com.br/EseLazer/Bicicletas/Aro29/bicicleta-aro-29-caloi-eagle-schwinn-21-marchas-11763522.?gclid=CjwKCAiA1ZDiBRAXEiwAIWyNCwbTHMnqnXk6kWlhAm8Tv0bjq1HEd_cadwkoDbuy6kte0o1PG94_dhoCQOIQAvD_BwE&utm_medium=cpc&utm_source=gp_pla&IdSku=11763522&idLojista=16&s_kwcid=AL!427!3!262596349123!!!g!434338039088!&utm_campaign=Espo_Bicicletas_Shopping&ef_id=W7z(a)DgAAALCSiUyZ:20190120173121:s - Caloi Eagle Schwinn 29

https://www.americanas.com.br/produto/46398062/bicicleta-aro-29-mtb-endorphine-4-3-2018?cor=Vermelho%2BPreto&pfm_carac=gonew%20endorphine%20123%20aro%2029&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_=search_page%20&sellerId - Endorphine 4.3 29

Gosto também de alguns modelos da Totem, como a famosa VikingX (sim, é claro que é pelo visual :P). Mas li que só o quadro dela é bom... Se montar a bike for uma opção, vale a pena usar esse quadro e colocar componentes melhores?

Enfim, fiquem "à vonts" para dar outras dicas e corrigir qualquer besteira que eu tenha escrito kkk.

Desde já agradeço a colaboração e desejo que todos tenham uma ótima pedalada!

Paz.

1- O tamanho do quadro representa o comprimento do set tube. O top tube costuma variar de acordo com o tamanho do quadro. Um quadro 15 seria para pessoas de 1,60.
2- O freio a disco permite uma roda um pouco empenada. Pelo custo, iria de mecânico, para sobrar um pouco pros outros componentes, já que você não vai encarar decidas longas.
3- Sim
4- Nesta faixa se preço, suspensão traseira é temeroso. Recomendo uma suspensão com trava para encarar subidas em pé na bike. Se quiser o mínimo de manutenção, garfo rígido é insuperável, mas o conforto é nulo.
5- O ideal seria uma bike com k7, em vez de roda livre. Pé de vela triplo.
6- Não há mais peças boas para 26. Entre 700 e 29, depende se você quer garfo rígido ou suspensão MTB. A diferença é que uma bike 700 básica pesa 11Kg e uma 29 pesa 15Kg. Sobre desempenho: quanto maior o aro, menor a perda por rolamento, em velocidade constante e maior o conforto, mas menor manobrabilidade e aceleração.
7- Recomendo um acolchoado ou gel para job. Quanto mais fino, menos impacto no pedalar mas menos conforto.
8- Para o seu uso, talvez uma posição mais ereta do que um BikeFit para performance seja necessário, já que leva peso nas costas.
9-Se quiser garfo rígido, iria de Caloi City Tour ou algo parecido. Se quiser MTB com suspa, iria de Explorer ou algo parecido.

PS: Única endorfine que vale a pena de verdade (melhor C/B) é a 5.3.

Fica a dica.
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90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2019 as 08:23
Olha, com 74 cm de cavalo e 70 cm de tronco, a não ser que vc tenha algum tipo de desproporcionalidade corporal, sua bike não pode ser quadro 15. Qual a sua altura? Eu tenho cavalo de 76 cm e 1.77 de altura e a minha bike é quadro 19. Vc fez o bikefit virtual corretamente? Tenta esse aqui:


É uma planilha de cálculo com imagens e medidas e autoexplicativa, faz esse BF e posta aqui de novo.


Editado por sidserra - 22 Jan 2019 as 13:59
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2019 as 08:30
Também acho que seu bikefit está errado. Mas peça para alguém ajudar a tirar as medidas. Sozinho vai dar errado.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Para o caso dele, óbvio que full é fora de cogitação, tanto pelo uso quanto pelo custo, mas frase que suspensão traseira é para DH deve ter vindo direto dos anos 90. Cry
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2019 as 13:57
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Para o caso dele, óbvio que full é fora de cogitação, tanto pelo uso quanto pelo custo, mas frase que suspensão traseira é para DH deve ter vindo direto dos anos 90. Cry

Nem nos anos 90 falavam isso....LOLLOLLOL.

Já responderam basicamente tudo, a dica de ouro é pesquise muito, pois o cara da loja de bikes, quer te vender uma boa bike, mas também precisa ter lucro, geralmente nessa faixa de preço os vendedores tendem a entregar gato por lebre. 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
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JustBr Ver Drop Down


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Minas Gerais
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Se for endorphine vaai monitorando o preco ela ja chegou a 899,
Com 200 reais vc compra um kit shimano hidraulico/passador altus/alívio no aliexpress.

Ps. Eu fiz isso e pra iniciante e so alegria.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2019 as 04:26
Só achei que seria melhor abrir um novo tópico, por acreditar que cada caso é um caso, sim? Sei dos tópicos voltados para auxiliar na escolha da bicicleta ideal, mas, por também ser um simples amador no mundo das bikes, tenho receio de interpretar as informações incorretamente e acabar fazendo escolhas que podem custar caro!

Bem, poderia perguntar nos tópicos existentes... Isso parece uma ideia melhor, não?
Consultoria, custa 180 reais/hora.

Futuramente, investirei num bikefit presencial, é claro. A ideia é ir lá com a magrela mais próxima possível do ideal e não ter que gastar além da regulagem básica, né!


Tu realmente está perdido! O que não pode ser movido, é o movimento central, então se começa por ele, e vai ajustando. Cada caso é um caso, mas num fit presencial, geralmente se conclui que é necessária a troca da mesa. Muito raramente vejo que se troque canote, e esse é o mais esperado, já que pode precisar de mais ou menos off-set para corrigir a posição do selim e seguir o KOPS - pesquise essa sigla.

Pretendo investir, inicialmente, até uns R$1.300,00... No máximo 1500! Acredito que seja possível encontrar uma razoavelmente boa nessa faixa de preço, não é mesmo?... Pelo menos até tirar a carteira kkk.

Aqui eu vejo dois "problemas". O primeiro é que o valor é baixo, não sei até onde tu vai notar a diferença da bike que tu tem, para uma nova nessa faixa de preço.
E bem, se tu está planejando uma CNH, não parece mais sensato dar esse valor de entrada, e financiar o resto da CNH? Ao menos, tu deu a entender que tende abandonar a bike com a CNH, então me parece mais lógico não investir na bike, e apertar o cinto mais um pouco.

Outro detalhe, é que as bikes "de bacana" - leia-se quase qualquer uma que pareça valer um pouco mais - são bastante visadas de roubo e furto... Como estás sempre na rua, no meio de pessoas, analise essa situação.
__________________________________

1 - O tamanho do quadro como dito, é expresso pelo tamanho do seat tube. Hoje já estamos vendo sendo indicado como "seat tube" x "top tube", que parece ser a tendência pro futuro.
Importa pois é isso que interfere no tamanho e projeção do canote e do guidão.

2 - Bem os discos são mais eficientes na chuva. Os mecânicos não são aquela coisa, um BOM mecânico só importado, e dá o preço de um hidráulico de entrada, que já é bastante melhor que um mecânico - pensando em MTB.
Uma pequena observação... Convém usar pastilhas metálicas, invés das orgânicas que normalmente a Shimano usa, pois estas derretem na chuva. Infelizmente não é exatamente fácil de achar pastilhas metálicas, para as linhas mais básicas. Sei que a Tektro usa, e a maioria das marcas conceituadas tem. Porém, isso tudo tem um custo razoavelmente generoso. Como deduzo que será de uso diário, pode não se pagar!

4 - Não há bem um argumento técnico para usar suspensão na cidade, já que normalmente é tudo pavimentado e teoricamente liso. O que noto comparando uma suspensão topo, contra o garfo rígido, é que com a suspensão dá pra errar mais. Com o garfo, preciso estar sempre erguendo a dianteira para transpor os obstáculos. Como disse o Hugo, é algo muito pessoal!
Esbarramos num problema técnico aqui: uma suspensão aceitável, que vai realmente ser funcional, custa pelo menos metade do que tu planeja gastar. Então, é de se pensar bastante nisso!

5 - Eu sugiro algo um pouco na contra-mão do mundo, mas que tem funcionado pra mim: 2x7. Estou hoje com coroas 32-22 (mas na prática é quase só usada a de 32), com um cassete HG200 12-32.
Esse HG200 é suspeito, não me agradei tanto assim dele. Durou só 2 000 km, mas não tenho como saber se não foram as coroas as culpadas, que afetaram a corrente, que afetou o cassete. As coroas já devem estar com uns 5 000 km.
Acabei de comprar um HG20 que dizem ser melhor, por 45 reais. Esse é o trunfo, com 100 eu troco cassete e corrente, que mal compra o cassete ou a coroa de 10... E dali pra cima, o preço só sobe...

Já sobre o uso https://permita.me/?q=como+usar+as+marchas

6 - Infelizmente, o mundo das MTB's - que por aqui é quase restrito a XCO - se rendeu as 29. Os tradicionais 26", como os 27.5" ainda tem sua vez na gringa, principalmente nas modalidades "for fun" (por diversão). Mesmo assim, as grandes fabricantes se voltaram praticamente só para os 29", e assim temos poucas peças boas disponíveis.

8 - Marcas renomadas, informam TODAS as medidas. Marcas genéricas, as vezes trocam até o modelo do quadro sem avisar.

9 - Freeride é uma modalidade dentro do MTB. Usar tu pode, mas não há argumento pra usar um quadro desses, apesar de ser popular entre a molecada, principalmente de periferia. Costumo dizer que é como bater um prego, com uma pedra: dá até que dá, mas não é uma ferramenta adequada.
Todas as bikes de gravidade, são normalmente projetadas para serem pilotadas em pé, e pedalando muito pouco. Nenhuma dessas bikes é pensada para mobilidade, ou seja ir do ponto A ao ponto B, elas são pensadas para outra coisa.
Porém, se tu faz questão de usar uma bike dessas, e assume os riscos de pedalar horas em pé (se é que vais conseguir), eu é que não vou te dizer que não pode. Só não acho uma decisão inteligente.

Vale dar uma olhada nas urbanas, que como o nome diz, são próprias para uso urbano.
Assim como nas roads, mas essa estão bem longe de serem confortáveis. Apareceu uma Houston STR700 no ML pra 800 pila a umas semanas, eu só não tinha a grana em caixa.

Ou é mais fácil comprar peça por peça e ir montando? Vi um vídeo que o cara falou que o problema, nesse caso, é a garantia, né... 

Montar a bike peça a peça só é bom negócio em lojas que pegam as peças que sobram, como parte do pagamento. Apesar de divertido, financeiramente não compensa um particular montar a bike.
Quanto a garantia, ela existe sobre as peças individuais - ao menos 3 meses obrigatórios por lei.


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am.araujo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:


5 - Eu sugiro algo um pouco na contra-mão do mundo, mas que tem funcionado pra mim: 2x7. Estou hoje com coroas 32-22 (mas na prática é quase só usada a de 32), com um cassete HG200 12-32.
Esse HG200 é suspeito, não me agradei tanto assim dele. Durou só 2 000 km, mas não tenho como saber se não foram as coroas as culpadas, que afetaram a corrente, que afetou o cassete. As coroas já devem estar com uns 5 000 km.
Acabei de comprar um HG20 que dizem ser melhor, por 45 reais. Esse é o trunfo, com 100 eu troco cassete e corrente, que mal compra o cassete ou a coroa de 10... E dali pra cima, o preço só sobe...



Eu tenho um bom tempo de experiência com isso, é perfeitamente normal. O hg200, hg31, hg41, são todos iguais, duram uns 4 mil kms, por ai. Acredito que a shimano faz isso de propósito, pra forçar o sujeito a pegar um grupo 10v que já conta com materiais bem mais resistentes.

A boa noticia é que a Sunrace tá com uma linha bem interessante, em aço niquelado, que dão um bom up na resistência do cassete. Você pode experimentar o M40 que é 7v, deve durar bem mais, eu uso o M66 que é parecido mas pra 8v, durabilidade muito boa. Corrente, a kmc Z7 ou X8 tá um nível acima das outras, vale o investimento. O pedivela não tem erro, qualquer coroa de aço dura muitos kms, desde que vc não use uma corrente com desgaste acima de 1,0 nele.

O legal é que se vc comparar com correntes e cassetes pra 9v com bom acabamento, o preço dos componentes pra 7 ou 8 velocidades sai mais em conta e o custo por km fica muito interessante.
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zaninelli Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zaninelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2019 as 16:49
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

5. Pra aro 29 o mínimo aceitável é 24 marchas. Ideal 27 ou 18 marchas. (Sim, 18v no modo 2x9 é melhor que 24 em 3x8)


Estranho, a maioria das opções de aro 29 começam com 21v...

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

9. Vai de MTB ou urbana. Olhe as Endorphine 5.3, e na minha assinatura tem um link com mais opções.


Encontrei essa: https://www.netshoes.com.br/bicicleta-aro-29-mtb-endorphine-53-2018-24-marchas-preto+branco-EMK-0004-026
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Realmente, ficou meio estranho! Sempre vejo que 15" é para pessoas abaixo de 1,70m.

Minha altura é 1,76m.

Ainda sim esse bike fit indicou um quadro de MTB de 16,3"...

...Segue o link da planilha no drive com meus dados:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/14PpAKXV60_19qbSApNfCtpL4P1bcs56S-c6JQQaDOT4/edit?usp=sharing

Só não preenchi "chainring" e "cog" no gear calculator, pois não entendi muito bem o que é e para que serve... Se puder esclarecer, agradeço!

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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Para o caso dele, óbvio que full é fora de cogitação, tanto pelo uso quanto pelo custo, mas frase que suspensão traseira é para DH deve ter vindo direto dos anos 90. Cry


Nem nos anos 90 falavam isso....LOLLOLLOL.

Já responderam basicamente tudo, a dica de ouro é pesquise muito, pois o cara da loja de bikes, quer te vender uma boa bike, mas também precisa ter lucro, geralmente nessa faixa de preço os vendedores tendem a entregar gato por lebre. 


Realmente... Mais fácil ainda quando o cliente pouco intende do produto! kkk

Mas vou dar uma boa estudada no assunto a partir de hoje.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zaninelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2019 as 17:38
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Bem, poderia perguntar nos tópicos existentes... Isso parece uma ideia melhor, não?
Consultoria, custa 180 reais/hora.

Realmente! Na próxima eu já sei.

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Tu realmente está perdido! O que não pode ser movido, é o movimento central, então se começa por ele, e vai ajustando. Cada caso é um caso, mas num fit presencial, geralmente se conclui que é necessária a troca da mesa. Muito raramente vejo que se troque canote, e esse é o mais esperado, já que pode precisar de mais ou menos off-set para corrigir a posição do selim e seguir o KOPS - pesquise essa sigla.


kkkk Perdidasso! Falei que sou amador... Mas tudo começa a fazer sentido agora.

[QUOTE=Ismah/Cabelo]Aqui eu vejo dois "problemas". O primeiro é que o valor é baixo, não sei até onde tu vai notar a diferença da bike que tu tem, para uma nova nessa faixa de preço.
E bem, se tu está planejando uma CNH, não parece mais sensato dar esse valor de entrada, e financiar o resto da CNH? Ao menos, tu deu a entender que tende abandonar a bike com a CNH, então me parece mais lógico não investir na bike, e apertar o cinto mais um pouco.


Ah, é que você não viu o estado da bike kk! É daquelas de mercado e acho que só o pedal é de qualidade superior, que foi a única coisa que meu amigo trocou, antes de lançar ela.

E eu não quero NUNCA abandonar bike, amo pedalar! Mas, atualmente, estou usando pra trabalhar, pra daí sim ter dinheiro pra pagar a CNH e dar entrada em outro veículo e poder pedalar só por esporte.

No mais, valeu pelas outras dicas!
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Eu tenho um bom tempo de experiência com isso, é perfeitamente normal. O hg200, hg31, hg41, são todos iguais, duram uns 4 mil kms, por ai. Acredito que a shimano faz isso de propósito, pra forçar o sujeito a pegar um grupo 10v que já conta com materiais bem mais resistentes.

Então, estou com 1 800 km... Ouch

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

A boa noticia é que a Sunrace tá com uma linha bem interessante, em aço niquelado, que dão um bom up na resistência do cassete. Você pode experimentar o M40 que é 7v, deve durar bem mais, eu uso o M66 que é parecido mas pra 8v, durabilidade muito boa. Corrente, a kmc Z7 ou X8 tá um nível acima das outras, vale o investimento. O pedivela não tem erro, qualquer coroa de aço dura muitos kms, desde que vc não use uma corrente com desgaste acima de 1,0 nele.

Já uso o M40, e estou com uma Z7. Tenho uma X7, que foi colocada na troca do pedivela, onde iria trocar as coroas. Como estava patindando, fiz o trajeto da mecânica até em casa com ela, e voltei a corrente antiga. Devo rodar mais 200~300 km até que chegue o cassete novo. Não me empolguei tanto em usar o Sunrace, apesar de ter dado vontade. Acho o range 11-34 muito grande, aumentando os gaps que já são imensos.
Não tenho medidor de corrente, isso é algo que preciso criar vergonha e comprar.

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

O legal é que se vc comparar com correntes e cassetes pra 9v com bom acabamento, o preço dos componentes pra 7 ou 8 velocidades sai mais em conta e o custo por km fica muito interessante.


Sim, tanto que cogitei comprar os 3 cassetes disponíveis. Acabei investindo em coisas que eu precisava imediatamente, como um canote de 420 mm, pneu novo... Agora falta pagar mais duas parcelas das rodas, e vai sobrar grana pra dar a primeira manutenção nas rodas e freio traseiro.
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Seguem alguns modelos que me interessei, com base nesses parâmetros:

https://www.ciclobeto.com.br/bicicleta-professional-29-shimano-altus-24v-freio-hidraulico-505798889xJM - PROFESSIONAL 29 SHIMANO ALTUS 24V

https://www.netshoes.com.br/bicicleta-rino-everest-29-freio-a-disco-cambios-shimano-24v-preto+laranja-ECL-0025-050 - RINO EVEREST 29

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1099493968-bicicleta-mtb-29-tropix-andrew-24v-shimano-disco-susp-trava-_JM?variation=27365061144&attribute=COLOR_SECONDARY_COLOR|52055,dGFtYW5obw&noIndex=true&quantity=1#variations - TROPIX ANDREW 29

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1109209064-bicicleta-29-dropp-aluminio-cmbio-shimano-21v-freio-disc-_JM?quantity=1 - DROPP 29

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-731455786-bicicleta-canadian-x-terra-adventure-aro-29-cmbios-shimano-_JM?quantity=1 - CANADIAN X-TERRA ADVENTURE 29

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