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50 ou 53 ???

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giroleve Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
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    Postado: 17 Mar 2011 as 11:29
Blza galera ???
 
To numa dúvida de usar o prato 50 ou 53 na corrida...
To treinando com meu irmão e cunhado que estão usando 52x12 e 52x11, e eu 50x11, levo a vantagem pq estou em melhor forma que eles, mas sei tem outros que estarão melhor que eu, e usando o prato 52 ( padrão )...
Sei que levo vantagem só na 50x11 sobre 52x12 e 53x12, mas nas demais marchas nao sei como vou sustentar o ritmo com a 50, pois os mesmos estarão com prato maior...
 
Queria saber de vcs, se alguem aqui já correu com prato 50, contra os 52, e se deu toda essa diferença de fato?
 
E se relamente devo me preocupar com esse detalhe de 2 ou 3 dentes a menos ou a mais no dia da corrida?
 
 
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
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MFarao Ver Drop Down


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Cara eu uso 50 e to loko pra colocar 53 pois os cara com quem treino rendem mais do que eu, para que eu ande no mesmo ritmo tenho que usar marchas mais pesadas ou girar muito mais, so descobri isso a algum tempo atras, antes disso achava que nao tava treinado pra andar com eles, a vantagem que percebo é somente em subidas longas, mas aki onde moro é meio escasso de subida entao sofro um pouco mais... Valeu.
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Landim Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2011 as 14:08
MFarao se você não usou o 53 como é que sabe que é isso que ta te limitando? Acho dificil, se vc tem catraquinha 11 so vai fazer diferença depois dos 60km/h. E em subidas é que não faz diferença mesmo. A não ser que você ande muito travado e não consiga girar 100~105rpm.

Giro se eu fosse você não alteraria a relação que você ta acostumado só pra corrida não, faria isso pra próxima corrida pra se acostumar, pq na corrida a história muda e o Gain Ratio também, do 50 para o 53 ele muda pouco, tipo você encontra a 50x16 praticamente igual a 53x17, altera mais nos extremos, a 52 nem se fala, muda bem.



Editado por Landim - 17 Mar 2011 as 14:10
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André Martins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2011 as 14:54

50-36 ou 53-39?!

Por Marcelo Rocha

 

Engraçado como a “certeza” de um ciclista em relação a determinado assunto se dissemina de forma assustadora. Quantas vezes você já ouviu alguém falando que coroas 50-36 para ciclismo não prestam e isso e aquilo?... Pois é, eu também já presenciei diversas vezes e também já observei em fóruns os “experts” claro com um nick name falando e até citando fontes (outros importantes ciclistas na verdade) a respeito dessa questão.

Vamos elucidar as dúvidas: quando um ciclista tem 53 - 39 e 12-25 que é quase a relação padrão de uma bike de ciclismo hoje em dia, quando ele chega ao 53 x 12 que é sua relação mais pesada ele desenvolve  9,29 metros. Pois bem, um ciclista com 50 x 12 desenvolve 8,77 metros (realmente é mais leve). E é aí que nos equivocamos, pois o certo quando temos 50-36 é utilizar um cassete 11-25 ou 11-23; com 50 x 11 teremos 9,56 metros que é mais pesado do que 53 x 12, com 50 x 12 teremos 8,77 metros que é mais pesado do que 53 x 13 que tem 8,58 (o segundo pinhão de baixo para cima para quem usa essa relação), com 50 x 13 teremos 8,09 metros que é mais pesado do que 53 x 14 que tem 7,96 metros, e assim por diante. E quando chegamos lá em cima do cassete é que a história fica mais legal, pois o ciclista começa a ter maior margem para uma relação mais leve sem precisar utilizar a famosa coroinha ou volantinho, pratinho ou o nome que você eleger. Com 50 x 21, por exemplo, teremos 5,01 metros e com 53 x 21 5,31 metros.

Concluindo, se você não é o Pettachi ou o Cavendish que agüentam andar uns 4 k acima de 60 km/k e nos últimos 200m ainda saem do banco para acelerar mais uns 6 à 8 km/h, use o seu 50-36 com 11-23 ou 11-25 ou mesmo o seu 53-39 com 12-25. Agora, se você me falar que empurra 53 x 11 com cadência maior do que 90 RPM em uma situação normal use essa relação e vá você correr no profissional.


Marcelo Rocha - http://www.marcelorocha.com/
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profclayton Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2011 as 15:31
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

50-36 ou 53-39?!

Por Marcelo Rocha

 

Engraçado como a “certeza” de um ciclista em relação a determinado assunto se dissemina de forma assustadora. Quantas vezes você já ouviu alguém falando que coroas 50-36 para ciclismo não prestam e isso e aquilo?... Pois é, eu também já presenciei diversas vezes e também já observei em fóruns os “experts” claro com um nick name falando e até citando fontes (outros importantes ciclistas na verdade) a respeito dessa questão.

Vamos elucidar as dúvidas: quando um ciclista tem 53 - 39 e 12-25 que é quase a relação padrão de uma bike de ciclismo hoje em dia, quando ele chega ao 53 x 12 que é sua relação mais pesada ele desenvolve  9,29 metros. Pois bem, um ciclista com 50 x 12 desenvolve 8,77 metros (realmente é mais leve). E é aí que nos equivocamos, pois o certo quando temos 50-36 é utilizar um cassete 11-25 ou 11-23; com 50 x 11 teremos 9,56 metros que é mais pesado do que 53 x 12, com 50 x 12 teremos 8,77 metros que é mais pesado do que 53 x 13 que tem 8,58 (o segundo pinhão de baixo para cima para quem usa essa relação), com 50 x 13 teremos 8,09 metros que é mais pesado do que 53 x 14 que tem 7,96 metros, e assim por diante. E quando chegamos lá em cima do cassete é que a história fica mais legal, pois o ciclista começa a ter maior margem para uma relação mais leve sem precisar utilizar a famosa coroinha ou volantinho, pratinho ou o nome que você eleger. Com 50 x 21, por exemplo, teremos 5,01 metros e com 53 x 21 5,31 metros.

Concluindo, se você não é o Pettachi ou o Cavendish que agüentam andar uns 4 k acima de 60 km/k e nos últimos 200m ainda saem do banco para acelerar mais uns 6 à 8 km/h, use o seu 50-36 com 11-23 ou 11-25 ou mesmo o seu 53-39 com 12-25. Agora, se você me falar que empurra 53 x 11 com cadência maior do que 90 RPM em uma situação normal use essa relação e vá você correr no profissional.


Marcelo Rocha - http://www.marcelorocha.com/

Clap

Eu usava 53 - 12... agora uso 50 - 11 e não vejo diferença nenhuma pro pessoal que eu ando aqui... todo mundo usa volantinho pra subir e eu vou no volantão sem e ainda me do muito bem...
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giroleve Ver Drop Down
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Telêmaco Borba
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pensado bem acho que vcs tem razão...
mesmo pq não sprinter, meu lance eh ais giro msm, e nos treinos consigo manter junto com os volantões rsrs...
acho q se eu por um 53 agora, não conseguirei me adaptar de fato como o Landim citou acima.
vou ver o que com esse 50 mesmo...
 
valeu pelas dicas e comentários...
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omegared1 Ver Drop Down
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A idéia é quase a mesma que voce usar tenis novo pra correr uma prova. Seu pé nem o tenis estarão em sintonia. Nesse caso é parecido, voce sempre treinou com coroa 5, quando mudar pra 53 vai estranhar e cansar mais. Tem que treinar antes pro costume aparecer.
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cancelado01 Ver Drop Down


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Dependendo do caso a simples troca do cassete resolve, já que essencialmente o assunto aqui é metragem:

1) quem acha que está perdendo velocidade final com 50x34 e cassete 12x25 pode simplesmente colocar um cassete 11x23 e terá seu problema resolvido (na verdade, irá ficar com uma metragem maior  que com 53x39 e 12x25, já que 53x12 = 9,5mts, e 50x11 = 9,8 mts.  percorridos por rotação);

2) quem vai fazer provas longas e mais planas, onde passamos a maior parte do tempo entre 53x16 e 53x17 - ou seja percorrendo entre 6.7 e 7,1 metros por revolução do pedivela - pode perfeitamente fazer sua prova com 50x15 e 50x16 - a distância percorrida será praticamete a mesma. 

3) como em 90% dos casos utilizamos o centro do cassete em nossas provas amadoras, 50x34 ou 53x39 realmente não importa, já que podemos percorrer distâncias iguais com as duas simplesmente mudando a engrenagem do cassete (e isso implica em usar somente a cabeça) - ao invés de TROCAR as coroas (o que implica em gastar dinheiro);

Em resumo: trocar 50x34 para 53x39 talvez valha a pena em caso de provas de TT ou para provas de estrada planas ou semi-planas, onde a média do pelotão é alta e usamos metragem mais longa; para as outras aplicações e provas de circuito com arrancadas constantes, 50x34 com cassete 11x23 ou até mesmo 12x25 pode ser uma boa idéia.

É a minha opinião Wink



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poneis Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2011 as 22:58
pra quê trocar a coroa se você não consegue andar em uma cadência boa na 53x11?


Isso é sinal de quem anda muito travado, faz um mal danado para os joelhos e qualquer subida mais longa já dá um pt no cara. 
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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giroleve Ver Drop Down
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Telêmaco Borba
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exelente explicação maximilian...
mto obrigado, tem toda razão..
vou encarar a prova com o 50x34 msm, e ver como me saio...
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Aerotech Tour Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2011 as 23:45
Vai fundo,

Se fosse so uma questao de prato era so colocar 56 que qq cabloco ia ganhar a prova
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giroleve Ver Drop Down
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Telêmaco Borba
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Originalmente postado por Aerotech Tour Aerotech Tour escreveu:

Vai fundo,

Se fosse so uma questao de prato era so colocar 56 que qq cabloco ia ganhar a prova
heheh, isso é a mais pura verdade...  bem colocado..
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giroleve Ver Drop Down
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Telêmaco Borba
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blza galera...
 
Bom hoje foi a tão esperada corrida aqui na minha cidade.
O meu medo era não de conseguir acompanha o pessoal com a coroa 50, o que de fato como citado acima pelos amigos não iria interferir em nada, dito e feito.
Não só consegui manter junto, como tbm abri do pelote falatando uns 5 km para o final, mas na ansiedade ataquei mto cedo, oq me prejudicou no final.
Vieram mais 4 ciclistas na minha cola, uns 300 mts atras, consegui manter por uns 2 km na frente, mas ai me pegaram, e atacaram na penultima subidinha, onde me faltou perna. Fui na roda deles por um tempo, ate que em uma descida forte eles abriram e escaparam, foi onde preguei, ai tive que me contentar me manter o passo e assegurar o 4º lugar, o que ta de bom tamanho rsrs, não peguei pódio, mas deixei mais 32 ciclistas pra trás rsrs...
E o maior detalhe que eu era o segundo mais velho 35 anos, o resto era todos na faixa de 22 a 27 anos, laragamos todos juntos, mas ta bom rsrs, valeu o dia e a participação.
 
Só deixar lembrado que realmente a coroa nao faz toda essa diferença, e sim o preparo fisicio e psicológico, esses sim são fundamentais.
 
abraços
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Landim Ver Drop Down
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Muito bom Giro, parabens.
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adrianomtb Ver Drop Down
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A relação mais pesada só vai fazer diferença nas descidas. Ninguém anda a 60 Km/h no plano. Eu uso 53x12 e dificilmente preciso de uma marcha mais pesada. Mas um dia resolvi socar a bota numa descida longa, pra atingir 72 Km/h tive que girar a 131 rpm, é chato manter uma cadência dessas por muito tempo.
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FerMor Ver Drop Down


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Pessoal boa tarde, eu tinha na minha bike a relação 50/34 e 11/25. Como era a minha primeira bike, treinava e corria com ela. Troquei de bike e notei que o desempenho tinha melhorado, ai que me dei conta que a nova tinha 53/39 e 12/25, até ai concordo que era uma questão de acertar as marchas, mesmo assim continuava achando que a nova bike era mais eficiente, fui ver e o pé de vela da antiga era 170 e o da nova 172,5, isso explica a diferença?
VLW   
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fiaux Ver Drop Down
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Mudando o assunto de coroa grande para coroa pequena. Eu uso 53/39 e queria saber:

Faria muita diferença entre 39 e 38 dentes? Sinceramente não consegui compreender o Mike's Bicycle Gear Calculator. Considere um cassete 12-27.

Não sei se fiz certo, mas coloquei as configurações 39 e 38 no site, deu isso:

38 - 83.0 76.6 71.2 66.4 62.3 58.6 52.4 47.4 41.5 36.9
39 - 85.2 78.7 73.0 68.2 63.9 60.2 53.8 48.7 42.6 37.9

Aliás, seria possível 53/38? Já vi 52/38.
Pedalar no Rio de Janeiro é como andar de cabrito

"Don't stand on my dog or I'll cut your head off!"

http://www.ffiaux.com
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rschiavon Ver Drop Down
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Fala galera, vamos atualizar sobre o assunto um pouco. 

Tenho uma Oggi velloce com 50x34 e 11x32 claris, gostaria apenas de colocar uma coroa 52 ou 53 para dar uns sprint em decida, esses dias peguei 72 km/h Sleepy

Gosto de velocidades altas na bike e tento sempre aumentar a minha média, mas me preocupo com as outras marchas, não vão ficar muito pesadas? Vai faltar na subida? 
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Degan Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2019 as 20:23
Originalmente postado por rschiavon rschiavon escreveu:

Fala galera, vamos atualizar sobre o assunto um pouco. 

Tenho uma Oggi velloce com 50x34 e 11x32 claris, gostaria apenas de colocar uma coroa 52 ou 53 para dar uns sprint em decida, esses dias peguei 72 km/h Sleepy

Gosto de velocidades altas na bike e tento sempre aumentar a minha média, mas me preocupo com as outras marchas, não vão ficar muito pesadas? Vai faltar na subida? 

Vai com calma nas descidas. É legal mas o risco é grande.
Se colocar coroa 53, vc vai ter q trocar a coroinha p 36(talvez nao fique bom) ou 39. 53 c 34 tem muitos dentes de diferença e a corrente fica frouxa, caindo o tempo todo.

Nem sempre pedalar na descida ajuda em alguma coisa. Se for inclinada vale a pena se manter em posiçao aerodinmica.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por fiaux fiaux escreveu:

Mudando o assunto de coroa grande para coroa pequena. Eu uso 53/39 e queria saber:

Faria muita diferença entre 39 e 38 dentes? Sinceramente não consegui compreender o Mike's Bicycle Gear Calculator. Considere um cassete 12-27.

Não sei se fiz certo, mas coloquei as configurações 39 e 38 no site, deu isso:

38 - 83.0 76.6 71.2 66.4 62.3 58.6 52.4 47.4 41.5 36.9
39 - 85.2 78.7 73.0 68.2 63.9 60.2 53.8 48.7 42.6 37.9

Aliás, seria possível 53/38? Já vi 52/38.



Tem 54-39, 53-38 e 52-36, além do 50-34. No cyclocross usam ainda 46-36 e no final gravel há opções 48-32, sem falar nos novos Sram de 12v 45-33 e 48-35 com cog de 10 dentes no cassete. Há uma discussão sobre perda de eficiência pelo uso de coroas menores nos novos Sram por perdas mecânicas, algo da ordem de alguns watts, irrisórios para a maioria dos ciclista mas com algum resultado marginaln ara profissionais. Como exemplo de eficiencia, a maioria dos atletas usa coroa 54, 56 e até 58 em provas de contra-relógio (pro tour), evitando cruzar corrente (vao no cog 14 na maior parte do tempo), e evitando a perda por atrito da corrente/torção.

Quanto à dúvida do tópico, creio que um 52-36 sarisfaça as necessidades do colega, mas para Claris não temos esta opção (52 somente de Tiagra pra cima). Eu não faço questão de velocidade excessiva descendo para aumento da média, sendo o diferencia a velocidade na subida. Já desci a 86km/h um trecho deserto aqui, mas hoje, com filho pequeno e mais responsabio lidade não passo dos 60km/h no mesmo local e ainda com medo e respeito pelo equipamento.

Editado por dimas2dimas - 08 Dez 2019 as 15:36
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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kiverdego Ver Drop Down
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uso 52-42 e 11-28.


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rschiavon Ver Drop Down
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Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por rschiavon rschiavon escreveu:

Fala galera, vamos atualizar sobre o assunto um pouco. 

Tenho uma Oggi velloce com 50x34 e 11x32 claris, gostaria apenas de colocar uma coroa 52 ou 53 para dar uns sprint em decida, esses dias peguei 72 km/h Sleepy

Gosto de velocidades altas na bike e tento sempre aumentar a minha média, mas me preocupo com as outras marchas, não vão ficar muito pesadas? Vai faltar na subida? 

Vai com calma nas descidas. É legal mas o risco é grande.
Se colocar coroa 53, vc vai ter q trocar a coroinha p 36(talvez nao fique bom) ou 39. 53 c 34 tem muitos dentes de diferença e a corrente fica frouxa, caindo o tempo todo.

Nem sempre pedalar na descida ajuda em alguma coisa. Se for inclinada vale a pena se manter em posiçao aerodinmica.

Tomo o máximo de cuidado mas sempre existe o risco. 

Uma relação como a da Soul 3R1 Aero imagino ser mais interessante, é 52x36 e 11x28.
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