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2x11: coroa 24-38 com cassete 11-46 dá certo?

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mestretheo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mestretheo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 2x11: coroa 24-38 com cassete 11-46 dá certo?
    Postado: 03 Out 2018 as 17:02
Prezados, procurei muito no fórum sobre pedivelas, mas a maioria dos tópicos fala de grupos com 10v. Espero não fazer um tópico redundante, mas acho que não. 

O resumo da minha dúvida é: posso usar um pedivela 24-38 com um grupo SLX 11v e cassete 11-46? 

Minha bike Caloi Elite 30 atualmente tem o grupo Deore com 3 coroas e cassete de 10v. Queria fazer um upgrade e ver se eu dou conta de pedalar com duas coroas. Nas minhas contas, a configuração acima (coroa 24-38 + cassete 11-46) vai me ajudar nas subidas e eu vou perder um pouco de final em relação ao Deore que já tenho, mas eu quase não uso a marcha mais pesada mesmo...

A dúvida é ter lido que poderiam acontecer problemas se houver cruzamento de corrente, uso ou não de alongador, esse tipo de coisa. Não sou um grande entendido de bikes, só o suficiente para colocar o problema aqui (e o problema é: posso usar 24-38 com 11-46?). 

Eu ando a maior parte do tempo dentro da cidade à noite e por isso gosto de usar a mtb  por causa do chão ruim. Mas o objetivo é poder ir pra terra, pro estradão e ter um grupo melhor do que o meu atual - que, aliás, não acho ruim, só pensei se esse slx não seria melhor.

Acho que é isso. Se alguém puder dar uma luz, serei muito agradecido
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Jagwire Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2018 as 17:06
Cassete 11-46 é pensado em usar com 1 coroa só. Se for mudar para pedivela de 2 coroas, use cassete 11-40 que funcionará bem. Compre o câmbio traseiro com cage longo.
strava.com/athletes/6410495
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2018 as 17:06
11-46 não funciona bem com 2 coroas.
Além disso não tem porque fazer isso. O 11-42 já te da range mais que suficiente.

Tem uns outros 2 tópicos que foi bem discutido isso.
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Binotto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2018 as 17:49
Rapaz não entendo qual a utilidade de usar 11-46 com 2 coroas hehehe, fica leve demais.

Editado por Binotto - 04 Out 2018 as 08:49
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furukawa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2018 as 18:12

Usei muito o 2x11v com coroas 36-24 e cassete 11-42 e era perfeito, atualmente mudei para 1x11v com coroa 34 e cassete Sunrace 11-50 e está bem legal.

Não sei se daria certo coroas 38-24 com cassete 11-46 (capacidade de 49) que excederia a capacidade total do SLX M7000 que é de 41 dentes. A capacidade total do M8000 SGS é 47 e TALVEZ funcione... Outro problema é se uma corrente de 116 links daria conta, ainda não vi corrente de 11v maior.

Eu realmente continuaria com 10v com um cassete Sunrace 11-42 e coroas 36-24 ou 38-26.

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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2018 as 18:36
Apesar de passar um pouco da capacidade total, acho que a relação ideal é 2x11 com k7 11-42 e coroas 26-38...

No pedivela triplo, sua coroa menor é 22 com cog 36 = 0,61, que é uma marcha bem leve... É equiparável com 26/42...

Na mais pesada vc vai perder mesmo... Pq usa 40/11= 3,63... 38/11= 3,45, não é uma perda tão grande...

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Rockymountain29er Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2018 as 11:03
Funcionar, funciona. Com boa regulagem fina, é óbvio.

Você escreveu ''mas eu quase não uso a marcha mais pesada mesmo...'' (provavelmente, não tem força para manter o giro com coroão)

Para quem não é PRO, 22-36 com 11-40 (mais leve 0,55 e mais pesada 3,27), já é MAIS do que o suficiente. Não vale a pena gastar com ''upgrade de 11v'' se não for para usar com coroa única.
Há uma coroa de 11v com 11-52 no ML, segue:

''O MEU projeto'' é usá-la com coroa narrow wide 34d. (0,65 na mais leve e 3,09 mais pesada)
Com o físico ''afiado'' dá para acompanhar no estradão e asfalto quem usa coroa de 36 e 38, tranquilamente. Digo isso, pois, uso coroa 34d na mtb 26 com 11-40 atrás, e acompanho a galera do EAGLE (32d/10-50) e os sunrace/sunshine/gta/gtx,etc (32d/11-50). Isso, de aro 26. De 29, fica bem mais fácil acompanhar no estradão/asfalto.

Se já estiver muito decidido no seu projeto, é de se pensar: Coroas 28/38 com 11-46. Terá 0,60 na leve e 3,45 na pesada.

Espero ter lhe ajudado.

Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
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mestretheo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mestretheo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2018 as 17:46
Olá, Furukawa. Obrigado por compartilhar sua experiência. Vou repensar algumas coisas aqui pelo que você e os demais escreveram. Só fiquei com uma dúvida:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Não sei se daria certo coroas 38-24 com cassete 11-46 (capacidade de 49) que excederia a capacidade total do SLX M7000 que é de 41 dentes. A capacidade total do M8000 SGS é 47 e TALVEZ funcione... Outro problema é se uma corrente de 116 links daria conta, ainda não vi corrente de 11v maior.

O que quer dizer essa "capacidade de 49" naquela relação 38-24 com cassete 11-46? É um termo novo para mim. Se você tiver paciência de explicar, vou aprender bastante Smile

Mais uma vez, obrigado.
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GuilhermeRoma Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GuilhermeRoma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2018 as 18:01
Ao que os mecânicos me informaram uma corrente de 116 elos comporta uma coroa 34t e cog 46t,acima disso é necessário adicionar elos, isso para os cambios de 11v cage longo (XT, slx, gX, nx)
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mestretheo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mestretheo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2018 as 18:14
Olá, Rocymountain29er.

Se me permite, gostaria de saber mais alguns detalhes da sua sugestão.

Originalmente postado por Rockymountain29er Rockymountain29er escreveu:

Você escreveu ''mas eu quase não uso a marcha mais pesada mesmo...'' (provavelmente, não tem força para manter o giro com coroão)

Isso mesmo. Como você deduziu, não sou PRO, estou longe disso. Porém, já fiz pedais relativamente longos como a Estrada Real e o Caminho da Fé, esse com mais de 500km em uma semana. Fiz isso com minha relação atual, o que me dá índice de 0,61 na mais leve e 3,64 na mais pesada, 10v, 3 coroas. Estou querendo "migrar" para duas coroas para subir um grupo (Deore -> SLX) sem gastar muito mais do que gastaria para repor peças gastas sem perder muito dos índices que tenho atualmente. Se for para perder, prefiro perder a mais pesada. 

Originalmente postado por Rockymountain29er Rockymountain29er escreveu:

Para quem não é PRO, 22-36 com 11-40 (mais leve 0,55 e mais pesada 3,27), já é MAIS do que o suficiente. Não vale a pena gastar com ''upgrade de 11v'' se não for para usar com coroa única.

Há uma coroa de 11v com 11-52 no ML, segue:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1098086117-cassete-11v-11-52-prolongador-de-gancheira-sunshine-_JM - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1098086117-cassete-11v-11-52-prolongador-de-gancheira-sunshine-_JM

Essas peças Sunrace eu não conhecia, vou olhar melhor. 

Originalmente postado por Rockymountain29er Rockymountain29er escreveu:

Se já estiver muito decidido no seu projeto, é de se pensar: Coroas 28/38 com 11-46. Terá 0,60 na leve e 3,45 na pesada.

Espero ter lhe ajudado.

Sim, ajudou bastante. A ponto de eu dar uma parada para olhar melhor essas possibilidades. Acho que estava muito fechado em comprar os grupos 'prontos', fechados, mas olhar os componentes em separado abrem mais opções. 

Mais uma vez, obrigado!

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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2018 as 20:15
Originalmente postado por mestretheo mestretheo escreveu:

O que quer dizer essa "capacidade de 49" naquela relação 38-24 com cassete 11-46? É um termo novo para mim. Se você tiver paciência de explicar, vou aprender bastante Smile
Mais uma vez, obrigado.


A transmissão com coroas 38-24 e cassete 11-46 vai exigir um câmbio traseiro que trabalhe com a variação de comprimento de corrente que cada marcha exige.

Nos cruzamentos de marchas menor e maior (figura abaixo nessa ordem) é onde se determina qual o câmbio traseiro tem capacidade de trabalhar esta variação de comprimento de corrente, isso se chama capacidade total dele e é função do tamanho do seu cage (médio GS ou longo SGS).




Para se calcular a capacidade de corrente que sua transmissão tem, basta fazer conta:

(coroa maior - coroa menor) + (cog maior - cog menor)

(38 - 24) + (46 - 11) = 14 + 35 = 49

Para que um câmbio traseiro trabalhe de forma adequada, sua capacidade total deve ser maior do que a capacidade de sua transmissão.

O câmbio traseiro de maior capacidade que conheço é o Shimano XT M8000 cage longo SGS que é 47. O do SLX M7000 cage médio GS é 41.

Se usar esta transmissão com o câmbio traseiro XT M8000 SGS, ele não vai conseguir esticar a corrente quando estiver no cruzamento menor (coroa 24 com cog 11). Como esta marcha DEVE SER EVITADA (destrói o cog 11) mesmo numa transmissão de configuração correta e, sabendo disso, eu acho que talvez dê para usar esta transmissão.

Não posso afirmar que vai funcionar bem porque cada bike tem suas características e condições de uso.



Editado por furukawa - 05 Out 2018 as 23:58
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Eu acho mais sensato usar coroas 36-24 com cassete 11-42. Usei esta combinação por muito tempo e funciona realmente muito bem.

Caso queira insistir no cassete 11-46, então eu recomendo usar coroas 38-26. É importante salientar que os novos câmbios dianteiros duplos Shimano Deore M6020, SLX M7025 e XT M8025 foram feitos para coroas com 10 dentes de diferença mas dá para usar com 12 de diferença (eu usei um XT M8025 abraçadeira alta).

A marcha mais leve 24/46 = 0,5217.

Para uma analogia com a coroa 22, seria o mesmo que usar um cassete com cog maior de 42. É uma marcha absurdamente leve.

A marcha mais leve 26/46 = 0,5652 é praticamente igual ao 24/42 = 0,5714.

Na analogia com o uso da coroa 22, seria o mesmo que usar cog maior 39 (valores exatos seriam 38,9 e 38,5 respectivamente).


Editado por furukawa - 05 Out 2018 as 21:21
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Particularmente eu acho a redução de 0,62 uma relação para enfrentar qualquer subida...

É só pensar que no Eagle padrão temos 0,64 (32/50), e nos kits 27v temos 0,61 (22/36), então não vejo necessidade de ser mais leve, vc acaba até perdendo tração...

Por isso citei o conjunto 11-42 com coroas 26-38... 26/42= 0,62... Tanto o Deore m6000 gs 10v, como o SLX m7000 GS, tem capacidade total de 45, podendo usar o k7 11-42 com coroas 24-34, 26-36, 28-38 (configurações originais)... Porém da para usar tranquilo com 12 de diferença 24-36 ou 26-38...
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Jagwire Ver Drop Down
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Neste cenário do colega da Caloi elite, eu simplesmente trocaria as coroas atuais por um conjunto 38-24 e colocaria um cassete 11-40 (sunrace) ou 11-42 (deore), e corrente nova no tamanho correto, tudo 10V. Pode manter seus câmbios e passadores atuais (se estiverem em bom estado) e vai gastar só uma fração do que gastaria mudando tudo pra 11v (e de quebra não tem as dores de cabeça que um cassete 11-46 com pedivela duplo vai dar, como comprimento de corrente, prolongador de gancheira, ajuste fino complicado...)
strava.com/athletes/6410495
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dagspina Ver Drop Down


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Jandira
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Eu uso 24/36 e cassete 11/42, no 24/42 era um absurdo de leve, as vezes não dava para usar por causa do terreno, sobe muito devagar e a direção da bike fica comprometida de tão devagar.
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furukawa Ver Drop Down
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https://www.strava.com/activities/1752859917/segments/43909717072

Neste segmento que é uma subida forte sem local para descanso, a marcha mais leve 24/42 é de grande ajuda. O meu melhor tempo foi com 22/34 mas foi bem sofrido e com batimentos cardíacos no teto.

O começo é de calçamento mas os trechos de chão tem muito cascalho solto e perder a tração é fácil. É sempre melhor fazê-lo depois de uma chuva pois o chão fica mais limpo.

Editado por furukawa - 05 Out 2018 as 23:09
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furukawa Ver Drop Down
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Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Particularmente eu acho a redução de 0,62 uma relação para enfrentar qualquer subida...

É só pensar que no Eagle padrão temos 0,64 (32/50), e nos kits 27v temos 0,61 (22/36), então não vejo necessidade de ser mais leve, vc acaba até perdendo tração...

Por isso citei o conjunto 11-42 com coroas 26-38... 26/42= 0,62... Tanto o Deore m6000 gs 10v, como o SLX m7000 GS, tem capacidade total de 45, podendo usar o k7 11-42 com coroas 24-34, 26-36, 28-38 (configurações originais)... Porém da para usar tranquilo com 12 de diferença 24-36 ou 26-38...


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mestretheo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 08:35
Obrigado, Furukawa e aos demais. Como vocês podem ter deduzido, minha noção sobre os cassetes ainda é muito abstrata. Não tive a oportunidade de experimentar outros que não sejam os originais da minha Caloi Elite 30 (40-30-22)x(11-36). Só me arrependo de não ter perguntado antes isso aqui.

Dessa discussão, já entendi que:

- o ideal é ter uma coroa dupla com distância de 10 dentes / 12 no máximo para a relação funcionar bem
- 11-46 está descartado. Quem sabe, 11-42.
- vou pensar a marcha leve para algo próximo de 0,60, que é o que tenho atualmente, e consigo andar até com bagageiro, ainda que alguns segmentos malignos e infernais me obriguem a empurrar a bicicleta...
- Jagwire sugeriu aqui manter 10v. Do ponto de vista econômico podia ser o caminho, mas algumas partes da relação já têm mais de 21k e estão dando sinais de que vão dar problema daqui a pouco. Além disso, achei que a "aventura" de ter um 2x11 sem ter que trocar a bicicleta podia valer a pena. Talvez não.
- há muita informação a ser digerida com o que vocês escreveram. Além dos "vetos" à proposta inicial e a demonstração de alguns conceitos, mostraram peças que eu não tinha cogitado antes. Preciso olhar de novo e fazer mais contas.

Sigo olhando o que vocês estão escrevendo, mas obrigado até aqui.

ps: 
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


https://www.strava.com/activities/1752859917/segments/43909717072
não consigo acessar esse segmento




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furukawa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 11:10

Ops, já liberei o segmento para todos, estava só para seguidores por questão de privacidade e segurança.

Este pedivela com 40-30-22 com BCD 96/64 é ruim para atualizar para 2x pela dificuldade de achar coroas 2x de 36 ou 38 dentes. Então compre um com BCD 104/64 que dá para fazer 2x e 1x fácil com qualquer cassete 9v, 10v e 11v.

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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Eu andei pensando nisso e estava nessa dúvida do bcd.

O que eu ando me perguntando é quanto tempo a situação vai se manter desse jeito , vi coroa 36 pra bcd 96 e tbm nw pra 96 , fico imaginando se num futuro não tão distante não vai ser mais fácil achar a bcd 96 do que a 104.
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furukawa Ver Drop Down
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Eu tenho 3 pedivelas com BCD 104/64 e nessa configuração usei todas as opções possíveis, ou seja, 3x, 2x e 1x com coroa NW.

Interessante que no catálogo oficial da Shimano no site http://productinfo.shimano.com/#/lc/2.3/alivio/2x9 NÃO cita o pedivela Alivio M4050 reconfigurado para 2x com coroas 36-22: https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/alivio-m4000/FC-M4050-B2.html

Originalmente, o pedivela Alivio M4050 é para coroas 40-30-22 com BCD 96/64 mas o modelo acima usa BCD 104/64 do M4060 para permitir uso de coroas 36-22.

http://productinfo.shimano.com/#/lc/2.3/alivio/3x9





Editado por furukawa - 06 Out 2018 as 11:48
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Hmmm interessante , a minha dúvida é porque eu estou indeciso entre 2 pedivelas.

ou

No caso o sunrace é 2x porém eixo quadrado , bcd 104 o acera é hollow , mais vai o problema , eu não curto esse posicionamento dos pedivelas 2x eu gostaria de usar 2 com o posicionamento padrão , sendo a 36 a que eu mais vou usar gostaria dela posicionada no meio do casssete e não deslocada pra direita como é nesses pedivelas 2x da shimano , no meu caso é melhor assim porque a pequena eu só utilizaria em subidas fortes e mesmo assim apenas com as 3 primeiras catracas.

Então pra mim é melhor ter a grande alinhada no centro pra poder usar os extremos com pouca torção.
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Não sei qual é este pedivela Acera mas se for com BCD 104/64 basta tirar as 2 coroas maiores e colocar uma 36 no meio.

O pedivela abaixo é um Shimano LX-M583 originalmente com coroas 44-32-22 mas com 2 coroas 36-22:



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E 96 furukawa , no caso a intencao seria fazer isso ai mesmo que vc fez.

Porem esse tipo de pedivela ai esta raro de encontrar pra vender.

Aqui eu achei 1 deore antigo hollow pra 27 , 600 reais sem mov central .... ai nao da ne

Inclusive é por isso que eu ando me perguntando sobre o bcd , me lembro antigamente quando a shimano trocou o padrão de 5 pra 4 parafusos , como tinha muita gente naquele momento que ainda tinha o de 5 vc encontrava facilmente coroas pra eles , com o tempo como não eram mais fabricados os de 4 com bcd 104 foram se tornando maioria e de repente vc só encontrava coroa pra eles.

A coroa eu já tinha visto https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1075346251-coroa-fsa-bcd-96-x-36t-_JM

A questão é quando vc começa a ver as bcd 96 surgindo , e as 104 subindo o preço , me faz questionar se no momento compensa correr atrás de 104 ou se de repente a aposta no 96 é mais inteligente.

Editado por misera - 06 Out 2018 as 13:16
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É difícil prever quais padrões irão valer no futuro.



Editado por furukawa - 06 Out 2018 as 13:19
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 13:19
Ainda não comprei o pedivela , estou olhando procurando um com preço bom que fosse bacana , esse tipo o seu seria o ideal mais é raríssimo e quando acha custa uma pequena fortuna.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 13:22

Um amigo meu comprou o pedivela Alivio M4060 que vem com coroas 48-36-26 e simplesmente tirou a coroa 48.

Usou como duplo 36-26 com cassete 11-40 9v por um bom tempo e estava contente.

Mais para frente dá para trocar a 26 por uma 24 que é BCD 64 barato e fácil de comprar no mercado.



Editado por furukawa - 06 Out 2018 as 13:24
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 13:27

Tem este pedivela por um bom preço:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1108344461-pedivela-mtb-9-velocidades-shimano-alivio-fcm4050b2-36x22-17-_JM

Que é o mesmo que havia citado acima:

https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/alivio-m4000/FC-M4050-B2.html

Editado por furukawa - 06 Out 2018 as 13:28
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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 13:29
A menor eu ja to ligado que não é problema , no aliexpress ela custa 6 reais .

Aliás quase toda coroa que eu vi lá custa mixaria comparado com aqui , infelizmente os pedivelas em sí não achei que compensava muito comprar lá.

Posso estar sendo meio mão de vaca mais acho um pedivela desses aí por 400 bem caro viu , com movimento central já vai pra 500 pila num alívio ... meio .

Ontem eu confundi um site com uma loja que tem aqui , ambos tem o mesmo nome , daí fui lá pra ver o sunrace de perto e lá tinha um xt duplo por 650 com movimento central.

Veja tbm que no próprio anúncio da jamur eles tem a coroa 36 pra 104 e não é nada barata 230 reais.

Editado por misera - 06 Out 2018 as 13:38
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Jagwire Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 14:02
230 uma coroa 36t comum? Essa loja está louca.
Mês passado comprei uma 38T SLX 675 por 85 reais e a 24t por 28 reais... E loja física aqui em Curitiba.
strava.com/athletes/6410495
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 14:17
Pois é , e olha que já comprei algumas coisas lá que foram bem baratas.

Mais nem sempre a internet é o melhor lugar tbm https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-844286352-coroa-shimano-38-dentes-slx-_JM

Muitas vezes uma loja física perto de vc está queimando alguma coisa porque não vende , aí o kra prefere entregar barato pra pegar grana e girar o negócio dele.

Tem uma loja aqui que faz isso direto , se o negócio não vende rápido ele queima pra pega grana e comprar produtos que ele sabe que saí rápido.



Editado por misera - 06 Out 2018 as 14:20
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Geovanek Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Geovanek Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2018 as 12:28
Eu estou usando a relação 24x38 e cassete SunRace 11-46 desde o início do ano.
Acabei colocando esse cassete pois era o único de 11 da SunRace que eles tinham na loja e a diferença de preço pro shimano era absurda.

Acabei fazendo essa gambiarra. Realmente uso muito, mas muito pouco o 46.
Mas vou dizer que em botucatu me ajudou muito no terceiro dia para empurrar minha dupla (mista) nas morrebas, pois conseguia ter cadência em baixa velocidade.

Sempre funcionou perfeitamente a relação, tenho o XT M8000 cage longo, teve uma outra prova que passei mal e tive muitas cãibras também, que só completei por causa dessa relação, pois a 46 eu consegui subir girando, mesmo estando sem forças e com cãibras.

Mas pensando em utilidade, pra quem gosta de manter um padrão de cadência o cassete 11-42 é melhor, pois ele tem um gap menor de cadência entre o 15 e 18, eu percebo muito nesses cogs. As vezes o cog 15 está muito pesado e o 18 gira demais. Acho que esse é o maior problema do cassete 11-46.


Entretanto, estava fazendo outras analises hoje (antes de ver esse tópico), visto que vou precisar trocar o cassete inicio do ano (já está com mais de 5500 km rodados).
Coroas maiores na frente, proporcionam um maior torque na pedalada, com isso a produção de potência é maior.
Então estava pensando em manter o cassete 11-46 e mudar a coroa menor para 28 e usar 28x38. Ficando muito semelhante a 11-42 com coroa 24.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2018 as 12:40
Porque ao invés de aumentar a coroa menor para 28, não mudar apenas o cassete para um 11-42 e ter um melhor escalonamento?

28/46 = 0,61
26/42 = 0,62 (diferença muito pequena, quase imperceptível) e a coroa vai ser mair que a 24 atual
24/42 = 0,57 (sobe ate o everest, rs)




Editado por rafael_rtg - 22 Nov 2018 as 12:41
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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jef Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jef Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2018 as 14:58
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


https://www.strava.com/activities/1752859917/segments/43909717072

Neste segmento que é uma subida forte sem local para descanso, a marcha mais leve 24/42 é de grande ajuda. O meu melhor tempo foi com 22/34 mas foi bem sofrido e com batimentos cardíacos no teto.

O começo é de calçamento mas os trechos de chão tem muito cascalho solto e perder a tração é fácil. É sempre melhor fazê-lo depois de uma chuva pois o chão fica mais limpo.

OFF TOPIC
Que percurso show hein.
Eu sempre passo minhas férias em Floripa e nunca levei a bike.
Estou pensando seriamente em levar desta vez.

Valeu!


Editado por jef - 22 Nov 2018 as 15:57
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