home

Festival Bike Brasil 2019 - Destaques da Scott

Com novos modelos de estrada e de MTB, Scott aposta em linhas com componentes bem acertados para conquistas novos consumidores


30 AGO, 2019     Gustavo Figueiredo     3    
     


A Scott, fabricante suíço de bikes de altíssimo desempenho, apresentou seus principais destaques para a próxima temporada no Festival Bike Brasil 2019, feira que aconteceu no último fim de semana na cidade de São Paulo. Dentre modelos para trilha e estrada, a marca apostou na road Addict RC 20 e nas mountain bikes Spark RC Comp e Spark 970, ambas com suspensão integral e quadro de alumínio, para conquistar públicos de diferentes segmentos.

Scott Addict RC 20 - 2020

A bike do vídeo abaixo é uma estradeira puro sangue, com foco em um dos detalhes mais importantes para quem quer encarar treinos e provas de ciclismo nas montanhas: o baixo peso. Apesar disso, os tubos com perfil semi-aerodinâmicos e o cabeamento totalmente integrado, com componentes da marca Syncros garantem a boa velocidade em trechos planos também. Vale destacar que todas as novas Addict RC são equipadas obrigatoriamente com freios a disco.



Ficha técnica

Quadro: Addict RC Disc HMX / Cabeamento interno
Garfo: Addict HMX Flatmount Disc / espiga tapered
Caixa de direção: Syncros Addict RC integrada
Câmbio traseiro: SRAM Force eTap AXS 24V
Câmbio dianteiro: SRAM Force eTap AXS Electronic Shift System
Trocadores: SRAM Force eTap AXS HRD Shift-Brake System
Freios: SRAM Force eTap AXS HRD / Flatmount / Discos 160mm
Pedivela: SRAM Force 48/35 D
Central: SRAM DUB PF ROAD 86.5
Guidão: Syncros Creston iC 2.0 Compact Alumínio
Mesa: Syncros RR iC 1 1/4"
Canote: Syncros Duncan 1.0 Aero
Selim: Syncros Belcarra Regular 2.0
Rodas: Syncros RP2.0 Disc 28 Furos / Syncros thru-axle plug-in
Corrente: SRAM Force
Cassete: SRAM Force 10-33
Pneus: Schwalbe ONE Race-Guard 700x28C
Peso divulgado: 7.9kg
Preço sugerido: R$ 37.990,00

Scott Spark 970 2020

Com sua geometria bem acertada e 120mm de curso, a Spark é o tipo de bike capaz de fazer de tudo um pouco, seja na trilha do fim de semana ou em um percurso de XCO ou XCM. Há cerca de um ano, tivemos o prazer de realizar um teste com a Scott Spark 920 2018, algo que reforça ainda mais esta afirmação. Apesar de ter componentes mais simples, a versão 970 da bike certamente carrega o mesmo DNA, até por terem a mesma geometria. Atualmente, muitas marcas apostam em geometrias bem semelhantes a da Spark, que foi uma das precursoras das modernas geometrias de cross-country.

Foto 73169
   Pedro Cury

Custando basicamente 14 mil reais, o modelo aposta em um quadro de alumínio SL 6011 hidro formado com tubos de espessura variável e na nova transmissão SRAM SX Eagle de 12 velocidades para oferecer um desempenho interessante para quem quer comprar sua primeira full-suspension com bom desempenho. O modelo segue exatamente as mesmas características de seus primos mais avançados, com um pacote de componentes que parece ser bem acertado.

Foto 73170
   Pedro Cury
Foto 73172
   Pedro Cury
Foto 73173
   Pedro Cury

Para filtrar o terreno, a Scott apostou em um shock X-Fusion no padrão Trunnion com controle de retorno e trava e na suspensão dianteira Rock Shox Judy TK Solo Air também com trava para oferecer 120mm de curso em ambas as extremidades. Para ajudar no controle, a marca suíça aposta nos parrudos pneus Maxxis Rekon 2.4.

Foto 73182
   Pedro Cury
Foto 73174
   Pedro Cury
Foto 73177
   Pedro Cury

Fechando o pacote, temos freios Shimano hidráulicos com discos de 180mm nos dois eixos e o canote retrátil com acionamento remoto feito pela própria Syncros, capaz de rebaixar a altura do selim Syncros Belcarra em 120mm a partir do tamanho M.

Foto 73183
   Pedro Cury
Foto 73176
   Pedro Cury
Foto 73184
   Pedro Cury

Ficha Técnica

Quadro: Spark 3 Alumínio SL 6011 hidro formado / BB92 / 5x141mm
Garfo: RockShox Judy Silver TK Solo Air 15x110mm QR / Tapered / Retorno / Trava / 120mm curso
Shock: X-Fusion RL Trunnion / Trava / Retorno / 120mm curso
Caixa de direção: Syncros OE Press Fit / Tapered
Câmbio: SRAM SX / Eagle 12 Speed
Trocador: SRAM SX Eagle Trigger
Freios: Shimano MT201 / Discos 180mm
Pedivela: SRAM SX Eagle / 32D
Central: SRAM DUB PF
Guidão: Syncros Alloy 6061 T Reto / 9° / 740mm
Mesa:Syncros
Canote retrátil: Syncros Dropper Remote / Tamanho S 100mm / M, L & XL 120mm
Selim: Syncros Belcarra Regular 2.5
Cubo dianteiro: Formula CL811 / 15x110mm
Cubo traseiro: Formula CL2241 / 5x141mm
Corrente: SX Eagle
Cassete: SRAM SX / 11-50 T
Raios: Inox Black 15G / 1.8mm
Aros: Syncros X-25 / 32F / 25mm
Pneus: Maxxis Rekon / 2.4" / 60TPI
Peso divulgado: 14.5kg
Preço sugerido: R$ 13.999,90

Scott Spark RC 900 Comp 2020

Para quem quer menos curso e mais velocidade em situações de cross-country, a Scott preparou uma versão "de corrida" da Spark: trata-se da linha RC. Além de perder alguns milímetros de suspensão, a bike teve sua geometria levemente alterada. A redução no alcance, por exemplo, coloca um pouco mais de peso no eixo dianteiro, facilitando o trabalho do piloto nas apertadas curvas das pistas de XCO. A agilidade também fica maior com o aumento do ângulo de caixa de direção, que vai de 67.2 graus na Spark para 68.5 na RC.

Foto 73156
   Pedro Cury

Assim como sua prima 970, a Spark RC 900 Comp também aposta em um quadro de alumínio SL 6011 hidro formado com tubos de espessura variável, com uma geometria bem semelhante a de suas irmãs de fibra de carbono da linha RC. O espaçamento boost e a caixa cônica aumentam a solidez do conjunto, melhorando a responsividade e a precisão de pilotagem.

Foto 73157
   Pedro Cury
Foto 73158
   Pedro Cury
Foto 73159
   Pedro Cury

As trocas de marcha ficam a cargo da já consagrada transmissão SRAM GX Eagle 12 velocidades, com trocadores NX. As frenagens ficando a cargo dos Shimano SLX M7000 com rotor de 180mm na dianteira. Vale destacar que este freio já conta com a excelente tecnologia Servo Wave, que promove frenagens mais imediadas ao aproximar as pastilhas dos discos com mais velocidade. No eixo dianteiro, a filtragem do terreno fica a cargo de uma Fox 32 Float Rhythm com trava remota. Diferente de outras bikes RC, a Comp conta com um item bem-vindo para quem não é piloto profissional - a suspensão tem 10mm a mais de curso, totalizando 110mm.

Foto 73167
   Pedro Cury
Foto 73160
   Pedro Cury
Foto 73164
   Pedro Cury

Na traseira, o amortecimento é feito por um shock Fox Float Evol com três modos de funcionamento: travado, controle de tração e descidas. Os modos são acionados em conjunto com a trava do garfo com o já tradicional sistema TwinLoc que você conheceu nesta matéria do Pedal, algo muito funcional e que realmente amplia a faixa de utilização da bike. Fechando o pacote, temos o cockpit composto por selim Syncros Belcarra e canote, mesa e guidão também da Syncros.

Foto 73163
   Pedro Cury
Foto 73165
   Pedro Cury
Foto 73166
   Pedro Cury

Ficha Técnica

Quadro: Spark RC Alumínio SL 6011 hidro formado / BB92 / 12x148mm
Garfo: Fox 32 Float Rhythm Grip 3 / 3-Modos / 15x110mm / tapered / Retorno / Trava / 120mm curso
Shok: Fox Float EVOL Performace Trunnion / Descida - controle de tração - trava / curso 100mm
Sistema de controle remoto: Scott TwinLoc
Caixa de direção: Syncros Pro Press Fit
Câmbio traseiro: SRAM GX / Eagle 12 Speed
Trocadores: SRAM NX Eagle Trigger
Freios: Shimano SLX M7100 Discos 180/D and 160/T
Pedivela: SRAM Stylo Eagle DUB Boost 32T
Guia de corrente: Scott custom
Central: SRAM DUB PF
Guidão: Syncros Fraser 2.0 / Alloy 6061 T shape reto / 9° / 740mm
Manoplas: Syncros Pro lock-on grips
Mesa: Syncros XR2.0 -8°
Canote: Syncros Duncan 2.0 / 10mm offset / 31.6x400mm
Selim: Syncros Belcarra Regular 2.0
Rodas: Syncros Silverton 25mm
Corrente: SRAM CN NX Eagle
Cassete: SRAM NX / XG1230 / 11-50 T
Pneus: Maxxis Rekon Race / 2.35" / 60TPI Kevlar Bead / Tubeless Ready / EXO
Peso divulgado: 13.1kg
Preço sugerido: R$ 20.999,90

Mais informações no site da Scott.


Comentários

  • avatar

    Cebo    São Paulo - SP

    Cebo    São Paulo - SP

    Amilcar, depende de muitas e muitas variáveis. Tem que analisar caso por caso, bike por bike, preço por preço...
    18 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Porfirio Pereira    

    Porfirio Pereira    

    Sou fã da Scott rc
    20 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Amilcar zanini   

    Amilcar zanini   

    Me tira uma duvida mortal: compensa comprar full d aluminio ?? Dizem esperar e juntar mais ' e pegar d carbono. Procede??
    20 dias atrás - Denunciar




  • Relacionados