Falta de punição para Bardet gera nova polêmica no Tour de France


14 JUL, 2017     Gustavo Figuereido     10    



Depois da conturbada exclusão de Peter Sagan na etapa cinco, considerada injusta por muitos, principalmente depois que o velocista francês Nacer Bouhanni disferiu uma série de socos contra Jack Bauer (Quick-Step Floors) e recebeu apenas uma multa e uma leve penalização por tempo, mas um caso de punições desiguais para atletas está levantando polêmica neste Tour de France.

imagem
Foto: UCI / Divulgação

Isso porque, ao fim da etapa 12, a comissão de jurados da UCI puniu Rigoberto Urán (Cannondale-Drapac) e George Bennett (LottoNL-Jumbo) por receberem garrafas de água nos últimos 20km de prova - algo expressamente proibido pelo regulamento.

Porém, o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale), que cometeu a mesma infração, simplesmente não recebeu punição alguma, enquanto os outros dois atletas perderam 20 segundos nos tempos da etapa.

Vale lembrar que Bardet não só venceu o estágio como também levou uma bonificação por tempo de 10 segundos, assegurando a terceira colocação na classificação geral com apenas 25 segundos de atraso para a camisa amarela de Fabio Aru (Astana).

Depois de receber a notificação, a Cannondale-Drapac registrou uma queixa contra punição. Charly Wegelius, diretor esportivo da equipe, teria entrado em contato com Philippe Marien, o chefe da comissão de jurados da UCI, na tentativa de reverter a punição, já que seu atleta não teria recebido ajuda de um membro da equipe. Todavia, a resposta de Marien foi clara "Não me importa se a alimentação veio de uma criancinha ou de qualquer outro. A pena seria a mesma", teria dito.

Pouco depois, tanto a Cannondale-Drapac quanto a LottoNL-Jumbo entraram com reclamações, mostrando uma cena em câmera lenta de Bardet pegando água exatamente no mesmo ponto que George Bennett - a UCI, todavia, insistiu em não penalizar o francês, já que, segundo palavras do próprio Marien "Dava para ver ele pegando a garrafa mas não tomando a água".

Algumas horas depois, pressionada pela grande repercussão do caso nas redes sociais, a UCI "resolveu" o problema de forma bastante inusitada. Ao em vez de punir Bardet, a entidade retirou as punições de Urán e Bennett.


Comentários


  • avatar

    Geraldo   

    Geraldo   

    Chama o Moro
    15 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Antonio Carlos Prieto   

    Antonio Carlos Prieto   

    Se essa decisao foi tomada e nao teve mais nenhuma reclamaçoes por parte das Equipes.
    Tudo bem vamos em frente o Tour de France é muito lindo.
    Bora pra proxima etapa.abrcs .a tds e Parabens aos Ciclistas do Tour.

    15 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Ricardo   

    Ricardo   

    UCI - União de Comediantes Internacional !!!

    15 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Talita Candido   

    Talita Candido   

    Meu, deixa os caras beberem água e se alimentarem onde quiserem! Não sei porque tanta papagaiada com isso. O organismo precisa de combustível, ou estou errada?
    15 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Ernani   

    Ernani   

    Dois pesos duas medidas...
    15 dias atrás - Denunciar





  • Relacionados