Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 26" de Carbono por uma 29" Alumimio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


26" de Carbono por uma 29" Alumimio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 26" de Carbono por uma 29" Alumimio
    Postado: 02 Set 2014 as 11:37
Blza galera...

To na dúvida em trocar minha bike 26" de carbono 9 kg por uma 29" de alumio uns 13 a 14 kg e todos componentes muito inferior a minha 26"...

Será que o rendimento é tão superior assim de uma 29" mesmo o comparativo Aluminio x Carbono??

Tudo que li sobre assunto diz que a 29 " bem melhor... 

Inclusive nesse blog abaixo fala sobre o assunto.


http://campabikers.wordpress.com/2011/02/28/aro-26-ou-aro-29-qual-e-a-melhor-bike/
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
jeanbb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Joinville
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanbb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 14:05
Originalmente postado por giroleve giroleve escreveu:

Blza galera...

To na dúvida em trocar minha bike 26" de carbono 9 kg por uma 29" de alumio uns 13 a 14 kg e todos componentes muito inferior a minha 26"...

Será que o rendimento é tão superior assim de uma 29" mesmo o comparativo Aluminio x Carbono??

Tudo que li sobre assunto diz que a 29 " bem melhor... 

Inclusive nesse blog abaixo fala sobre o assunto.


http://campabikers.wordpress.com/2011/02/28/aro-26-ou-aro-29-qual-e-a-melhor-bike/

Cara, haja por si mesmo e não por influencias de outros. 26er roda tão bem quanto 29er, acho que não vale a pena trocar essa sua bike pra uma 29 com 13,14kg é um passo pra traz, vc vai demorar pra se acostumar. 
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 15:13
Não sei como é o seu tipo de pedal, mas vou me basear no meu caso: eu sou baixo, uso uma bike 26 small, full suspension (giant anthem x1, garfo 120mm) e não trocaria tão cedo por uma 29.
primeiro que pra pegar uma 29 full de 11kg é uma grana muito alta.
segundo que eu gosto muito da agilidade da bike 26, uso muito "bunnyhop" na trilha e a 26 é ótima pra isso. Com a 29 é complicado, já testei com a 29 de um amigo e a bike gruda no chão e não sai. eu que também dou meus rolés de BMX me sinto dirigindo um caminhão numa 29.

Então  saiba que mesmo se pegar uma 29 na trilha vai perder agilidade se gosta de "brincar" na trilha. mas como ela tem menor perda de velocidade em terrenos acidentados e consegue manter bem a velocidade no plano, pro XC competitivo ela vai muito bem.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
JAMPA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2013
Pelotas-RS
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JAMPA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 15:20
1ª pergunta: qual sua bike 26 e qual a 29 pretendida?
Se vc tem uma 26 de carbono, de marca boa (spz, scott, cannondale, etc) pesando 9 kg, trocar por uma 29, mesmo de marca, pesando 13 ou 14 kg, te garanto, nas subidas vc vai sofrer. Eu troquei minha 26 por uma full spz que pesava mais ou menos 2,5 kg a mais. Nas descidas, era melhor, mas nas subidas não. E eu sempre defendi as 26, mas troquei por uma F29 que pesa 10,4 kg, que com uns upgrades simples ficará na casa dos 9,5, 9 Kg, mesmo peso da minha 26. No mundial master em Camboriú ano retrasado, eu e um amigo falamos com um lojista que foi bem claro: se a tua 29 vai ter de 10 kg para baixo, vai para a 29. Agora, se ela vai pesar de 11 kg para cima, fica com a tua 26. E tem outra coisa: eu me acertei com a 29 (F29) porque tenho 1,83, e tenho um cavalo elevado. Na europa, eles estão recomendando as 29 para quem tem 1,80 para cima, abaixo disso, eles recomendam a 27,5. Vc já pensou nessa hipótese? Lí em um site, sobre as relaçoes para as 29, e um cara falou que numa 29 com 24x38 com cassete 11x36, quando vc coloca 24x36, vc gasta 15% a mais que uma relação 22x36 em uma bike 26. Espero ter ajudado.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 15:28
Originalmente postado por JAMPA JAMPA escreveu:

1ª pergunta: qual sua bike 26 e qual a 29 pretendida?
Se vc tem uma 26 de carbono, de marca boa (spz, scott, cannondale, etc) pesando 9 kg, trocar por uma 29, mesmo de marca, pesando 13 ou 14 kg, te garanto, nas subidas vc vai sofrer. Eu troquei minha 26 por uma full spz que pesava mais ou menos 2,5 kg a mais. Nas descidas, era melhor, mas nas subidas não. E eu sempre defendi as 26, mas troquei por uma F29 que pesa 10,4 kg, que com uns upgrades simples ficará na casa dos 9,5, 9 Kg, mesmo peso da minha 26. No mundial master em Camboriú ano retrasado, eu e um amigo falamos com um lojista que foi bem claro: se a tua 29 vai ter de 10 kg para baixo, vai para a 29. Agora, se ela vai pesar de 11 kg para cima, fica com a tua 26. E tem outra coisa: eu me acertei com a 29 (F29) porque tenho 1,83, e tenho um cavalo elevado. Na europa, eles estão recomendando as 29 para quem tem 1,80 para cima, abaixo disso, eles recomendam a 27,5. Vc já pensou nessa hipótese? Lí em um site, sobre as relaçoes para as 29, e um cara falou que numa 29 com 24x38 com cassete 11x36, quando vc coloca 24x36, vc gasta 15% a mais que uma relação 22x36 em uma bike 26. Espero ter ajudado.

sinceramente, eu acho que trocar 26 pra 27.5 trás um ganho ínfimo perto do dinheiro que vai gastar numa bike desse nível.

se vc for um cara grande, economiza e vai logo pra uma 29 no nível da sua. Se é um cara pequeno acho bobagem crescer a roda só pra ficar "na moda". Agora, se você é pequeno e está pensando em competições, aí sim acho que valeria a pena uma 27.5.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
shimono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:493
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shimono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 16:06
Digo por mim, eu não vou trocar a minha 26. 1 porque já acostumei, 2 porque o ganho não é tão, 3 porque nunca vou ser um atleta de alto rendimento para valer a pena todo este investimento, prefiro colocar um jogo de roda melhor ou uma suspensão melhor
Giant XTC - SLX/XT - Manitou Sliver 100mm - Shimano MT15
usuario strava http://app.strava.com/athletes/651148
Voltar ao Topo
remela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2014
Brasil
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar remela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 17:47
Originalmente postado por giroleve giroleve escreveu:

Blza galera...

To na dúvida em trocar minha bike 26" de carbono 9 kg por uma 29" de alumio uns 13 a 14 kg e todos componentes muito inferior a minha 26"...

Será que o rendimento é tão superior assim de uma 29" mesmo o comparativo Aluminio x Carbono??

Tudo que li sobre assunto diz que a 29 " bem melhor... 

Inclusive nesse blog abaixo fala sobre o assunto.


http://campabikers.wordpress.com/2011/02/28/aro-26-ou-aro-29-qual-e-a-melhor-bike/
 
A Julie Bresset, campeã olímpica e mundial acha a 26 melhor, só mudou para a 650b por obrigação.
 
Veja como anda uma 26 contra 40 aro 29. http://www.youtube.com/watch?v=oaBbMEHBUBU - https://www.youtube.com/watch?v=oaBbMEHBUBU
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 21:50
Originalmente postado por JAMPA JAMPA escreveu:

1ª pergunta: qual sua bike 26 e qual a 29 pretendida?
Se vc tem uma 26 de carbono, de marca boa (spz, scott, cannondale, etc) pesando 9 kg, trocar por uma 29, mesmo de marca, pesando 13 ou 14 kg, te garanto, nas subidas vc vai sofrer. Eu troquei minha 26 por uma full spz que pesava mais ou menos 2,5 kg a mais. Nas descidas, era melhor, mas nas subidas não. E eu sempre defendi as 26, mas troquei por uma F29 que pesa 10,4 kg, que com uns upgrades simples ficará na casa dos 9,5, 9 Kg, mesmo peso da minha 26. No mundial master em Camboriú ano retrasado, eu e um amigo falamos com um lojista que foi bem claro: se a tua 29 vai ter de 10 kg para baixo, vai para a 29. Agora, se ela vai pesar de 11 kg para cima, fica com a tua 26. E tem outra coisa: eu me acertei com a 29 (F29) porque tenho 1,83, e tenho um cavalo elevado. Na europa, eles estão recomendando as 29 para quem tem 1,80 para cima, abaixo disso, eles recomendam a 27,5. Vc já pensou nessa hipótese? Lí em um site, sobre as relaçoes para as 29, e um cara falou que numa 29 com 24x38 com cassete 11x36, quando vc coloca 24x36, vc gasta 15% a mais que uma relação 22x36 em uma bike 26. Espero ter ajudado.

Blza JAMPA...
Minha Bike 26" é a Trust Thor Carbon 1.300 kg o quadro... a pretendida tbm é m quadro Trust Inspirar 1.900 kg...  tenho 1,70 de altura mas com o cavalo de 82 cm... já testei uma 29 de carbono tbm, mas só em asfalto, de fato apanhei da bike nas subidas, senti bom rendimento nas partes mais planas... mas meu amigo que estava com minha bike 26" levou vantagem chegando na frente...
Vou testar uma 29 caloi elite 14 kg nesse próximo sábado em trilha pra ver como me sinto. 
No momento não tenho dim dim para montar outra de carbono, e mesmo comprando a 29" vou ficar com a 26" de carbono. Pensei em uma 27'5 tbm, mas não sei se teria alguma vantagem significativa com relação a 26"...
Você ajudou muito sim JAMPA...Muito obrigado
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 21:56
Só troca se for por uma quase igual ou superior, tipo uma Elite Carbon ou uma GT Zaskar carbon.
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 21:56
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Não sei como é o seu tipo de pedal, mas vou me basear no meu caso: eu sou baixo, uso uma bike 26 small, full suspension (giant anthem x1, garfo 120mm) e não trocaria tão cedo por uma 29.
primeiro que pra pegar uma 29 full de 11kg é uma grana muito alta.
segundo que eu gosto muito da agilidade da bike 26, uso muito "bunnyhop" na trilha e a 26 é ótima pra isso. Com a 29 é complicado, já testei com a 29 de um amigo e a bike gruda no chão e não sai. eu que também dou meus rolés de BMX me sinto dirigindo um caminhão numa 29.

Então  saiba que mesmo se pegar uma 29 na trilha vai perder agilidade se gosta de "brincar" na trilha. mas como ela tem menor perda de velocidade em terrenos acidentados e consegue manter bem a velocidade no plano, pro XC competitivo ela vai muito bem.

blza TheLittle...
Eu uso a minha mais em estradões, treinos e competições. Deixo muitos de 29" mas não sei se estão no mesmo nivel de pedal que eu, ou se de fato é a bike deles mais pesada. Contra partida os 10 primeiros da minha categoria 35 - 40 anos, usam 29", e logo nos primeiros km que em geral é plano, já me deixam. Consigo me defender entre os 10 primeiros nas competições, onde em geral da entre 80 a 100 ciclistas na minha categoria. Mas penso se tivesse com a 29" talvez poderia brigar mas na frente, sei lá..
tbm tem atletas de ponta que ainda usam 26" mesma marca da minha bike Trust Thor CArbon que ganha das 29"...  ai fico na duvida, seria pernas, ou a bike de fato ,....
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
JAMPA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2013
Pelotas-RS
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JAMPA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2014 as 08:57
Valeu cara, fico feliz de ter ajudado. De fato, as 29 no plano são superiores às 26, mas nas subidas, se forem muito pesadas não adianta nada. Pela descrição, tens uma baita bike, junta uma grana e compra uma top, afinal somos amadores, não temos essa necessidade de ganhar tudo, pois vivemos para isso, e não disso. Eu estou feliz com a minha 29 atual, pois está na casa dos 10,4 kg, mas se ela tivesse 13, 14 kg, não sairia da minha 26 com 10,2. Dá uma olhada nas cannondale, ela está entrando forte no mercado nacional, tem loja que parcela em até 10 vezes. A F29 3 está na casa dos 13.000,00, nas subida não senti diferença em relação à minha Gary Fisher 26. Tenho 47 anos, já falei pra patroa (que também comete, tem 1,55 de altura e corre com uma 26 top que pesa 8,5 Kg)que daqui alguns anos (talvez quando estiver com 55 anos) vou parar com as competições (vou parar de treinar forte, só vou participar) e começar a fazer passeios longos, curtindo a paisagem. Aí, acho que vou trocar minha 29 por uma full 27,5. Abração.
Voltar ao Topo
Rafhaway Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2014
Campo Grande -
Offline
Mensagens:288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafhaway Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2014 as 09:37
Não faria nunca essa troca, olha o tanto de peso a mais que vai ter que empurrar nas subidas, vai dar muita diferença.  
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2014 as 10:03
Não vale a pena mesmo. A diferença não é tão grande pra compensar tanto peso. Acredito que só nos estradões você teria algum ganho, que seria bem inferior ao prejuízo morro a cima.

O ideal, como a galera já disse, é esperar, juntar mais uma grana e pegar uma 29er a baixo dos 10kg.
Voltar ao Topo
Vitor Lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Out 2005
São Bernardo do Campo - São
Offline
Mensagens:354
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2014 as 18:27
Pular da 26 pra 29 Ok, realmente vc vai ter ganhos significativos e tudo depende da sua pedalada. E se realmente vc está querendo trocar de bike.

Agora sair da 26 para um 27,5, sinceramente é uma besteira. Vc vai ganhar o que 3 segundos a mais ? Pra gente que é amador isso simplesmente não significa nada!

27,5 só se for pra comprar uma bicicleta nova.
Voltar ao Topo
Omega Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2011
SSA
Offline
Mensagens:303
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Omega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2014 as 04:07
Eu particularmente não trocaria,primeiro pq vc tem uma bike de qualidade muito mais leve do que a vc vai adquirir.Como já falaram aqui,se for de 10kg para baixo  e se vc tiver uma altura 1,78m para cima ,pode ser uma boa escolha.Levando-se em conta que ambas tem vantagens e desvantagens,pois ainda não inventaram a maquina perfeita.Concluindo.Acho que vc deve ficar com a que tem.Agora se vc pode gastar só para dizer que tem uma 29 e mostrar para os amigos,acho bobagem.A 29 na minha opinião é uma imposição  do mercado pois nas trilhas a 26 é muito mais rapida.
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2014 as 19:38
Obrigado ao JAMPA  e todos os demais por me ajudarem a sanar essa dúvida.
Vou continuar com a minha 26" de carbono msmo até poder comprar uma 29" de qualidade e baixo peso.
Mesmo assim nesse sábado vou fazer um teste em estradões com a 29" de um amigo pra sentir como é a bike. Depois ponho o relato aqui...

Por enquanto muito grato a todos..

Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
HenriqueLobo Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Tocantins
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HenriqueLobo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2014 as 23:11
O importante é a subida, portanto, quanto mais leve melhor, para descer, qualquer uma desce kkkk. Meu voto é na 26.
Voltar ao Topo
lcrevilari Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcrevilari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2014 as 08:41
Já pensou em comprar um quadro, roda e suspensão 29 e passar suas peças da 26 para a 29? É uma boa para economizar e vai manter quase o mesmo peso da atual.
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2014 as 00:42
Originalmente postado por lcrevilari lcrevilari escreveu:

Já pensou em comprar um quadro, roda e suspensão 29 e passar suas peças da 26 para a 29? É uma boa para economizar e vai manter quase o mesmo peso da atual.

É uma boa opção lcrevilari, vou estudar essa ideia.
Valeu a dica
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X