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30V x 20V

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ffkammer Ver Drop Down


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    Postado: 15 Mar 2011 as 13:15
Bom dia Galera!

Gostaria saber a opinião dos colegas da lista que já pedalaram com 30V e agora estão pedalando com a relação 20V que está vindo nos grupos novos.

Estou pensando em fazer um UP de transmissão mais para frente na minha bike e estou na dúvida se vou para 20V ou 30V.

Obrigado!
Fabrício F. Kammer
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 16:30
De forma bem resumida, 20v seria mais voltado para desempenho/competição, e 30v mais para conforto/passeios descompromissados quanto a metas de tempo - isso não é regra, mas se aplica à grande maioria dos casos.
As marchas bem leves do conjunto 30v fazem falta para quem não é atleta e o peso da coroa a mais é praticamente insignificante para quem não é WW Esporte Clube.
 
Valeu
Marcelo Faraway
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CARPE DIEM!
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vrsilva Ver Drop Down
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Eu acho relação de 30v meio inutil, não sei porque a shimano criou isso, acho que só pra ser diferente da Sram e naão ficar com ar de cópia, porque a relação com 10v atras significa que vc acrescentou mais um pinhão leve, ou seja agora ao invéz de 11-32 ou 11-34 temos 11-36 ou seja é muito leve mesmo, eu ando com relação de 8v no cassete e meu cassete é 11-28 e eu acho leve a marcha 28/22 quem dira 36/22 nusss, quando ando na bike do meu irmão que é 11-34 ja acho ruim imagino 36.
Marchas muito leves normalmente não tem força pelo giro alto que tem q dar, só que o giro alto a uma velocidade baixissima implica em desequilibrio, isso numa subida de terra com valas dagua faz toda diferença, por isso que eu peguei esse meu cassete 11-28 ele é mais escalonado tem trocas suaves e não é leve desnecessariamente...
Se eu pudesse eu pegaria 2x10v com pedivela 26x40 pra mim seria o ideal, pois ficaria muito proximo da minha realidade atual...
Bem mas isso é minha opnião...
Vinícius Ribeiro.
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2011 as 13:12
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

De forma bem resumida, 20v seria mais voltado para desempenho/competição, e 30v mais para conforto/passeios descompromissados quanto a metas de tempo - isso não é regra, mas se aplica à grande maioria dos casos.
As marchas bem leves do conjunto 30v fazem falta para quem não é atleta e o peso da coroa a mais é praticamente insignificante para quem não é WW Esporte Clube.
Originalmente postado por vrsilva vrsilva escreveu:

Marchas muito leves normalmente não tem força pelo giro alto que tem q dar, só que o giro alto a uma velocidade baixissima implica em desequilibrio, isso numa subida de terra com valas dagua faz toda diferença... 

Concordo com o Wolverine e com o Vinícius. Também acho que 27V pode resolver tão bem quanto 30V. Ou talvez, por uma questão de escalonamento, um cassete 11-34 em 30V fosse mais suave e mais eficiente que o de 11-36. Não podemos esquecer que, em 30V, pinhões e coroas estão mais próximos uns dos outros. Isso pode favorecer uma troca de marchas mais suave. Mas realmente, muito antes eu faria um up nos meus trocadores LX por XT antes de ir pra 30V. Lógico, isso é papo de flagelado... se grana não fosse o problema... pelo menos eu colocaria pra ver no que ia dar! LOL
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gersonpp Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gersonpp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2011 as 16:34
opinião de quem usa 30v, pelo fato da coroa maior ser 42d a relação ficou mais leve possibilitando usa-la mesmo em subidas eu a utilizo até com a catraca 34, e isto para mim resultou em melhor desempenho, alem de ter trocas mais suaves (algumas vezes você está na catraca 11 e a medida da necessidade vai reduzindo marcha, neste caso ainda tem 8 catracas para serem utilizadas, e não perde o giro) é a coroa que mais utilizo, com relação a coroa do meio, pelo fato de se ter uma catraca 36, consegue-se subir 99,9% das subidas íngremes, quanto a coroa menor eu só utilizei em algumas raras excesões, onde normalmente o pessoal com relação normal não consegue subir, como seu peso é muito pequeno prefiro mante-la para essas raras excesões, ou seja, eu aprovei o conjunto 30v por permitir o maior uso da coroa maior, trocas mais suaves / manutenção do giro e possibilidade de subir algumas "paredes";
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MR4Y Ver Drop Down
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A maioria dos pedivelas 2x10 são pedivelas 3x10 faltando relações. Logo, não há nada de inovador na tecnologia. O único porém é que uma corrente pra 10v é bem mais frágil que uma pra 9v, independente de ser 3x10 ou 2x10.
"Metralha os pé de manga!"
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Gerson, mas a coroa maior sendo 42T ao invés de 44T não falta coroa num estradão, por exemplo?
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Gibafreeride Ver Drop Down


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Quase todos estão certos diante de seus pontos de vista.

O fator mais determinante dentre as 2 opções é a utilização do piloto.

Race - 2x10

Dia a dia - 3x9 ou 3x10(com a vantagem do melhor escalonamento)

Atualmente uso uma Jamis aro 29" com relação X.0 2x10, pedivela 39x26 e cassete 12-36, sendo essa a melhor configuração para o meu uso, em alguns momentos sinto falta de uma coroa um pouco menor, mais também sei que tá faltando é perna pra empurrar...rsrs


Uowwww q beleza
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klaser Ver Drop Down
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vsilva não existe 36/22..porque os pedivelas pra 10v têm a coroinha de 24 dentes e não 22....
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rmfs66 Ver Drop Down


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Existe sim. Basta usar o pedivela de 9v, ou seja, 22/32/44, com o cassete de 10v 11-36. Esta é minha configuração.  

No meu caso eu uso uma bike com rodas 29" e a 22 com 36 faz a diferença, equivale mais ou menos a 22 com 32 em uma bike com roda 26"
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klaser Ver Drop Down
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Sim mas ele tá dizendo que a shimano "fez" essa relação...ela não fez,isso é meia gambiarra,se usarmos as coisas como foram projetadas e não dando sempre uma de mais católico que o papa,não há 36/22...agora se tu misturou os grupos não há nada a fazer...
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JLSF20 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Gerson, mas a coroa maior sendo 42T ao invés de 44T não falta coroa num estradão, por exemplo?

realmente para acompanhar o cara com coroa 44T tem que girar muito mais se for partes mais planas. A vantagem maior é que se começar a subir e vc tiver mesmo nível de condicionamento vai ser mais fácil manter o giro sem trocar muito os peões ou mesmo usar menor força. 
Tem que treinar bem com o sistema para acostumar, depois parece tudo igual.
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Novak Ver Drop Down


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vai minha opnião , se for para sair do tradicional 27 v , eu iria para o de 20 v , no qual vc tem 20 marchas funcionais porque se pode cruzar a corrente nesse sistema , ja no 30 v vc continua com 20 marchas funcionais porque assim como no de 27 v , vc não deve cruzar a corrente . 
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gvcabral Ver Drop Down
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Aí pessoal, também tive essa dúvida e ainda não encontrei alguém que tenha realmente pedalado um tempo razoável nas duas transmissões.
Eu montei uma planilha com as três relações atuais. 20, 27 e 30 marchas. Além disso, coloquei para cada relação, a possibilidade de cada cassete e pedivela. Fiz as combinações e cheguei à conclusão que se EU fosse mudar a minha transmissão atual de 27 marchas, iria para 20 marchas, sem dúvida (pelo menos nos números, hehehe).
Eu uso cassete com pinhão maior de 32 dentes. Na relação de 20 marchas, a marcha mais leve teria uma relação de transmissão (nº dentes da coroa menor/nº dentes do pinhão maior) muito parecida com a minha atual. Muito parecida mesmo.
Raramente eu uso a marcha mais pesada (A mais pesada!). Na relação de 20v (combinação que eu escolhi) eu teria a mesma relação de transmissão da marcha mais pesada que uso hoje, que normalmente é a coroa maior (42 dentes) com o penúltimo pinhão ou um antes do penúltimo. Quase nunca uso o de 11 dentes.
Isso foram as contas... Mas pelo menos acho que com isso, posso concordar com muitos aqui que a relação de 30 velocidades não traz vantagens. Como alguém já disse aqui, a Shimano quis ser diferente mesmo.
Se alguém se interessar pela planilha, basta enviar uma mp com o endereço de e-mail que eu encaminho.
 
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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2011 as 01:42
Pra mim ou é 27v ou 20v.
Não vejo vantagem alguma no sistema de 30v.
 
Só espero que não seja imposto o sistema de 30v na maioria dos grupos Shimano,deixando apenas o Alivio como opção pra 27v.
 
 
 
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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pois é... isso é muito individual mesmo. Uso muito mais 44x11 do que 22x34... Depende do condicionamento, do tipo de terreno, do estilo de pedalada. Eu não saio de 27V de jeito nenhum. Mas, se saísse, era para 30V. Não tenho gás para segurar 20 V em algumas subidas, isso tenho certeza.
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Só espero que não seja imposto o sistema de 30v na maioria dos grupos Shimano,deixando apenas o Alivio como opção pra 27v.
 

Chuck, eu acho que vai ser isso mesmo...
É só uma questão de tempo.
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scm_rj Ver Drop Down
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klaser na verdade existe a relação 36/22 de coroas, só que é no grupo SLX compativel com 9 velocidades no cassete. O codigo do pedevela é FC-M665. 


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vrsilva Ver Drop Down
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Mesmo sendo 36/24 eu ainda acho leve e muito ainda... praticamente impossivel de andar nessa relação numa subida técnica
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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Acho que andando abaixo de 50Km realmente é difícil "apelar" para marchas tão leves... mas ao pegar subidas longas e fortes após percorrer uma certa distância, e principalmente quando a bike não é das mais leves (ou tem rodas pesadas, ou é uma full) daí a coisa começa a complicar.
No Big Biker em São Lourenço ano passado, mais da metade dos pilotos não deu conta de subir pedalando o morro forte de estradão que tinha no final da prova, entre Soledade de Minas e São Lourenço... era um morro forte e longo, sob um sol de rachar e após 80 Km de corrida. Nessas condições tinha gente procurando uma quarta coroa, abaixo da 22, para conseguir subir. Smile
E olha que estamos falando de bikers que treinam constantemente! Se fosse analisar a situação para quem não tá com o preparo em dia, aí a coisa seria mais crítica ainda.
 
Por isso que eu acho válido sim as marchas leves, seja 22-34 ou 24-36 (que praticamente são a mesma coisa). Pedivela só com duas coroas e cuja menor é 26 ou mais dentes, cedo ou tarde acaba judiando do biker.
 
Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 17 Mar 2011 as 12:01
Marcelo Faraway
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gersonpp Ver Drop Down


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como eu já disse, raramente utilizo a coroa menor, mas em algumas situações como a citada acima ela é util, quanto a faltar pedal pela coroa ser 42d só sinto falta em decidas, isto acima dos 50km/h, por este motivos continuo defendendo o 30v;
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xandegui77 Ver Drop Down
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Dizem que não há necessidade da coroinha. Ok....
Aqui em Londrina eu fiz um pedal que na volta eram 30km de subidas, com apenas alguns planos e uma única descida. A pior subida de todas era a mais íngreme e com 3km. Já com 20km estávamos todos com ácido lático pingando pelas pernas. Todo mundo subiu com coroinha e a maior catraca, super devagar e mesmo assim com as pernas queimando.
Deixem a coroinha lá, uma hora pode precisar, como no meu caso. O duro das 10V é a corrente mais fina que dura menos, só isso.
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Gui Ver Drop Down
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30V...
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rmfs66 Ver Drop Down


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Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

O duro das 10V é a corrente mais fina que dura menos, só isso.

Eu uso 10v há um bom tempo e não percebi isso
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klaser Ver Drop Down
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Isso vai de cada um mas eu também acho que mais leve que 22/32 mas vale empurrar a bike à mão que é mais rápido.....Se existe uma relação de cassete de 9v com pedivela 22 na coroinha,certamente é pras bikes aro 29,numa 26 é capaz de cair pro lado de tão devagar,mesmo subindo uma "parede"....

Editado por klaser - 17 Mar 2011 as 17:19
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leao Ver Drop Down
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Anda de speed que vai ver o que é bom. Ou usa relação pesada ou usa relação menos pesada, nada de leveza. Acaba acostumando, e a coroinha da MTB fica mesmo sem uso. Se não aguentar uma subida mais longa pede para sair.

Eu estou doido para colocar 20v na minha MTB mas está osso achar um pedivela 39/24 ou 42/28 por um preço acessível que sirva na minha bike.
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DONALDY Ver Drop Down
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e ai gente 
eu comprei uma relação shimano slx 27v com pdv deore integrado e cambio dianteiro alivio e gostaria de saber se posso deixa-la com 18v 
observei que é utilizado 3 espaçadores no pdv, os quais 2 vão do lado da coroa e 1 do outro lado e eu estava pensando em retirar a coroa de 22 e deixar a ordem dos espaçadores ao contrario para tentar deixar as coroas mais centralizadas
seria apenas isso que eu teria que fazer ou o certo seria comprar um pdv próprio para 2v???

pretendo utilizar a relação 32/44 no pdv e 11/34 no k7
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fellipe vaqueiro Ver Drop Down
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Uso 30 V originais da minha bike. Quase nao sinto falta de coroa 44d, gosto da proximidade e suavidade total das trocas dianteiras. Uso mto msm (como ja disseram acima) coroa maior tbm até o 32d, penúltimo. Coroa pequena é raríssimo usar! Vc sobe praticamente tudo c 32x36!
Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
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Saulocoutinho13 Ver Drop Down
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Uso o SRAM X5 com Pedivela 28-42.
As vezes sinto falta da coroa 44 para certos estradões, mas a relação entre coroa e pinhão proporcionada pelos tamanhos das duas coroas da Sram são ótimas, sempre achei a coroa 22 muito leve, quando a usava parecia que eu pedalava, pedalava e não saia do lugar. E a coroa 32 as vezes ficava um pouco pesada, hoje quase o tempo todo uso a 42 dentes e em subidas desço para a 28.

Pra descer a relação conta MUITO, pra subir o que mais conta é Perna e peso da Bike e do ciclista.

A troca de marchas da Sram pelo menos ficou muito precisa, um toque e tanto o cambio dianteiro quanto o traseiro respondem na hora.

NÃO ACHO boa ideia gambiarrar pedivela tirando uma coroa e fazendo o mesmo ficar 20 ou 18v.
Pedivela de 27vel é pra usar corrente de 9vel. Não caça usar uma de 10v pq vc acaba forçando ela a abrir um pouco.

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Saulocoutinho13 Ver Drop Down
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Amigo estou só esperando completar minhas mensagens para fazer anuncios. Eu terei pedivela Sram para vc.
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vrsilva Ver Drop Down
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Galera, a vantagem de uma relação com somente 2 coroas no pedivela é justamente a possibilidade de maior cruzamento, pois a coisa funciona assim.

Um pedivela com 2 coroas não é simplesmente tirar a coroinha de 22 e falar pronto!
NÃO!

Normalmente tem que comprar coroas PRÓPRIAS, para esta finalidade, o que acontece, os pedivelas triplos normais de MTB tem o BCD de 64mm e 104mm, BCD é a distancia de 1 furo até o outro do lado oposto a este em "mm". Ou seja a coroinha tem um BCD de 64 e a coroa do meio com o coroão tem BCD de 104mm.

Qual a vantagem de usar 2 coroas?
Quando se passa um pedivela para 2 coroas, voce tira a coroinha, porém, PORÉM no lugar dela voce coloca uma por exemplo de 28 dentes com BCD de 64, e a coroa maior uma de 42 dentes por exemplo só que esta não vai pelo lado de fora como é o normal, ela vem pro lado de dentro do pedivela no lugar da coroa do meio que antes era 32. Com isso o coroão tem a possibilidade de usar todas as relações do cassete, não se lembram que a coroa do meio pode cruzar com o cassete todo?
Pois bem agora é possivel fazer isto com o volantão... é como no Speed, fora que melhora muito a chainline, o que garante que a corrente dure muito mais, pois a torção da mesma é menor logo menos desgaste lateral, com isto também aumenta a durabilidade das roldanas do cambio traseiro, possibilitando ainda o uso de cambio traseiro com cage pequeno.

Essa questão de pedivela duplo, não é só peso, alias isso é o ÚLTIMO OBJETIVO, é muito mais pelos motivos que eu descrevi do que somente peso, até porque a coroinha mesmo que do pedivela alivio pesa quase nada, tirar esse peso numa bike de 14kg não tem justificativa nenhuma.

Quanto a andar com relação 28x32 é super tranquilo, se a subida está pesada até para 22x32 é como já foi dito, se for corrida é muito melhor descer e empurrar que ganha muito mais tempo, até os PROs fazem isso. Se querem ganhar força na perna tem que forçar não tem jeito, os musculos não vão evoluir se não precisar, o corpo se adapta conforme a necessidade, se voce não mostrar para ele que vc precisa de mais ele não vai se desenvolver.

E realmente quem nunca andou de Speed sofre com isso mesmo é normal, eu não tenho Speed, mas sonho em ter uma, pois ajuda e MUITO para treinar a pedalada.

E tem outra coisa ainda que é a cadencia, todos os bikers deveriam ter um ciclocomputador com cadencia, pois ajuda muito, quem acha pedivela com coroa 42 pequena mesmo para retas, deve andar numa cadencia de no maximo 60rpm, o que é muitissimo baixo, isso prejudica muito o joelho causa dores.
Eu nunca usei a relação 42x11 que tenho na minha bike, em descidas normalmente não pedalo, a minha relação assim numa cadencia de 100rpm daria uma velocidade de 47,4km/h eu nunca pedalei isso na reta, o maximo que consegui foi 42km/h e foi no maximo por uns 2 ou 3km...
pra quem é Pro e compete isso é tranquilo, aí sim os caras preferem volantão grande, agora pra quem não compete não faz justificativa nenhuma ter um coroão maior, é muito melhor girar do que forçar.

Outra coisa que a maioria não sabe é a pedalada completa, quem usa sapatilha já deve fazer 75% ou 80% de uma pedalada ideal, como assim?
Quando pedalamos em pedais normais, ou uma pessoa que está iniciando no mundo de bicicletas, é normal que ao pedalar ela force as pernas somente quando o movimento for para baixo, ou seja ela só pressiona os pedais quando é para baixo. Quando uma pessoa começa a usar sapatilhas ela percebe que é possível puxar o pedal para cima, isso é bom pois distribui um pouco a força entre os musculos, pois enquanto uma perna força descendo a outra força puxando, e aumenta bastante o rendimento em comparação a quem só força para baixo.
Porém a sapatilha permite também que se faça força para trás e para frente, como assim?
Voce iria forçar cada perna numa sequencia assim:

Força para baixo > Força para trás > Força puxando > Força para frente
Depois repete.

O que acontece fazendo desta forma além de trabalhar muito mais músculos, voce iria dividir completamente as forças entre as pernas, e praticamente que fazer força nos 360° do pedivela, e com isso se ganha muito em rendimento mas também a pedalada fica mais redonda, e fazendo isso junto com um treinamento de cadencia o cara praticamente não se cansa tanto como se cansava antes, girando bastante um treino de 60km nem parece mais o mesmo.

A questão não é somente o numero de coroas, o numero de dentes delas, é tudo um conjunto. Vai muito além, é um assunto muito profundo e não dá para GENERALIZAR.

Minha relação é pedivela 42/32/22 com cassete 11-28, e nunca precisei descer da bike, e aqui em sorocaba também tem morros, tem subidas que é paredão... Só cidade a beira mar que é plana, achar que sua cidade é mais montanhosa que as outras é erro pois todos praticam mountainbike e todos procuram trilhas em montanhas...

Para quem tem dúvidas se é possível andar com pedivelas de 2 coroas tem um site que calula a relação toda da maneira que quiserem, seja em velocidade ou relação da trasmissão, ou metros por revoluções do pedivela, segue o link:

E para demonstrar aqui olha a minha relação:

4231.3 %3245.5 %22
117.96.04.1
9.1 %
127.25.53.8
16.7 %
146.24.73.3
14.3 %
165.44.12.8
12.5 %
184.83.72.5
16.7 %
214.13.22.2
14.3 %
243.62.81.9
16.7 %
283.12.41.6


Os numeros vermelhos na horizontal são as coroas do pedivela e na vertical o cassete, e nos numeros pretos é quantos metros a bike anda a cada giro do pedivela, e vejam como tem muitas relações que se repetem, e vejam como andar de 22x28 como é o meu caso, é mais vantajoso caminhar empurrando a bike, pois 1,6m a cada volta é tenso, uma pessoa em média anda numa velocidade de 5km/h, nessa relação daria uma velocidade de 7,3km/h girando a 80rpm, numa reta é bem dificil manter esse giro nessa relação, numa subida é posível, mas eu só faria se fosse para treino pois em corridas acho que eu iria empurrando ela num ritmo de cooper que uma pessoa assim acho que correria numa velocidade de uns 7km/h.

Eu sou louco para deixar meu pedivela com 2 coroas, tipo 26/39, vamos ver como fica?
3950.0 %26
117.34.9
9.1 %
126.74.5
16.7 %
145.83.8
14.3 %
165.03.4
12.5 %
184.53.0
16.7 %
213.82.6
14.3 %
243.42.2
16.7 %
282.91.9


E se fosse 42/28?
4250.0 %28
117.95.3
9.1 %
127.24.8
16.7 %
146.24.1
14.3 %
165.43.6
12.5 %
184.83.2
16.7 %
214.12.8
14.3 %
243.62.4
16.7 %
283.12.1


Porém eu colocaria com um cassete de 8v mesmo porém 11/30, como ficaria?
4250.0 %28
117.95.3
18.2 %
136.74.5
15.4 %
155.83.9
13.3 %
175.13.4
17.6 %
204.32.9
15.0 %
233.82.5
13.0 %
263.32.2
15.4 %
302.91.9

Vejam que ficou muito parecido com a relação de 39/26 no cassete 11-28, só que quanto maior a coroa e os pinhões maior será a durabilidade da transmissão pois o angulo em que a corrente entra nos dentes é menor, ou seja é mais plano com relação pequena a corrente entra quase que perpendicular na pista do cassete ou coroas do pedivela, não é atoa que as bikes de speed tem coroas grandes.

Agora da para brincar tranquilamente com esse site e se divertir.


Editado por vrsilva - 13 Dez 2011 as 12:55
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
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Fatalblue Ver Drop Down
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Acredito que o fator fundamental para a escolha de 3X10 ou 2X10 seria o relevo da sua região, pois moro em um estado praticamente plano e neste caso, praticamente não necessito de marchas leves, pois apenas umas 3x ao ano eu faço trilhas ou corridas em locais onde existem subidas muito íngremes e longas. Já consegui colocar 54km na relação 39X11, entretanto, já sambando encima do selim, neste ponto acredito que uma relação de coroas 42-29 sejam melhores para o meu uso do que as atuais 39-26.
Mas no geral acho a relação perfeita pois esses 54km foram colocados em uma situação de asfalto plano e sem resistência do vento. Mas 99% do uso da minha Mountain Bike se dá em estrada de chão com areia, barro, mato e tudo o mais, dessa forma a média normal num piçarrão seria entre 35-36km e num sprintzinho pode até ir para uns 42-44km mais não mais do que isso, claro que me refiro a trilhas, nada de competição, pois ai já é outra história e não tenho o preparo e treinamento necessário para andar em piçarra com velocidades maiores do que as descritas ai, em caso de competição.
Recomento a relação 2X10 para aqueles que não enfrentarão muitas subidas no seu dia-a-dia, entretanto, isso é muito relativo, pois uma pessoa bem treinada poderia tranquilamente usar a 2X10 em quase todas as situações. Na minha opnião se a subida for tão ingrime que a velocidade caia para 5km, já vale mais a pena descer e empurrar pois tranquilamente consigo essa velocidade andando e sem falar que ainda vou chegar lá encima inteiro e pronto pra pedalar com gás.


Editado por Fatalblue - 13 Dez 2011 as 17:03
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
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retokunaga Ver Drop Down
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Maringa
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Originalmente postado por BALOG BALOG escreveu:

Vale dar uma lida:


Balog porque tem cambio trazeiro XX longo e médio para 2 coroas? qual a diferença na relaçãção das marchas e no uso?

Abraço
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scm_rj Ver Drop Down
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Para quem acha pesado 26t, o grupo SRAM X7(segundo o site deles no US) tem as seguintes opções de pedivelas disponiveis: 22/36- 24/38 - 26/39 - 28/42. 
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Originalmente postado por retokunaga retokunaga escreveu:

Originalmente postado por BALOG BALOG escreveu:

Vale dar uma lida:


Balog porque tem cambio trazeiro XX longo e médio para 2 coroas? qual a diferença na relaçãção das marchas e no uso?

Abraço

A SRAM sugere usar Long Cage com cassetes 11-36 e 12-36.... e o Medium Cage com 11-32.... mas é uma sugestão, o medium serve todas as relações tranquilamente, inclusive 3X10.
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BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
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Originalmente postado por scm_rj scm_rj escreveu:

Para quem acha pesado 26t, o grupo SRAM X7(segundo o site deles no US) tem as seguintes opções de pedivelas disponiveis: 22/36- 24/38 - 26/39 - 28/42. 

Pra quem tem pedivela X9 ou X0, ou até um S-works, a SRAM também oferece um kit com coroas 24-38 ou 22-36 ja com a aranha com furação especifica.
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DONALDY Ver Drop Down
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Restrito

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Coronel Vivida
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Eu uso 32/42 em um k7 de 9v 11/36, na verdade acho muito boa essa minha relação mas fiquei em duvida se to usando do modo certo pois eu tirei a coroa de 22t e coloquei apenas 1 espaçador no lado das coroas do meu pdv deore integrado mas não tenho certeza que isso adiantou pra deixar as coroas alinhadas 
qual seria a melhor maneira de converter um pdv de 3 coroas para usar apenas 2???
e também como usara as marchas??
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RDF Ver Drop Down


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Os comentarios apresentados foram muito esclarecedores.
Mas, falando com "atleta de fim de semana", tive a oportunidade de pedalar em uma bike 20V. Confesso que senti falta de uma relação mais leve na subida. Achei marcha leve para subida um pouco "pesada" mas, como falei, são somentários de atleta de fim de semana......
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axlthiago Ver Drop Down
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cada um tem suas características de pedalada..

o cara q pedala girando mais.. pega o de 30 v..

o cara q soca mais pega de 20 v....

conforme jah foi dito.. a partir de 8v eh conforto... vc tem mais variações nas  marchas aumentando o conforto .. podendo tbm ajudar no rendimento..
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