MENU

Eurobike 2010 - Conheça algumas novidades para 2011

E-Bikes e rodas 29 polegadas continuam em alta

Como falamos na introdução, o Pedal preparou um especial com diversas marcas presentes no Eurobike. Como seria impossível falar de todas em detalhes, separamos aqui um resumo dos novos produtos de algumas delas.

E-Bikes

As bikes elétricas foram um dos destaques da feira. Quase todas as grandes marcas possuíam uma bike elétrica para 2011. A tecnologia de baterias evoluiu muito nos últimos tempos e hoje em dia é possível encontrá-las com menos de 3 quilos, removíveis (para que se possa ligar a eletricidade e carregar) e com uma grande autonomia. As bikes precisam seguir uma regulamentação europeia, não passando de 25 km/h, porém, já existem versões off-road, que podem chegar até 60 km/h.

Por enquanto as bikes são oferecidas apenas em modelos urbanos e não em mountain bikes. Fica a questão: será que vamos ter E-Mountain Bikes no futuro ? Será que isso pode ameaçar o esporte ?

Quem visitou a feira pôde testar as e-bikes nos circuitos montados no local, vivenciando na prática a facilidade e praticidade que elas proporcionam.

Rodas 29

As rodas grandes já tomaram o mundo, e a prova disto foi que na Eurobike grandes marcas mostraram mais uma vez seus pneus e rodas do segmento 29er. A Schwalbe lança o Nobby Nic na versão 2.35". A já conceituada Kenda, apresentou uma gama de pneus 29", tendo como uma das atrações o Kommando com 1.9, 2.2 e 2.2 tubeless. A Maxxis entra com dois modelos, Aspen 2.1 e o Adent 2.4. Além deles, Continental, Geax e Hutchinson apresentam também suas armas. Com os grandes fabricantes ampliando os seus catálogos, consolida mais ainda a participação das 29" no mundo do MTB. Neste mundial, por exemplo, atletas do masculino e feminino subiram no pódio com as rodas gigantes.

imagem

Demo Day

O Demo Day foi organizado numa área que possibilitasse conforto e comodidade a todos os participantes do evento, com uma boa logística de acesso e bons locais para os testes. O local foi Argenbühl na Alemanha, um dia antes da abertura oficial da Eurobike. Trilhas e roteiros de estrada para speed possibilitaram os testes das novidades para 2011, promovendo momentos de integração entre lojistas, revendedores, empresários e imprensa, momento em que muitas parcerias foram fechadas além de boas conversas e distração.

Novidades

O Pedal preparou uma série de especiais que será publicada ao longo dos próximos dias, com detalhes de novidades de algumas das principais marcas.

Como seria impossível falar de todos, fizemos um apanhado de algumas novidades que vimos por lá. Confira abaixo:

Canfield Brothers

Um dos precursores da tecnologia de pivô virtual, apresentou seus novos quadros com o mesmo consagrado link. Porém, o que mais chamou atenção foi o pedal de perfil muito baixo! As fotos já dizem tudo. Menos de 300g o par.

Manitou

A marca americana mostrou novos modelos para rodas 29". A maior surpresa foi a Dorado 29". Uma suspensão de downhill para rodas 29" com liga de alumínio 7050 e duas câmaras de ar, melhorando o ajuste de amortecimento. Porém, também surge um novo modelo Tower também para 29", além de um novo modelo para 26" - a Marvel Pro com 100 ou 120 mm, pesando apenas 1.498 gramas.

Easton

Estavam presentes as novas rodas Haven que foram apresentadas no inicio do ano. Conta com os modelos XC One, EA 70 XC, EA 90 XC, Haven Carbon e Aluminum. A Haven Carbon é fabricada com a "Easton Ballistic Composite", uma liga de carbono unidirecional. A linha agora também se estende aos guidões e avanços, mantendo suas cores metálicas entre ouro e prata; e design bem trabalhado.

Marzocchi

O que mais chamou atenção nas Marzocchis foram as cores das bengalas das suspensões. As pretas já existiam nos modelos do ano passado, porém agora existem em verde, laranja, azul e vermelho. Algumas combinações de cor que lembram as peças dos anos 90.

Uma das novidades mais esperadas era a 44 com canelas de carbono, o modelo recebeu uma fina camada interna de magnésio coberto e moldado com carbono, reduzindo assim 200g no peso e aumentando a resistência, oferecendo 150mm de curso.

DT Swiss

A DT Swiss seguiu uma tendência que vai agradar muito ao mercado brasileiro: oferecer produtos de linha média, que usam as principais tecnologias, porém com menor custo. O maior exemplo foi das rodas Tricon, que continuam possuindo a vantagem do cruzamento de raios Opencrown Foot, porém, o cubo na linha média é uma peça única e não mais separada como nos modelos superiores. Além disso, um novo sistema de amortecimento da suspensão foi criado, o single shot, um pouco mais simples que o twin shot, porém, também com um custo reduzido. Nos cubos não foi diferente, agora é oferecido cubos com a tecnologia Star Ratchet System, porém com uma construção mais simples, sem rolamentos de cerâmica. Uma outra novidade é um garfo rígido de carbono, que pesa menos de 600g.

Fox Shocks

A Fox mais uma vez impressionou, apresentando agora modelos das suspensões 36 com 160mm e 180mm de curso. As 36 Talas possuem uma versão com regulagem de 120mm a 160mm e outra de 140mm a 180mm.

Na linha de XC, volta a tecnologia Terralogic, que é um bloqueio automático da suspensão que trabalha através de uma válvula de inércia, e vem integrado a um sistema fechado de regulagem do amortecedor, ou seja, o amortecedor é travado automaticamente quando não se necessita de seu uso, favorecendo uma maior tração na pedalada. Todos os modelos possuem o tratamento Kashima nas bengalas, que permite menos fricção entre as bengalas e as canelas.

Continental

A marca de pneus alemã mostrou suas duas novas armas para XC e AM, o X-King e o Mountain King II. Ambos foram a escolha numero 1 dos rigorosos testes da revista alemã Bike. Tivemos a chance de conhecer melhor esses pneus em um evento anterior da marca, que pode ser visto nos textos relacionados abaixo. Outro pneu da linha é o Der Baron, de downhill. O pneu já existia antes com o nome de Rain King, que saiu da linha, porém mantêm o mesmo desenho, sendo recomendado para terreno molhado, principalmente pedras (para lama o modelo indicado é o Mud King).

Shimano

A empresa japonesa apresentou de vez o XTR 2011. Quem queria vê-lo de perto, já pôde conferir antes mesmo de chegar no estande da Shimano, uma vez em que as peças já estavam inseridas nas inúmeras bikes tops espalhadas pelo evento.

imagem

El Gallo

Os espanhóis da El Gallo, agora possuem uma linha de peças mais voltadas para enduro. O novo par de rodas para enduro é forte o suficiente para downhill e pesam em torno de 1.9kg, sendo oferecidas em prata, preto e vermelho anodizado. Na linha de guidons, a empresa oferece um modelo de 780mm, o mesmo usado atualmente por Cedric Gracia.

Astro

A Astro lança os novos quadros de carbono monocoque para 2011. São dois quadros, um de estrada e outro hardtail para MTB. O 540 mm de estrada pesa 950 gramas, enquanto o de mtb pesa 1,15kg na versão média.

Magura

O Marta FR chega para substituir o Louise FR, suprindo as necessidades do downhill e all mountain. Sistema de frenagem hidráulico com reservatório integrado em sistema aberto, pinça de pistão duplo fixo e ajuste automático de acordo com o desgaste. Acabamento cool em verde grunge, usando ainda o sistema EBT (Easy Bleed Technology) para rápida ventilação do disco, podendo-se optar por 203mm ou 180mm. Além de possuir garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação.

Acros

A marca alemã tem como novidade um novo aro de cross-country. Agora a empresa oferece uma roda completa, casando o novo aro com os já consagrados cubos. Outra novidade é o novo processo para criar peças cromadas, que agora mantêm a cor por mais tempo. Porém, o melhor de tudo está nas tampas da caixa de direção personalizadas que giram. Você pode mandar qualquer desenho para a empresa e eles estampam a tampinha em laser, com um rolamento para que faça girar.

Fuji


O destaque da empresa japonesa é a série de ciclismo Altamira, que vem com quatro modelos: LTD (Limited Edition); 1,0; 2,0; e 3,0. O quadro pesa cerca de 815 gramas, encaixando muito bem nos pilotos de endurance. Na linha de mountain bike, o modelo SLM também recebeu modificações no grafismo e retoques no seatstay e chainstay; ambos modulados no carbono.

Hayes


A Hayes lança o Prime, freio que veio para substituir o Stroker, com muitas inovações e tecnologias. Possui tecnologia Tool-Free, uma ferramenta de livre modulação, independente do ajuste de contato, a frenagem é aumentada já que a potência de frenagem é a mesma em todos os cursos da manete.

O novo rotor vem dividido em duas partes, design original da Hayes pateteado em 1998, mas com um nova área de contato. Este modelo ficou mais rígido e mais leve, apenas 110 gramas.

Obteve-se uma aumento de 20% da relação hidráulica sobre o Stroker, isso faz com que a pressão superior das pastilhas no rotor seja alcançada com a mesma frequência da alavancagem inicial.

Trek

Lançamento 2010 para all mountain a Top Fuel vem com quadro fabricado com diferentes ligas de carbono, OCLV Mountain Carbon no centro do quadro, e OCLV Carbon no seatstay e chainstay. Vem equipada com a suspensão Fox F-Series Remote RL.

Outras novidades agitaram o stand da Trek, a Madone Contador atraiu muitos olhares, o visual diferenciado, a cor e o nome de um astro do ciclismo mundial.

Muitos olhos se voltaram também para a District. No lugar da corrente uma correia de transmissão single speed, quadro em alumínio, e um visual moderno com pitadas retrô. O relógio na guidão dava todo o charme do modelo.

Cannondale

A marca lança na Scalpel 2011 o sistema patenteado Zero Pivot, eliminando a existência de pivot central (soft tail), porém tendo mesmo assim 100mm de curso. Neste sistema é usado o Living Hinge, que confere resistência às articulações do quadro.

MSC

A marca espanhola MSC apostou novamente nas peças super-leves. O novo par de rodas de carbono, com raios de titânio pesam apenas 1180g o par. As correntes, além das opções de cores, ficam abaixo de 240g. O pedal flat, feito em magnésio com eixo de titânio pesa 268g. A empresa ganhou um Eurobike Award na categoria design pelo seu avanço Magic Stem.

ESPECIAIS

Não deixem de conferir nossos especiais que serão publicados ao longo da semana!

Fotos (40)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.