Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 29ers são mais rápidas que 26ers? estudo aponta
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


29ers são mais rápidas que 26ers? estudo aponta

 Responder Página  <1234 10>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 17:41
Qual é mais rápida??? Sem ciclista em cima, é tudo a mesma coisa...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 17:45
Originalmente postado por Nicotinaman Nicotinaman escreveu:

Essa matéria não é recente, mas acho legal dar uma olhada pelo nível dos caras que responderam!
Foram feitas três perguntas:

1º – No ano passado Jaroslav Kulhavy ganhou todas as principais provas de MTB XC do mundo com uma bike aro 29, você acha que essas bikes são mais rápidas?

2º – Neste ano a maioria dos grandes ciclistas do Brasil já estão usando as aros 29, você acha que é uma nova tendência e que logo as 29 serão maioria?

3º – Você tem mais algo a dizer sobre as 29?

Esses são os caras que responderam: Henrique Avancine, Edvando Souza Cruz, Gustavo Ricardo Santos, César Moura, Douglas José Luis Neto e Edicarlos Oliveira Rosinha.

Leiam e tirem suas conclusões!
https://mocradical.wordpress.com/2012/02/23/aro-26-ou-29-qual-e-a-melhor/

Interessante que até entre profissionais, à época, haviam desconfianças e até o ceticismo sobre qual a melhor opção para competir.

Hoje, já é um fato consolidado.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 18:02
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


2- Não existe mais 26,


Como não? Eu tenho uma! Muita gente tem ainda!!

Para os pedais que faço, e para as corridas que participo, atende bem, não haveria nenhum ganho trocando por uma 29er equivalente.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 18:10
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Não vou nem entrar no mérito de que quando se questionam qual tamanho de roda é mais rápido, estão considerando com o MESMO ciclista. Logo não adiantam argumentações sem embasamentos dizendo que com 26 ganhou do fulano com 29, nem outras dizendo que o que importa é ser feliz, pois a pergunta foi clara: Qual é mais rápida? Assim acaba com a dubiedade de outros tópicos onde perguntava qual era melhor, pois agora trocaram a palavra “melhor” pela expressão “mais rápida”.

E tem razão quem disse que deveria ser testada por robôs, tenho o link aqui onde testaram as bikes num simulador (software), onde se aplicavam a mesma potência para ambas as rodas, consideravam-se o mesmo tipo de piso, inclinação e peso de ciclista, sendo que as variáveis diferentes eram o peso, onde colocavam 1,5kg a mais para as 29 (hoje em dia essa diferença é bem menor entre uma 29 e uma 27,5, já que 26 não existe mais e pode ser checado facilmente no site da Scott que é uma das poucas que informam peso e que fabricam bikes idênticas nos 2 tamanhos), a resistência ao rolamento que é menor nas 29 e a distribuição de peso das rodas que nas 29 se concentra mais longe do centro (eixo). Logo, a massa maior e a concentração de massa mais distante do eixo prejudica as 29 e a menor resistência a rolagem ajuda, sendo que na simulação também tinham trechos irregulares onde o maior diâmetro da 29 ajudava. No fim a 29 ganhou, já que no cronômetro as vantagens superaram as desvantagens. Pelo que lembro, foi 2% mais rápida, mas numa prova com ciclistas muito iguais, isso é a diferença entre ganhar a Copa do Mundo ou não. Fizeram teste semelhante simulando uma bike rígida, uma com garfo com suspensão e uma FS. Com plano, subida e descida, sendo cada um desses trechos com partes lisas e irregulares. Consideraram a HT sendo 500g mais pesada que a 100% rígida e a FS sendo 1,5kg mais pesada que a rígida e 1kg mais pesada que a HT. Consideraram também que a FS tinha 70% de anti-squat. Nos trechos de piso liso, a 100% rígida venceu com um tempo ínfimo frente a HT que por sua vez ganhou por muito pouco da FS e depois essas posições se inverteram no trecho com piso irregular, sendo que no piso irregular as diferenças de tempo foram bem maiores fazendo com que na soma dos tempos em todo tipo de piso, as FS fossem rápidas que a HT e por último ficasse a 100% rígida. Ou seja, com robôs, onde não tem a variável humana, a FS é mais rápida, mas o próprio desenvolvedor do software advertiu que esse teste entre HT, FS e 100% rígida não é real, pois considera a potência aplicada de x W, mas de forma como se o ciclista estivesse sentado, considerando somente a transferência de massa do ciclista para traseira a cada pedalada e que não tinha como simular um ciclista em pé e isso poderia fazer com que a HT e a FS fizessem tempos na vida real muito mais próximos, já que de pé a FS consumiria mais potência do ciclista e a HT passaria mais facilmente por obstáculos com o jogo de corpo do ciclista. Depois de noite se eu achar o link eu posto.

Nessas simulações entre 26, 27,5 e 29 e HT, FS e 100% rígida, ele considerou velocidade constante, fato que fez com a massa maior das 29 só influenciasse de forma efetiva nas subidas e piorasse muito pouco a resistência ao rolamento. Então depois ele fez uma simulação com um trecho de freada e posterior aceleração, onde a 29 teria prejuízo e no final da soma dos tempos entre diversos pisos e inclinações, a 29 ganhou novamente, chegando-se a conclusão que a menor resistência ao rolamento e facilidade de transpor terrenos irregulares se sobressaiu perante suas desvantagens de maior massa e concentração de massa mais distante do eixo.

Isso tudo lembrando que diferença de frenagem é insignificante entre uma 26 e 29. Imagine um ciclista de 70kg com uma 26 de 8kg e um ciclista de 70kg com uma 29 de 9,5kg. Dá 1,9% de diferença entre elas. E hoje em dia a diferença é menor do que 1,5kg. Considerando que a potência de frenagem é enorme perante a potência do ciclista, esse fato de frenagem é desprezível. E só deve ter sido colocado na tal simulação para que pudesse ser analisada a posterior retomada de velocidade. Lembrando que para uma mesma velocidade linear (m/s ou km/h), a 29 estará girando em menor rpm, ou seja, em menor velocidade angular em rad/s ou º/s. Então a única desvantagem da 29 é a maior massa geral da bike em si e a distribuição da massa das rodas mais longe do eixo (raio maior). E nos testes provou que a menor resistência ao rolamento e maior capacidade de transpor obstáculos superam as desvantagens.

No mais, parte de marketing, já foi dito acima que se o produto não for bom, não se firma no mercado, pode ter um boom inicial, mas não se estabelece, assim como citei vários produtos que sumiram do mercado. No mesmo pensamento, é óbvio que um ciclista vencendo é um marketng muito melhor para o fabricante do que o mesmo apenas usando um tal equipamento e ficando em 10º lugar. Então eles estão lá para vencer e estão usando o que for mais rápido, ou alguém na F1 vai usar algum tipo de equipamento por marketing e não por performance? Aliás, McLaren já está com receio de perder patrocinadores.

E no fim, lembrando que 29 está no mercado mais de 2/3 de tempo que a 26 está ou esteve, já que foi extinta no setor de bikes de performance. São mais de 2 décadas de moda? Acho que não. Posto isso acima, é óbvio que não tem como atualmente adquirir uma 26 nova que seja top, pois não existe mais.

Correndo por fora as 27,5 que foram lançadas como tendo a vantagem das 26 e 29. Tinha a vantagem da roda grande da 29 e a vantagem da agilidade da 26. O que soa infantil, pois da mesma forma que tem as vantagens das 2, pode ter a desvantagens das 2 sob outra ótica. Pode ter a desvantagem da roda pequena da 26 junto com a desvantagem da falta de agilidade das 29. E quem andou de 27,5 sabe que ela é muito mais parecida com a 26 do que com a 29.

Agora de que forma uma bike vai ser mais rápida que outra por ser “mais ágil”? Difícil mensurar. Até por que, o que seria tal agilidade? Seria um entre-eixos mais curto em 2cm? Se fosse isso, por que então estão aumentando o entre-eixos a cada ano que passa? Se realmente existir um single onde isso seja vantagem, então ele seria estreito a tal ponto que seria melhor usar um guidão de 560mm das extintas 26 e não um guidão atual de 760mm até 820mm. Se a tal agilidade se referir ao trail, então não estariam a cada ano diminuindo mais e mais o ângulo da caixa de direção. 


só entro nesses tópicos de discussão inúteis pra ler bons posts como esse.

muito bom Fabio.

não entendo por que tem gente que tenta defender suas escolhas argumentando contra testes científicos, como o povo das 27.5.

Considerando sempre bikes diferentes com o mesmo piloto, a minha opinião é que 99% dos casos, no Cross Country, seja XCO ou especialmente XCM, a 29 vai ser melhor.

No Enduro, 29 PODE ser melhor, depende muito da pista, e da pilotagem do atleta naquele tipo de pista. Sem falar que o curso da suspensão muda tudo, certas situações uma 27.5 de 160 de curso pode ser melhor que uma 29 de 140 de curso. 

Até no DH uma 29 pode ser melhor em certas situações, e especula-se que vão ter 29s esse ano no World Cup UCI. Olhaí o Greg testando a  Santacruz Hightower com fox 40.
então...

27.5 é bom? Sim, eu tenho uma e é ótima no nicho dela, melhor que outra bike 26 do mesmo nicho que eu tinha antes.  29 é bom? Sim, ótima, também tenho uma e pro uso que faço dela é excelente, melhor que a 26 que tinha anteriormente e provavelmente melhor que uma 27.5 do mesmo curso pra esse uso.

só pra ser polêmico, pretendo montar uma 27.5 de XC em breve kkkkkkkk mas é por que vai sair das peças que tenho, não pretendo comprar nada alem dos aros, raios e pneus.


Editado por TheLittle - 23 Mar 2017 as 18:16
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 19:04
Se você não tem altura pra andar em uma 29, não fique triste só porque as 26 e as 27,5 vão acabar, você pode andar em uma destas!!!
SPZ HOTROCK aro 24 R$ 2.100,00
http://www.trilhabike.com.br/loja/product_info.php?products_id=4043&osCsid=d3lftoe5nmckr225nbvo0bctp7

GIANT XTC aro 24 R$ 2.199,00
http://www.trilhabike.com.br/loja/product_info.php?products_id=4779&osCsid=d3lftoe5nmckr225nbvo0bctp7
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 19:07
Negocio tá feio mesmo ein , um bagulho desses ai 2100...
Voltar ao Topo
Rodrigofonsecca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2016
Natal
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigofonsecca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 19:08
O site que postou disse no final da matéria: 

"Our verdict? Unless your livelihood comes down to crossing the finish line seconds ahead of everyone else, ride the wheel size that feels best for how and where you ride."

Ter uma bike com toda certeza deve fazer uma diferença boa, mesmo para um amador... mas da pra se virar com piores. Afinal a grande maioria não pedala para competir... Eu peguei uma 29 dessas fraquinhas, e estou satisfeito com o desempenho, o que me falta no momento é perna mesmo. Vou seguir com ela, e se ver q peguei gosto de verdade pra coisa talvez invista numa melhor...


Porém o que pretendo fazer antes é pegar uma speed.. tb tem essa 'briga de rosca' por lá? LOL
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 19:18
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Pessoal., aproveitando o assunto:

pra quem usa a bike na cidade, vocês poderiam me apontar algum link que compara 26 e 29? Ou até mesmo compartilhar a experiência de vocês?

Eu uso a bike pra ir e voltar do serviço e tem horas que o trânsito tá fluindo e é ruim não acompanhar os carros :S

Olá Daniel, por favor, abra outro tópico para esse assunto.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 19:20
Originalmente postado por Rodrigofonsecca Rodrigofonsecca escreveu:

"Our verdict? Unless your livelihood comes down to crossing the finish line seconds ahead of everyone else, ride the wheel size that feels best for how and where you ride."

Perfeito!!!
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 19:41
Isso aí... excelente discussão...

Eu tinha respondido em outro tópico parecido... falando rápido...

Primeiro... esse estudo do link é de 2015!! rsrsr e o outro estudo que fala de 29 x 27.5 x 26 foi feito exclusivamente para XCO e com atletas.

O que acho que deve entrar na discussão é o fator diversão, que muita gente esquece. Hoje em dia eu não sei se teria uam 29 ou uma 27.5. Ano passado fiquei um tempo com duas bem legais com tamanhos de rodas diferentes... na 27.5 me diverti mais, mas a 29 era mais eficiente para algumas situações.

Outra coisa que também esquecem... tiveram aí alguns anos de evolução... segundo o Nino Schurter, e isso ouvi pessoalmente da boca dele no ano passado no evento de lançamento da nova Spark, ele só passou a andar de 29 ano passado porque a Scott finalmente fez a geometria de uma maneira que ele gostou. Ele também somou isso ao fato de que a pista olímpica do Rio era mais favorável a 29.

Ou seja, antes de 2016 ELE era MENOS eficiente em 29. Porque ? Vai saber... costume, características pessoais, etc...

Hoje em dia eu gosto mais das 29 do que antigamente... achava elas meio engessadas demais, agora acho mais tranquilas. Ainda acho que as curvas são menos divertidas, tem que se acostumar, mas em trechos técnicos eu tenho gostado bastante. E porque isso ? Porque eles vao refinando, peças mais leves, mais rígidas, funcionamento de suspensão mais adequado e principalmente geometria.

Só acho que as vezes o brasileiro tem neura com desempenho e esquece detalhes técnicos. Ter uma 29 ruim só porque é 29 ? É o mesmo que usar guidon muito estreito e pneu que fura a toa pra tirar peso... 

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Não vou nem entrar no mérito de que quando se questionam qual tamanho de roda é mais rápido, estão considerando com o MESMO ciclista. Logo não adiantam argumentações sem embasamentos dizendo que com 26 ganhou do fulano com 29, nem outras dizendo que o que importa é ser feliz, pois a pergunta foi clara: Qual é mais rápida? Assim acaba com a dubiedade de outros tópicos onde perguntava qual era melhor, pois agora trocaram a palavra “melhor” pela expressão “mais rápida”.

E tem razão quem disse que deveria ser testada por robôs, tenho o link aqui onde testaram as bikes num simulador (software), onde se aplicavam a mesma potência para ambas as rodas, consideravam-se o mesmo tipo de piso, inclinação e peso de ciclista, sendo que as variáveis diferentes eram o peso, onde colocavam 1,5kg a mais para as 29 (hoje em dia essa diferença é bem menor entre uma 29 e uma 27,5, já que 26 não existe mais e pode ser checado facilmente no site da Scott que é uma das poucas que informam peso e que fabricam bikes idênticas nos 2 tamanhos), a resistência ao rolamento que é menor nas 29 e a distribuição de peso das rodas que nas 29 se concentra mais longe do centro (eixo). Logo, a massa maior e a concentração de massa mais distante do eixo prejudica as 29 e a menor resistência a rolagem ajuda, sendo que na simulação também tinham trechos irregulares onde o maior diâmetro da 29 ajudava. No fim a 29 ganhou, já que no cronômetro as vantagens superaram as desvantagens. Pelo que lembro, foi 2% mais rápida, mas numa prova com ciclistas muito iguais, isso é a diferença entre ganhar a Copa do Mundo ou não. Fizeram teste semelhante simulando uma bike rígida, uma com garfo com suspensão e uma FS. Com plano, subida e descida, sendo cada um desses trechos com partes lisas e irregulares. Consideraram a HT sendo 500g mais pesada que a 100% rígida e a FS sendo 1,5kg mais pesada que a rígida e 1kg mais pesada que a HT. Consideraram também que a FS tinha 70% de anti-squat. Nos trechos de piso liso, a 100% rígida venceu com um tempo ínfimo frente a HT que por sua vez ganhou por muito pouco da FS e depois essas posições se inverteram no trecho com piso irregular, sendo que no piso irregular as diferenças de tempo foram bem maiores fazendo com que na soma dos tempos em todo tipo de piso, as FS fossem rápidas que a HT e por último ficasse a 100% rígida. Ou seja, com robôs, onde não tem a variável humana, a FS é mais rápida, mas o próprio desenvolvedor do software advertiu que esse teste entre HT, FS e 100% rígida não é real, pois considera a potência aplicada de x W, mas de forma como se o ciclista estivesse sentado, considerando somente a transferência de massa do ciclista para traseira a cada pedalada e que não tinha como simular um ciclista em pé e isso poderia fazer com que a HT e a FS fizessem tempos na vida real muito mais próximos, já que de pé a FS consumiria mais potência do ciclista e a HT passaria mais facilmente por obstáculos com o jogo de corpo do ciclista. Depois de noite se eu achar o link eu posto.

Nessas simulações entre 26, 27,5 e 29 e HT, FS e 100% rígida, ele considerou velocidade constante, fato que fez com a massa maior das 29 só influenciasse de forma efetiva nas subidas e piorasse muito pouco a resistência ao rolamento. Então depois ele fez uma simulação com um trecho de freada e posterior aceleração, onde a 29 teria prejuízo e no final da soma dos tempos entre diversos pisos e inclinações, a 29 ganhou novamente, chegando-se a conclusão que a menor resistência ao rolamento e facilidade de transpor terrenos irregulares se sobressaiu perante suas desvantagens de maior massa e concentração de massa mais distante do eixo.

Isso tudo lembrando que diferença de frenagem é insignificante entre uma 26 e 29. Imagine um ciclista de 70kg com uma 26 de 8kg e um ciclista de 70kg com uma 29 de 9,5kg. Dá 1,9% de diferença entre elas. E hoje em dia a diferença é menor do que 1,5kg. Considerando que a potência de frenagem é enorme perante a potência do ciclista, esse fato de frenagem é desprezível. E só deve ter sido colocado na tal simulação para que pudesse ser analisada a posterior retomada de velocidade. Lembrando que para uma mesma velocidade linear (m/s ou km/h), a 29 estará girando em menor rpm, ou seja, em menor velocidade angular em rad/s ou º/s. Então a única desvantagem da 29 é a maior massa geral da bike em si e a distribuição da massa das rodas mais longe do eixo (raio maior). E nos testes provou que a menor resistência ao rolamento e maior capacidade de transpor obstáculos superam as desvantagens.

No mais, parte de marketing, já foi dito acima que se o produto não for bom, não se firma no mercado, pode ter um boom inicial, mas não se estabelece, assim como citei vários produtos que sumiram do mercado. No mesmo pensamento, é óbvio que um ciclista vencendo é um marketng muito melhor para o fabricante do que o mesmo apenas usando um tal equipamento e ficando em 10º lugar. Então eles estão lá para vencer e estão usando o que for mais rápido, ou alguém na F1 vai usar algum tipo de equipamento por marketing e não por performance? Aliás, McLaren já está com receio de perder patrocinadores.

E no fim, lembrando que 29 está no mercado mais de 2/3 de tempo que a 26 está ou esteve, já que foi extinta no setor de bikes de performance. São mais de 2 décadas de moda? Acho que não. Posto isso acima, é óbvio que não tem como atualmente adquirir uma 26 nova que seja top, pois não existe mais.

Correndo por fora as 27,5 que foram lançadas como tendo a vantagem das 26 e 29. Tinha a vantagem da roda grande da 29 e a vantagem da agilidade da 26. O que soa infantil, pois da mesma forma que tem as vantagens das 2, pode ter a desvantagens das 2 sob outra ótica. Pode ter a desvantagem da roda pequena da 26 junto com a desvantagem da falta de agilidade das 29. E quem andou de 27,5 sabe que ela é muito mais parecida com a 26 do que com a 29.

Agora de que forma uma bike vai ser mais rápida que outra por ser “mais ágil”? Difícil mensurar. Até por que, o que seria tal agilidade? Seria um entre-eixos mais curto em 2cm? Se fosse isso, por que então estão aumentando o entre-eixos a cada ano que passa? Se realmente existir um single onde isso seja vantagem, então ele seria estreito a tal ponto que seria melhor usar um guidão de 560mm das extintas 26 e não um guidão atual de 760mm até 820mm. Se a tal agilidade se referir ao trail, então não estariam a cada ano diminuindo mais e mais o ângulo da caixa de direção. 


só entro nesses tópicos de discussão inúteis pra ler bons posts como esse.

muito bom Fabio.

não entendo por que tem gente que tenta defender suas escolhas argumentando contra testes científicos, como o povo das 27.5.

Considerando sempre bikes diferentes com o mesmo piloto, a minha opinião é que 99% dos casos, no Cross Country, seja XCO ou especialmente XCM, a 29 vai ser melhor.

No Enduro, 29 PODE ser melhor, depende muito da pista, e da pilotagem do atleta naquele tipo de pista. Sem falar que o curso da suspensão muda tudo, certas situações uma 27.5 de 160 de curso pode ser melhor que uma 29 de 140 de curso. 

Até no DH uma 29 pode ser melhor em certas situações, e especula-se que vão ter 29s esse ano no World Cup UCI. Olhaí o Greg testando a  Santacruz Hightower com fox 40.

então...

27.5 é bom? Sim, eu tenho uma e é ótima no nicho dela, melhor que outra bike 26 do mesmo nicho que eu tinha antes.  29 é bom? Sim, ótima, também tenho uma e pro uso que faço dela é excelente, melhor que a 26 que tinha anteriormente e provavelmente melhor que uma 27.5 do mesmo curso pra esse uso.

só pra ser polêmico, pretendo montar uma 27.5 de XC em breve kkkkkkkk mas é por que vai sair das peças que tenho, não pretendo comprar nada alem dos aros, raios e pneus.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 20:24
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Só acho que as vezes o brasileiro tem neura com desempenho e esquece detalhes técnicos. Ter uma 29 ruim só porque é 29 ? É o mesmo que usar guidon muito estreito e pneu que fura a toa pra tirar peso... 

Sem mais...
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 20:41
Falou tudo Fábio kkkkkk....

As 29 são atualmente as mais eficientes, mas quem sabe com a tecnologia toda que temos hoje, amanha resolvam fazer uma 28" que se mostre melhor que tudo... ai fudeu mais uma vez, vai ter mais 500 tópicos aqui no forum: 28x29 qual é melhor, e o pior que nos vamos se encher e responder todos eles kkkkkkkkkkkk

Bora pedalar e se divertir galera... deixar esses segundos de diferença para os profissas brigarem...
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 21:48
Está legal isso aqui

Mas uma 29" meia boca, digo, de entrada, tem toda essa versatilidade e melhorias evidentes em bikes de competição? Estou quase certo que a geometria dá Calois e Gonews dá vida passam longe disso. Mas gostaria de ouvir mais opiniões...
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 22:17
Aí é a mesma coisa que perguntar, uma 26 meia boca vai andar igual uma 26 top?

Caramba povo não entendeu mesmo falando em análises feitas por computadores que não analisa se a bike é Top ou nao, o diâmetro da roda 29 no fim dos testes se mostrou superior independente se a bike era Scott, Caloi, monarck, e o diabo a quatro...

Agora é claro que uma bike 26 pica das galáxias de 05 Kg vai ser melhor que uma Caloi 29 com 50kg...

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Está legal isso aqui

Mas uma 29" meia boca, digo, de entrada, tem toda essa versatilidade e melhorias evidentes em bikes de competição? Estou quase certo que a geometria dá Calois e Gonews dá vida passam longe disso. Mas gostaria de ouvir mais opiniões...


Editado por rafael_rtg - 23 Mar 2017 as 22:18
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 22:17
De novo este tema?

Nao seria melhor a gente marcar um churrasco e debater ao vivo nao?
Voltar ao Topo
ragnarlothbrok Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2017
Floripa
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ragnarlothbrok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 22:18
A ideia inicial do post não era discutir qual era melhor/pior, mais veloz/lenta.
Muitos dizem que existe uma vantagem. O mercado apresenta certa tendência em direção das 29".

A maior questão, que me deixava em dúvida de qual comprar, era a questão do compromisso em valor X possíveis vantagens. Vale mais a pena uma 29" de entrada ou uma 26" top?

Achei interessante a discussão e considerei a opinião de alguns para comprar minha bike. Sem ser ofensivo, se fosse pela opinião de muitos, teria comprado uma barra circular e tava 100%. Afinal o que conta é chegar ao destino, ser feliz e gastar o mínimo possível. Todo o resto tira nas pernas. Deve ter cara ai com coxa de 29", porque tira tudo na perna.

Comprei uma 29", porque me senti melhor nela. Sou um pouco desproporcional com pernas e braços grandes, tronco curto. Me encaixei bem e gostei da pegada. As possíveis vantagens estavam de acordo com o valor, além é claro de ter me sentido melhor.

A resposta se é mais rápida não vou saber, também nem me importo honestamente.

Obrigado a todos pela ajuda. Tongue
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 23:09
Originalmente postado por ragnarlothbrok ragnarlothbrok escreveu:

A maior questão, que me deixava em dúvida de qual comprar, era a questão do compromisso em valor X possíveis vantagens. Vale mais a pena uma 29" de entrada ou uma 26" top?
 
 
Mas a tal 26 top teria que ser usada.
 
Originalmente postado por ragnarlothbrok ragnarlothbrok escreveu:

Achei interessante a discussão e considerei a opinião de alguns para comprar minha bike. Sem ser ofensivo, se fosse pela opinião de muitos, teria comprado uma barra circular e tava 100%. Afinal o que conta é chegar ao destino, ser feliz e gastar o mínimo possível. Todo o resto tira nas pernas. Deve ter cara ai com coxa de 29", porque tira tudo na perna.
 
LOLLOLLOLLOL
 
 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 23:11
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

De novo este tema?


Pior que é verdade, já deu no saco. Aliás, nem faz mais sentido já que 26 não existe mais. Seria mais correto uma discussão 29 x 27,5.
 
Da mesma forma que tempos atrás não fazia mais sentido a discussão cantilever x v-brake e sim v-brake x disco. Sendo que até essa acabou e ninguém mais fala nada. Assim como também acabou aquelas discussões de disco mecânico x hidráulico.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 23:22
Você acha que acabou, esses dias o Henrique do canal Pra quem pedala teve que gravar um vídeo só para falar sobre os freios a disco mecânicos e Hidráulicos, e povo ainda encheu o saco por ele não usar termos técnicos/físicos na explicação sobre o porque hidráulico é mais preciso kkkkk

É muita teoria e mimimi para pouco pedal e diversão lkkkk...

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

De novo este tema?



Pior que é verdade, já deu no saco. Aliás, nem faz mais sentido já que 26 não existe mais. Seria mais correto uma discussão 29 x 27,5.
 
Da mesma forma que tempos atrás não fazia mais sentido a discussão cantilever x v-brake e sim v-brake x disco. Sendo que até essa acabou e ninguém mais fala nada. Assim como também acabou aquelas discussões de disco mecânico x hidráulico.


Editado por rafael_rtg - 23 Mar 2017 as 23:23
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 00:39
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Aí é a mesma coisa que perguntar, uma 26 meia boca vai andar igual uma 26 top?

Caramba povo não entendeu mesmo falando em análises feitas por computadores que não analisa se a bike é Top ou nao, o diâmetro da roda 29 no fim dos testes se mostrou superior independente se a bike era Scott, Caloi, monarck, e o diabo a quatro...

Agora é claro que uma bike 26 pica das galáxias de 05 Kg vai ser melhor que uma Caloi 29 com 50kg...

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Está legal isso aqui

Mas uma 29" meia boca, digo, de entrada, tem toda essa versatilidade e melhorias evidentes em bikes de competição? Estou quase certo que a geometria dá Calois e Gonews dá vida passam longe disso. Mas gostaria de ouvir mais opiniões...


Me desculpe, mas você não entendeu o que eu quis saber. Parece que não leu as mensagens anteriores à minha. Mas tudo bem. Estou aprendendo algumas coisas por aqui.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 01:12
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

De novo este tema?

Nao seria melhor a gente marcar um churrasco e debater ao vivo nao?

Ai a questão vai ser, qual a melhor carne: Friboi ou Maturatta?
E a breja: Antarctica ou Skol, Stela Artois ou Heineken?
E o refri : Coca ou Pepsi?
E o papel pra limpar depois: Neve ou Personal?
O povo gosta de uma discussão!!!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 07:37
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Está legal isso aqui

Mas uma 29" meia boca, digo, de entrada, tem toda essa versatilidade e melhorias evidentes em bikes de competição? Estou quase certo que a geometria dá Calois e Gonews dá vida passam longe disso. Mas gostaria de ouvir mais opiniões...

se estiver comparando com uma 27.5 de CROSS COUNTRY, Quadro Rígido, também de entrada, com peças similares a essa suposta 29 de entrada, e considerando a modalidade do mountain bike mais praticada aqui no Brasil (estradão e asfalto de mtb)  sim, na maioria das situações a 29 vai ser mais rápida.

agora se for comparar por preço, talvez a 27.5 ganhe por que você consegue achar 27.5 com peças melhores que uma 29 de mesmo preço, já que tá encalhando no mercado por que maioria quer 29.

E a mesma idéia pra 26, que as pessoas querem menos ainda e dá pra comprar mais barato ainda.

agora quando se fala em bikes de ENDURO, ALL MOUNTAIN, ainda não foi quebrada a barreira da 29 por aqui (tá acontecendo agora) então é provável que AM 27.5 tenha mais saída que 29. 
Inclusive em bikes com 150mm ou mais de curso, rodas 26 ainda são uma opção muito interessante devido a finalidade de uso dessas bikes, que andar em trilhas técnicas e especialmente descer, e não ficar rodando em estradão e no asfalto pra fazer média no strava.




Editado por TheLittle - 24 Mar 2017 as 08:06
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 08:18
Aqui onde pedalo , os grupos tem 99% aro 29. e Eu andava de 27.5 ( guardada  há uns 4 meses)... agora ando de 26 full AM com uns 14kg, pneu 2.4, suspensão 160mm /150mm e adivinhem??
Continuo me divertindo pacas, pedalando sem neura de hora pra chegar ou manter média de 25km/h e dando nem tchum se chego por último, se fico pra trás. Eu pedalo por  diversão, não preciso provar nada pra ninguém.  Final de semana rodo com um colega de full AM 27.5 e a diversão continua. 
Então: Pedale com o que tem e seja feliz. O que importa é a SUA satisfação e não o que os outros acham.
Pedale pelo prazer de pedalar, pela diversão, pela liberdade, pelas belas paisagens que o pedal te proporciona e pelas amizades que você faz. 
E não  pretendo  por enquanto ter uma 29. Nunca me simpatizei por esta medida e  nunca pedalei uma. 
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 09:20
Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Aqui onde pedalo , os grupos tem 99% aro 29. e Eu andava de 27.5 ( guardada  há uns 4 meses)... agora ando de 26 full AM com uns 14kg, pneu 2.4, suspensão 160mm /150mm e adivinhem??
Continuo me divertindo pacas, pedalando sem neura de hora pra chegar ou manter média de 25km/h e dando nem tchum se chego por último, se fico pra trás. Eu pedalo por  diversão, não preciso provar nada pra ninguém.  Final de semana rodo com um colega de full AM 27.5 e a diversão continua. 
Então: Pedale com o que tem e seja feliz. O que importa é a SUA satisfação e não o que os outros acham.
Pedale pelo prazer de pedalar, pela diversão, pela liberdade, pelas belas paisagens que o pedal te proporciona e pelas amizades que você faz. 
E não  pretendo  por enquanto ter uma 29. Nunca me simpatizei por esta medida e  nunca pedalei uma. 

eu também passei por essa "transição"

embora volta e meia de uns pedais de asfalto, quando não dá pra ir pra trilha, mas pra isso tenho uma bike "secundária".
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 09:34
O bom dessas discussões é que já chegamos a 2 conclusões.

1ª conclusão:

A 29 é mais rápida.


2ª conclusão

Para ser feliz, é preciso ter uma 26 ou 27,5.
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 10:00
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O bom dessas discussões é que já chegamos a 2 conclusões.

1ª conclusão:

A 29 é mais rápida.


2ª conclusão

Para ser feliz, é preciso ter uma 26 ou 27,5.

Uma pequena correção!

1ª conclusão:

A 29 é mais rápida.

2ª conclusão:

Para ser feliz, você não "precisa" ter uma 29, se você era feliz com uma 26 ou 27.5, você vai continuar sendo feliz.

3ª conclusão:

Se quer a andar rápido, não vá de 26, nem de 27.5, nem de 29, vá de 700, que é o aro das speed, ai sim, tu vai correr pra baralho!!!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 10:13
Originalmente postado por Nicotinaman Nicotinaman escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O bom dessas discussões é que já chegamos a 2 conclusões.

1ª conclusão:

A 29 é mais rápida.


2ª conclusão

Para ser feliz, é preciso ter uma 26 ou 27,5.

Uma pequena correção!

1ª conclusão:

A 29 é mais rápida.

2ª conclusão:

Para ser feliz, você não "precisa" ter uma 29, se você era feliz com uma 26 ou 27.5, você vai continuar sendo feliz.

3ª conclusão:

Se quer a andar rápido, não vá de 26, nem de 27.5, nem de 29, vá de 700, que é o aro das speed, ai sim, tu vai correr pra baralho!!!

tá vendo, vcs só pensam em asfalto e estrada de terra semi-asfalto.

se quer andar rápido NA TRILHA, escolha a bike mais adequada PRA AQUELA TRILHA. Pode ser uma Rígida, full, 29, 275, 26, de XC, enduro, DH, até Gravel que tá entrando na moda dos brudimais.


Editado por TheLittle - 24 Mar 2017 as 10:14
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 10:56
Essa discussão toda por 7,5s!!!!
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 10:59
29 é mais rápida e melhor em todos os terrenos. É só uma questão de tempo pra um cara no Dh ganhar. Dai adeus a outras bikes.
Infelizmente as 29 vieram pra ficar. Eu que sempre pedalei de 26 e sempre defendi as 26er agora defendo as 29.
Quando saio em longões a 26 é tremendamente visível o desgaste físico. Já na 29 o desgaste físico é beeemmm menor. Isso testei as duas várias vezes no mesmo trajeto. Ambas 27v

A 29 É MELHOR E PRONTOOOOOO!
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 11:34
O mais cômico disso tudo é que os defensores ferozes das 29 moram em cidades praticamente planas e só falam em asfalto e estradão batido,não pulam nem meio fio e acham que trilhas técnicas só dá pra passar de moto de trilha


Tem os mountain bikers e esses discípulos do brutimais que se enquadram mais nos planao bikers.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 12:06
Juro que não sabia dessas estatísticas sobre 29.

Primeiro um forista acima diz que 99% das pessoas que pedalam com ele usam 29 e que ele nunca pedalou uma. Porra, esses 99% não devem gostar dele então. Não podiam emprestar a bike?


Agora descobri que a maioria que diz que 29 é mais rápida embasadas em ciência, moram em cidades planas como muitas do Mato Grosso.


Embora o defensor das 29 poderia morar até embaixo d'água que não mudaria a física e o fato das 29 serem mais rápidas que é o foco do tópico. Esse tópico não é para perguntar qual bike te deixa mais feliz.

Editado por Fabio - 24 Mar 2017 as 12:14
Voltar ao Topo
brener123 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mar 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brener123 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 12:09
Não achei diferença nenhuma.  Tenho as duas em casa, ambas caloi, pneus lisos e acompanho o povo sem problemas. 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 12:13
Originalmente postado por brener123 brener123 escreveu:

...e acompanho o povo sem problemas. 


???
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 12:25
Sugestão para novos tópicos aqui no fórum:

-Qual bike me deixa mais feliz?

-Onde comprar uma 26 top em 2017?

-Sou atleta profissional e as vezes pego em 2º lugar atrás do 1º por 5 segundos. Qual bike devo usar? 

-Mesmo ficando infeliz, a 29 é mais rápida? 

-Dá para descontar na perna numa Caloi Cruiser single speed 26?

-Se eu comprar uma 29 e um frasco de Rivotril, vou ficar rápido e feliz?

-É realmente impossível se divertir de 29?

-Nunca serei feliz de 29?

-Se eu for no Fábio Puentes depois de comprar uma 29, será que vou conseguir ser rápido e feliz ao mesmo tempo?

-Estou triste, será que se comprar uma 26 eu melhoro?

-Quero comprar uma 26 top. Alguém sabe onde está o DeLorean?

-Com uma 24 eu serei mais feliz do que com uma 26?

-Tenho 2,10m, mas estou triste com minha 26. Se comprar uma Caloi Cross aro 20 vou resolver meus problemas?


Editado por Fabio - 24 Mar 2017 as 12:27
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 12:32
Posso lhe garantir que a topografia de minha região é bem acidentada. Aqui é casca grossa
Voltar ao Topo
Rodrigofonsecca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2016
Natal
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigofonsecca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 13:25
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:


Só acho que as vezes o brasileiro tem neura com desempenho e esquece detalhes técnicos. Ter uma 29 ruim só porque é 29 ? É o mesmo que usar guidon muito estreito e pneu que fura a toa pra tirar peso... 


Até onde isso é verdade? Pq percebo que esse mantra vem sendo repetido há muito tempo..

"Se é pra pegar uma 29 peba, opte por uma 26 usada, teoricamente, top"

Confesso que antes de comprar minha bike fui nos Olx da vida, pois normalmente encontramos bons negócios.. gente praticamente dando os produtos por N motivos. Porém pra soltar esse mantra acho importante detalhar pois o iniciante não tem como diferenciar o pq, e dificilmente vai confiar pegar uma bike usada sem não conhecer nada, ou muito pouco do assunto. 

O ponto principal dessa vantagem estaria exatamente no peso total, e peso de rolamento.. com bons cubos, freehub, pneus e aros?! Mas aí as peças não estariam razoavelmente gastas, te dando um bom problema financeiro muito antes do tempo? Não é sempre que encontramos aquele produto semi-novo parado e sendo vendido por preço de banana... na maioria das vezes a parada foi sugada até a ultima gota, o dono já fez um upgrade para uma bike nova e está soltando a antiga, muitas vezes por falta de uso/espaço.

Indo por essa mesma linha de raciocínio não é uma boa ir atrás daquela galera aficionada por estar sempre com as peças mais novas do mercado, e numa boa oportunidade tentar comprar deles as antigas bom um valor bem mais razoável?! Melhorando assim sua 'bike de entrada'?!

Estou fazendo esse questionamento, pois esse tal mantra sempre repetido faz a galera que está comprando essas Gonew (e bikes do mesmo patamar) parecer uns completos idiotas torrando dinheiro  a toa. E vamos lá, custam um bom dinheiro sim.. afinal R$1500~2500 +  custos com manutenção e outros tantos gastos é um investimento considerável para a maioria dos brasileiros, se tratando de um hobby.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 14:34
Com certeza rodrigo , tirando as suspensões de 26 que eu realmente vejo masi barato nas lojas de resto não muda muito.
Eu abro o olx e o que eu mais vejo e nego vendendo bikes velhas por preços absurdos...mesmo as novas ta foda.
Vejo nego vendendo bike com 3 meses de uso por 100 reais a menos que na loja , mais se é por 100 eu compro a nova mesmo...
Pra fazer bom negócio o jeito mais fácil e como vc falou nego que troca de bike e peça sempre mais que tenha bom senso pra pedir um preço "justo".
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 14:37
Nas usadas ficaram loucos. Amigo meu pagou um tanto na dele a 2 anos antes da alta do dólar. Agora está pedindo quase o mesmo que pagou, se baseando que a 2017 está muito mais cara. Sem falar que nas lojas você ainda pode parcelar e bike usada perde a garantia vitalícia se mudar de dono.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 14:42
Pois é...povo é sem noção mesmo.
Que nem aqueles nego querendo vender um pentium 2 por 1500 ... poxa , mais na época me custou 2200 kkkkkkk.
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 15:53
O Nino já avisou, na próxima competição ele vai assim...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 10>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X