Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 29ers são mais rápidas que 26ers? estudo aponta
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


29ers são mais rápidas que 26ers? estudo aponta

 Responder Página  123 10>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ragnarlothbrok Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2017
Floripa
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ragnarlothbrok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 29ers são mais rápidas que 26ers? estudo aponta
    Postado: 23 Mar 2017 as 10:46
Olá senhores,

Antes de mostrar o estudo que chegou a tal conclusão, vou confessar que não sei se esse post ta no lugar certo.
De qualquer forma, aqui vai o link para a matéria. 

http://www.bicycling.com/mountain-bike/mountain-bike-wheels/29ers-are-faster-than-26ers-study-finds

O que eles fizeram foi pegar um grupo de ciclistas e um percurso mixto contendo trechos com diferentes tipos de terreno. Cada ciclista percorreu 3x o trecho com uma 26 e depois com uma 29. Em média, com a 29 cruzaram a linha de chegada 7.5 segundos na frente de quando com a 26.

Não fizeram testes com 27.5. 

Na experiência de vocês, isso faz sentido? Se você é iniciante e pretende comprar uma bike nova, vale a pena comprar uma 29? levando em conta que o preço é mais salgado.

[]s
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:03
Conclusão pedale com o que tem e seja feliz.
Bike não anda sozinha.
Tô cansado de deixar nego com bike 29top pra trás com a minha all mountain 26.
E ainda ouvir as desculpas esfarrapadas:

Ah mas eu tenho que trabalhar amanhã,não posso me arriscar.(como se apenas ele trabalhasse)
Ah mas de bike de DH até eu desço assim.(bocós que acham que bike com mais de 130mm já é bike de DH)
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
ragnarlothbrok Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2017
Floripa
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ragnarlothbrok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:18
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Conclusão pedale com o que tem e seja feliz.
Bike não anda sozinha.
Tô cansado de deixar nego com bike 29top pra trás com a minha all mountain 26.
E ainda ouvir as desculpas esfarrapadas:

Ah mas eu tenho que trabalhar amanhã,não posso me arriscar.(como se apenas ele trabalhasse)
Ah mas de bike de DH até eu desço assim.(bocós que acham que bike com mais de 130mm já é bike de DH)

Então na sua opinião o ciclista é o componente mais importante. Entendo, acho que todos concordam com isso ehehe.
Porém, o que o estudo aponta é que 29ers são mais rápidas, acho que isso não tem como negar, independente do ciclista. Ai vem minha dúvida, qual o nível de experiência, ou se há algum nível necessário, para que vc perceba essa diferença? Porque afinal o estudo foi realizado com ciclistas profissionais.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:18
De novo este assunto? Tem uns 3 tópicos diferentes com essa mesma pesquisa.

Por mim pode trancar. Como disse o Chuck: pedale com o que você tem e seja feliz.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
ragnarlothbrok Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2017
Floripa
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ragnarlothbrok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:25
Bom, eu procurei pelo link e não achei nada. Então postei.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:27
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

De novo este assunto? Tem uns 3 tópicos diferentes com essa mesma pesquisa.

Por mim pode trancar. Como disse o Chuck: pedale com o que você tem e seja feliz.


Falou tudo.
Já estamos todos cansados de ouvir esse mantra:
"As 29 são melhor em tudo."
Que bom,só que isso só serve pra gerar discórdia e discussões desnecessárias.
Pra mim tendo 2 rodas e pedais é o que importa o resto é mimimi.

Editado por Chuck DhFr - 23 Mar 2017 as 11:28
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
ragnarlothbrok Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2017
Floripa
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ragnarlothbrok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:30
Eu não to falando que são melhores. O estudo aponta. Eu to pergutando se é necessário ser um ciclista mais experiente, mais preparado para sentir esse diferença, se é que existe. Ou seja, quem tem teve uma 26 e depois uma 29, realmente sentiu isso?

Eu não tenho uma 29, tenho uma 26, to pensando em comprar uma 29, gostaria de saber isso.
É difícil de extrair essas infos dos posts anteriores. Se sim, como pesquiso? Porque eu não consegui encontrar no forum.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:31
melhor é aro 27,5+ 

brincadeiras a parte, eu liguei o foda-se para o modelo da bike, treino (sim sou amador e treino) para meu corpo e mente, não para ganhar de ninguém, até por que não sou o melhor nem o pior do meu grupo e sempre chegamos todos juntos. 

Não vão nessa onda de competição exacerbada que nos vendem hoje, felicidade mesmo foi no dia que eu quebrei o eixo central e dois amigos vieram me empurrando até um local que eu poderia esperar ajuda de forma segura, ou no dia que a gente catou todas as moedas para rachar uma coca de garrafa para ter energia e ir até o final (com um desconto de 5 centavos se não o dinheiro não dava)....

Enfim, desculpem por fugir do assunto
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 11:55
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

melhor é aro 27,5+ 

Também acho! LOLTongue

Ao menos pra mim é. Não estou nem aí se é mais rápida, pois o que importa é chegar, e com segurança. E ela me faz sentir seguro. A diferença na velocidade a gente tira nas pernas. Amigos esperam um ao outro em um pedal em grupo.


- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
ragnarlothbrok Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2017
Floripa
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ragnarlothbrok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 12:02
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

melhor é aro 27,5+ 

Também acho! LOLTongue

Ao menos pra mim é. Não estou nem aí se é mais rápida, pois o que importa é chegar, e com segurança. E ela me faz sentir seguro. A diferença na velocidade a gente tira nas pernas. Amigos esperam um ao outro em um pedal em grupo.

Faz sentido. Tem questão de segurança também. Pelo que entendi na 29 vc se sente menos seguro? na sua opinião...
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 12:08
Pessoal., aproveitando o assunto:

pra quem usa a bike na cidade, vocês poderiam me apontar algum link que compara 26 e 29? Ou até mesmo compartilhar a experiência de vocês?

Eu uso a bike pra ir e voltar do serviço e tem horas que o trânsito tá fluindo e é ruim não acompanhar os carros :S
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 12:10
EU FIZ O TESTE DEFINITIVO!!!
Peguei um 26, uma 27,5 e uma 29.
Coloquei as três paradas lado a lado e adivinhem, nenhuma saiu do lugar!!!
Concluo que as três tem o mesmo desempenho, o que pode mudar esse resultado é a variável "ciclista"!!!
Eu estou interessado em uma 29 porque ela mantém uma boa velocidade, apesar de não ser tão boa em retomadas, e também pela facilidade para transpor obstáculos!
Apesar de tudo, um cara com mais perna do que eu pode me deixar pra trás com uma 26, até mesmo com uma 24, no ciclismo o que manda é a perna do caboclo.
Ai podem dizer que o teste foi feito com profissionais, mas como eu vi em uma discussão acalorada em um fórum, pode ser que um ciclista tenha preferência por um determinado aro, as condições climáticas não eram as mesmas de um teste para o outro, vento etc...
Pra ter uma pesquisa 100% confiável, só com robôs pedalando em um local totalmente controlado!
O negócio então é pedalar e ser feliz, seja de 16, 20, 24, 26, 27.5, 29...
Voltar ao Topo
ragnarlothbrok Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2017
Floripa
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ragnarlothbrok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 12:17
Originalmente postado por Nicotinaman Nicotinaman escreveu:

EU FIZ O TESTE DEFINITIVO!!!
Peguei um 26, uma 27,5 e uma 29.
Coloquei as três paradas lado a lado e adivinhem, nenhuma saiu do lugar!!!
Concluo que as três tem o mesmo desempenho, o que pode mudar esse resultado é a variável "ciclista"!!!
Eu estou interessado em uma 29 porque ela mantém uma boa velocidade, apesar de não ser tão boa em retomadas, e também pela facilidade para transpor obstáculos!
Apesar de tudo, um cara com mais perna do que eu pode me deixar pra trás com uma 26, até mesmo com uma 24, no ciclismo o que manda é a perna do caboclo.
Ai podem dizer que o teste foi feito com profissionais, mas como eu vi em uma discussão acalorada em um fórum, pode ser que um ciclista tenha preferência por um determinado aro, as condições climáticas não eram as mesmas de um teste para o outro, vento etc...
Pra ter uma pesquisa 100% confiável, só com robôs pedalando em um local totalmente controlado!
O negócio então é pedalar e ser feliz, seja de 16, 20, 24, 26, 27.5, 29...

Ehe, as três tem desempenho igual, mas vc prefere a 29", LOL
Opinião interessante.

Originalmente postado por Nicotinaman Nicotinaman escreveu:

Eu estou interessado em uma 29 porque ela mantém uma boa velocidade, apesar de não ser tão boa em retomadas, e também pela facilidade para transpor obstáculos!
Certo, já tinha ouvido isso. Então +2 ponto positivos -1 ponto negativo = +1 ponto positivo.

Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 12:21
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

melhor é aro 27,5+ 

Também acho! LOLTongue

Ao menos pra mim é. Não estou nem aí se é mais rápida, pois o que importa é chegar, e com segurança. E ela me faz sentir seguro. A diferença na velocidade a gente tira nas pernas. Amigos esperam um ao outro em um pedal em grupo.



poxa cara, nem tive aro 29, pulei direto para as 27,5+, estou felizão com uma specialized Fuse. Ai no estradão ponho as rodas aro 29 e a bichinha me satisfaz que é uma lindeza.
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 12:51
Originalmente postado por ragnarlothbrok ragnarlothbrok escreveu:

Originalmente postado por Nicotinaman Nicotinaman escreveu:

EU FIZ O TESTE DEFINITIVO!!!
Peguei um 26, uma 27,5 e uma 29.
Coloquei as três paradas lado a lado e adivinhem, nenhuma saiu do lugar!!!
Concluo que as três tem o mesmo desempenho, o que pode mudar esse resultado é a variável "ciclista"!!!
Eu estou interessado em uma 29 porque ela mantém uma boa velocidade, apesar de não ser tão boa em retomadas, e também pela facilidade para transpor obstáculos!
Apesar de tudo, um cara com mais perna do que eu pode me deixar pra trás com uma 26, até mesmo com uma 24, no ciclismo o que manda é a perna do caboclo.
Ai podem dizer que o teste foi feito com profissionais, mas como eu vi em uma discussão acalorada em um fórum, pode ser que um ciclista tenha preferência por um determinado aro, as condições climáticas não eram as mesmas de um teste para o outro, vento etc...
Pra ter uma pesquisa 100% confiável, só com robôs pedalando em um local totalmente controlado!
O negócio então é pedalar e ser feliz, seja de 16, 20, 24, 26, 27.5, 29...

Ehe, as três tem desempenho igual, mas vc prefere a 29", LOL
Opinião interessante.

<span style="font-size: 12px;">
Originalmente postado por Nicotinaman Nicotinaman escreveu:

</span>
<span style="font-size: 12px;">Eu estou interessado em uma 29 porque ela mantém uma boa velocidade, apesar de não ser tão boa em retomadas, e também pela facilidade para transpor obstáculos!</span>
<span style="font-size: 12px;">
</span>
<span style="font-size: 12px;">Certo, já tinha ouvido isso. Então +2 ponto positivos -1 ponto negativo = +1 ponto positivo.</span>
<span style="font-size: 12px;">
</span>

Como eu disse, as três tem o mesmo desempenho sem um ciclista em cima!!!
Cada uma delas tem seus pontos positivos e negativos, se você começar a acompanhar essas discussões vai ficar maluco! O pessoal usa os profissionais que andam com determinado aro, ai vem os caras e dizem que eles só a andam com aro x porque é ordem do patrocinador, etc, etc...
A 29 mantém uma boa velocidade, mas a 26 é melhor em retomadas, já vi gente dizendo que a 26 é melhor pra subir, mas que a 29 é melhor pra descer, também dizem que a 29 não é boa em trechos mais técnicos por causa do seu tamanho avantajado e por ai vai, no meio disso, o pessoal das 27,5 dizendo que esse modelo é o melhor dos dois mundos!
Essa discussão não tem fim, todas tem prós e contras, o negócio é pesar os dois e escolher o melhor para o seu uso.

Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 13:17
De novo essa discussão?

Comprovadamente a melhor é a 29, se não o Nino, Avancini e cia estariam correndo de 26...

As 27,5 se comprovaram a pior dos dois mundos... Mas as 27,5+ ou Plus, tem se mostrado boas em trechos técnicos devido aos pneus maiores, mas aqui temos uma curiosidade, os pneus 27,5+ tem quase o mesmo diâmetro das 29, ou seja, são Bikes 29 com pneus largos...

A diferença para amadores é imensurável, a amostragem de um estudo teria que ser muito grande, visto que há diferentes níveis de atletas amadores, tem os pebas, fracos, forte do fraco, forte, bruto  galáticos e alienígenas kkkkkk...

Não há mais Bikes novas com componentes tops no tamanho 26...

Se você trocar de bike, pode ser que perceba uma diferença de poucos segundos no seu segmento de strava... Não espere que vai marcar o kon feito por um galático, por o que menos importou para marcar aquele tempo foi o tamanho da roda, mas sim seu desempenho físico...

Editado por rafael_rtg - 23 Mar 2017 as 15:39
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 13:26
Voltar ao Topo
DanPas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Ago 2016
Indaiatuba
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DanPas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 13:56
Eu tinha uma 27.5 e agora uma 29. No primeiro pedal ja senti muita diferença. Não posso afirmar que foi exclusivamente pelo tamanho das rodas, mas sim pelo equipamento ser superior. Hoje o mercado é dominado pelas 29, encontra-se 26 top usada a preço de banana ai vai do gosto e bolso de cada um...
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 13:59
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

melhor é aro 27,5+ 

Também acho! LOLTongue

Ao menos pra mim é. Não estou nem aí se é mais rápida, pois o que importa é chegar, e com segurança. E ela me faz sentir seguro. A diferença na velocidade a gente tira nas pernas. Amigos esperam um ao outro em um pedal em grupo.



poxa cara, nem tive aro 29, pulei direto para as 27,5+, estou felizão com uma specialized Fuse. Ai no estradão ponho as rodas aro 29 e a bichinha me satisfaz que é uma lindeza.

Também não comprei a 29"

Antes de comprar minha segunda bike, experimentei uma 29" e achei meio desajeitada e queixo duro. Minha referência de agilidade era/é uma aro 26". Logo não me senti bem. Quando fiz o mesmo teste em uma 27.5 (GT Avalanche), eu encontrei o "poder" de uma circunferência maior aliado à agilidade de uma roda menor. Me sinto bem confortável, por isso minha opção.

* Acho que meu quadro não suporta 29". A não ser que coloque pneus bem baixos. Atualmente tem um Continental X-King 2.2. Alto pra caramba.


Originalmente postado por ragnarlothbrok ragnarlothbrok escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

melhor é aro 27,5+ 

Também acho! LOLTongue

Ao menos pra mim é. Não estou nem aí se é mais rápida, pois o que importa é chegar, e com segurança. E ela me faz sentir seguro. A diferença na velocidade a gente tira nas pernas. Amigos esperam um ao outro em um pedal em grupo.

Faz sentido. Tem questão de segurança também. Pelo que entendi na 29 vc se sente menos seguro? na sua opinião...

Sim. Mas isso é uma opinião pessoal de um amador que não compete. Wink


Editado por _danielcorrea - 23 Mar 2017 as 14:00
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 14:19
Quando eu andava de 26 tinha um percurso de 100km que eu costumava fazer em 15horas 37 minutos e 23 segundos , quando eu peguei a 29 ... nuooosssa mano é outro mundo , passei a fazer esse percurso em 47 minutos , cheguei a velocidade máxima de 230km/h , até bati um gol quadrado com 3kiliemei numa arrancada de farol , o único que conseguiu me passar foi um uno com escada , mais as curvas ficam na faixa de 3.5G de aceleracao lateral , com a 26 eu chego a 8G então ela é melhor em circuitos como a pista de mônaco de f1.
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 14:39
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

E se quer estudos...

http://www.praquempedala.com.br/blog/teste-cientifico-mostra-que-roda-29-e-mais-rapida-que-a-26-e-275/

Eu já li isso, mas da uma olhada na briga, quer dizer, nos comentários dessa matéria, lá ninguém se entende também!!!
Uns dizem que aro tal é melhor, outros dizem que o estudo é tendencioso, outros dizem que os atletas pro estão de 29 por força dos patrocinadores, outros dizem que isso é obra dos illuminati que querem todos de aro 29, pois a energia gerada vai abrir os portais para uma nova era, etc, etc...
No fundo é questão de gosto, mas como todos sabemos, a indústria também gosta inventar "necessidades", li sobre isso aqui no fórum mesmo, num tópico sobre uma atualização dos grupos Shimano.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:08
Cara tem questão de marketing? Tem sim e muito, porem o marketing só é eficaz se aliado a resultados e desempenho, não adianta as empresas apelarem e falarem que as 29 são melhores se isso não é mostrado nas provas pelo mundo a fora....

Hoje a tecnologia evoluiu muito, temos computadores, softwares, medidores de potencia, rolos digitais, tuneis de vento e o diabo a quatro para obter os melhores números...  Então não, as 29 não são apenas marketing, o que não quer dizer que as empresas não se aproveitaram disso para ganhar dinheiro...

Originalmente postado por Nicotinaman Nicotinaman escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

E se quer estudos...

http://www.praquempedala.com.br/blog/teste-cientifico-mostra-que-roda-29-e-mais-rapida-que-a-26-e-275/

Eu já li isso, mas da uma olhada na briga, quer dizer, nos comentários dessa matéria, lá ninguém se entende também!!!
Uns dizem que aro tal é melhor, outros dizem que o estudo é tendencioso, outros dizem que os atletas pro estão de 29 por força dos patrocinadores, outros dizem que isso é obra dos illuminati que querem todos de aro 29, pois a energia gerada vai abrir os portais para uma nova era, etc, etc...
No fundo é questão de gosto, mas como todos sabemos, a indústria também gosta inventar "necessidades", li sobre isso aqui no fórum mesmo, num tópico sobre uma atualização dos grupos Shimano.
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:18
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Cara tem questão de marketing? Tem sim e muito, porem o marketing só é eficaz se aliado a resultados e desempenho, não adianta as empresas apelarem e falarem que as 29 são melhores se isso não é mostrado nas provas pelo mundo a fora....

Hoje a tecnologia evoluiu muito, temos computadores, softwares, medidores de potencia, rolos digitais, tuneis de vento e o diabo a quatro para obter os melhores números...  Então não, as 29 não são apenas marketing, o que não quer dizer que as empresas não se aproveitaram disso para ganhar dinheiro...

Não foi eu que disse que é só marketing, até porque não acho que seja!
O que estou querendo dizer é que a questão é mais de adaptação do que outra coisa, se um cara não se sentir bem em cima de uma 29, não tem pesquisa que faça ele melhorar o desempenho! Mas se o cara sai de uma 26, e "encaixa" em uma 29, ele nunca mais volta, como já vi centenas de relatos...
Acho que independente de qualquer pesquisa, o camarada tem que testar a bike e vê como se sente.
Tem muita gente falando que as 26 vão acabar, não creio, acho que diminuir sim, mas acabar não, se acabar a indústria vai perder muito, tem muita gente que não se sente segura sem cima de uma 29, será que a indústria vai abrir mão desses clientes?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:23
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

forte do fraco


Esse é o famoso "em terra de cego, quem tem um olho é rei." LOLLOL
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:25
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

* Acho que meu quadro não suporta 29". A não ser que coloque pneus bem baixos. Atualmente tem um Continental X-King 2.2. Alto pra caramba.



Se puser o Race King 2.2 ao lado, vai parecer que o X-King é baixo.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:27
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Quando eu andava de 26 tinha um percurso de 100km que eu costumava fazer em 15horas 37 minutos e 23 segundos , quando eu peguei a 29 ... nuooosssa mano é outro mundo , passei a fazer esse percurso em 47 minutos , cheguei a velocidade máxima de 230km/h , até bati um gol quadrado com 3kiliemei numa arrancada de farol , o único que conseguiu me passar foi um uno com escada , mais as curvas ficam na faixa de 3.5G de aceleracao lateral , com a 26 eu chego a 8G então ela é melhor em circuitos como a pista de mônaco de f1.

Anoas atrás lá li aqui no fórum um cara dizer que fazia o percurso em 1:30 e com 29 baixou para 1 hora. kkk

Só se o cara saiu de uma Monark Ranger single e foi para uma 29 de 9kg. Aí não vale a comparação só com tamanho de roda.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:36
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Cara tem questão de marketing? Tem sim e muito, porem o marketing só é eficaz se aliado a resultados e desempenho, não adianta as empresas apelarem e falarem que as 29 são melhores se isso não é mostrado nas provas pelo mundo a fora....

Se fosse só marketing por que os determinados produtos sumiram do mercado?

-Shimano fly by air;
-Rapid Fire para bar ends;
-Bar ends;
-Protetores de câmbio;
-rodas tipo Tioga Disk Drive;
-pedais de elastômero tipo Tioga H.O.;
-pedivelas de 2 velocidades Truvativ Hammerschmidt;
-mesa com suspensão
-quadros estilo Zipp
-rodas 650C
-Shimano Dual Control para MTB
-câmbio invertido Shimano
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:43
Originalmente postado por ragnarlothbrok ragnarlothbrok escreveu:

Na experiência de vocês, isso faz sentido? Se você é iniciante e pretende comprar uma bike nova, vale a pena comprar uma 29? levando em conta que o preço é mais salgado.
Compre o que seu bolso pode pagar. Se você puder comprar uma 29 top, não pense duas vezes, as vantagens sobre a 26 são inquestionáveis, só quem já andou numa pra saber. Mas se seu bolso só lhe permite comprar uma 29 de entrada, aí a coisa muda de figura. Nesse caso eu preferiria comprar uma 26 top usada. 
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:43
kkkkkk....

Quem quiser saber mais das fases ciclísticas.... Pebas, Fracos, Forte do Fraco, Fortes, Brutos...kkkkkkk

https://www.youtube.com/watch?v=6c22sevmIBk
https://www.youtube.com/watch?v=vxpGeXN1s80

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

forte do fraco


Esse é o famoso "em terra de cego, quem tem um olho é rei." LOLLOL
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:49
Exatamente, ai temos vários exemplos que o Marketing não sustentou essas tecnologias, que se mostraram ineficazes, seja por questão de desempenho, manutenção, durabilidade ou porque o mercado realmente não os abraçou.... Agora as 29 já estão ai desde 2009, 2010, com um boom nos últimos 05 anos....

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Cara tem questão de marketing? Tem sim e muito, porem o marketing só é eficaz se aliado a resultados e desempenho, não adianta as empresas apelarem e falarem que as 29 são melhores se isso não é mostrado nas provas pelo mundo a fora....

Se fosse só marketing por que os determinados produtos sumiram do mercado?

-Shimano fly by air;
-Rapid Fire para bar ends;
-Bar ends;
-Protetores de câmbio;
-rodas tipo Tioga Disk Drive;
-pedais de elastômero tipo Tioga H.O.;
-pedivelas de 2 velocidades Truvativ Hammerschmidt;
-mesa com suspensão
-quadros estilo Zipp
-rodas 650C
-Shimano Dual Control para MTB
-câmbio invertido Shimano
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:51
No plano rodas maiores tem um vantagem, eu rodo de 26 a 10 anos e é perceptível como os rodões giram mais, mas não é o fim do mundo não, a diferença é perfeitamente compensável na perna. Morro acima fica mais difícil dizer, as pernas mandam muito mais que as rodas nessa situação. Morro a baixo é técnica, o ciclista também conta muito mais que a roda. Logo o ciclista ainda é fator determinante pro desempenho da bike, se vc é bom não vai ser uma roda maior que vai te incomodar.

Mas uma coisa é fato, se o cara tem uma 26 com bons pneus e rodas everest por exemplo, e troca por uma 29 com pneu simples e roda standard, a 26 tende a andar mais. Itens como peso e rolagem ainda contam muito pro desempenho. Tanto que nem penso em trocar minha 26, pegar uma 29 equivalente sairia uma pequena fortuna.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 15:58
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Pessoal., aproveitando o assunto:

pra quem usa a bike na cidade, vocês poderiam me apontar algum link que compara 26 e 29? Ou até mesmo compartilhar a experiência de vocês?

Eu uso a bike pra ir e voltar do serviço e tem horas que o trânsito tá fluindo e é ruim não acompanhar os carros :S

Rodas quanto maior mais elas giram no asfalto, tanto que as estradeiras usam rodas 700c. Mas pra transito urbano acho mais interessante uma hibrida com garfo rígido. Se colocar umas rodas 29 boas, tipo uma vzan da vida, um pneu 700x28 bom, vai rodar bem pra caramba, principalmente em altas velocidades. Algumas pessoas fazem isso com bikes 26 também, porem ai é na base da gambiarra, mas não costuma ficar ruim.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 16:34
A 26 e a 650 são as piores e pronto!!! rsrs Sem discusão!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 16:56

Não vou nem entrar no mérito de que quando se questionam qual tamanho de roda é mais rápido, estão considerando com o MESMO ciclista. Logo não adiantam argumentações sem embasamentos dizendo que com 26 ganhou do fulano com 29, nem outras dizendo que o que importa é ser feliz, pois a pergunta foi clara: Qual é mais rápida? Assim acaba com a dubiedade de outros tópicos onde perguntava qual era melhor, pois agora trocaram a palavra “melhor” pela expressão “mais rápida”.

E tem razão quem disse que deveria ser testada por robôs, tenho o link aqui onde testaram as bikes num simulador (software), onde se aplicavam a mesma potência para ambas as rodas, consideravam-se o mesmo tipo de piso, inclinação e peso de ciclista, sendo que as variáveis diferentes eram o peso, onde colocavam 1,5kg a mais para as 29 (hoje em dia essa diferença é bem menor entre uma 29 e uma 27,5, já que 26 não existe mais e pode ser checado facilmente no site da Scott que é uma das poucas que informam peso e que fabricam bikes idênticas nos 2 tamanhos), a resistência ao rolamento que é menor nas 29 e a distribuição de peso das rodas que nas 29 se concentra mais longe do centro (eixo). Logo, a massa maior e a concentração de massa mais distante do eixo prejudica as 29 e a menor resistência a rolagem ajuda, sendo que na simulação também tinham trechos irregulares onde o maior diâmetro da 29 ajudava. No fim a 29 ganhou, já que no cronômetro as vantagens superaram as desvantagens. Pelo que lembro, foi 2% mais rápida, mas numa prova com ciclistas muito iguais, isso é a diferença entre ganhar a Copa do Mundo ou não. Fizeram teste semelhante simulando uma bike rígida, uma com garfo com suspensão e uma FS. Com plano, subida e descida, sendo cada um desses trechos com partes lisas e irregulares. Consideraram a HT sendo 500g mais pesada que a 100% rígida e a FS sendo 1,5kg mais pesada que a rígida e 1kg mais pesada que a HT. Consideraram também que a FS tinha 70% de anti-squat. Nos trechos de piso liso, a 100% rígida venceu com um tempo ínfimo frente a HT que por sua vez ganhou por muito pouco da FS e depois essas posições se inverteram no trecho com piso irregular, sendo que no piso irregular as diferenças de tempo foram bem maiores fazendo com que na soma dos tempos em todo tipo de piso, as FS fossem rápidas que a HT e por último ficasse a 100% rígida. Ou seja, com robôs, onde não tem a variável humana, a FS é mais rápida, mas o próprio desenvolvedor do software advertiu que esse teste entre HT, FS e 100% rígida não é real, pois considera a potência aplicada de x W, mas de forma como se o ciclista estivesse sentado, considerando somente a transferência de massa do ciclista para traseira a cada pedalada e que não tinha como simular um ciclista em pé e isso poderia fazer com que a HT e a FS fizessem tempos na vida real muito mais próximos, já que de pé a FS consumiria mais potência do ciclista e a HT passaria mais facilmente por obstáculos com o jogo de corpo do ciclista. Depois de noite se eu achar o link eu posto.

Nessas simulações entre 26, 27,5 e 29 e HT, FS e 100% rígida, ele considerou velocidade constante, fato que fez com a massa maior das 29 só influenciasse de forma efetiva nas subidas e piorasse muito pouco a resistência ao rolamento. Então depois ele fez uma simulação com um trecho de freada e posterior aceleração, onde a 29 teria prejuízo e no final da soma dos tempos entre diversos pisos e inclinações, a 29 ganhou novamente, chegando-se a conclusão que a menor resistência ao rolamento e facilidade de transpor terrenos irregulares se sobressaiu perante suas desvantagens de maior massa e concentração de massa mais distante do eixo.

Isso tudo lembrando que diferença de frenagem é insignificante entre uma 26 e 29. Imagine um ciclista de 70kg com uma 26 de 8kg e um ciclista de 70kg com uma 29 de 9,5kg. Dá 1,9% de diferença entre elas. E hoje em dia a diferença é menor do que 1,5kg. Considerando que a potência de frenagem é enorme perante a potência do ciclista, esse fato de frenagem é desprezível. E só deve ter sido colocado na tal simulação para que pudesse ser analisada a posterior retomada de velocidade. Lembrando que para uma mesma velocidade linear (m/s ou km/h), a 29 estará girando em menor rpm, ou seja, em menor velocidade angular em rad/s ou º/s. Então a única desvantagem da 29 é a maior massa geral da bike em si e a distribuição da massa das rodas mais longe do eixo (raio maior). E nos testes provou que a menor resistência ao rolamento e maior capacidade de transpor obstáculos superam as desvantagens.

No mais, parte de marketing, já foi dito acima que se o produto não for bom, não se firma no mercado, pode ter um boom inicial, mas não se estabelece, assim como citei vários produtos que sumiram do mercado. No mesmo pensamento, é óbvio que um ciclista vencendo é um marketng muito melhor para o fabricante do que o mesmo apenas usando um tal equipamento e ficando em 10º lugar. Então eles estão lá para vencer e estão usando o que for mais rápido, ou alguém na F1 vai usar algum tipo de equipamento por marketing e não por performance? Aliás, McLaren já está com receio de perder patrocinadores.

E no fim, lembrando que 29 está no mercado mais de 2/3 de tempo que a 26 está ou esteve, já que foi extinta no setor de bikes de performance. São mais de 2 décadas de moda? Acho que não. Posto isso acima, é óbvio que não tem como atualmente adquirir uma 26 nova que seja top, pois não existe mais.

Correndo por fora as 27,5 que foram lançadas como tendo a vantagem das 26 e 29. Tinha a vantagem da roda grande da 29 e a vantagem da agilidade da 26. O que soa infantil, pois da mesma forma que tem as vantagens das 2, pode ter a desvantagens das 2 sob outra ótica. Pode ter a desvantagem da roda pequena da 26 junto com a desvantagem da falta de agilidade das 29. E quem andou de 27,5 sabe que ela é muito mais parecida com a 26 do que com a 29.

Agora de que forma uma bike vai ser mais rápida que outra por ser “mais ágil”? Difícil mensurar. Até por que, o que seria tal agilidade? Seria um entre-eixos mais curto em 2cm? Se fosse isso, por que então estão aumentando o entre-eixos a cada ano que passa? Se realmente existir um single onde isso seja vantagem, então ele seria estreito a tal ponto que seria melhor usar um guidão de 560mm das extintas 26 e não um guidão atual de 760mm até 820mm. Se a tal agilidade se referir ao trail, então não estariam a cada ano diminuindo mais e mais o ângulo da caixa de direção. 



Editado por Fabio - 23 Mar 2017 as 17:23
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 16:57
Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

A 26 e a 650 são as piores e pronto!!! rsrs Sem discusão!!!

Daqui a pouco a indústria lança as 32!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 16:57
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Exatamente, ai temos vários exemplos que o Marketing não sustentou essas tecnologias, que se mostraram ineficazes, seja por questão de desempenho, manutenção, durabilidade ou porque o mercado realmente não os abraçou.... Agora as 29 já estão ai desde 2009, 2010, com um boom nos últimos 05 anos....

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Cara tem questão de marketing? Tem sim e muito, porem o marketing só é eficaz se aliado a resultados e desempenho, não adianta as empresas apelarem e falarem que as 29 são melhores se isso não é mostrado nas provas pelo mundo a fora....

Se fosse só marketing por que os determinados produtos sumiram do mercado?

-Shimano fly by air;
-Rapid Fire para bar ends;
-Bar ends;
-Protetores de câmbio;
-rodas tipo Tioga Disk Drive;
-pedais de elastômero tipo Tioga H.O.;
-pedivelas de 2 velocidades Truvativ Hammerschmidt;
-mesa com suspensão
-quadros estilo Zipp
-rodas 650C
-Shimano Dual Control para MTB
-câmbio invertido Shimano

Estão a muito mais tempo no mercado.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 16:59
Originalmente postado por Nicotinaman Nicotinaman escreveu:

Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

A 26 e a 650 são as piores e pronto!!! rsrs Sem discusão!!!

Daqui a pouco a indústria lança as 32!!!

Já tem 36 com roda e pneu de monociclo. 

Aro super pesado, pois 1 único aro tem que sustentar o peso do monociclista inteiro. Já em bike se divide o peso entre 2 rodas. Mas a Alex Rims tem um modelo de aro em 27,5, 29 e 36.


Editado por Fabio - 23 Mar 2017 as 17:16
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 17:24
Essa matéria não é recente, mas acho legal dar uma olhada pelo nível dos caras que responderam!
Foram feitas três perguntas:

1º – No ano passado Jaroslav Kulhavy ganhou todas as principais provas de MTB XC do mundo com uma bike aro 29, você acha que essas bikes são mais rápidas?

2º – Neste ano a maioria dos grandes ciclistas do Brasil já estão usando as aros 29, você acha que é uma nova tendência e que logo as 29 serão maioria?

3º – Você tem mais algo a dizer sobre as 29?

Esses são os caras que responderam: Henrique Avancine, Edvando Souza Cruz, Gustavo Ricardo Santos, César Moura, Douglas José Luis Neto e Edicarlos Oliveira Rosinha.

Leiam e tirem suas conclusões!
https://mocradical.wordpress.com/2012/02/23/aro-26-ou-29-qual-e-a-melhor/
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 17:28
Complementando meu texto acima, onde fiquei devendo o peso das bikes atuais. Lembrando que nas simulações que citei, consideravam as 29 como 1,5kg mais pesadas.



29 Scott Scale RC 900 SL = 8,6kg sem pedais
27,5 Scott Scale RC 700 SL = 8,5kg sem pedais 


INCRÍVEIS 100g de diferença

Com mais 300g de pedais e cilcista de 70kg fica 78,9kg para 29 e 78,8kg para 27,5 = 0,1%.



Obs.: 
1- Com pedais em percentagem a diferença cai, pois os pedais são iguais para ambas;
2- Não existe mais 26, mas quando tinha a Scott declarava peso muito mais próximo entre 26 e 27,5 do que 27,5 e 29, sendo que os quadros tinham peso realmente iguais. Logo mesmo se comparasse a 29 com 26 no lugar da 27,5, não mudaria nada.


Editado por Fabio - 27 Mar 2017 as 12:31
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 17:32
Tenho salvo no computador em casa onde dizem que o ser humano só percebe diferenças de mais de 5%, seja lá de qual tipo seja.

Diferença de temperatura do ar, da água, de intensidade sonora, pressão na pele, força necessária para realizar algum trabalho, etc. 

Com isso dá para duvidar, e MUITO de quem diz perceber certas diferenças.

Assim como sempre achei estranho pessoa dizerem que sentiram uma diferença de rigidez entre usar garfo 1" 1/8 e outro cônico. Eu não tenho esse tipo de sensibilidade a flor da pele.

Se 29 é marketing, o que seria então aumentar 2mm num eixo, 3mm numa caixa de direção, 4mm aqui, 5mm acolá, etc.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 10>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X