Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 24 e 36 marchas sem repetições, e sem gaps
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


24 e 36 marchas sem repetições, e sem gaps

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 24 e 36 marchas sem repetições, e sem gaps
    Postado: 13 Mai 2019 as 03:29
Bem... Vendo o post sobre o 11-50 de 9v, re-acendeu uma antiga ideia... 
Todos sabemos que o número de marchas, é de fato um certo marketing, já que existem muitas marchas repetidas com coras triplas...
Com duplas o problema ainda não é resolvido de todo, mas já melhorou muito.
E usando coroa única, veio o problema de ter menor range...

Aí veio o estalar mental... Big smileStar

Vejam esse cassete...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166452828-cassete-sunshine-9v-1150d-c-prolongador-mtb-_JM

O preço é até convidativo, mas quero ver achar câmbio pra isso... E principalmente, achar cadência... Os gap's são enormes, só vejo sentido se fossem compensados por uma troca constante de coroa, onde a menor fizesse o papel de uma reduzida de caminhão, que é uma intermediária entre a marcha X e X+1... Digamos, coroas 38-36, onde o gap fica em 10~12% na maioria do tempo:

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=34,38&RZ=11,13,16,20,24,30,36,42,50&UF=2281&TF=90&SL=2.6&UN=KMH&DV=ratio

Aliás, é uma combinação que já cogitei, para baixar custos do cassete + câmbio traseiro com menos marchas, mas mantendo uma relação bem linear para asfalto... E diferente do sistema mais usual de coroa dupla, a troca de marchas é um tanto lógica...

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=34,38&RZ=11,13,16,20,24,30,36,42,50&UF=2281&TF=90&SL=2.6&UN=KMH&DV=ratio&GR2=DERS&KB2=22,36&RZ2=11,13,15,17,19,23,21,26,30,34&UF2=2281

Me parece uma boa opção para road, e que poderia ser aplicado para outras relações... Estou inclinado a fazer a monster cross "urbana" assim.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2019 as 07:48
Esses cassetes vieram justamente pra eliminar o famigerado câmbio dianteiro. Pra que você quer exumar esse cadáver? 
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2019 as 09:51
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Os gap's são enormes, só vejo sentido se fossem compensados por uma troca constante de coroa


Nesse ponto aí já está a inviabilidade de toda a ideia.
Só funcionaria se fosse um Synchro Shift como no Di2 da Shimano, só que aí inviabiliza no preço
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2019 as 11:34

Eu uso muito a transmissão 2x9 com coroas 36-22 e cassete 11-36 (revezo com 11-34 que é mais nova e a uso com corrente nova até chegar em 0,5% de alongamento) que me atende plenamente.

Já fiz toda variação possível de coroas e cassete na busca da sua melhor combinação e fiquei na citada acima.

Eu pedalo 10.000 km por ano e é importante manter os custos em ordem, com transmissão de 9v consigo isso. Tenho outra bike com transmissão 1x11 para explorar outras ideias mas em menor frequência de uso.

Eu acho esse cassete 11-50 9v inadequado para mim pelos buracos no escalonamento de marchas. Além disso, o uso de uma coroa só vai diminuir a vida útil da transmissão pelo fato de usar muito o cruzamento coroa maior/cog maior que estressa bem o conjunto.

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2019 as 20:23
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Esses cassetes vieram justamente pra eliminar o famigerado câmbio dianteiro. Pra que você quer exumar esse cadáver? 
 

Putz... Se não tivesse MTB no nome, iria até reclamar... O mundo não se restringe a MTB...!

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

 Nesse ponto aí já está a inviabilidade de toda a ideia. 
Só funcionaria se fosse um Synchro Shift como no Di2 da Shimano, só que aí inviabiliza no preço 
 

Mais ou menos... De fato, com o eletrônico, é que ficaria interessantíssimo.
A tecnologia dos eletrônicos um dia vai baratear, isso é fato.
Aí, estamos projetando a 10~20 anos no futuro...

Todavia nem tudo se restringe ao MTB. Conhecidamente, deve levar bons anos para chegarmos ao ponto do ciclismo de estrada poder partir para uma coroa única. Contra-relógio/TT não sei se um dia vai conseguir, bastante comum o cassete 11-25, com passo de 1 dente entre 11 e 19... 


Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X