home

Exclusivo - Specialized constroi seu próprio túnel de vento

Um novo patamar em testes aerodinâmicos e desenvolvimento de produto


17 MAI, 2013     Pedro Cury    
     


A Specialized Bicycle Components apresenta seu túnel de vento especial para bicicletas em seu próprio quintal, em Morgan Hill - California. Continuando a tradição de líder da inovação na indústria, o novo túnel de vento irá oferecer uma colaboração inédita no desenvolvimento da aerodinâmica de toda a linha de produtos Specialized.

imagem

“Aerodinâmica é tudo”, afirma Mark Cote, Gerente de Desenvolvimento de Produtos para Estrada, Triathlon e Aerodinâmica na Specialized. E completa: “Esta é uma mudança fundamental na maneira como pensamos sobre o assunto. Todos os produtos e atletas poderão se tornar mais rápidos”. Isso porque o vento toca todos os produtos, ele é tudo para a Specialized. Através do projeto e construção do túnel de vento especial para bicicletas, a Specialized consegue agilizar o que normalmente seria um processo complicado. Agora, sob o mesmo teto, a equipe Specialized de especialistas em aerodinâmica terá todas as ferramentas necessárias para teorizar, testar e ultrapassar as barreiras da inovação, em direção a novas e empolgantes formas.

imagem

Com a construção e o projeto um túnel de vento desde o zero pudemos realmente nos concentrar em otimizar as instalações para testar equipamentos de propulsão humana, desde ajustar o fluxo de ar e forçar a sensibilidade ao equilíbrio, até obter um ambiente confortável e moderno para se trabalhar”, explica Chris Yu, Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos em Aerodinâmica da Specialized.

imagem

O novo túnel irá permitir níveis inéditos de aero-integração. A hora de funcionamento do túnel de vento era cara porque é monitorada de perto e, por causa disso, só era utilizada apenas para bikes e equipamentos de corrida – mas isso não será mais assim. Através da criação de suas próprias instalações, a oportunidade de se testar equipamentos desde a linha S-Works para estrada, até as bikes Globe agora já é realidade. Se há a possibilidade de tornar a ida ao trabalho menos cansativa e, portanto, permitir ao ciclista que chegue menos suado e possa aproveitar o tempo para tomar um café pela manhã, já valeu.

Veja a construção do túnel




Opinião do Pedal

Sem dúvida é uma notícia empolgante para o meio ciclístico em geral. Já foram feitos diversos estudos anteriores e desenvolvimento de diversos produtos mais eficientes aerodinamicamente, não só pela Specialized, mas também por outras marcas.

O grande diferencial agora é que com o próprio túnel, o processo se torna muito mais barato e também permite maior personalização e uso de diferentes equipamentos. A marca já declarou que essa facilidade vai permitir o desenvolvimento de produtos mais aerodinâmicos até mesmo da linha básica. Além disso, a marca poderá estudar um pouco mais da dinâmica do vento em grupos de ciclistas (o túnel é grande o suficiente pra isso) e em produtos que até agora não tiveram investigação mais profunda, como em mountain bikes e acessórios.

Mais informações em breve no Pedal.


Fotos (8)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários





COMENTÁRIOS [10]

  • AvatarVer Perfil

    paulo ferreira () Há 6 ano(s) atrás


    Antes de montar um túnel de vento, deveriam comprar uma balança.


  • Relacionados