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29ers são mais rápidas que 26ers? estudo aponta |
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Macaco Loco
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Tenho mtb 29 e 26 e são pouquíssimas as ocasisões em que a 26 se sai melhor.
A minha experiencia com as minhas bikes diz que 29 roda muito mais em qualquer terreno. Apenas em alguns trechos de pista de xco travados (velocidade baixa) com mtas curvas tenho a impressão de que a 26 é mais ágil, porém no resto da pista a 29 compensa quando passa atropelando muito mais fácil os rock gardens, raízes e embala muito mais nos trechos em que dá pra andar mais rápido. A minha 26 hoje se transformou na minha bike de ir ao trabalho/correrias do dia a dia, com pneus 1.5 slick, e ainda sim as vezes fico com a impressão de que estou andando em uma bmx e me incomoda um pouco a falta de rendimento (até estou cogitando botar rodas 700). Porém é uma diferença pequena pra quem não compete. Por exemplo, o meu caminho casa/trabalho, que é todo de asfalto (um bom pedaço pega uma rodovia de boa qualidade e com pouca elevação), as vezes que cronometrei fiz em 11 minutos com a speed, 13 minutos de 29 e 15 minutos com 26... Diferença irrelevante pra quem usa a bike como lazer ou uso urbano
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Fabio
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Loucura |
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TheLittle
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tem várias histórias de sentimentalismo exemplo, qdo tava vendendo minha giant anthem 26 ano 2009 por R$3500 (coisa de quase 2 anos atrás) tinha uma vendendo também a R$4500 porém era ano 2008 com 80mm de curso no quadro, e o sujeito alegava que a bike era NOVA (por que foi montada ou ele comprou em 2014, vai entender) . Tinha anunciado a minha a 3500, um ano mais nova, mais curso e com peças melhores. Coisa de 3 meses vendi a minha por um valor justo (fechei em 3200 com o cara ainda dei uma melhorada em algumas peças). outro dia tava procurando bike no ML e por acaso achei a mesma giant, agora baixou pra 3900. 2 anos, inflação que foi 10% ano passado, até CDI e poupança pagando juros altos no mês, e o cara ainda tá lá com a bike encalhada e umas fotos lindas. não vou passar o link desse anúncio mas depois de tudo isso é fácil achar rs. Do outro lado da moeda, falando como vendedor, o momento atual está bem complicado. Botei anuncio da minha camber 29 2014 e tiveram poucos interessados, mesmo disposto a negociar preço e configuração da bike. Talvez por ela ser tamanho S, ou por ser uma bike XC considerada pesada (e a grande maioria nem saber o que é uma trail bike, todo mundo só conhece a Epic), sei lá.. Sei que vendo outras camber no ML muitas não tem nem pergunta no anúncio e mesmo com preços abaixo do meu. No fim resolvi desistir da venda melhorar a minha, 1x, suspensão Pike, ainda vou trocar o shock, trocar pneus etc. Se aparecer alguém disposto a pagar o que vale eu penso em vender. pior que durante o pedal já ouvi papo tipo "segura essa sua stumpjumper 26 por que é a última que saiu, vai valer muito no futuro por que muita gente vai querer 26 e não vai ter" Editado por TheLittle - 05 Jun 2017 as 13:33 |
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newhouse
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Até um tempo atrás dava pra encontrar peças encalhadas muitas vezes com preços antigos, mas essa alegria acabou, agora é mosca branca. Porem o mercado de usados ainda tá muito interessante, logico tem muita gente pedindo alto e no geral o preço das duas tá próximo, mas vez ou outra aparece alguma coisa boa com preço interessante. As tops ainda continuam com preço alto por serem bikes de alto rendimento, mas na ponta de baixo tem um movimento interessante. Só tem que checar bem a procedência antes de comprar, pra não negociar algo roubado.
Editado por newhouse - 05 Jun 2017 as 14:41 |
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newhouse
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Vou chorar um descontinho de 50% pra ver se rola negocio, kkkkk.
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Novo até acha ein , na hora que começar a ter suspensão a ar "boa" pra 29 por 600 ai sim eu digo que ja era.
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TheLittle
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eu vendi minha Proshock Ultra TR por 650.. ainda com 6 meses de garantia dizem que é "boa", eu particularmente achei ruim, por isso vendi perdendo dinheiro nela. mas pra quem gosta já fica bem viável pra montar uma 29 de (abre aspas)"""""""""""""""""""""""""""""baixo custo""""""""""""""""""""""(fecha aspas)
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misera
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Alguns acham ela boa mesmo , mais eu ja ouvi muitos falando que a leitura dela é bem ruim e me parece que ela não tem todos os controles (??).
Aqui na loja tem uma first platinum 32mm com controle fluxo de óleo compressão retorno por 599.zero km. Se eu achasse algo assim pra uma 29 eu compraria. edit:imagino que não está tão distante o dia que vou achar. Editado por misera - 05 Jun 2017 as 16:01 |
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TheLittle
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ela não tem controle de compressão, é totalmente solto. Então dava final de curso toda hora facilmente, pois quando pegava num obstáculo maior, ou eu comprimia a suspensão pra dar um salto por exemplo, ela baixava o curso todo muito rápido.. a mola também é bem linear, e não tem nenhum ajuste de progressividade (talvez poderia colocar óleo na câmara de ar como fiz na Fox, mas como tava nova nem quis mexer). Pra compensar esse problema tentei deixar com mais ar.. de certa forma resolveu, só que a leitura ficou péssima pois ficou muito dura. tavlez o modelo com trava tenha um circuito de compressão mesmo quando aberta, mas não usei pra dizer se presta ou não, por que não tinha interesse em pagar mais de 1000 reais num garfo da proshock, nunca! Editado por TheLittle - 05 Jun 2017 as 16:12 |
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hurry-gurits
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Pior que o cara vai nessas bicicletarias de bairro, o cara só empurra peça que dá lucro pra ele, o coitado paga uma fortuna num frankstein, ai tenta recuperar o prejuizo quando descobre a presepada que se enfiou, melhor perguntar quanto o cara te paga pra você comprar a bike....kkk tem tanto adesivo na bike que dever ser patrocinado, se tem adesivo eu quero!
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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition |
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TheLittle
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verdade, ja vi varios casos do cara ir na lojinha trocar umas pecas, o vendedor empurra aquele grupo superfaturado e o cara sai da loja de relação nova mas gastando proximo ao q gastaria numa bike nova com aquela relação suspensão então nem se fala |
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Ismah/Cabelo
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Conheci um ciclista de DH, se disse uma vez campeão gaúcho aqui no RS.
Na visão dele as aro 29 pra DH no Brasil não vão vingar, pois nossas pistas são muito técnicas, não permitindo altas velocidades como as pistas européias, o que faz as 26 serem melhores. A coisa tem sentido, menos velocidade, com uma maior rotação da roda, resulta em maior equilíbrio...
Todos os dias um bobo e um esperto saem de casa querendo se dar bem. Quando os dois se encontram, é negócio na certa! |
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carl
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Montei uma 29er toda rígida (com garfo) e posso dizer que ela sem dúvida é mais rápida que a 26" full que eu tinha, pois pego muito estradão e trechos pavimentados. Não me adaptaria tão facilmente a uma speed pois a qualidade do pavimento onde pedalo é muito ruim. Pegando uma trecho de 78km, onde eu levava quase 4 horas com a 26", com a 29er levo menos de 3h30min.
Pedalar em pé numa subida com a 29er consigo um impulso muito maior e aproveitar o maior momento de inércia que as rodonas proporcionam.
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rafael_rtg
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Estava tendo uma conversa interessante com um amigo, ate vou deixar aqui...
Existem um publico ainda muito saudosista com as 26... É aquele cara, que dos 15 a 25 anos, no auge de seu desempenho atlético andava de 26 para cima e para baixo, zerava as descidas, subia que nem um foguete os morros acima... Ate que esse cara casou, largou a bike, engordou, ai ele chegou nos 30, 35, e resolveu a voltar a pedalar, foi la e comprou uma boa bike 29, bem equipada e saiu pedalar, sofreu na primeira subida, desceu com medo, caiu, etc... E no fim terminou falando: É por causa dessa bosta de 29, bom mesmo eram as 26, mas o mercado do marketing acabou com elas...
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Fabio
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Boa explicação
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TheLittle
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muita gente cai no erro de comprar bikes full pra "mais conforto", quando o foco delas é ter mais segurança pra poder andar mais rápido em lugares acidentados, também conhecidos como trilhas. E pra estrada de chão (que o pessoal aqui costuma chamar de trilha) é melhor uma rígida mesmo ou até uma cyclocross/gravel dependendo da qualidade do piso.
Editado por TheLittle - 08 Jun 2017 as 11:15 |
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Fabio
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Por isso as vezes acho FS mais perigosa. Pois ao mesmo tempo que te dá mais controle, faz você correr mais e se cair, vai ser numa velocidade maior. |
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TheLittle
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eu que o diga kkkkkk pra isso tem equipamento de proteção. certas trilhas aqui eu só faço de full face.
Editado por TheLittle - 08 Jun 2017 as 11:12 |
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TheLittle
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Sempre lembro da frase do Greg LeMond
"Never gets easier, you just go faster". esse é (ou deveria ser) o foco da melhoria do equipamento, seja tamanho de roda, diminuição de peso, aumento no tamanho de suspensão. Poder ir cada vez mais rápido. E é por isso que tem 29 até no DH, elas são mais estáveis e rolam melhor sobre os obstáculos, e no fim acabam sendo mais rápidas em certas situações por conta disso.
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Fabio
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Como já disse em vários tópicos aqui, o que manda é o cronômetro e muitas novas tecnologias não são fáceis de provar no cronômetro. Tipo um movimento central de 24mm contra outro mais grosso, etc.
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Vinicius Trevisan
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Entrando na discussão, isso é verdade. Um colega aqui da cidade, amador, mas bom ciclista, pedalou a vida toda de 26, participava de competições com ela, até que fez um upgrade e pegou uma bike 29, uma Scott, muito bem equipada. Ele sofreu no começo, sofreu bastante, pois andou a vida toda de 26 e sentiu o "peso" da 29. Mas foi assim até se adaptar completamente ao novo tamanho de roda. Depois disso, foi só elogios a bike nova, devido ao melhor desempenho que conseguiu nas competições com ela. Nunca esteve no topo ou brigando pelas primeiras posições, mas com certeza seu desempenho melhorou comparado ao tempo que competia com a 26.
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https://www.strava.com/athletes/1206610
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Macaco Loco
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Cadastrado em: 20 Set 2016 Bombinhas - SC Offline Mensagens:39 |
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Perfeito. Ou é isso ou o pessoal que não quer gastar dinheiro com coisas novas e insiste que 26 é melhor simplesmente porque é o que tem e não quer investir em outra coisa. Adoro a minha 26 e não pretendo me desfazer dela, mesmo já tendo proposta nela que daria pra comprar uma boa 29, quero ficar com ela até que seja raridade ver uma boa mtb 26 por aí. Talvez venderia caso tivesse apenas uma bike, aí optaria pela 29. Mas não dá pra ir contra a lógica geral de todos os fabricantes, competições e quase todo mundo que tem a chance de testar uma boa 29 e uma boa 26, é unanimidade hoje em dia se falarmos em rendimento (falando de xco, xcm, trail, all mountain). Agora se o cara se sente melhor com uma 26, ou 27,5, porque acha mais divertido ou mais confortável, é compreensível e é o que mais importa caso não seja um competidor.
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Fabio
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Mas falando em saudosismo, pode ser que muitos queiram 26 por saudosismo ou para não gastar. Quero ver se um dia as 26 virarem objeto de desejo de saudosistas por preços absurdos assim como hoje é para quem gosta de amplificadores valvulados e tocadores de LP. Será que aí vão mesmo ser saudosistas ou apenas vamos descobrir que são pessoas que não querem gastar?
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newhouse
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A galera das 26 pode ser saudosista, mas eu sou economista. Tava pensando em trocar meu quadro quando pequei essa promoção aqui, foi o melhor investimento que fiz até agora:
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raulino
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eu me encaixo neste perfil fabio... sigo pedalando na 26 simplesmente pq não preciso investir + para o estilo de pedal e km que venho fazendo... só manutenção e um ou outro up especifico qdo surge uma bagatela, tipo xepa de feira, peças boas que vão saindo de moda ou encalham no estoque nem passo vergonha com os pneus 2.2 dela, a maioria dos colegas de pedal qdo viram ela pela 1a vez já perguntaram se era 27.5... eu dou risada e digo que é 26 msm não lidero por mto tempo (ng de 29er admite ficar atrás de uma 26) mas no final do pedal chego junto... ela me faz muito feliz!! já decidi que não vou me desfazer dela, vou usar até quebrar... mas claro q não sou idiota e sei das suas limitações... ano que vem comprarei uma full suspension 29 usadinha, descontada em relação a nova... quem sabe começo uma coleção Editado por raulino - 08 Jun 2017 as 20:07 |
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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport |
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Ismah/Cabelo
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Eu mecho com valvulados. Posso te dizer que eles não custam nem mais nem menos, mas tem gente vendendo pelo de ovo e pata de cobra por aí porque é uma tecnologia incomum: pouca gente domina, pouca gente fabrica. Possivelmente a Rússia e China fabricam ainda mais válvulas do que em qualquer outro tempo, com qualidade quando até alternador do carro era retificado por válvula. rsrs É preciso um pouco de paciência apenas para entender os novos códigos. Mas pior de tudo é saber que a China fabrica com as máquinas que eram de indústrias brasileiras! O caro mesmo num amplificador valvulado é o trafo. Esse não consegui baixar de 300~400 dólares o melhor do mercado. Outra coisa é que um 100W valvulado pesa 40kg, eu estimei um de 800W em 650kg... Só por isso que caiu em desuso, e se pesquisou melhor os semi-condutores. Em caso de guerra nuclear, as válvulas sobreviverão, os russos e mais uns poucos humanos também. Mas ainda to para conhecer a sala de casa, que precisa de 100W. Mesmo que o conteúdo musical de hoje (não a qualidade da música como arte, mas a forma de masterizar ela) achatando tudo pra parecer mais alto e destruindo a dinâmica, não coopere, 2W em um sistema de som BOM, é alto pra cacete. Fiz um projeto, 8W+8W para tocar um par de Clair Bros S4, e o cara achou muito alto com o volume na metade (0,8W)... |
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Gryphon
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Achei outro dinossauro além de mim que sabe mexer com válvulas.
Eu já passei por muitas revoluções técnicas e os saudosistas sempre existiram. No caso das válvulas, lá por 1980, eu quase tirei licença PY de radioamador. Isso em época de ditadura era bronca feia. A grande maioria dos radioamadores eram já velhos, de cabelo branco, e a gente chamava de "corujões" porque passavam noites ouvindo estática nos rádios. E esse pessoal era valvulado desde criancinha. Era engraçado ver eles falando. Apostavam que transístor era moda passageira. E circuito integrado? Esse era blasfêmea. Eu lembro que na época eu era um moleque com 15 anos e fui trazido para a área por outro amigo radioamador, mas quase tão novo quanto eu mas com muita bagagem de eletrônica. Um dia saiu uma discussão entre os corujões e nós sobre essa disputa válvulas x transístores e os velhos corujões juraram que saíram da conversa na vantagem. Mas a mania entre os corujões era o velho CW (telegrafia por código Morse), e meu colega tinha trazido dos EUA uma placa para o Apple II dele (coisa de ET na época) que fazia telegrafia automaticamente. A placa traduzia sinal morse para texto e texto para morse. Meu colega hackeou a placa e descobriu como acelerar a telegrafia enviada. Aí um dia ele pegou uma "frequência de bate-papo" dos corujões e começou a telegrafar, mas sem dizer estava usando um computador. Aos poucos ele foi acelerando e digitando textos cada vez maiores. Uma hora os corujões berraram que não estavam mais conseguindo acompanhar a velocidade. Aí ele respondeu bem devagar: "O transístor e o circuito integrado venceram a válvula e o ouvido humano!". Estou acompanhando outra transformação dessas. Os entusiastas de carros estão apostando no fracasso do carro elétrico. Só que assim como na briga do transístor x válvula, o elétrico tem muitas cartas na manga que quem só entende o carro a combustão não percebe. Faz 10 anos que estou avisando que carro elétrico é realidade que será inevitável e os caras não dão o braço a torcer. Agora já tem muito carro híbrido e elétrico no mercado europeu. Já é realidade e esse pessoal ainda não acredita. |
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Fabio
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Não vai ter como escapar dos elétricos. Resolvendo a armazenagem no sentido puro de armazenamento e tempo de recarga, e o preço caindo, como sempre cai quando uma tecnologia é difundida, vão dominar. Não tem como remar contra maré. Só atualmente que acho esses híbridos meio boi de piranha, pois estão com o pior dos 2 mundos. Manutenção de carro a combustão com os problemas ainda não resolvidos dos elétricos. Mas como toda tecnologia nova, parece obrigatório passar por essa fase de transição. E ainda bem que tem quem compre para chegarmos mais rápido no elétrico puro.
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Gryphon
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Fabio, na mosca.
Conversei há algumas semanas com engenheiros da Nissan, numa apresentação de uma van elétrica com célula de combustível a etanol. Eles me garantiram que carros com propulsão 100% elétrica em 100% dos carros é coisa de 20 ou no mais tardar 30 anos para acontecer. Não tem saída. China e Comunidade Européia estão falando em acabar com combustíveis fósseis em questão de 30 anos. Carro a combustão será coisa de museu. |
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Fabio
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Nesse fim de semana a Scott também virá de 29. Detalhe é que a bike tem adesivos 27,5 nas rodas. Seria vergonha de assumir que vão correr de 29 ou acham que ninguém vão perceber e eles terão uma arma secreta?
Editado por Fabio - 09 Jun 2017 as 16:32 |
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Ismah/Cabelo
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Infelizmente, se for para falar de dinossauros, eu ainda sou um ovo então. Com respeito da palavra, tem idade para ser meu pai, mesmo só sabendo que tu tem 30 anos de formação, pois eu tenho 2/3 praticamente disso de existência... Mas realmente mesmo, da minha idade (22), no país todo eu só conheço uns 2 ou 3 além de mim que se pilham nisso. Um amigo daqui da volta, que cursa engenharia elétrica ou eletrônica, um funcionário do Pedrone Amplificadores Valvulados (SP) e mais um ou dois que de cabeça não lembro... O motivo de envolver-me com isso é simples: guitarra! Amplificação de guitarra ainda precisa dos harmônicos pares das válvulas low-fi, do SAG de uma fonte subdimensionada, do saturamento do núcleo no trafo de saída... hehehe Mas é um mercado caro! Muito papel, simulação, papel, cálculos, antes de sair da teoria. Aí quando tu pensa que vai, deixa cair o tubinho e pode ir lá comprar outro. As válvulas não voltarão tão cedo, apesar de se ter estudado melhor, e os nanotubos de carbono, maior aposta para substituir o silício, germânio etc, terem comportamento semelhante a que as válvulas diodo tinham: ainda não se sabe como fazer para que parem de conduzir. Se quiser prosear sobre qual o ponto ideal de BIAS num classe A em PP, só dar um grito... Quanto aos carros, vivemos uma corrida tal qual foi a espacial... Eu gosto do Trump, mas ele se mostrou uma boa encarnação do estereótipo de red neck sulista ganancioso, pulando fora do acordo sobre aquecimento global. Pior que isso, foi a alegação de que era mentira sem apresentar um texto científico, contra algo que se tem constatado a décadas. Todos que somam 1+1, podem ver que a lógica disso é favorecer empresas ligadas a ele... Ainda pior, é que todos sabemos que ele é um empreendedor, eu sou horrível em química, mas a equação do O3 com CO2 é simples... Os elétricos são o futuro porque o custo final tende a ser menor. Precisamos em teoria descobrir um novo combustível, não fóssil. Uma das possíveis tecnologias seria reinventar a máquina a vapor, usando energia atômica para liberar calor em algum fluído (não necessariamente água). Mas quem aí vai se candidatar para rodar com uma bomba nuclear (de explosão controlada), por aí? Mesmo com escalas pequeníssimas, de poucos átomos, e de átomos menos instáveis que os usados em bombas, o risco está num acidente... Outro veio falam em usar RF para aquecer a água, como num microondas, precisando um tempo para "esquentar" que seria feito ligado a uma tomada, e o calor preservado com energia armazenada em baterias... Talvez seja o futuro dos veículos de carga... Pneu tem sido uma preocupação secundária, já que o petróleo lá em baixo não tem afetado tanto a terra como o CO2 lá em cima... Já temos um motor mais eficiente que os de ciclo Otto, com os de reação, mas é barulhento que só e com grandes chances de ferir... Unindo elétricos e a reação tenho visto alguns resultados positivos em aeromodelos. Uma coisa que tenho ouvido falar ser usado nas bikes, e pode ir parar nos carros elétricos são sistemas de frenagem com base em indução - basicamente geradores servindo de freios. Em trechos de descida, com frenagem constante pode trazer bons resultados... Ah e sim, sei que na F1 tem se usado algo do tipo, mas ao que entendi é pelo calor gerado, não por indução. A parte boa é que estou curioso pra ver essa revolução... A última vez que algo assim aconteceu foi a mais de um século atrás! |
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Gryphon
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Tenho idade mesmo. 52 velinhas. Hoje eu é que sou o corujão. Só que não tenho a mente fechada.
Essa história de harmônicos é muito engraçada porque tem muitas idas e vindas. Nos anos 70 teve uma empresa que produziu um sintetizador analógico que era caríssimo. Essa empresa usou capacitores de tântalo ainda primitivos, e quando eles envelheceram, deram ao instrumento um som único, o que fazia com que ele gerasse distorções (introduções de harmônicos) que deixavam o som mais agradável. Aí esse sintetizador passou a valer uma fortuna ainda maior em plena era digital. Mas um dia, um grupo de engenheiros fez um sampling dos sons desse sintetizador e lançaram um simulador digital dele aberto na internet. Teve muita gente brava, Falando até em pirataria. Eram todos donos desses instrumentos que pagaram muito caro por eles e agora qualquer moleque podia criar música com aquela qualidade no fundo de um quarto escuro usando um PC. Hoje existem placas de som profissional que fazem processamento digital de som on-the-fly, ou seja, introduz o efeito no som de saída junto com a amplificação do som de entrada. Esse efeito de harmônicos pode da guitarra ser introduzido durante a execução da música. |
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_danielcorrea
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Bora para o Downhill ou buscar pão na padaria? Editado por _danielcorrea - 10 Jun 2017 as 20:59 |
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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Gryphon
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Já ouviu falar do velho canto das sereias? "Maior é sempre melhor"? Ele está por todos os lados, da altura do salto do calçado feminino, às TV's LCD, do celular que ninguém precisa à roda dom pneu "fita isolante" que não isola o carro do tranco dos buracos nem a roda dos amassados.
A hora que a onda das 29 passar, e todo mundo ter a sua 29 e as vendas caírem, quem sabe a nova moda não seja essa mesma? Ou quem sabe uma bike de 3 rodas em tandem? E pode ter certeza que vão achar milhões de justificativas técnicas "verdadeiras" para dizer que agora sim, temos a melhor bicicleta de todos os tempos. |
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Fabio
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Dependo do objetivo e dos limites.
Qual seria o objetivo do salto? Estética? Deixa a mulher mais alta? Com a panturrilha mais atraente ao andar? Isso é subjetivo. Mas o limite não é, e seria o fato dela conseguir andar. TVs? Objetivo? Todos gostam de TV maior. Limite? Tamanho da casa e/ou proximidade do espectador para que não vejam os pixels. Celular? Objetivo? Ter melhor visualização? Limites? Bateria, tamanho do bolso, usabilidade com uma única mão. Rodas carro? Objetivo? Impressionar o mano ao lado? Limite? Estrutura do carro, espaço. Rodas maiores nas bikes? Objetivo? Ganhar corridas. Limites: Materiais que permitam que o aumento da roda e sua consequência menor rolagem e maior transposição de obstáculos não se perca em menor rigidez, maior peso e menor resistência. Tamanho do cavalo do ciclista para não bater o saco na roda traseira numa descida altamente técnica. Em todos esses exemplos o maior é melhor para atingir os objetivos propostos, mas tudo chega-se num limite. Assim como miniaturização também é melhor em muitas coisas. Uma TV mais fica, um caro menor com mesmo conforto e segurança, um celular mais fino, um processador menor, um motor menor com mesma potência, etc. |
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Jagwire
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Eu já acho que ficará um bom tempo no tamanho 29er (aro 622). O que tem surgido e deve aparecer mais ainda são variações em outros pontos da bike: eixo traseiro 142mm, 148, boost, 12mm; eixo dianteiro 15mm, 20mm; headtube tapered; Mov. Central com diferentes padrões; 1x12 ou mais; freehub diferente; as infinitas mudanças na posição do Shock traseiro; suspensão dianteira invertida; e por aí vai. Todas essas variantes já existem e os fabricantes devem lançar novos, sempre alegando que esses novos padrões são muito superiores, que farão vc andar mais e melhor, que o padrão antigo é obsoleto e não serve mais, que vc precisa abrir a carteira e investir numa bike de nível pró mesmo sendo um pangaré que só mantém 200W...
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strava.com/athletes/6410495
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Fabio
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O negócio é que a diferença na transição de uma 26 para 29 é altamente perceptível. Assim como foi do cantilever para o v-brake e depois para o disco hidráulico. E assim foi do garfo rígido para o garfo com suspensão e da HT pra FS. E nunca vi ninguém dizer que v-brake é moda, que disco hidráulico é moda, que FS é moda, que garfo com suspensão é moda, somente que 29 é moda. Nunca ouvi falar que num futuro próximo vão deixar o disco hidráulico e voltar para o v-brake, que vão deixar o v-brake e voltar para o cantilever, que vão deixar o garfo com suspensão e voltar ao garfo rígido, mas dizer que vão deixar as 29 e voltar as 26 ouço direto. Sabe, é como li num artigo de um site estrangeiro uma vez, 29 gera ódio, embora ninguém saiba o motivo. Já está no mercado a mais de 2 DÉCADAS e ainda existe discussão dizendo que é moda, que vai desaparecer, que é para vender bike, que não te deixa feliz, que isso, aquilo. Coisa que nunca fizeram com FS, disco hidráulico, v-brake, garfo com suspensão, etc. Simplesmente houve uma pequena discussão quando na fase de transição e depois acabou e a nova tecnologia tomou seu lugar como padrão. Aliás, é só ver que até hoje FS não é 100% no XCO e 29 praticamente é. 29 tomou de assalto o cenário XCO, coisa que as FS tentam a 25 anos. Vai ver que as fábricas tinham mais vontade de vender a moda das 29 do que a moda das FS. Aliás, moda por moda, a 27,5 é que deveria ser moda, pois nos tempos modernos foram elas que foram lançadas por último, se bem que não foi o sucesso que pretendiam.
E não vejo esse ódio todo perante as FS. Muita gente diz que o ódio das 29 é porque obrigava a trocar a bike toda, já que não tinha como apenas adaptar a "peça nova", mas FS também te obriga a trocar a bike e até um freio a disco, na época do lançamento, te obrigava a trocar de bike para funcionar corretamente, salvo alguns adaptadores medonhos que existiam e até loucuras como soldar a pinça no garfo que eu já vi.
Enfim, disse isso acima para mostrar que 29 foi uma mudança bem perceptível aos usuários, assim como disco hidráulico e outras inovações, já mudanças de padrões de medidas como eixos, movimentos centrais, caixas de direção, etc., são menos sentidas, se é que alguém consegue senti-las. Por isso que ninguém troca de bike só para ter o novo eixo Super Boost 157. Mas se vai comprar uma bike nova e gastar, óbvio que é mais interessante que se compre com os padrões mais atuais para conseguir peças tops para a mesma mais facilmente. Em tempo: A pizzaria aqui perto de casa recebeu muitas reclamações de atraso nas entregas, pizzas frias, etc. Compraram tudo bikes 29.
Editado por Fabio - 11 Jun 2017 as 22:17 |
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newhouse
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Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
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To precisando de uma dessas pra rodar em SP, o complicado que vou ter que usar relação 12-22 com cassete 11-42, kkkkk.
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43679
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Bom pra enchente (piada sem bairrismo,q fique claro)
E este pedal de Monark ai?? |
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Lembrei de mais coisas para por na lista: -garfo Marzocchi Super Monster TS 300mm 12" de curso (igual MX); -suspensões upside down; -rodas Spinergy com raios de carbono ou kevlar flexível (não lembro); -rodas Tioga Disc Drive; -canote com amortecimento (acho que foi daí que veio a ideia do canote ajustável); -rodas palito sejam em carbono como as Spin (GT), Spinergy e as atuais ultra caras ou as atuais de magnésio da China; -câmbios elétricos da Mavic, ZAP ZMS 8000 e o mais atual; -quadros de triatlo tipo Zipp dos anos 90. Nas upside down recentemente tínhamos uma da Fusuion para AM que saiu de linha. Temos a Dorado da Manitou, as Lefty que nem conta, pois é empresa tipo Apple, as MRP Groove e as ainda fabricadas RS-1 que antes vinham em bikes top e agora não mais. Editado por Fabio - 20 Jun 2017 as 10:16 |
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