| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - 1,70 é muito pra um quadro 15?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

1,70 é muito pra um quadro 15?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mataman146 Ver Drop Down

Campina Grande
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mataman146 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: 1,70 é muito pra um quadro 15?
    Enviado: 28 Mai 2022 as 01:48
Ontem, fiz a aquisição de um quadro Caloi Explorer Pro, bem alegre a compra, saiu por 450 reais. Mas bateu a dúvida: o quadro é 15"
Outro fator é do quadro da Caloi Pro ter a geometria Sloping, onde fica menor ainda

Tenho 172cm
Cavalo: 81,9cm

Fiz aquele teste de:
Cavalo em polegadas - 14 = 18,24" (tamanho ideal de quadro segundo o cálculo)
O tamanho do quadro 15, no site da caloi diz abrangir de 1.60m-1.70m

Como estou montando o quadro, uma mesa de 100mm daria certo pra suprir o pequeno tamanho?
Usar um pedivela de 175mm daria melhor? (a que vem na configuração original é de 170mm)

Não achei na internet formas de calcular pelo Top Tube, nem oque fazer com os valores do Reach e Stack.
Não achei comparativos das medidas do reach/stack com cada altura do ciclista

Editado por Mataman146 - 28 Mai 2022 as 01:51
Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2022 as 07:47
o que vai aconetcer é que tu vai ter que colocar uma mesa bem alongada e colocar um canote bem longo para ficar melhor posicionado no fit da bike.

Se vai ficar bom, só testanto pra saber. Unica garantia é que com canote longo demais, as chances de quebra do quadro são maiores!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2022 as 12:05
Eu possuindo 1,83 na minha primeira bike, sem saber nada sobre tamanhos, comprei de um colega uma South 17, minha altura está na area de transição, um 17 dependendo do modelo serve, ou um 19 é o mais ideal.
Bom usei a bie um bom tempo com o quadro 17 mesmo, ficava ágil e tudo mais, só que precisava usar uma mesa de 90mm e tive que recuar o selim o mais para trás possível, com isso formava uma alavanca muito forte no canote, mesmo ainda restando bastante canote para dentro do quadro, com o tempo ele quebrou o quadro bem onnde prende a braçadeira, me obrigando a pegar um quadro 19. Esse sim os ajustes ficaram perfeitos.
Hoje uso um Specialized Rockhopper de 2019 tamanho L (19) e percebo que  bike está mais alongada que minha antiga bike 19, no modelo da Specialized eu poderia usar um quadro M (17) super de boas. Varia muito da geometria, esse atual tem um reach 2cm maior que meu anterior também 19. Usando a mesma mesa de 70mm que usava antes ele ficou praticamente no mesmo tamanho que o meu antigo com a mesa original de 90mm. Eu prefiro a bike mais encurtada, mas estou me adaptando bem a ela. Faz um mês que estou rodando.
Voltar para o topo
harlanrodrigo Ver Drop Down

Salvador
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de harlanrodrigo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2022 as 18:23
O melhor é sempre ter um parâmetro anterior e analisar reach e stack. Eu tenho 1,70m e comprei uma mtb 17, já com as novas geometrias mais alongadas, e até hoje me arrependo pq sinto que não foi a melhor escolha. Deveria ter ido pro tamanho menor
Salvador, Bahia.

Urbana Ferrini 700c
Focus Cayo AL 105
MTB Soul Vesúvio
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2022 as 20:45
Originalmente Postado por harlanrodrigo harlanrodrigo Escreveu:

O melhor é sempre ter um parâmetro anterior e analisar reach e stack. Eu tenho 1,70m e comprei uma mtb 17, já com as novas geometrias mais alongadas, e até hoje me arrependo pq sinto que não foi a melhor escolha. Deveria ter ido pro tamanho menor

Encurte a mesa, coloque um guidão mais largo para compensar e reposicione o selim. Vai ficar bem melhor.
Voltar para o topo
Mataman146 Ver Drop Down

Campina Grande
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mataman146 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2022 as 20:47
Usava 720mm e uma mesa de 90 flat, coloquei uma 70mm 17° negativa e guidao 780mm, ficou absurdo o controle e conforto que tive, o guidao de 720 deixava meu braco reto, com os impactos nas articulações, agora com 780mm, tem um arco, sem contwr que a forca vai toda pro pedal (antes eu meio que puxava o guidao pra cima, pra empurrar o pedal pra baixo)
Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças
Voltar para o topo

Salvador
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de harlanrodrigo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Ago 2022 as 11:27
Meu selim já tá no limite, meu guidão acho que é 770mm e a mesa tô com uma de 50mm, ou seja, não tem mais da onde tirar...hehe...
Salvador, Bahia.

Urbana Ferrini 700c
Focus Cayo AL 105
MTB Soul Vesúvio
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2022 as 09:30
Originalmente Postado por harlanrodrigo harlanrodrigo Escreveu:

Meu selim já tá no limite, meu guidão acho que é 770mm e a mesa tô com uma de 50mm, ou seja, não tem mais da onde tirar...hehe...

Você ainda pode encurtar a mesa. Existem mesas ainda mais curtas que essa.
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2022 as 10:12
Um detalhe a atentar com guidões largos. Quanto mais largo, mais baixo o tronco fica em relação a bike. Encurta o guidão e ele vai elevar seu tronco, aliviando a sensação de estar deitado sobre a bike e deixando o peso recair nos ombros. Experimente fazer apoios, afastando os braços, vai ficando mais difícil né?
Eu com 1,83 já acho desconfortável guidão de 740, uso atualmente um 720 com mesa de 70mm 17º negativa. 780 de guidão é absurdo, tem que ter braços bem longos pra não ficar desconfortável. Ainda mais pessoas que usam quadros 15 ou 17, guidão largo ai já é 720mm, mais largo que isso pela estética da bike vai cobrar do corpo.
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down

Santo André-SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2022 as 11:58
Harlan, como o Pablo comentou, se vc encurtar um pouco o guidão vc elevará seu tronco - 770mm realmente é um guidão bem largo, ainda mais p/ uso "normal" do que estamos habituados como mtb no Brasil (to presumindo que seu uso seja esse, não DH, All Mountain etc).

Dependendo do quanto elevar seu tronco, isso ajudará a rotacionar um pouco o quadril e, talvez, aliviar o apoio no selim.

Tb ainda consegue reduzir a mesa - é uma troca barata e fácil de fazer. Eu no seu lugar colocaria uma 35mm p/ testar.

Outras alternativas: colocar um guidão com um pouco de elevação; trocar o canote e colocar um reto (caso o seu seja recuado e vc ainda não tenha testado); trocar o pedivela por um mais curto.

O pedivela seria a troca mais salgada, porém saindo de um 175mm p/ um 170mm, por exemplo, vc ganha 1cm de curso na altura do canote e talvez consiga mexer no carrinho do selim.

No seu lugar, eu compraria uma mesa de 35mm e um guidão de 720 com um pouco de elevação, dos mais baratinhas que encontrasse no Mercado Livre. Gastaria menos de R$150 nos 2 e, se tiver tempo e paciência, trocaria por conta própria p/ testar.

Caso a receita funcionasse, depois trocava as peças por alguma de melhor qualidade (isso SE a mesa e guidão forem bem zuados e pesados).
Voltar para o topo

Salvador
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de harlanrodrigo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Set 2022 as 13:37
Pô, galera, obrigado!!! Dicas mais úteis do que os dois bikefits que fiz.

Eu cheguei a comprar até um guidão de 720mm com uma elevação leve mesmo, mas logo depois que chegou eu sofri um acidente e desestimulei na troca pq fiquei parado um bom tempo.

Eu já tinha decidido vender a bike, mas vou tomar uma semana pra pensar nessa troca e ver o comportamento na bike.

Valeu, pessoal!!
Salvador, Bahia.

Urbana Ferrini 700c
Focus Cayo AL 105
MTB Soul Vesúvio
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X