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A diferença de All Mountain, Enduro e Trail |
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Pedro Cury
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Cadastrado em: 19 Jul 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:4848 |
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Postado: 18 Mar 2014 as 21:35 |
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Olá pessoal,
Vou deixar aqui novamente o link de um artigo que escrevi originalmente pra revista bicicleta com um esclarecimento atual sobre os termos. Eu digo atual, porque nunca se sabe se pode mudar... assim como o freeride já foi algo mais parecido com o enduro antigamente. Qualquer dúvida é só falar!
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MTBRS
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Cadastrado em: 01 Ago 2013 São Lourenço RS Offline Mensagens:1682 |
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Bem legal a matéria Pedro, bem completa, esclareceu bastante, valeu.
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Charlesxavier
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Cadastrado em: 17 Fev 2011 Goiânia Offline Mensagens:1279 |
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excelente matéria, uma sugestão, já que as ares foram separadas, é tentar mover um pouco do conteúdo especifico de all mountain para cá...
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Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias! |
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Jrises
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Banido Cadastrado em: 18 Fev 2014 SP Offline Mensagens:101 |
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Boa Explicação para os iniciantes que nem eu, consegui sanar algumas duvidas com isso.
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PedroMayall
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Cadastrado em: 24 Jan 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:702 |
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Ótimo artigo, muito esclarecedor. Pois é, o all mountain/enduro está na moda no mundo todo, menos no Brasil, claro, onde só existe o XC. As marcas estão investindo pesado em bicicletas específicas para AM. Elas estão ficando cada vez mais leves e eficientes nas subidas, além, claro, de arrasar nas descidas. Parece que o tamanho de roda escolhido pelos fabricantes vai se firmar no aro 27,5, o que é uma pena para quem prefere aro 26, como eu. Bikes top de linha como a YT Capra, Canyon Spectral, Lapierre Zesty, Santa Cruz Bronsom, com curso de 160mm pra cima e menos de 13 kg, são um sonho!
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zeca
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Cadastrado em: 21 Mar 2004 são paulo - sp Offline Mensagens:1681 |
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E Pedro, existe um texto muito interessante na MTB Action de abril que trata do fim do câmbio dianteiro. |
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Luiz72
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Cadastrado em: 01 Ago 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:102 |
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Muito bom o texto colocado pelo Pedro Cury ! Concordo com o Pedro Mayall 27,5 está em alta para Enduro/AllMountain. Acrescento ainda neste tamanho de roda as GT Force, Genius, Intense Tracer. |
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Camicase
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Cadastrado em: 08 Nov 2005 Florianópolis Offline Mensagens:112 |
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Obrigado por disponibilizar o artigo. Embora eu pedale a bastante tempo, ainda não tinha um conceito de all mountain. Mas, gosto é gosto, continuo com meu cross country e marathon. Abrç
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pklen
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Cadastrado em: 12 Jan 2015 Brasil Offline Mensagens:12 |
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Pedro, excelente artigo!!! faz pouco tempo que descobri que o que pratico é All Mountain, andava e ficava meio perdido, pois não era nem do downhill nem do crosscountry, exatamente como falado. Hoje entendo que sou All Mountain, e acho, sem dúvidas, que é a modalidade mais técnica e mais gostosa do MTB... O cara de All Mountain tem que conhecer um pouquinho de todas as modalidades pra não se comprometer em nenhuma... muito bom!
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HEUIEU
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Cadastrado em: 16 Dez 2010 Montes Claros Offline Mensagens:27 |
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Pessoal, obrigado pelas explicaçoes e pelos artigos indicados. Eu sempre tive curiosidade sobre esses termos. valeu
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victorjf
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Cadastrado em: 29 Dez 2010 Juiz de Fora Offline Mensagens:44 |
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Interessante, nunca tinha lido sobre isso antes... boa materia
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jeanclaude
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Cadastrado em: 11 Dez 2013 Blumenau SC Offline Mensagens:652 |
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Ótimo artigo. mas uma pergunta:
Com uma Rockshox XC 30 100mm 27.5 dá pra curtir um AM?? Nada de muito radical não
Não precisaria ser um quadro full com um curso excessivo do SHOX não - 120/140mm está suficiente para mim; Só para sair da rigida e voltar ao bom e velho ful suspension
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LipeMG
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Cadastrado em: 04 Nov 2010 Montes Claros Offline Mensagens:25 |
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Ótimo artigo, parabéns Pedro.
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raulino
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Cadastrado em: 16 Out 2013 SC Offline Mensagens:1915 |
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segatto
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Cadastrado em: 08 Out 2010 Ibiraçu Offline Mensagens:174 |
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O problema aqui no Brasil é apenas um, o preço.
As bikes AM são muito caras. |
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Sds,
Eduardo Segatto |
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lemarco
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Cadastrado em: 28 Jun 2005 Sabará - MG Offline Mensagens:5805 |
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Não só as de AM, bike de qualquer modalidade é cara aqui!
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LeandroCabral
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Cadastrado em: 24 Abr 2015 Guaratinguetá Offline Mensagens:2 |
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otima materia muito esclarecedora
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mancha
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Cadastrado em: 16 Abr 2014 curitiba Offline Mensagens:23 |
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Enduro é na verdade um tipo de competiçao com 4, 5 segmentos onde so as descidas sao cronometradas. Eu acho isso tudo meio papo furado. Nem as marcas hj conseguem definir suas bicicletas. GT por exemplo tem uma gama de 100mm, 120, 140, 150, 160, 203... termos como Overmountain (Cannondale) ou Gravity tbem sao muito usados.
Acho valido o artigo pra aqueles que nao conhecem muito mas o importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado. Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. Enfim, o negocio é se divertir. Abs. ps. a parte que diz que o peso de uma bike de freeride pode ser 3 vezes mais pesada que uma de cross coutry ficou exagerada, hein? uma bike de downhill hj chega facilmente a 16, 17kg. Uma bike boa de xc ta em media uns 10kg. A nao ser que vc esteja referindo ao peso do quadro, mesmo ai talvez. autra coisa, ja se ve bastante k7 de 10-42 visto que a maioria das bikes mais top sao equipadas com uma so coroa.
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Fabio
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Para não criar outro tópico eu vou perguntar aqui:
Por que em muitos vídeos onde não sobem pedalando, preferem levar a bike na cabeça em vez de subir empurrando? Em tempo: Viram que a Trek não trás nem mais a Remedy pro Brasil?
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Pedro Cury
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Cadastrado em: 19 Jul 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:4848 |
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Fabio, Eu chuto que sejam dois motivos: um é que fica mais bonito no vídeo... uma questão puramente visual... a segunda é que quando você empurra por muito tempo, você vai cansar alguns músculos e se carregar vai cansar outros... então ficar variando você cansa mesmo... é só reparar que até só empurrando por muito tempo a gente vai mudando a bike de lado que cansa menos um dos lados... Sobre a Trek, não sei dessa info... onde você viu ?
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Fabio
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Sei lá, porque mesmo nas costas, continuamos andando. Enfim... A Spz agora só trás a Enduro 29 Elite bem cara e não mais a 29 Comp. E Demo, agora só S-Works e nenhuma de alumínio. E a Trek só estava trazendo a Remedy 27,5 no fim do ano e agora parou de vez. Só Fuel EX. E olha que já lançaram aqui a Procaliber nova e a Top Fuel nova. Então não é por ser novidade que ainda não chegou. Não tem mais Lush, nada de DH. Superfly de alumínio mais cara e com componentes melhores do que a de carbono. Estranho. A Trek tinha tudo para bater de frente com a Spz no Brasil, mas assim é duro. Sem falar que a Bontrager nunca "entrou" de verdade no mercado aqui.
Editado por Fabio - 07 Dez 2015 as 22:20 |
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Fabio
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http://www.trekbikes.com/br/pt_BR/bikes/montanha/enduro/c/B340
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StFred
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E é porque nem trazia a Slash, que é a utilizada pelos atletas trek no EWS.
Perguntei no instagram da Hupi quando iam lançar o Sherpa, e me responderam "que a economia está ruim então estava indefinido quando"... tá ficando cada vez mais raro equips de AM/Enduro no Brasa =(
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mancha
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putz... sworks no brasil, os caras so podem estar de sacanagem. TUDO que tem Sworks é um absurdo la fora, imagina aqui. Alem disso Sworks é maior pilantragem. Vc paga uma melhor finiçao e pintura, consequentemente uma bike mais leve (de algumas gramas) pq tem uma pintura mais leve.
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raulino
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da pra fazer AM de boa assim mesmo? ou pode acabar arrebentando a bike aqui em SC tem muitas provas de XCM... estilo maratonas, com altimetria elevada e trechos técnicos... relendo o artigo fiquei em duvida se isso se encaixaria no AM |
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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport |
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Royo
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Não é AM não..
AM não tem o lado competitivo.. AM é pedal por diversão. sem compromisso com desempenho. se é competição.. não é AM.
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MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!
http://mtbogrozumbi.blogspot.com/ |
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raulino
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tendi royo... vlw
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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport |
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marco.nicola
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Royo, e o Enduro, esqueceu ?!?!? É a competição do AM... |
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marco.nicola
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Cadastrado em: 07 Dez 2012 São Paulo Offline Mensagens:32 |
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raulino, acho que pode ser classificado como AM, para isso, basta que você use uma bike de AM e não uma de XC. As subidas serão mais sofridas, mas a diversão durante todo o percurso será muito maior |
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Royo
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Cadastrado em: 27 Jan 2004 SJCampos Offline Mensagens:6736 |
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Sim.. se é competição é Enduro e não AM... AM é um role descompromissado onde vc tanto sobe qto desce, mas foca mais nos trechos de descida e com trechos tecnicos... a subidas são só pra te levar até os trechos tecnicos de descida. se colocar cronometragem de tempo.. ai não é mais AM.. vira Enduro se os trechos cronometrados forem apenas os de descida.... ou vira um XCM ou XCO, dependendo se vc faz um trajeto de um ponto ao outro ( XCM) ou se o trajeto é num circuito fechado com varias voltas ( XCO) e todo o trajeto for cronometrado. e não é a bike em si que define se é AM ou não.. tem as bikes mais indicadas pra se fazer AM.. mas vc pode fazer AM tanto com bike full como de HT.. não é pq vc via numa prova de XCM com uma bike indicada pra AM que a prova vai virar uma prova de AM.
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MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!
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Pedro Cury
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Cadastrado em: 19 Jul 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:4848 |
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Mas lembrando que na Europa já definiam bikes como da modalidade Enduro antes de ter, ou pelo menos de se popularizar, a competição de Enduro. Teve revista até chegando em falar em bike para "avalanche", com as mesmas características das de enduro, mas pra correr as provas de avalanche, que são aquelas que larga todo mundo ao mesmo tempo em montanhas bem altas. Eu na verdade acho que foi um erro essa caracterização de Enduro, que ainda confunde com carro, motos e corrida a pé. Pra mim deveria ser tudo all mountain... uma coisa só... quem define qual bike usar seria o piloto... aí pra piorar ainda enfiaram Trail no meio... e pior, Europa e EUA usam termos diferentes... Mas enfim... até antes das competições de Enduro, pra mim all mountain era qualquer coisa que não seja competição, nem XC, nem DH. O famoso "ir fazer trilha".
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BIRA
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Eu vejo muitas pessoas, principalmente em fóruns se matando pra fazer ups e ou questionando sobre peças e afins, ou até mesmo quebrando o pau por causa do uso do capacete ou não rsrsr. Nada contra tudo isso, pois também sou suspeito em falar rrssrsrs Mas dai se esquecem da essência, to fundamental, do puro e simples Mountain Bike. |
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Royo
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Cadastrado em: 27 Jan 2004 SJCampos Offline Mensagens:6736 |
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Tb entendo dessa forma.. AM é o pedal just for fun.. se for competição.. seja ela de qual modalidade for.. deixa de ser AM.
No caso , da pra fazer uma prova de XCM, uma de Enduro e um pedal de AM exatamente no mesmo trajeto.. basta mudar como se conta o tempo durante o percurso. Se o tempo contar desde a largada até a linha de chegada, não fazendo diferença entre trechos de subida ou descida.... ai vira competição de XCM Se o tempo contar apenas nos trechos de descida e os trechos de subidas forem trechos não cronometrados.. apenas com tempo limite máximo pra se chegar até o inicio doproximo trecho cronometrado.. ai é competição de Enduro. Se não tiver contagem de tempo... ai é pedal de AM.
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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Qual sua bike? poe foto ai. |
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Royo
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Cadastrado em: 27 Jan 2004 SJCampos Offline Mensagens:6736 |
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Tenho uma Astro FSS 150mm..
ta com alguns ups em relação a foto abaixo.. mas basicamente é essa daqui:
Mas o que isso tem a ver com o tópico???? |
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rapha84
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Pessoal,
Saiu uma matéria interessante no site Pinkbike entre as bikes de Enduro e Trail... Vale a pena a leitura! http://www.pinkbike.com/news/opinion-enduro-vs-trailbike-marriage-and-divorce.html
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Fabio
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Cai numa opinião que eu já tinha dado aqui faz tempo, onde sempre disse que as bikes de enduro estavam ficando como bikes de DH autônomas, ou seja, bikes de DH onde se fazia necessário que elas conseguissem subir também. É só ver que muitos pilotos de enduro ainda usam 2 coroas. E vem a confirmar a opinião do Pedro Cury numa conversa que tive com ele aqui no fórum, onde ele mesmo diz que bike de 160mm não é ideal, a não ser que seja um trajeto bem curto e com descidas bem técnicas. Sendo que do contrário preferia uma bike com menos curso. Jared Graves usa uma Yeti com 127mm de curso, embora com garfo de 160mm até 170mm. Sobre as 29", dias atrás li o artigo abaixo onde também confirmam que as 29" voltaram a toda: Aliás, é só ver que as 27,5 dominam no enduro justamente com bikes de 160mm até 180mm, que são valores que nenhuma 29" praticamente chegou. As mais próximas são a Specialized Enduro, a BMC trailfox, a Drossiger XEA 29'' e a Lenz Sport PBJ 29''. Mas em cursos menores os lançamentos de 29" em 2016 bombaram. Lembrando também que hoje a Trek considera a Remedy 29" de 140mm uma trail e indica como enduro a Slash 27,5". Mas a campeã mundial de enduro do ano passado usou uma Remedy 29", assim como Katy Winton e Justin Leov que liderou o campeonato nas duas primeiras provas de 2015. Tem atletas que correm com Stumpjumper FSR no lugar da Enduro. Leah Maunsell usa uma Kona 29 de 111mm.
Editado por Fabio - 24 Fev 2016 as 21:42 |
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Mafu
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Só pontuando que a Specialized lançou bike com o nome "Enduro" no ano 2000, muito antes de se cogitar uma modalidade.
Na verdade, as bikes muitas vezes se superpõem nas variadas modalidades por simples opção dos pilotos. Em 2014, salvo engano, teve piloto de DH que correu prova em bike 29 de Enduro (ou AM, ou trail bike, conforme o gosto) Então,, sempre vamos ver bikes que, tecnicamente, seriam de uma modalidade, sendo usada em outra com sucesso. |
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Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa. |
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Fabio
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Na época nem existia a competição de subir e cronometrar só na descida. Por isso sempre disse que as bikes enduro/AM sempre me lembram do que era o free ride nos anos 90 antes de Red Bull Rampage e coisas do gênero.
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MrAtuario
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Muito obrigado pela dica do artigo Fabio, muito legal. A alguns anos eu havia encontrado este artigo, o que me motivou a ter comprado minha GT Sensor 26 com 120mm de curso e digo uma coisa, como eu me diverti naquela bike, só me desfiz dela por necessidade mesmo. E agora quando fui trocar de bike pensei muito em pegar uma Helion 27,5 com 110mm. Mas no futuro, devo me manter em uma 29er, talvez full, e com suspensão(ões) de no máximo 110mm, uma vez que pra cada 1 km de trilha que eu faço, eu pedalo no mínimo 10 km de estradão.
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Pepper- Specialized Rockhopper Expert.
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