A gigante Shimano anunciou ontem o lançamento da nova linha XT 2008. Realmente as mudanças foram bem significativas e vão deixar os entusiastas da marca de água na boca. O design está mais moderno e dando uma impressão de maior robustez, saindo um pouco da cor prata e usando mais o preto. Assim como no XTR 2007, a letra "X" foi aproveitada no design do cambio dianteiro, manete hidráulica e no câmbio traseiro.
Quanto ao funcionamento, também há novidades interessantes:
- Cambio traseiro: Além da versão top-normal e low-normal, agora tem a opção do câmbio Shadow RD, que é mais voltado para o pessoal extremo, já que tem um perfil menor e balança menos em condições técnicas. As molas são mais firmes, evitando esse movimento. Também foi feito um design para evitar que o câmbio entre em contato com o chainstay (quadro). Além disso, o roteamento do cabo evita que este prenda em raízes, pois fica menos exposto. Tem opções de medium-cage e long-cage e pesa 235g.
- Manete hidráulica - A novidade para a manete, além do design, é o sistema Servo-Wave, exclusividade do XT! Esse sistema permite um maior ajuste da manete, mantendo as pastilhas no lugar. Resumindo, o novo sistema faz com que se tenha um ajuste muito maior da altura da manete, sem que haja interferência no caliper. Além disso, ao se usar essa manete com o novo pistão XT de freio, se consegue 20% a maior de força na frenagem. O peso é de 128g o par.
- Novo pistão (caliper) - A peça agora é feita de um bloco único de aluminio e quando usado com as novas manetes, oferece 20% a mais de frenagem. Oferece opções de uso com 160, 180 ou 203mm. 224 gramas pelo par, ou 316 gramas se já contar com o rotor, mangueira e adaptador.
- Rodas e cubos - Finalmente a Shimano acordou para o problema de seu sistema de freehub! O cubo traseiro da Shimano tinha um engate muito lento, precisando de 15 ou 20 graus de giro no pedal para que houvesse o engate! Agora é preciso apenas 10 graus, tornando a volta da tração muito mais rápida! Combinado com o uso de rolamentos angulares e de fácil manutenção, a Shimano agora tem cubos bem competitivos! Ponto positivo!! A roda XT já montada vem com um aro mais largo (23mm), com 24 raios, mas também já possui a versão para eixo de 20mm. O sistem de disco center-lock foi mantido.
- Novo Pedivela - Além do design mais moderno, a modificação signficativa foi o uso de carbono na cora do meio. Apesar de na foto não ficar muito destacado, eles informam que agora a coroa é uma mistura de carbono e aluminio. O peso é 850g para o pedivela de 3 coroas.
- V-brakes - A empresa manteve as manetes e v-brakes para aqueles que não migraram para disco. Porém, com modificações apenas visuais.
Existem pequenos outros detalhes em outras peças, que podem ser vistos no site oficial da marca ou perguntados/discutidos no nosso fórum, em https://www.pedal.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=38075
Segundo a Shimano, a ideia da linha XT surgiu em 1982 quando Yoshi Shimano ligou para a matriz da empresa contando sobre o crescimento do "novo" ciclismo de montanha. Essa ligação fez a empresa discutir o lançamento de uma linha voltada para os rigores do mountain biking e daí surgiu a primeira linha XT.
Apesar de todos os detalhes e fotos terem sido apresentados, não existe nenhuma informação oficial sobre quando as peças chegarão no mercado. Só nos resta esperar.
Relacionados