MENU

Falta de punição para Bardet gera nova polêmica no Tour de France

Depois da conturbada exclusão de Peter Sagan na etapa cinco, considerada injusta por muitos, principalmente depois que o velocista francês Nacer Bouhanni disferiu uma série de socos contra Jack Bauer (Quick-Step Floors) e recebeu apenas uma multa e uma leve penalização por tempo, mas um caso de punições desiguais para atletas está levantando polêmica neste Tour de France.

imagem
Foto: UCI / Divulgação

Isso porque, ao fim da etapa 12, a comissão de jurados da UCI puniu Rigoberto Urán (Cannondale-Drapac) e George Bennett (LottoNL-Jumbo) por receberem garrafas de água nos últimos 20km de prova - algo expressamente proibido pelo regulamento.

Porém, o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale), que cometeu a mesma infração, simplesmente não recebeu punição alguma, enquanto os outros dois atletas perderam 20 segundos nos tempos da etapa.

Vale lembrar que Bardet não só venceu o estágio como também levou uma bonificação por tempo de 10 segundos, assegurando a terceira colocação na classificação geral com apenas 25 segundos de atraso para a camisa amarela de Fabio Aru (Astana).

Depois de receber a notificação, a Cannondale-Drapac registrou uma queixa contra punição. Charly Wegelius, diretor esportivo da equipe, teria entrado em contato com Philippe Marien, o chefe da comissão de jurados da UCI, na tentativa de reverter a punição, já que seu atleta não teria recebido ajuda de um membro da equipe. Todavia, a resposta de Marien foi clara "Não me importa se a alimentação veio de uma criancinha ou de qualquer outro. A pena seria a mesma", teria dito.

Pouco depois, tanto a Cannondale-Drapac quanto a LottoNL-Jumbo entraram com reclamações, mostrando uma cena em câmera lenta de Bardet pegando água exatamente no mesmo ponto que George Bennett - a UCI, todavia, insistiu em não penalizar o francês, já que, segundo palavras do próprio Marien "Dava para ver ele pegando a garrafa mas não tomando a água".

Algumas horas depois, pressionada pela grande repercussão do caso nas redes sociais, a UCI "resolveu" o problema de forma bastante inusitada. Ao em vez de punir Bardet, a entidade retirou as punições de Urán e Bennett.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.