MENU

Factor O2 VAM 2021 - A bike de Froome para as montanhas na próxima temporada

Quatro vezes campeão do Tour, Froome estará de equipe e bike novas para a próxima temporada

Depois de passar boa parte de sua carreira correndo com as bikes da italianíssima Pinarello pelas cores da Sky e da Ineos, Chris Froome deve trocar de"cavalo" a partir da próxima temporada. Em busca de seu quinto título do Tour de France pela Israel Start-Up Nation, o britânico passará a competir com as bikes da Factor - marca criada em 2007 em Norfolk, na Inglaterra.

Factor O2 VAM 2021
Factor O2 VAM 2021

Por isso, ao menos para as etapas de escalada, Froome deve utilizar um O2 VAM, quadro de montanha que acaba de ser atualizada por seu fabricante. A marca afirma que um tamanho 54 sem pitura chega a pesar 677g - a pintura acrescenta entre 20g e 45g.

Baixo peso

Por dentro e por fora, todo o foco da bike é no baixo peso. A caixa de direção, por exemplo, evita o tradicional sistema com o rolamento superior maior, que permite a passagem do cabeamento interno, já que isso acrescenta peso.

Factor O2 VAM 2021
Factor O2 VAM 2021

Então, para manter a vantagem aerodinâmica de ter os cabos por dentro do quadro sem irritar a balança, a marca criou um garfo coma espiga com perfil em D, com o cabeamento sendo passado no espaço criado pela parte plana do D.

Factor O2 VAM 2021
Factor O2 VAM 2021

Como era de se esperar em um modelo deste patamar, o cabeamento passa totalmente por dentro do guidão e da mesa - que por um acaso são integradas. Trata-se de um conjunto feito pela Black Inc, marca de componentes da Factor que também aparece no restante do cockpit.

Factor O2 VAM 2021
Factor O2 VAM 2021

A busca pela redução de peso segue em outras áreas do quadro, como a nova abraçadeira do canote de selim que pesa 14g a menos do que aversão anterior. De quebra,ela tem mais superfície de contato - isso permite reduzir a pressão pontual, o que permite a utilização de um canote mais leve e fino.

Disco e ferradura

Para quem ainda não aderiu aos freios a disco, a nova O2 VAM também possuirá versões com freios convencionais. Todos os modelos, porém, são equipados com suporte de câmbio traseiro no padrão de montagem direta da Shimano, que reduz o peso e ainda garante trocas mais rápidas de rodas.

Rodas

Também criadas pela Black Inc, as rodas Twenty pesam apenas 1,240g na versão clincher. Uma versão tubular com menos de 1kg no par também foi prometida pelo fabricante. Para manter o baixo peso, a roda tem um perfil ondulado, com 18.5mm de altura nas partes mais baixas e 20mm nos raios.

Factor O2 VAM 2021
Factor O2 VAM 2021

A marca afirma que ela é otimizada para pneus entre 25 e 28mm, com a largura interna do aro ficando em 21mm. Os cubos super leves são equipados com rolamentos da Ceramicspeed.

Mais informações preços no site da Factor.


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.