Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - A primeira bicicleta
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


A primeira bicicleta

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
guilmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: A primeira bicicleta
    Postado: 04 Nov 2012 as 02:29
Boa noite aos colegas de fórum.

Estou mudando de emprego e de uns tempos pra cá venho amadurecendo a idéia de comprar uma bike, pois não gosto de depender de carro nem de caronas para chegar aos meus destinos. E essa troca de emprego veio bem a calhar, pois fica a uma distância considerável de casa...

Aqui na minha cidade (interior do Paraná), andei pesquisando em algumas lojas físicas qual seria a escolha mais adequada (basicamente a opção com melhor custo-benefício para transporte e que caiba no bolso). Limitei meu orçamento em, no máximo, R$ 600.

Gostei dessa aqui:  http://www.caloi.com/bikes/aluminums - http://www.caloi.com/bikes/aluminumsport

Em uma das lojas físicas, consigo ela por R$ 500. Está num bom preço? É uma boa bicicleta? Alguma outra sugestão no mesmo patamar de preço?

Estive vendo (e babando) nas bicicletas dos colegas de fórum. Com apenas R$ 600, consigo montar uma bicicleta (comprando peça por peça) decente? Ou, nessa faixa de preço, vale à pena comprar uma que já venha pronta mesmo? Pô, tem uns quadros lindos que valem mais que essa Aluminum Sport da Caloi. LOL

Agradeço desde já aos colegas que puderem me tirar essas dúvidas. Qualquer sugestão é bem-vinda. Sleepy
Voltar ao Topo
fuinha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2012
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fuinha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2012 as 15:30
Originalmente postado por fabiano_2002 fabiano_2002 escreveu:

Acabei de comprar uma Caloi 10 do modelo novo, usada. Acompanha computador, garrafa e polchete. Paguei $400 reais. Achado.

Acredito que é importante a avaliação se uma estrada serviria mesmo. A maioria das pessoas não têm saco para ficar lidando com os pneus e uma possível redução de conforto de quem veio de outro tipo de modelo.
Voltar ao Topo
golbery Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2012
Fortaleza
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar golbery Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2012 as 15:49
Guilmm,

O que você precisa é de uma bicicleta urbana! Furação para instalação de paralamas e bageiro pode ser uma boa. Você teria como conservar melhor a roupa que você está usando além de ter mais facilidade de levar uma muda de roupa ou suas tralhas na bagagem. Se não me engano, nas Caloi recentes não tem esse tipo de furação. 

As tradicionais barra circular e barra forte vão por essa linha. Não conheço sua cidade. Tem muitos altos e baixos a ponto de precisar de muitas marchas?

Por esse preço ou um pouco mais você também poderia considerar a Tito Urban, a Bike Taeq, ou ainda, bicicletas da marca Soul, como a Copenhague. Eu consideraria também a possibilidade da compra de uma bicicleta dobrável, de forma que você pudesse carregá-la no transporte coletivo além de ter mais facilidade de guardá-la no seu local de trabalho.
Voltar ao Topo
golbery Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2012
Fortaleza
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar golbery Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2012 as 15:50
"bageiro" não. BAGAGEIRO!
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2012 as 23:44
Vou te ajudar só pq gostei do teu avatar.

Não esquece de fazer um bikefit pra ver que tamanho de quadro tu precisa. Também seria uma boa tu dizer em que tipo de piso ela vai ser usada.

No mais, a copenhague é uma ótima escolha. E se eu fosse montar, montaria com 7 marchas atrás apenas.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BlackSunshine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2012 as 09:39
A Copenhague foge imensamente do orçamento dele.
Voltar ao Topo
Rubens1972 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
Iguape - SP
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rubens1972 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2012 as 09:45
Levando em conta o seu orçamento e para a finalidade da bike, esta Caloi é uma boa escolha. Depois, com o tempo, e se for necessário você vai comprando outras peças novas e/ou usadas e monta uma melhor ainda e vende essa (se for necessário também). Wink
Giant XTC HB3 17
Grupo Shimano SLX 2012
Freio disco Shimano SLX 2012/ Rotores XT 2012
Rodas Shimano XT 2012 com pneus Schwalbe tubeless Rocket Ron 2.25 e Racing Ralph 2.10 PACE STAR Evolution UST 2012
Voltar ao Topo
guilmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2012 as 20:12
Obrigado pelas dicas, pessoal. Estou bem tentando a pegar essa Caloi mesmo.

Outra coisa, vocês saberiam me dizer quais as diferenças entre a Caloi Aluminum e a Caloi Aluminum Sport? Valeu mais uma vez!
Voltar ao Topo
guilmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2012 as 20:14
*tentado

Obs.: como faço para editar meus posts?
Voltar ao Topo
Tuty182 Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tuty182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2012 as 09:01
Cara, comprei uma Caloi aluminum na Americanas por R$370,00 em 12x apenas pra sair do sedentarismo.
 
Bike honesta pelo preço, porém aos poucos precisa de melhorias.
Voltar ao Topo
guilmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 11:27
O orçamento, por enquanto, está limitado a esse valor que passei anteriormente. Mas nada impede que eu adie em 2 ou 3 meses a compra da bicicleta pra ter um pouco mais na carteira, heheh.

Gostei dos comentários que li sobre a Soul Copenhague e parece ser bem superior à Caloi Aluminum Sport. Outra que parece ser do mesmo nível da Copenhague é a Caloi Supra 2012. O que vocês têm a me dizer sobre esses dois modelos?

Vale à pena mesmo gastar duas vezes o valor que eu gastaria numa Aluminum Sport e pegar uma dessas duas (Copenhague ou Supra 2012)? Obrigado mais uma vez! ;-)
Voltar ao Topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BlackSunshine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 11:31
Prá pegar a Supra é melhor comprar a Oxer XR210 na Centauro.
Voltar ao Topo
guilmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 11:55
Originalmente postado por BlackSunshine BlackSunshine escreveu:

Prá pegar a Supra é melhor comprar a Oxer XR210 na Centauro.
O que diferencia a Supra dessa Oxer?
Voltar ao Topo
Tuty182 Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tuty182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2012 as 15:50
Originalmente postado por guilmm guilmm escreveu:


Originalmente postado por BlackSunshine BlackSunshine escreveu:

Prá pegar a Supra é melhor comprar a Oxer XR210 na Centauro.

O que diferencia a Supra dessa Oxer?


Preço! Pra começar a Oxer é mais barata!
Voltar ao Topo
guilmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 07:12
Depois de muita pesquisa, decidi pelo seguinte: se for pra comprar até o final desse mês, fico entre a Oxer Vision e a Caloi Aluminum Sport. Só uma dúvida: fiz o bikefit, e o quadro recomendado pra mim é 18,7. Ouvi dizer que essa Oxer Vision, mesmo sendo quadro 18, é pequena e não condiz muito bem com as especificações dela...

Enfim... se for pra esperar mais 1 ou 2 meses, vou de Soul Copenhague.

O que vocês acham e podem me sugerir? Abraços!
Voltar ao Topo
golbery Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2012
Fortaleza
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar golbery Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 07:20
Eu sugeriria fortemente que você esperasse a Soul Copenhague. Você encontrará um quadro 19, mais próximo do seu corpo. Ela tem furação para para-lamas e bagageiro, tem um desenho todo adaptado para o conforto da cidade. O grupo, ou seja, o conjunto dos equipamentos que constituem as marchas, cubos e etc, é superior à dessas Oxer e Alumínio e, para completar, ela é linda!
Voltar ao Topo
golbery Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2012
Fortaleza
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar golbery Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 07:27
Ah, claro, eu não poderia esquecer. A Soul Copenhague é aro 700, uma roda maior que rende muito melhor na cidade que essas MTB de aro 26.
Voltar ao Topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BlackSunshine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 09:35
A Copenhague passa dos R$1.000,00.
Voltar ao Topo
calcionit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calcionit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 09:54
Como o pessoal falou iria com a Oxer. Os grupos dessas Caloi são da caloi. Esse Grip System (passador de marcha) são horriveis, a manete é dura, machuca a mão e são imprecisas o da Oxer é o Resolve shifit e são melhores q esses da Caloi.

Posso falar mal desse grupo, pois minha namorada tem um Caloi Andes e é o msm grupo.
Caloi T-Type, Caloi Aspen, Scott Scale 970 29"

Seja livre, pedale e use software livre.

Se o post te ajudou, clique em Obrigado!

twitter/identi.ca calcionit
Voltar ao Topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BlackSunshine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 10:25
Na verdade nem Caloi são. São xing-lings com a marca da Caloi.
Voltar ao Topo
Ramom Rodrigues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2012
RO
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramom Rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 13:59
< ="application/x-dap-" id="DAPPlugin" style="visibility: collapse">
Voltar ao Topo
Ramom Rodrigues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2012
RO
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramom Rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 14:02
O pessoal recomenda muito a Oxer Vision nessa faixa de preço, mas o que me intriga é o fato deles recomendarem ela para as pessoas de tamanhos diferentes, o quadro dela é 18 vocês dizem que bikefit é importante mas recomendam uma bike menor do que muitas vezes a gente precisa, eu queria muio compra a vision pois o preço me agrada muito e falam bem dela por aqui mas preciso de um quadro 19 e não sei se a diferença entre os quadros é significante.< ="application/x-dap-" id="DAPPlugin" style="visibility: collapse">
Voltar ao Topo
golbery Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2012
Fortaleza
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar golbery Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 14:08
Outra opção mais em conta para bicicleta urbana são as Bike Taeq (que já vem com um selim mais confortável e paralamas) ou a Tito Urban (mais barata). Ambas são a mesma bicicleta e são bem adaptadas para uso na cidade.
Voltar ao Topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BlackSunshine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 14:33
Originalmente postado por Ramom Rodrigues Ramom Rodrigues escreveu:

O pessoal recomenda muito a Oxer Vision nessa faixa de preço, mas o que me intriga é o fato deles recomendarem ela para as pessoas de tamanhos diferentes, o quadro dela é 18 vocês dizem que bikefit é importante mas recomendam uma bike menor do que muitas vezes a gente precisa, eu queria muio compra a vision pois o preço me agrada muito e falam bem dela por aqui mas preciso de um quadro 19 e não sei se a diferença entre os quadros é significante.< ="application/x-dap-" id="DAPPlugin" style="visibility: collapse">

A diferença é significante. Recomendamos a Vision porque as pessoas nunca mencionam sequer sua altura, nunca fazem o bike fit ou geralmente não sabem o que é.

Um quadro com uma diferença pequena daquele adequado para uma pessoa pode ter esse problema minimizado com compensações na mesa, por exemplo. Mas o ideal é comprar o quadro certo para suas medidas.
Voltar ao Topo
Ramom Rodrigues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2012
RO
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramom Rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2012 as 11:28
Esclarecido então! Clap < ="application/x-dap-" id="DAPPlugin" style="visibility: collapse">
Voltar ao Topo
AQUEIROZ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2013
BRASIL
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AQUEIROZ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 17:01

Boa Tarde Galera massa.

 

Estou querendo comprar minha primeira Bike, mas há muito tempo não pedalo mais (deste o tempo de criança). Quero uma bike para ir ao trabalho mas que também possa proporcionar alguns momentos de lazer, como pequenos passeios, para tal quero bike para anda em terrenos misto (estradas de chão, calçamento entre outros tipos de terrenos). Porem não possuo experiência no assunto, gostaria do (sincero) auxilio dos caros colega para sanar algumas duvidas e realizar uma boa compra. Desejo uma Bike bonita, de custoxbeneficio  satisfatório, boa durabilidade, e o mais relevante que caiba dentro do meu orçamento, pretendo investir não mais que R$ 900,00.  

Estarei aguardando retorno.

Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 17:11
Originalmente postado por AQUEIROZ AQUEIROZ escreveu:

Boa Tarde Galera massa.

 

Estou querendo comprar minha primeira Bike, mas há muito tempo não pedalo mais (deste o tempo de criança). Quero uma bike para ir ao trabalho mas que também possa proporcionar alguns momentos de lazer, como pequenos passeios, para tal quero bike para anda em terrenos misto (estradas de chão, calçamento entre outros tipos de terrenos). Porem não possuo experiência no assunto, gostaria do (sincero) auxilio dos caros colega para sanar algumas duvidas e realizar uma boa compra. Desejo uma Bike bonita, de custoxbeneficio  satisfatório, boa durabilidade, e o mais relevante que caiba dentro do meu orçamento, pretendo investir não mais que R$ 900,00.  

Estarei aguardando retorno.


AQUEIROZ, neste mesmo tópico que você postou já tem umas dicas de bikes que ficam próximas do valor que você pretende gastar. Antes de mais nada, sugiro que você faça um bike fit para saber o tamanho do seu quadro. Nesse site vc faz o bike fit: http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/

Depois de fazer o bike fit e dar uma pesquisada (voltando: pode começar por esse tópico mesmo) http://www.pedal.com.br/forum/topic61641_post1080356.html#1080356 ou esse http://www.pedal.com.br/forum/topic63826_post1080066.html#1080066
volta aqui no tópico com as bikes que você compraria que a galera vai ter o maior prazer em te ajudar.
Voltar ao Topo
AQUEIROZ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2013
BRASIL
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AQUEIROZ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2013 as 18:59

BVGFG, Primeiramente obrigado, pelas orientações.

 

Por gentileza, analisem essa bike, o valor custo x benéfico é satisfatório?

 

Desde já, MUITO OBRIGADO !

 

 

 

Características Gerais

Bicicleta Mtb Mosso 21v Altus Freio A Disco Mecânico vem com componentes Shimano Altus e suspensão Mode ou Zoom. Os componentes são aplicados num quadro de alumínio da Mosso, formando o conjunto ideal para quem busca custo benefício.

 

Características Gerais

 

Gênero: Unissex

Modalidade: Mountain Bike

Cor: Preto

Tamanho do Quadro: 18/20

Material do Quadro: Alumínio

Marchas: 21v

Guidão: Alumínio

Mesa: Alumínio, Ahead Set Over

Suspensão: Dianteira, Mode ou Zoom

Selim: MTB

Pneus: 26, MTB Misto

Aro: 26, Aero

Cubo Dianteiro: Alumínio, Shufeng ou WG, blocado

Cubo Traseiro: Alumínio, Shufeng ou WG, blocado

Trocadores: Shimano Altus, Rapidfire, 21v

Câmbios: Shimano Altus

Corrente: Index

Pedivela: Shimano Altus

Freios: A Disco Mecânico, Shufeng ou WG

Pedal: Alumínio

Canote do Selim: Alumínio, de carrinho.

 

 

http://www.polario.com.br/produto/BICICLETA-MTB-MOSSO-21V-ALTUS-FREIO-A-DISCO-MECANICO-61606 - http://www.polario.com.br/produto/BICICLETA-MTB-MOSSO-21V-ALTUS-FREIO-A-DISCO-MECANICO-61606

Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2013 as 22:22
olha pessoal q procura uma bike p/ rodar predominantemente na cidade e não quer gastar muito, esse dias vi uma bike Taeq no extra q achei um ótimo custo benefício, as peças são melhores q a maioria na mesma faixa de preço (+ou- 800 reais), aro 700 (melhor desenpenho), postura confortável, e o melhor já vem com paralamas e tem furaçào p/ bagagueiro.
o unico problema é o tamanho, c tem fazer um bike fit e levar uma fita métrica no mercado p/ ver se a bike serve.
abraços
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X