Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - A explosão da bicicleta na mídia
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


A explosão da bicicleta na mídia

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: A explosão da bicicleta na mídia
    Postado: 21 Jan 2013 as 16:55
Ainda não sei se estamos testemunhando o nascer de uma tendência duradoura ou apenas um modismo, mas é fato que a bicicleta associada à mobilidade urbana--não apenas ao esporte e lazer--tem invadido a mídia nacional.

Ontem mesmo me deparei com duas reportagens da Globo sobre o tema:


Bicicletas rendem oportunidades de negócio no país, meio de transporte é tendência de mercado para 2013
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2013/01/bicicletas-rendem-oportunidades-de-negocio-no-pais.html

Cidade dos congestionamentos investe em ciclovias
http://globotv.globo.com/rede-globo/antena-paulista/v/cidade-dos-congestionamentos-investe-em-ciclovias/2354924/
Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2013 as 21:13
a Época dessa semana é novamente sobre o assunto também.


Voltar ao Topo
LeandroSLima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeandroSLima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2013 as 21:52
.
Em se tratando de Brasil, eu sou um pouco pessimista e acredito que seja mais um modismo midiático. É óbvio que os empreendedores de plantão não perderam tempo e, vendo o "boom" das bikes no cenário internacional e o atual apelo de sustentabilidade que elas (coitadas) estão carregando, já estão criando formas de se ganhar dinheiro com elas, o que eu acho válido.
.
O problema é que, na prática, vemos muito pouco entusiasmo e empenho por parte dos governos das grandes cidades. Quando se comprometem a fazer algo, acabam não cumprindo. Recentemente assiti a uns projetos de ciclovias e demais infraestruturas para bicicletas em BH e Salvador. Muito empolgantes (principalmente o projeto de Salvador - sensacional), mas no fundo a gente sabe que boa parte disso não vai sair do papel.
.
Os políticos mais conservadores (que são maioria) e as grandes multinacionais automotivas não estão nem um pouco interessados nessa "ladainha" de sustentabilidade e de espaço nas ruas para bicicletas. O resultado é um braço de ferro injusto, onde temos de um lado um governo financiado por empresas poderosas e do outro, ativistas e pequenas empresas (se comparadas às empresas de carros e correlacionadas) que estão tentando melhorar e trazer algo de novo e útil no que diz respeito aos meios de transporte urbano.
.
É claro que, tendo esse cenário como contexto, qualquer ciclovia nova que é inaugurada por aí é uma vitória!
.

"Quero o perigo correndo comigo
Sem nunca poder me alcançar"
-RPM
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 02:29

não acho que muda alguma coisa 2, 3 ou uma dúzia de reportagens sobre bikes; e milhares de propagandas sobre carros, programas exclusivos sobre carros, feirão do 0km todo fds.. etc etc

Eles só estão tentando ser mais tragáveis para um público cada vez mais informado sobre os males do automóvel...

Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 07:58
A globo/época estão fazendo reportagens pois essa semana tem Bike Tour...

O fato é que com reportagens ou não, muita gente está aderindo a bike como meio de transporte ou lazer, pois percebem os  benefícios trazidos. Claro que como tudo, existe uma parcela de modismo.

Sou muito pessimista em relação ao Brasil e o povinho daqui mas acho que minha filha (1ano) conseguirá pedalar com muito mais segurança do que eu.
Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 08:23
Capa da Revista Veja BH dessa semana:




Reportagem:
http://vejabh.abril.com.br/edicoes/prefeitura-bh-pretende-investir-50-milhoes-reais-ciclovias-2020-731339.shtml
Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 08:40

Pelo que vejo na minha região, é bem nitido o crescimento de uso de bike tanto por esporte/lazer, como transporte nesses ultimos dois anos.

Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 08:42

Se for modismo é o tipo de modismo que não é prejudicial, pois certamente dos que entraram por modismo, muitos devem permanecer.

Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2013 as 23:15
Aqui onde moro é a capital das bicicletas....
Rá, tem prefeito que até já tentou emplacar as bicicletas, pois, são tantas....

Ou seja, nas bandas de cá, sempre esteve em moda.


O problema das bicicletas no Brasil, é que elas não são vistas como um eficiente meio de transporte , no máximo brincadeira de quem não tem nada para fazer, pedala e chama de esporte.
Infelizmente, é assim que a maioria dos brasileiros pensam. 

Em outros países, com um sistema de transporte mais evoluído bicicletas são vistas com meio de transporte eficiente, um ótimo meio de lazer e um esporte de elite. 

Quem sabe ainda chegamos neste nível por aqui...

Mas não sei não, a cultura brasileira é fo*a , cultura onde o carro é visto do modo que é visto, onde preferem passar fome e ter carro do ano, pagando no mínimo o triplo do que realmente valem, dificilmente se muda uma cultura enraizada dessa forma.

Disapprove 
Voltar ao Topo
grdzero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2013
Minas
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar grdzero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2013 as 23:26
Comentei num outro tópico e repito aqui que prefiro qualidade à quantidade. Tudo bem, que difundam cada vez mais sobre o ciclismo, mas não me importo muito se vai se tornar muito popular algum dia. Quem acompanha o ciclismo a anos é porque realmente gosta, não porque está cada vez mais popular.
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2013 as 23:33
grdzero, a grande jogada é que, quando mais popular, menor será o custo, quanto menor o custo mais pessoas que gostam do esporte poderão entrar nele, pois, hoje, há muitas pessoas que gostam do esporte mas não têm dinheiro para investir em boas bicicletas e acessórios.

Não podemos ter uma visão elitista de todo o esporte ciclístico, mesmo porque, vai contra toda ideologia do ciclismo. Veja como o clismo é tratado, principalmente na UE !

Por isso que toda ajuda é bem vinda e muito ajuda quem não atrapalha ! :D ;)
Voltar ao Topo
rlima Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 29 Jul 2012
SP
Offline
Mensagens:133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2013 as 23:36
Sim, está cada vez mais popular. Creio que em SP a coisa aumentou bastante por conta das ciclofaixas. Apenas por parâmetro, conheço no mínimo 10 pessoas que começaram a pedalar em 2012, seja na ciclofaixa de domingo ou em passeios noturnos.
Voltar ao Topo
andreads Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2012
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andreads Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 00:38
Então, já desde ano passado venho comentando com as pessoas mais próximas "olhem essa cidade, de tradicionalista e reacionária, está mudando, tenho visto muitas pessoas andando de bike, homens, mulheres". E olhem, não é só no lazer, é como meio de transporte. E pra uma cidade média com tendências de cidade em expansão que tinha há 2 ou 3 anos meia dúzia de ciclistas andando por ai, agora tem muitos e todos os dias.
Voltar ao Topo
calcionit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calcionit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 14:01
Acredito que mesmo sendo um modismo inicial, veio pra ficar. No meu deslocamento de casa para o trabalho, vejo muitas bikes nas ruas e a maioria delas para transporte. O que vejo também é que esse crescimento está meio desordenado, pois a medida que vai ficando mais popular não é a msm velocidade que as pessoas procuram saber a forma certa de se locomover. Coisas simples como não andar pelas calçadas e não andar na contra mão, são as mais comuns de se ver.

Em bairros ou lugares mais humildes se vê claramente o uso das bikes como transporte.
Caloi T-Type, Caloi Aspen, Scott Scale 970 29"

Seja livre, pedale e use software livre.

Se o post te ajudou, clique em Obrigado!

twitter/identi.ca calcionit
Voltar ao Topo
Wanderr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Set 2012
Brasil
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wanderr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 14:23
Aqui em Curitiba as ciclo-faixas estão sendo retiradas pela prefeitura devido ao pouco uso, e serão direcionadas em novos trajetos, o novo prefeito pedala quem conhece a historia dele sabe disso e não é por modismo e acho q esse comportamento dele ira ajudar a influencias as pessoas, mas as novas ciclofaixas e novas ciclovias prometidas pela prefeitura nova, deverão ser no minimo seguras e em trajetos de grande movimento para facilitar a locomoção, utilizo a bike apenas por esporte mesmo ja competi qdo era mais novo mas agora so por hobby, não me arrisco em ir para o centro da cidade pedalando, a falta de respeito dos motoristas e pedestres é muito grande ainda.
Voltar ao Topo
NanShibukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NanShibukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 15:20
Espero q com a grande quantidade de pessoas aderindo ao ciclismo, venha tambem "educação no transito dos ciclistas"para  não virar um caos igual aos veiculos motorizados, já que os ciclistas devem respeitar e ser respeitado. 
Voltar ao Topo
Jorgeantonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorgeantonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 18:27
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Aqui onde moro é a capital das bicicletas....
Rá, tem prefeito que até já tentou emplacar as bicicletas, pois, são tantas....

Ou seja, nas bandas de cá, sempre esteve em moda.


O problema das bicicletas no Brasil, é que elas não são vistas como um eficiente meio de transporte , no máximo brincadeira de quem não tem nada para fazer, pedala e chama de esporte.
Infelizmente, é assim que a maioria dos brasileiros pensam. 

Em outros países, com um sistema de transporte mais evoluído bicicletas são vistas com meio de transporte eficiente, um ótimo meio de lazer e um esporte de elite. 

Quem sabe ainda chegamos neste nível por aqui...

Mas não sei não, a cultura brasileira é fo*a , cultura onde o carro é visto do modo que é visto, onde preferem passar fome e ter carro do ano, pagando no mínimo o triplo do que realmente valem, dificilmente se muda uma cultura enraizada dessa forma.

Disapprove 


Reza uma antiga lenda pelos lados do Vale paulista que Londres tem 2 bikes por habitante. Confirma?
Giant Yukon 1993
Scott Scandium 2003
Caloi Elite Carbon 2013
Voltar ao Topo
Jorgeantonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorgeantonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 18:33
Acho que está mais popular, que está mais na mídia, e que está entrando nas veias da opinião pública. Eu fiquei uns dez anos parado e sinto uma diferença brutal. Há dez anos eu entrava no elevador pessoal ficava meio p da vida. Hoje o pessoal apoia e quase aplaude. Eu ia pro trabalho de bike e era considerado exótico, e hoje tem até chuveiro e armário pra ciclista. Motorista na rua só faltava passar por cima, agora eles dão espaço e estão bem mais pacientes. Então seja por moda, ecotendência ou saúde, estamos bem melhor hoje, e acho que estamos acelerando. E digo mais, acho que não tem mais volta. Que bom!
Giant Yukon 1993
Scott Scandium 2003
Caloi Elite Carbon 2013
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X