home

FMC cria Campeonato Mineiro de Equipes de MTB


18 FEV, 2014     Péricles    



Para 2014, a Federação Mineira de Ciclismo promoverá o primeiro Campeonato Mineiro de Equipes de Mountain Bike ao longo das etapas da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e Copa LM de Amadores.

As equipes somarão pontos de acordo com a classificação obtida por seus atletas nas etapas da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e Copa LM de Amadores.
Ao final da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e Copa LM de Amadores, as equipes serão classificadas de acordo com o número de pontos que tiverem acumulado em todas as etapas válidas para o ranking. Será considerada vencedora a equipe que somar o maior número de pontos.

O objetivo é estimular os clubes a investirem nos atletas. O que a Federação Mineira de Ciclismo observou que é que as fontes de financiamentos para o esporte - seja privada ou pública - depende da intermediação de clubes, associações ou empresas dedicadas ao planejamento e organização do esporte. Isto é uma das explicações por termos bons atletas mas que não conseguem patrocínio.

O investimento direcionado apenas a um atleta é, muitas vezes, difícil e deixa pouco legado no sentido de formar novos atletas. Desta forma, estimular a organização de equipes é uma forma de atrair estas entidades que, por sua vez, terão melhores condições de captar e planejar o investimento nos atletas. Além disso, ao se organizar em equipes, os recursos poderão beneficiar um número maior de atletas o que refletirá de forma positivo na organização e nível do ciclismo em Minas Gerais e no Brasil.

Organização das equipes

-As equipes deverão ser formadas, necessariamente, por cinco atletas.

-Todos os atletas que formam a equipe deverão ser FILIADOS perante as federações de ciclismo do Brasil.

-Os atletas estrangeiros deverão portar a licença internacional emitida pela entidade nacional de ciclismo de seu país.

-As equipes poderão ter no máximo a participação de um atleta da categoria super elite. Ao menos um dos atletas da equipe deverá estar inscrito em qualquer uma das categorias da Copa de Amadores.

-Ao longo da temporada, não será admitida a substituição de atletas das equipes ou alteração da categoria dos atletas.

-A ausência de um ou mais atletas em uma das etapas da competição não implicará na desclassificação ou sanção para a equipe.

Inscrição

A inscrição dos atletas será gratuita aos participantes da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e Copa LM de Amadores e será realizada por meio de formulário on-line. A inscrição das equipes será através de um formulário disponibilizado para download através da página da inscrição da prova. Após seu preenchimento o mesmo deverá ser encaminhado a Federação Mineira de Ciclismo através do endereço fmc@fmc.org.br.

Em breve será divulgado através do site da Federação Mineira de Ciclismo [url]http://www.fmc.org.br o regulamento, distribuição de pontos e demais informações.


Comentários



Relacionados