Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - A diferença de All Mountain, Enduro e Trail
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


A diferença de All Mountain, Enduro e Trail

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (6) Agradecimentos(6)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: A diferença de All Mountain, Enduro e Trail
    Postado: 18 Mar 2014 as 21:35
Olá pessoal,

Vou deixar aqui novamente o link de um artigo que escrevi originalmente pra revista bicicleta com um esclarecimento atual sobre os termos. Eu digo atual, porque nunca se sabe se pode mudar... assim como o freeride já foi algo mais parecido com o enduro antigamente.


Qualquer dúvida é só falar!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2014 as 21:43
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Olá pessoal,

Vou deixar aqui novamente o link de um artigo que escrevi originalmente pra revista bicicleta com um esclarecimento atual sobre os termos. Eu digo atual, porque nunca se sabe se pode mudar... assim como o freeride já foi algo mais parecido com o enduro antigamente.


Qualquer dúvida é só falar!

Bem legal a matéria Pedro, bem completa, esclareceu bastante, valeu.
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2014 as 01:38
excelente matéria, uma sugestão, já que as ares foram separadas, é tentar mover um pouco do conteúdo especifico de all mountain para cá... 
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
Jrises Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 18 Fev 2014
SP
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jrises Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2014 as 09:02
Boa Explicação para os iniciantes que nem eu, consegui sanar algumas duvidas com isso.

Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2014 as 10:53
Ótimo artigo, muito esclarecedor. Pois é, o all mountain/enduro está na moda no mundo todo, menos no Brasil, claro, onde só existe o XC. As marcas estão investindo pesado em bicicletas específicas para AM. Elas estão ficando cada vez mais leves e eficientes nas subidas, além, claro, de arrasar nas descidas. Parece que o tamanho de roda escolhido pelos fabricantes vai se firmar no aro 27,5, o que é uma pena para quem prefere aro 26, como eu. Bikes top de linha como a YT Capra, Canyon Spectral, Lapierre Zesty, Santa Cruz Bronsom, com curso de 160mm pra cima e menos de 13 kg, são um sonho!
Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2014 as 11:14
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Ótimo artigo, muito esclarecedor. Pois é, o all mountain/enduro está na moda no mundo todo, menos no Brasil, claro, onde só existe o XC. As marcas estão investindo pesado em bicicletas específicas para AM. Elas estão ficando cada vez mais leves e eficientes nas subidas, além, claro, de arrasar nas descidas. Parece que o tamanho de roda escolhido pelos fabricantes vai se firmar no aro 27,5, o que é uma pena para quem prefere aro 26, como eu. Bikes top de linha como a YT Capra, Canyon Spectral, Lapierre Zesty, Santa Cruz Bronsom, com curso de 160mm pra cima e menos de 13 kg, são um sonho!


E Pedro, existe um texto muito interessante na MTB Action de abril que trata do fim do câmbio dianteiro.
Voltar ao Topo
Luiz72 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Luiz72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2014 as 14:09
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:



Ótimo artigo, muito esclarecedor. Pois é, o all mountain/enduro está na moda no mundo todo, menos no Brasil, claro, onde só existe o XC. As marcas estão investindo pesado em bicicletas específicas para AM. Elas estão ficando cada vez mais leves e eficientes nas subidas, além, claro, de arrasar nas descidas. Parece que o tamanho de roda escolhido pelos fabricantes vai se firmar no aro 27,5, o que é uma pena para quem prefere aro 26, como eu. Bikes top de linha como a YT Capra, Canyon Spectral, Lapierre Zesty, Santa Cruz Bronsom, com curso de 160mm pra cima e menos de 13 kg, são um sonho!


Muito bom o texto colocado pelo Pedro Cury !

Concordo com o Pedro Mayall 27,5 está em alta para Enduro/AllMountain. Acrescento ainda neste tamanho de roda as GT Force, Genius, Intense Tracer.
Voltar ao Topo
Camicase Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2005
Florianópolis
Offline
Mensagens:112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Camicase Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2014 as 21:10
Obrigado por disponibilizar o artigo. Embora eu pedale a bastante tempo, ainda não tinha um conceito de all mountain. Mas, gosto é gosto, continuo com meu cross country e marathon. Abrç
Voltar ao Topo
pklen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2015
Brasil
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pklen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2015 as 21:43
Pedro, excelente artigo!!! faz pouco tempo que descobri que o que pratico é All Mountain, andava e ficava meio perdido, pois não era nem do downhill nem do crosscountry, exatamente como falado. Hoje entendo que sou All Mountain, e acho, sem dúvidas, que é a modalidade mais técnica e mais gostosa do MTB... O cara de All Mountain tem que conhecer um pouquinho de todas as modalidades pra não se comprometer em nenhuma... muito bom!
Voltar ao Topo
HEUIEU Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2010
Montes Claros
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HEUIEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2015 as 01:19
Pessoal, obrigado pelas explicaçoes e pelos artigos indicados. Eu sempre tive curiosidade sobre esses termos. valeu
Voltar ao Topo
victorjf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2010
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorjf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2015 as 03:33
Interessante, nunca tinha lido sobre isso antes... boa materia
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2015 as 09:28
Ótimo artigo. mas uma pergunta:
Com uma Rockshox XC 30 100mm 27.5 dá pra curtir um  AM?? Nada de muito radical não
Não precisaria ser um quadro full com  um curso excessivo do SHOX não - 120/140mm está suficiente para mim; Só para sair da rigida e voltar ao bom e velho ful suspension
Voltar ao Topo
LipeMG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Nov 2010
Montes Claros
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LipeMG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2015 as 09:39
Ótimo artigo, parabéns Pedro.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2015 as 12:18
Originalmente postado por LipeMG LipeMG escreveu:

Ótimo artigo, parabéns Pedro.


x2
Voltar ao Topo
segatto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2010
Ibiraçu
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar segatto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2015 as 07:24
O problema aqui no Brasil é apenas um, o preço.
As bikes AM são muito caras.
Sds,
Eduardo Segatto
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2015 as 08:41
Originalmente postado por segatto segatto escreveu:

O problema aqui no Brasil é apenas um, o preço.
As bikes AM são muito caras.
Não só as de AM, bike de qualquer modalidade é cara aqui!
Voltar ao Topo
LeandroCabral Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Abr 2015
Guaratinguetá
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeandroCabral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2015 as 10:26
otima materia muito esclarecedora

Voltar ao Topo
mancha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2014
curitiba
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mancha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 09:58
Enduro é na verdade um tipo de competiçao com 4, 5 segmentos onde so as descidas sao cronometradas. Eu acho isso tudo meio papo furado. Nem as marcas hj conseguem definir suas bicicletas. GT por exemplo tem uma gama de 100mm, 120, 140, 150, 160, 203... termos como Overmountain (Cannondale) ou Gravity tbem sao muito usados. 
Acho valido o artigo pra aqueles que nao conhecem muito mas o importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado. 
Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. 
Enfim, o negocio é se divertir.
Abs.

ps. a parte que diz que o peso de uma bike de freeride pode ser 3 vezes mais pesada que uma de cross coutry ficou exagerada, hein? uma bike de downhill hj chega facilmente a 16, 17kg. Uma bike boa de xc ta em media uns 10kg. A nao ser que vc esteja referindo ao peso do quadro, mesmo ai talvez.
autra coisa, ja se ve bastante k7 de 10-42 visto que a maioria das bikes mais top sao equipadas com uma so coroa. 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2015 as 20:35
Para não criar outro tópico eu vou perguntar aqui:
 
Por que em muitos vídeos onde não sobem pedalando, preferem levar a bike na cabeça em vez de subir empurrando?
 
Em tempo: Viram que a Trek não trás nem mais a Remedy pro Brasil?
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2015 as 17:48
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Para não criar outro tópico eu vou perguntar aqui:
 
Por que em muitos vídeos onde não sobem pedalando, preferem levar a bike na cabeça em vez de subir empurrando?
 
Em tempo: Viram que a Trek não trás nem mais a Remedy pro Brasil?

Fabio,

Eu chuto que sejam dois motivos: um é que fica mais bonito no vídeo... uma questão puramente visual... a segunda é que quando você empurra por muito tempo, você vai cansar alguns músculos e se carregar vai cansar outros... então ficar variando você cansa mesmo... é só reparar que até só empurrando por muito tempo a gente vai mudando a bike de lado que cansa menos um dos lados... 

Sobre a Trek, não sei dessa info... onde você viu ? 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2015 as 17:33
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Para não criar outro tópico eu vou perguntar aqui:
 
Por que em muitos vídeos onde não sobem pedalando, preferem levar a bike na cabeça em vez de subir empurrando?
 
Em tempo: Viram que a Trek não trás nem mais a Remedy pro Brasil?

Fabio,

Eu chuto que sejam dois motivos: um é que fica mais bonito no vídeo... uma questão puramente visual... a segunda é que quando você empurra por muito tempo, você vai cansar alguns músculos e se carregar vai cansar outros... então ficar variando você cansa mesmo... é só reparar que até só empurrando por muito tempo a gente vai mudando a bike de lado que cansa menos um dos lados... 

Sobre a Trek, não sei dessa info... onde você viu ? 


Sei lá, porque mesmo nas costas, continuamos andando. Enfim...


A Spz agora só trás a Enduro 29 Elite bem cara e não mais a 29 Comp. E Demo, agora só S-Works e nenhuma de alumínio. E a Trek só estava trazendo a Remedy 27,5 no fim do ano e agora parou de vez. Só Fuel EX. E olha que já lançaram aqui a Procaliber nova e a Top Fuel nova. Então não é por ser novidade que ainda não chegou. Não tem mais Lush, nada de DH. Superfly de alumínio mais cara e com componentes melhores do que a de carbono. Estranho. A Trek tinha tudo para bater de frente com a Spz no Brasil, mas assim é duro. Sem falar que a Bontrager nunca "entrou" de verdade no mercado aqui.


Editado por Fabio - 07 Dez 2015 as 22:20
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 18:15
http://www.trekbikes.com/br/pt_BR/bikes/montanha/enduro/c/B340
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 19:07
E é porque nem trazia a Slash, que é a utilizada pelos atletas trek no EWS.

Perguntei no instagram da Hupi quando iam lançar o Sherpa, e me responderam "que a economia está ruim então estava indefinido quando"... tá ficando cada vez mais raro equips de AM/Enduro no Brasa =(
Voltar ao Topo
mancha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2014
curitiba
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mancha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 16:09
putz... sworks no brasil, os caras so podem estar de sacanagem. TUDO que tem Sworks é um absurdo la fora, imagina aqui. Alem disso Sworks é maior pilantragem. Vc paga uma melhor finiçao e pintura, consequentemente uma bike mais leve (de algumas gramas) pq tem uma pintura mais leve. 
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2016 as 19:45
Originalmente postado por mancha mancha escreveu:

(...) importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado.


Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. 

Enfim, o negocio é se divertir. (...)


da pra fazer AM de boa assim mesmo? ou pode acabar arrebentando a bike

aqui em SC tem muitas provas de XCM... estilo maratonas, com altimetria elevada e trechos técnicos... relendo o artigo fiquei em duvida se isso se encaixaria no AM
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2016 as 04:33
Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2016 as 10:43
tendi royo... vlw
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
marco.nicola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marco.nicola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2016 as 14:13
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 


Royo, e o Enduro, esqueceu ?!?!?   É a competição do AM...



Voltar ao Topo
marco.nicola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marco.nicola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2016 as 14:15
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por mancha mancha escreveu:

(...) importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado.


Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. 

Enfim, o negocio é se divertir. (...)


da pra fazer AM de boa assim mesmo? ou pode acabar arrebentando a bike

aqui em SC tem muitas provas de XCM... estilo maratonas, com altimetria elevada e trechos técnicos... relendo o artigo fiquei em duvida se isso se encaixaria no AM


raulino, acho que pode ser classificado como AM, para isso, basta que você use uma bike de AM e não uma de XC.  As subidas serão mais sofridas, mas a diversão durante todo o percurso será  muito maior Big smile


Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2016 as 14:27
Originalmente postado por marco.nicola marco.nicola escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 


Royo, e o Enduro, esqueceu ?!?!?   É a competição do AM...




Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  

AM é um role descompromissado onde vc tanto sobe qto desce, mas foca mais nos trechos de descida e com trechos tecnicos...   a subidas são só pra te levar até os trechos tecnicos de descida. 

se colocar cronometragem de tempo..  ai não é mais AM..  vira Enduro se os trechos cronometrados forem apenas os de descida.... ou vira um XCM ou XCO, dependendo se vc faz um trajeto de um ponto ao outro ( XCM) ou se o trajeto é num circuito fechado com varias voltas ( XCO) e todo o trajeto for cronometrado. 


e não é a bike em si que define se é AM ou não..   tem as bikes mais indicadas pra se fazer AM..  mas vc pode fazer AM tanto com bike full como de HT..  não é pq vc via numa prova de XCM com uma bike indicada pra AM que a prova vai virar uma prova de AM. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 14:36
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  

Mas lembrando que na Europa já definiam bikes como da modalidade Enduro antes de ter, ou pelo menos de se popularizar, a competição de Enduro. Teve revista até chegando em falar em bike para "avalanche", com as mesmas características das de enduro, mas pra correr as provas de avalanche, que são aquelas que larga todo mundo ao mesmo tempo em montanhas bem altas.

Eu na verdade acho que foi um erro essa caracterização de Enduro, que ainda confunde com carro, motos e corrida a pé. Pra mim deveria ser tudo all mountain... uma coisa só... quem define qual bike usar seria o piloto... aí pra piorar ainda enfiaram Trail no meio... e pior, Europa e EUA usam termos diferentes... 

Mas enfim... até antes das competições de Enduro, pra mim all mountain era qualquer coisa que não seja competição, nem XC, nem DH. O famoso "ir fazer trilha".
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 14:57
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

<span style="line-height: 1.4;">Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  </span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">Mas lembrando que na Europa já definiam bikes como da modalidade Enduro antes de ter, ou pelo menos de se popularizar, a competição de Enduro. Teve revista até chegando em falar em bike para "avalanche", com as mesmas </span>características<span style="line-height: 1.4;"> das de enduro, mas pra correr as provas de avalanche, que são aquelas que larga todo mundo ao mesmo tempo em montanhas bem altas.</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
Eu na verdade acho que foi um erro essa caracterização de Enduro, que ainda confunde com carro, motos e corrida a pé. Pra mim deveria ser tudo all mountain... uma coisa só... quem define qual bike usar seria o piloto... aí pra piorar ainda enfiaram Trail no meio... e pior, Europa e EUA usam termos diferentes... 

Mas enfim... até antes das competições de Enduro, pra mim all mountain era qualquer coisa que não seja competição, nem XC, nem DH. O famoso "ir fazer trilha".



Eu vejo muitas pessoas, principalmente em fóruns se matando pra fazer ups e ou questionando sobre peças e afins, ou até mesmo quebrando o pau por causa do uso do capacete ou não rsrsr. Nada contra tudo isso, pois também sou suspeito em falar rrssrsrs
Mas dai se esquecem da essência, to fundamental, do puro e simples Mountain Bike.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 15:00
Tb entendo dessa forma..    AM é o pedal just for fun..    se for competição.. seja ela de qual modalidade for..  deixa de ser AM. 

No caso , da pra fazer uma prova de XCM, uma de Enduro e um pedal de AM exatamente no mesmo trajeto..   basta mudar como se conta o tempo durante o percurso. 

Se o tempo contar desde a largada até a linha de chegada, não fazendo diferença entre trechos de subida ou descida.... ai vira competição de XCM

Se o tempo contar apenas nos trechos de descida e os trechos de subidas forem trechos não cronometrados.. apenas com tempo limite máximo pra se chegar até o inicio doproximo trecho cronometrado..  ai é competição de Enduro. 

Se não tiver contagem de tempo... ai é pedal de AM. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 15:02
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Tb entendo dessa forma..    AM é o pedal just for fun..    se for competição.. seja ela de qual modalidade for..  deixa de ser AM. 

No caso , da pra fazer uma prova de XCM, uma de Enduro e um pedal de AM exatamente no mesmo trajeto..   basta mudar como se conta o tempo durante o percurso. 

Se o tempo contar desde a largada até a linha de chegada, não fazendo diferença entre trechos de subida ou descida.... ai vira competição de XCM

Se o tempo contar apenas nos trechos de descida e os trechos de subidas forem trechos não cronometrados.. apenas com tempo limite máximo pra se chegar até o inicio doproximo trecho cronometrado..  ai é competição de Enduro. 

Se não tiver contagem de tempo... ai é pedal de AM. 


Qual sua bike? poe foto ai.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 15:54
Tenho uma Astro FSS 150mm..  

ta com alguns ups em relação a foto abaixo.. mas basicamente é essa daqui:


Mas o que isso tem a ver com o tópico???? LOL
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 15:37
Pessoal,
Saiu uma matéria interessante no site Pinkbike entre as bikes de Enduro e Trail...
Vale a pena a leitura!
http://www.pinkbike.com/news/opinion-enduro-vs-trailbike-marriage-and-divorce.html
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 21:41
Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

Pessoal,
Saiu uma matéria interessante no site Pinkbike entre as bikes de Enduro e Trail...
Vale a pena a leitura!
http://www.pinkbike.com/news/opinion-enduro-vs-trailbike-marriage-and-divorce.html
Interessante esse artigo.
 
Cai numa opinião que eu já tinha dado aqui faz tempo, onde sempre disse que as bikes de enduro estavam ficando como bikes de DH autônomas, ou seja, bikes de DH onde se fazia necessário que elas conseguissem subir também. É só ver que muitos pilotos de enduro ainda usam 2 coroas.
 
E vem a confirmar a opinião do Pedro Cury numa conversa que tive com ele aqui no fórum, onde ele mesmo diz que bike de 160mm não é ideal, a não ser que seja um trajeto bem curto e com descidas bem técnicas. Sendo que do contrário preferia uma bike com menos curso.
 
Jared Graves usa uma Yeti com 127mm de curso, embora com garfo de 160mm até 170mm.
Sobre as 29", dias atrás li o artigo abaixo onde também confirmam que as 29" voltaram a toda:
 
Aliás, é só ver que as 27,5 dominam no enduro justamente com bikes de 160mm até 180mm, que são valores que nenhuma 29" praticamente chegou. As mais próximas são a Specialized Enduro, a BMC trailfox, a Drossiger XEA 29'' e a Lenz Sport PBJ 29''.  
 
Mas em cursos menores os lançamentos de 29" em 2016 bombaram.
 
Lembrando também que hoje a Trek considera a Remedy 29" de 140mm uma trail e indica como enduro a Slash 27,5". Mas a campeã mundial de enduro do ano passado usou uma Remedy 29", assim como Katy Winton e Justin Leov que liderou o campeonato nas duas primeiras provas de 2015.
 
Tem atletas que correm com Stumpjumper FSR no lugar da Enduro.
 
Leah Maunsell usa uma Kona 29 de 111mm.


Editado por Fabio - 24 Fev 2016 as 21:42
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 22:41
Só pontuando que a Specialized lançou bike com o nome "Enduro" no ano 2000, muito antes de se cogitar uma modalidade.

Na verdade, as bikes muitas vezes se superpõem nas variadas modalidades por simples opção dos pilotos.

Em 2014, salvo engano, teve piloto de DH que correu prova em bike 29 de Enduro (ou AM, ou trail bike, conforme o gosto)

Então,, sempre vamos ver bikes que, tecnicamente, seriam de uma modalidade, sendo usada em outra com sucesso.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2016 as 22:48
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Só pontuando que a Specialized lançou bike com o nome "Enduro" no ano 2000, muito antes de se cogitar uma modalidade.
Verdade.
 
Na época nem existia a competição de subir e cronometrar só na descida.
 
Por isso sempre disse que as bikes enduro/AM sempre me lembram do que era o free ride nos anos 90 antes de Red Bull Rampage e coisas do gênero.
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MrAtuario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2016 as 12:01
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Sobre as 29", dias atrás li o artigo abaixo onde também confirmam que as 29" voltaram a toda:
 
Muito obrigado pela dica do artigo Fabio, muito legal.
 
A alguns anos eu havia encontrado este artigo, o que me motivou a ter comprado minha GT Sensor 26 com 120mm de curso e digo uma coisa, como eu me diverti naquela bike, só me desfiz dela por necessidade mesmo. E agora quando fui trocar de bike pensei muito em pegar uma Helion 27,5 com 110mm.
 
 
Mas no futuro, devo me manter em uma 29er, talvez full, e com suspensão(ões) de no máximo 110mm, uma vez que pra cada 1 km de trilha que eu faço, eu pedalo no mínimo 10 km de estradão.
Pepper- Specialized Rockhopper Expert.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X