MENU

World Cup Brasil 2005 - Cross Country

Dobradinha da Merida e Jaque na 4ª colocação

A grande “tristeza” para nós brasileiros foi ausência de grandes pilotos consagrados do XC mundial: Julien Absalon, Liam Killeen, Guido Visser, Fredrik Kessiakoff, Roland Green, Marie-Helene Premont, Paulo Pezzo, Kiara Bisaro e outros.

Ninguém sabia responder sobre ausência deles, nós do Pedal presumimos que tenha sido por causa da próxima etapa da WC nos dias 09 e 10 de julho, quer será no EUA, na região da Cidade do México no Resort Angel Fire, no Texas. Os pilotos dirigiram-se para lá por causa da altitude, pois eles estão se preparando para esta etapa que será uma das decisivas da World Cup 2005.

Os medalhistas olímpicos, a norueguesa Gunn-Rita Dahle e o espanhol José Hermida Ramos, confirmaram favoritismo e venceram as disputas de Cross Country da etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, realizada em Balneário Camboriú, neste domingo.

Gunn-Rita, atual campeã olímpica e mundial, e Hermida, prata em Atenas-2004, superaram o clima quente e a grande dificuldade do circuito montado no Parque Unipraias, complexo turístico da cidade catarinense.

XC – Feminino

11:00hs

O circuito

Logo na largada os atletas encaravam uma subida de 4km: 500m de asfalto e o restante de pura trilha técnica com raízes e cascalhos. Assim que subiam, elas encaravam um “single track” e desciam mais 2km. Assim estava apresentado o percurso da prova.

A prova

A norueguesa Rita Dahle assumiu a liderança logo no primeiro km da subida. Logo atrás vinham as alemãs Sabina Splitz e Ivonne Kraft. Mais atrás outra norueguesa Lene Byberg e nossa brasileira Jaqueline Mourão.

No outro pelotão vinham a Argentina Noélia Rodriguez e as brasileiras Érika Gramiscelli, Roberta Stopa, Lorena Oliveira e Juliana Rodrigues respectivamente. As demais se distanciavam ao longo do percuso.

Marcação de tempo

Assim que Rita passou num ponto da subida: 1km; nós do PEDAL fizemos uma tomada de tempo dela no com algumas competidoras:
1º Rita – 0:00s
2º Sabine – 2:32s
3º Ivonne Kraft – 2:51s
4º Lene Byberg – 4:15s
5º Jaque – 4:29s
6º Noélia – 5:58s
7º Érika – 7:02s

Isto era uma parcial no começo da primeira volta no ponto que marcamos. No decorrer da competição algumas posições finalizavam, mas outras não.

Na segunda volta, Jaque fez uma brilhante ultrapassagem em Lene e se distanciava cada vez mais dela, garantindo a sua posição tranquilamente.

1º Rita – 0:00s
2º Sabine – 3:40s
3º Ivonne Kraft – 5:35s
4º Jaque – 8:49s
5º Lene Byberg – 11:09s
6º Noélia – 13:48s
7º Érika – 14:18s

Momento crítico

A galera gritava na subida dando a maior força para que Érika chegasse junto em Noélia. Era uma loucura! A distância era curta entre as duas. Mais uma vez a grande rivalidade com o país vizinho estava armada, não no futebol, mas sim no ciclismo.

Até que quando a corrente da nossa brasileira quebrou. Foi um momento de muita tristeza para todos presentes. Érika desceu da bike, pegou suas ferramentas e começou a tentar consertar. Que angústia! Será que ela consertaria a bike?

Pelas regras da UCI, ninguém pode ajudar neste caso. Todos os brasileiros estavam do lado dela dando a maior força positiva e observando o momento de tensão da atleta. Até que ela conseguiu com muita garra retirar um pedaço da corrente e colocar um novo “Power link”, para delírio da galera que não parava de gritar e dar aquela força. É Brasil na UCI! Muito emocionante.

Por ironia do destino, momentos depois, Noélia passou mal e teve que abandonar a competição, sendo levada para o hospital. Após a competição tivemos notícias que a “hermana” passava bem.

Depoimentos de Jaque

Jaque nos disse que poderia ter dado mais de si, mas não quis forçar muito. Para ela o mais importante era representar muito bem o Brasil nesta etapa, já que estava sendo aqui pela primeira vez na história de Copa do Mundo.

“Minha especialidade é prova longa, fiquei com receio de forçar muito depois de minha queda na segunda volta, pois estava com fortes dores por causa dos machucados. Eu até que poderia pedalar mais, mas quis cadenciar para não perder o ritmo.

Estou muito feliz em concluir bem a prova. O Brasil está de parabéns, assim como o público presente que me dava força a cada volta”.

Resultados:

1º Gunn-Rita Dahle – 1:30.39s
2º Sabine Spitz – 1:35.15s
3º Ivonne Kraft – 1:38.15s
4º Jaqueline Mourão – 1:42.47s
5º Lene Byberg – 1:42.47s
6º Érika Gramiscelli – 2:05.27s
7º Roberta Stopa – 1 volta
8º Lorena Oliveira – 1 volta
9º Julyana Rodrigues – 1 volta
10º Alziane Melo – 1 volta

Parabéns para todas atletas do Brasil que competiram em Balneário Camboriú.

XC Masculino

14:00hs

O espanhol José Antônio Hermida venceu a etapa da WC em Balneário Camboriú. Assim como sua companheira de equipe, a sua superioridade foi vista logo após a primeira volta que se manteve até o final.

A briga entre as outras posições estava esquentando. Um dos destaques foi o australiano Sid Taberlay da Specialized, que estava na 9º colocação e foi buscando posições a cada volta para garantir seu lugar no podium com o 5º lugar.

Nosso brasileiro Márcio Ravelli conseguiu a oitava colocação durante a prova, mas perdeu um pouco o ritmo e posições, ficando com a 11ª colocação. Já o brasileiro Thiago Aroeira foi o melhor dos brazucas com a 10º colocação.

Depoimentos de Hermida

“Este foi o percurso mais técnico, mais desafiador que já enfrentei. Mas é disso que gosto. Fez mais calor do que na Olimpíada, o que dificultou ainda mais as coisas. Estava preocupado em ser alcançado por meus adversários, mas consegui manter meu ritmo”, disse o espanhol, que concluiu as cinco voltas no circuito de cerca de 6 km em 2h05min."

Hermida também afirmou que considera o Brasil sua segunda casa.

“O lugar é maravilhoso e o público muito participativo. Fui muito aplaudido durante toda a prova e isso me animou bastante”, contou o medalhista de prata, que deixou para trás o belga Roel Paulissen, quarto colocado no ranking da Copa do Mundo, já na primeira volta.

Premiação

A organização foi muito bem feita. Todos trabalharam de forma brilhante para a realização deste grandioso evento. Agora só vamos esperar a confirmação do resultado positivo dos dirigentes da UCI.

Resultados

1º José Hermida – 2:05.10s
2º Roel Paulissen – 2:10.16s
3º Ralph Naef – 2:13.04s
4º Adam Craing – 2:14.39s
5º Sid Taberlay – 2:18.25s
6º Milan Spensy– 2:19:33s
7º Ivan Alvarez – 2:20:26s
8º Marti Gispert – 2:20:59s
9º FUGLSANG Jakob Fuglsang – 2:22:15s
10º Philip Specencer –2:22:52s

Organização

A etapa nacional da Copa do Mundo reuniu 230 atletas de 21 países, sendo 80 brasileiros. O evento teve o patrocínio de Tissot, Shenker, Santini e Governo do Estado de Santa Catarina, com o apoio de Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Parque Unipraias, Scott, Rodan, Giro (capacetes), Instituto Guga Kuerten e Apaes de Camboriú e Balneário Camboriú.

FOTOS

Estamos com muitas fotos e ainda está complicado fazer a seleção. Fiquem atentos que as fotos estarão por aqui em breve.

Fotos (47)

foto 0 - José Hermida Mais Fotos


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.