Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 11/46 com 38/48 será ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


11/46 com 38/48 será ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 11/46 com 38/48 será ?
    Postado: 07 Out 2017 as 23:16
Boa noite pessoal, estou com uma dúvida,  tenho duas bikes uma 27V deore 11/36 & 22/32/42 e uma slx 11/36 & 26/38/48(bem difícil de achar), a 27 v utilizo mais para singles e treinos de condicionamento com roles mais próximos e sempre escolhendo percursos com subidas mais fortes, minha cidade é só morro, independente da direção qualquer 35/40 km da em torno de 1000m ou mais de elevação.
bom minha dúvida é a seguinte, como todos sabemos 30v da muitas marchas repetidas más não troquei ela pra 20v pois não quero me desfazer de jeito nenhum do pedivela 48 nessa bike, já coloquei 36/24 e não gostei, tem muito estradão por aqui e sinceramente achei horrível para esse tipo de pedal falta ((muito)) na marcha pesada, e se deixasse 48/38 no 11/36 ficaria pesada em algumas subidas bem casca grossa que tem aqui, faço quase todo o percurso sem passar para a menor 26, más tem uma subida ou outra ainda mais quando estou cansado que realmente não da para encarar no 38/36.
 Quero comprar o novo SLX de 11v trocador, cambio traseiro, corrente e k7 11/46, ai sim vou deixar ela com 38/48  porque sei que com o 38/46 vai ficar leve o suficiente, a questão é...
 
O SLX 11V É PARA PUXAR NO MÁXIMO 11/46, SERÁ QUE O SISTEMA VAI BEM COM 38/48 NA FRENTE ???

obs: o pedivela sei que rola com corrente 11v, meu trocador dianteiro pode comutar para 2v e também já tenho um cambio 2v parado que tinha comprado para passar para 20v, então passarei o kit slx com corrente que está nova na outra bike essa sim vou deixar com 20v com 32/42 sem gastar quase nada, e tenho uma outra dúvida ALGUÉM JÁ REGULOU O CAMBIO DIANTEIRO 3V PARA 2V E FICOU LEGAL ? assim só gastaria com o trocador.

desde já agradeço a atenção, se alguém já utilizou essa configuração um tanto incomum nos dias de hoje gostaria muito da opinião, desculpem pelo relato um tanto longo, más dessa maneira fica mais fácil entender minhas intenções.  
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2017 as 08:43
O cassete 11-46T da Shimano foi feito pra ser usado em sistema de coroa única. Não digo que não vai funcionar, mas pra sistemas 2x deveria ser usado o cassete 11-42T.

No seu plano, sua marcha mais leve seria 38/46. Isso é leve suficiente pra você mesmo? Você deve ser muito forte ou os morros não são tão casca grossa assim, pq 38/46=0,826 que é bem pesado. Geralmente pessoal anda com 0,65 ou no mínimo 0,70.

Com relação ao uso da coroa 48. Não seria algo de se acostumar a usar uma coroa menor com maior cadência?
Vejo que coroa 48 hoje em dia foi completamente abandonada. Não existe isso em nenhum grupo mais.
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2017 as 20:39
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

O cassete 11-46T da Shimano foi feito pra ser usado em sistema de coroa única. Não digo que não vai funcionar, mas pra sistemas 2x deveria ser usado o cassete 11-42T.

No seu plano, sua marcha mais leve seria 38/46. Isso é leve suficiente pra você mesmo? Você deve ser muito forte ou os morros não são tão casca grossa assim, pq 38/46=0,826 que é bem pesado. Geralmente pessoal anda com 0,65 ou no mínimo 0,70.

Com relação ao uso da coroa 48. Não seria algo de se acostumar a usar uma coroa menor com maior cadência?
Vejo que coroa 48 hoje em dia foi completamente abandonada. Não existe isso em nenhum grupo mais.

então o lance das duas coroas no 11/46 um mecânico de minha confiança falou que roda sem problemas, acho que é mais o marketing mesmo, más ele nunca montou em uma 48 até ele está em dúvida, quanto a aguentar eu fiz essa conta também e imagino que da, em subidas mais duras desço para 26/32 que da quase a mesma coisa, estou errado ? com essa bike geralmente não pego rotas com as piores subidas e sim as com elevação mais bem distribuída, fiz o teste na 36, e na minha 42, aumentando a cadência começo a pedalar em falso, se for isso teria que treinar muito mais muito mesmo a cadência, acho que é porque tento sempre usar mais a força.
Ainda não testei a 44, acho que vou procurar algum amigo que tenha para fazer um teste, tentar aumentar a cadência ai montaria uma 44/34, mesmo porque vai ficar difícil encontrar coroa para repor,  e quanto a minha cidade, tem uns pedais em lugares que a elevação é mais bem distribuída, agora tem outros que em 34km da mais de 1300m, pelo menos pra mim acho difícil. 

Voltar ao Topo
joao.feijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:298
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joao.feijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 11:14
Originalmente postado por Jr-Infanti Jr-Infanti escreveu:

Boa noite pessoal, estou com uma dúvida,  tenho duas bikes uma 27V deore 11/36 & 22/32/42 e uma slx 11/36 & 26/38/48(bem difícil de achar), a 27 v utilizo mais para singles e treinos de condicionamento com roles mais próximos e sempre escolhendo percursos com subidas mais fortes, minha cidade é só morro, independente da direção qualquer 35/40 km da em torno de 1000m ou mais de elevação.
bom minha dúvida é a seguinte, como todos sabemos 30v da muitas marchas repetidas más não troquei ela pra 20v pois não quero me desfazer de jeito nenhum do pedivela 48 nessa bike, já coloquei 36/24 e não gostei, tem muito estradão por aqui e sinceramente achei horrível para esse tipo de pedal falta ((muito)) na marcha pesada, e se deixasse 48/38 no 11/36 ficaria pesada em algumas subidas bem casca grossa que tem aqui, faço quase todo o percurso sem passar para a menor 26, más tem uma subida ou outra ainda mais quando estou cansado que realmente não da para encarar no 38/36.
 Quero comprar o novo SLX de 11v trocador, cambio traseiro, corrente e k7 11/46, ai sim vou deixar ela com 38/48  porque sei que com o 38/46 vai ficar leve o suficiente, a questão é...
 
O SLX 11V É PARA PUXAR NO MÁXIMO 11/46, SERÁ QUE O SISTEMA VAI BEM COM 38/48 NA FRENTE ???

obs: o pedivela sei que rola com corrente 11v, meu trocador dianteiro pode comutar para 2v e também já tenho um cambio 2v parado que tinha comprado para passar para 20v, então passarei o kit slx com corrente que está nova na outra bike essa sim vou deixar com 20v com 32/42 sem gastar quase nada, e tenho uma outra dúvida ALGUÉM JÁ REGULOU O CAMBIO DIANTEIRO 3V PARA 2V E FICOU LEGAL ? assim só gastaria com o trocador.

desde já agradeço a atenção, se alguém já utilizou essa configuração um tanto incomum nos dias de hoje gostaria muito da opinião, desculpem pelo relato um tanto longo, más dessa maneira fica mais fácil entender minhas intenções.  

Uso 42 / 28 nos espaços do meio e centraldo pedivela e cassete 11-36 mas não encaro grandes subidas. 
Meu grupo é xt de 30V com bracadeira baixa, somente regulei o camcio dianteiro colocando o limitador para não ir para a coroa de fora. Não alterei a configuração para 2x do passador direito. Ficou 90%, se regular melhor fica 100%.

Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 11:33
Sua bike é 26? Porque 38/46 é pesada para uma 29... 

Tem um povo querendo dar uma de Nino e colocando coroa 38 no Eagle (38/50) e se fude. legal, rs, até com 36 tem relatos de ser pesada para trajetos com longas subidas.... 

E outra excede e muito a capacidade do cambio usar 2x11 com 11-46.... 




Editado por rafael_rtg - 09 Out 2017 as 11:40
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 11:37
Foi abandonada pela questão da 29...

Um pedivela triplo com coroa 44 já da uma puta velocidade final em uma MTB 29...
 
Conheço um cara que fez uma viagem de 220km com um pessoal que foi de speed e ele de MTB com coroa tripla com coroa 44, conseguiu acompanhar, é claro que não podia perder o vácuo e tinha que manter a cadencia alta... 

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

O cassete 11-46T da Shimano foi feito pra ser usado em sistema de coroa única. Não digo que não vai funcionar, mas pra sistemas 2x deveria ser usado o cassete 11-42T.

No seu plano, sua marcha mais leve seria 38/46. Isso é leve suficiente pra você mesmo? Você deve ser muito forte ou os morros não são tão casca grossa assim, pq 38/46=0,826 que é bem pesado. Geralmente pessoal anda com 0,65 ou no mínimo 0,70.

Com relação ao uso da coroa 48. Não seria algo de se acostumar a usar uma coroa menor com maior cadência?
Vejo que coroa 48 hoje em dia foi completamente abandonada. Não existe isso em nenhum grupo mais.


Editado por rafael_rtg - 09 Out 2017 as 11:38
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 14:25
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Sua bike é 26? Porque 38/46 é pesada para uma 29... 

Tem um povo querendo dar uma de Nino e colocando coroa 38 no Eagle (38/50) e se fude. legal, rs, até com 36 tem relatos de ser pesada para trajetos com longas subidas.... 

E outra excede e muito a capacidade do cambio usar 2x11 com 11-46.... 





essa bike é 27,5, a outra é 26, estou começando a pensar em por uma 44/34, só teria que esperar um pouco mais pois não tinha colocado um pedivela no orçamento, o mecânico amigo meu tem montado uns com 38/28 de um pessoal de 29 que estão desistindo de uma coroa só, seja pelo fato de você perder na velocidade final ou nas subidas, ele também tem reparado que esta dando um desgaste prematuro no k7 e corrente, por conta do chain line, segundo ele não teve nenhum problema no cambio, agora minha dúvida era exatamente essa, ele falou que com coroas maiores provavelmente iria forçar de mais o cambio.


Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 14:29
eu to usando slx 2x11 - 28/36 x 11/46
funciona muito bem sim

eu tenho muita saudade da minha coroa de 42t.
mas tu quer manter uma de 48...

do meu conhecimento não há problema em usar 3x11,
pois não penso em outra alternativa para manter a 48.

se no meu caso já é raro usar 2x11, imagina você...

acho melhor você montar duas bikes. uma mtb normal e uma especial para usar este coroão.

Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 15:47
Originalmente postado por joao.feijo joao.feijo escreveu:

Originalmente postado por Jr-Infanti Jr-Infanti escreveu:

Boa noite pessoal, estou com uma dúvida,  tenho duas bikes uma 27V deore 11/36 & 22/32/42 e uma slx 11/36 & 26/38/48(bem difícil de achar), a 27 v utilizo mais para singles e treinos de condicionamento com roles mais próximos e sempre escolhendo percursos com subidas mais fortes, minha cidade é só morro, independente da direção qualquer 35/40 km da em torno de 1000m ou mais de elevação.
bom minha dúvida é a seguinte, como todos sabemos 30v da muitas marchas repetidas más não troquei ela pra 20v pois não quero me desfazer de jeito nenhum do pedivela 48 nessa bike, já coloquei 36/24 e não gostei, tem muito estradão por aqui e sinceramente achei horrível para esse tipo de pedal falta ((muito)) na marcha pesada, e se deixasse 48/38 no 11/36 ficaria pesada em algumas subidas bem casca grossa que tem aqui, faço quase todo o percurso sem passar para a menor 26, más tem uma subida ou outra ainda mais quando estou cansado que realmente não da para encarar no 38/36.
 Quero comprar o novo SLX de 11v trocador, cambio traseiro, corrente e k7 11/46, ai sim vou deixar ela com 38/48  porque sei que com o 38/46 vai ficar leve o suficiente, a questão é...
 
O SLX 11V É PARA PUXAR NO MÁXIMO 11/46, SERÁ QUE O SISTEMA VAI BEM COM 38/48 NA FRENTE ???

obs: o pedivela sei que rola com corrente 11v, meu trocador dianteiro pode comutar para 2v e também já tenho um cambio 2v parado que tinha comprado para passar para 20v, então passarei o kit slx com corrente que está nova na outra bike essa sim vou deixar com 20v com 32/42 sem gastar quase nada, e tenho uma outra dúvida ALGUÉM JÁ REGULOU O CAMBIO DIANTEIRO 3V PARA 2V E FICOU LEGAL ? assim só gastaria com o trocador.

desde já agradeço a atenção, se alguém já utilizou essa configuração um tanto incomum nos dias de hoje gostaria muito da opinião, desculpem pelo relato um tanto longo, más dessa maneira fica mais fácil entender minhas intenções.  

Uso 42 / 28 nos espaços do meio e centraldo pedivela e cassete 11-36 mas não encaro grandes subidas. 
Meu grupo é xt de 30V com bracadeira baixa, somente regulei o camcio dianteiro colocando o limitador para não ir para a coroa de fora. Não alterei a configuração para 2x do passador direito. Ficou 90%, se regular melhor fica 100%.


Obrigado pela Dica João, vou fazer o teste e se rolar sem ter que trocar o cambio e passador, economizo e jogo um pedivela 44/34 na bike 1 e passo o 38/28 com 11/36 nessa bike, ela é justamente para os roles mais pesados.
Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 16:21
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

eu to usando slx 2x11 - 28/36 x 11/46
funciona muito bem sim

eu tenho muita saudade da minha coroa de 42t.
mas tu quer manter uma de 48...

do meu conhecimento não há problema em usar 3x11,
pois não penso em outra alternativa para manter a 48.

se no meu caso já é raro usar 2x11, imagina você...

acho melhor você montar duas bikes. uma mtb normal e uma especial para usar este coroão.


exatamente oque o mecânico falou, a configuração 2/11 fica legal sim, como falei com nosso amigo Rafael, tem um pessoal que está desistindo de coroa única e passando para 2/11 sem problemas, honestamente também tenho visto um pessoal sofrendo um pouco por ter mudado porém mantêm assim mesmo, não tem como não perder de um lado ou do outro, as vezes as tendências não servem para todos, afinal, não existe um carro melhor que um F1 dentro de um circuito más isso não significa que o F1 é bom para andar na rua.
más estou quase convencido de montar um 44/34 ou 44/32, vai ficar incomum mais se o 44 ficar pesado o suficiente e não forçar muito o cambio, imagino que será a configuração perfeita pra mim. 

e quanto a montar as duas bikes, é essa mesmo a ideia, a 27,5 para estradões com uma relação mais pesada e a 26 para trechos com mais subidas e treino, porém as duas mtb, não curto a postura da speed e minha cidade como é interior tem muitos estradões e trilhas, quase nenhum trecho bem longo de asfalto para pedalar com segurança.
Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 16:30
e esqueci de falar o mecânico comentou comigo que no 2/11 o chain line fica melhor, o desgaste no 1/11 é muito maior, me falou de alguns casos o cassete ir embora com a corrente em menos de 2000km.
 
Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 17:23
So defendo o uso de coroa unica no Eagle, e não tanto pela Cog. de 50, se não era apenas colocar o k7 11-50 da Sunrace,  mas sim pelo cog. menor de 10 dentes, que faz com que perca menos final...

Meu sonho é um GX Eagle e Coroa 34... Com o cog de 10 (34/10), tenho a mesna final de um 38/11 dos cassetes comuns...

Se for para Usar Shimano ou Sunrace prefiro 2x10 ou 2x11... 

Como to sem grana para meu projeto vou alterar meu XT 2x10 atual para seguinte config:

Cassete Deore M6000 11-42, e coroas 26-38... Vou extrapolar um pouco a capacidade máxima do cambio que é de 41, mas dificilmente eu cruzo a corrente....


Originalmente postado por Jr-Infanti Jr-Infanti escreveu:

como falei com nosso amigo Rafael, tem um pessoal que está desistindo de coroa única e passando para 2/11 sem problemas... 


Editado por rafael_rtg - 09 Out 2017 as 17:25
Voltar ao Topo
ayrton000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Brasil
Offline
Mensagens:154
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ayrton000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2017 as 21:05
Galera, comprei um kit no aliexpress de cambio e passador traseiro SLX M7000-GS de 11v (ainda ta pra chegar, mas ja aparece as duvidas..).
Minha intenção é colocar cassete 11/42 e um pedivela duplo Deore m6000 38/28 ou 36/26..
Fui pesquisar cassetes aqui no BR (no mercado livre) e vi que a oferta de cassetes 11/46 é bem bacana, sendo ate mais baratos que  11/42..
Pelo que sei, cassete 11/46 é indicado pra ser usado com 1x11.

Teria algum problema usar cassete 11/46 com coroas duplas 38/28, por exemplo? Precisaria de algum prolongador de gancheira, ou algo assim?

Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2017 as 02:09
Originalmente postado por ayrton000 ayrton000 escreveu:

Galera, comprei um kit no aliexpress de cambio e passador traseiro SLX M7000-GS de 11v (ainda ta pra chegar, mas ja aparece as duvidas..).
Minha intenção é colocar cassete 11/42 e um pedivela duplo Deore m6000 38/28 ou 36/26..
Fui pesquisar cassetes aqui no BR (no mercado livre) e vi que a oferta de cassetes 11/46 é bem bacana, sendo ate mais baratos que  11/42..
Pelo que sei, cassete 11/46 é indicado pra ser usado com 1x11.

Teria algum problema usar cassete 11/46 com coroas duplas 38/28, por exemplo? Precisaria de algum prolongador de gancheira, ou algo assim?



boa noite Ayrton, não posso te dizer com absoluta certeza, porém o mecânico amigo meu já montou alguns com configuração semelhante a sua e falou que não tem problema nenhum, essa semana conversei também com o dono da loja desse meu amigo, cara só tem uns 30 anos de experiência e ele falou também que não há problema, falou inclusive que melhora a linha da corrente oque faz sentido, eu me decidi e vou montar um 44/32 no slx 11/46, o câmbio suportando o 11/46, tem também a capacidade total do câmbio, mas como esse meu amigo falou, tem que manter a proporção na dianteira, não da pra colocar uma coroa 42/26 por exemplo, nesse caso a mola da perna do câmbio não daria conta de manter a corrente tensionada o suficiente ou levaria a perna do câmbio muito pra frente estragando o câmbio, mantendo a proporção é só uma questão de deixar a corrente menor ou maior.
Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
Voltar ao Topo
ayrton000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Brasil
Offline
Mensagens:154
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ayrton000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2017 as 03:40
Fico muito agradecido pela resposta! E fico tbm muito mais confiante em fazer 22v com 11/46...
Então, sou mais "pé no chão" faria somente com 36/26 ou 38/28 pelo que vc falou até sobraria hahaha
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X