home

Fabio Aru passará por cirurgia e não correrá o Giro d’Itália

Competidor fará uma angioplastia na artéria ilíaca da perna esquerda; atleta estava com rendimento abaixo da média


25 MAR, 2019     Maritza Borges    
     


O ciclista italiano Fabio Aru da equipe UAE Team Emirates não irá correr o Giro d’Italia este ano. O atleta passará por um procedimento cirúrgico na artéria ilíaca, na perna esquerda e deve ficar de três a quarto meses se recuperando. O competidor irá fazer a cirurgia em um hospital em Florença, Toscana e se diz decepcionado por não participar do Giro d’Itália, por outro lado, diz estar aliviado por ter encontrado o diagnóstico do que pode estar afetando seu rendimento. O médico da equipe, Jeroen Swart, disse que o Fabio Aru passará por uma angioplastia.

Foto 71352
   UAE Team Emirates / Divulgação

Swart afirmou que após o início da temporada, Aru encontrou dificuldades de chegar ao nível normal e esperado pela equipe. “Recentemente, Fabio desenvolveu sintomas específicos na perna esquerda: sentiu fraqueza no membro depois de treinos e esforços intensos”, comentou. O médico explicou também que “De acordo com os sintomas e com os exames, há uma compressão na artéria ilíaca da perna esquerda. Essa condição, relativamente rara, é encontrada em ciclistas profissionais devido à posição do atleta na bicicleta e pode ser desenvolvida ao longo dos anos”.

Segundo Swart, Aru passará por uma cirurgia em um hospital perto de Florença, Toscana. “A data ainda será definida, pois depende da disponibilidade do hospital. Aru será submetido a uma angioplastia e depois ficará em observação e repouso absoluto por um mês. Com isso, o tempo de retorno aos treinos deve ser de três a quatro meses”, comentou.

O atleta ficou decepcionado por não participar do Giro d’Italia, porém, ao mesmo tempo, ficou aliviado por ter encontrado o diagnóstico do que pode estar afetando o desempenho dele. “De um certo ponto de vista, estou aliviado por agora saber o que está acontecendo, por outro estou irritado por ter que perder o Giro novamente. Vou trabalhar para acabar com esse período sombrio o mais rápido possível”, comentou.

O atleta de 28 anos venceu etapas em todos os três Grand Tours e em 2015 conquistou o título geral na Vuelta a España. Aru também esteve duas vezes no pódio do Giro d’Itália, terminando em 3º lugar em 2014. Ele ainda competiu no Tour de France duas vezes e terminou em 13º no geral em 2016 e quinto lugar no ano seguinte.


Comentários



Relacionados