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60 TPI OU 120 TPI? |
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Adriano FX
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Cadastrado em: 21 Jan 2011 Maringá-Pr Offline Mensagens:335 |
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Postado: 06 Abr 2012 as 21:34 |
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Pensando em usar um pneu sem câmara, com líquido selante, etc, o que é melhor? 120TPI ou 60TPI? Porque?
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http://www.bikedocaminho.blogspot.com/
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W0LVER1NE_MG
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Cadastrado em: 09 Fev 2007 TrêsCorações-MG Offline Mensagens:2296 |
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120.
TPI significa threads per inch, que é a quantidade de fios existentes na carcaça do pneu, por polegada. Quanto mais fios, mais reforçado é o pneu, ficando inclusive mais difícil de furar. O lado negativo é que fica mais pesado. Valeu
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Marcelo Faraway
____________ CARPE DIEM! |
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Não necessariamente. Com um maior TPI a quantidade de fios é maior então proporcionalmente o pneu possui menos borracha que um de baixo TPI. Então normalmente um pneu de maior TPI é mais leve também (a borracha pesa mais que o nylon). O pneu de alto TPI de nylon costuma ser meio frágil, pois com menos borracha ele fica mais suscetível a furos e rasgos, já que os fios de nylon são frágeis. Já nos casos onde a banda é feita de kevlar (assim como o talão) o pneu fica realmente mais resistente e leve. A maior vantagem do alto TPI é sem dúvida a rolagem do mesmo. Com uma trama de fios maior e menos borracha o pneu fica mais macio, com melhor resposta às irregularidades do terreno. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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alexhendrix
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60tpi:
- mais barato; - gasta menos; - mais resistente; - menor grip; - bom para trilhas e treinos. 120tpi: - mais caro; - mais leve; - gasta mais rápido; - menos resistente; - maior grip; - bom para competições. |
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W0LVER1NE_MG
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De fato, em termos práticos você tem razão. Esse assunto foi discutido uma vez no fórum MTBR e a explicação dada foi a seguinte: partindo do princípio que você fabrique na mesma forma, um pneu usando uma trama com mais TPI que outro, o de mais TPI seria mais pesado por conter mais linhas. E qualquer que seja a malha, mesmo com 40 TPI, ela forma uma trama fechada praticamente sem espaços (ou com espaços minúsculos), como um pano por exemplo, aonde em nenhum dos casos a borracha seria capaz de "entranhar" nela. Logicamente o pneu com 120 TPI também seria mais difícil de furar por a malha ser mais fechada, é como uma rede: quanto maior os espaços de uma rede, mais ela deixa passar coisas através dela; e quanto menores os espaços, menos coisas passam. E o mesmo procede com relação a rasgos: é muito mais fácil rasgar 60 linhas do que 120. Por isso, procede o que eu disse no meu primeiro post: quanto mais fios, mais reforçado (no sentido de ser resistente, não de ter que possuir mais reforços) e difícil de furar ele é, e mais pesado ele é na comparação com um pneu com menos TPI que possua a mesma quantidade de borracha. MAS, como você bem escreveu, não necessariamente isso ocorre e o que vemos na prática é essa situação se inverter: os pneus disponíveis no mercado com menos TPI em geral serem mais robustos e pesados. O motivo disso é o seguinte: a produção de pneus com 120 TPI (ou mais) é mais cara e trabalhosa, e então os fabricantes deixam essa característica para ser empregada nos seus pneus mais "top", a linha premium, que são mais elaboradas e voltadas para competição. Como pneu de competição precisa ser leve para ter bom rendimento, a solução encontrada pelos fabricantes para anular a única desvantagem da malha com mais TPI - que é o peso a mais - foi a de utilizar menos borracha na confecção destes pneus, principalmente nas laterais que são partes que não costumam ter contato direto com o solo. Como a trama possui bastante linhas, ela permite que o pneu mantenha uma estrutura razoavelmente firme mesmo empregando uma fina camada de borracha. Aliando a isso o emprego do talão de kevlar no lugar do tradicional talão de arame, então mesmo usando tramas de TPI mais alta os fabricantes conseguem fazer pneus levíssimos e que não desmancham, porém o quão frágil será cada pneu desses depende diretamente de quanta borracha vão empregar nele, e aonde vão empregar. Até um tempo atrás a "economia" de borracha era só nas laterais, mas começaram a surgir pneus com pouca borracha mesmo na banda de rodagem - tudo em nome da leveza, da disputa por fabricar um pneu cada vez mais leve. Um exemplo disso é o Maxxis MaxxLite 310, que é um pneu com 170 TPI e quase sem borracha nenhuma, nem mesmo na banda de rodagem - mas mantém uma estrutura resistente. Já o Maxxis Flyweight foi um exemplo clássico do exagero ao qual chegou a indústria de pneus, e inclusive muitos consideraram ele como um "pneu de brinquedo" ou pneu de vitrine, pois houve uma versão dele (que foi rapidamente tirada de produção) que tinha 60 TPI e praticamente a mesma quantidade de borracha (pouca coisa a mais). Esse pneu era uma maravilha para furar, cortar, rasgar, estourar... porque tinha a trama muito fraca e não compensava isso na quantidade de borracha. Havia reclamação dele para todo lado, principalmente de quem usava com câmara - era furo um atrás do outro. Enfim... acaba que essa questão "TPI X quantidade de borracha" é um equilíbrio de forças. Não pode tirar demais de um lado sem compensar por outro, senão acaba ficando fraco demais - o que talvez interesse para quem é patrocinado e vai competir usando o pneu em rodas tubeless com selante apenas umas poucas vezes e depois pode descartar o pneu. Mas para o consumidor final acaba não valendo a pena. Eu diria que o certo para avaliar um pneu seria: pneu com alto TPI, talão de kevlar e que não seja tão leve, é um pneu bem reforçado (pois é um pneu que tem a trama bem fechada e com borracha em quantidade "normal"); por outro lado, um pneu com poucas TPI e mesmo assim levíssimo, pula fora que é fria pois tem pouca borracha e estrutura fraca. Valeu
Editado por W0LVER1NE_MG - 07 Abr 2012 as 07:06 |
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Marcelo Faraway
____________ CARPE DIEM! |
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Adriano FX
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Muito obrigado pelas respostas. Valeu mesmo! Deu para entender legal a questão
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http://www.bikedocaminho.blogspot.com/
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Fabio
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[QUOTE=W0LVER1NE_MG]
Esse assunto foi discutido uma vez no fórum MTBR e a explicação dada foi a seguinte: partindo do princípio que você fabrique na mesma forma, um pneu usando uma trama com mais TPI que outro, o de mais TPI seria mais pesado por conter mais linhas. E qualquer que seja a malha, mesmo com 40 TPI, ela forma uma trama fechada praticamente sem espaços (ou com espaços minúsculos), como um pano por exemplo, aonde em nenhum dos casos a borracha seria capaz de "entranhar" nela. Logicamente o pneu com 120 TPI também seria mais difícil de furar por a malha ser mais fechada, é como uma rede: quanto maior os espaços de uma rede, mais ela deixa passar coisas através dela; e quanto menores os espaços, menos coisas passam. E o mesmo procede com relação a rasgos: é muito mais fácil rasgar 60 linhas do que 120.[QUOTE]
Mas no de 60 TPI os fios não seriam mais grossos do que no de 120 TPI para fechar os vãos e com isso a resistência a furos seria a mesma coisa? Sendo a única diferença é que a tal malha de 120 TPI seria um tecido menos espesso e mais leve? |
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marc612
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kra
q ajuda, vendo isso em 2021 hehehehe, depois de 4 anos vou comprar outro pneu, agora vou comprar um melhor q meu baratao da pirelli. vlw
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M.www
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