MENU

Estudo explica paixão de homens de meia idade pelo ciclismo

     

Um estudo publicado pela jornal Qualitative Research in Sport, Exercise and Health examinou os motivos que levam tantos homens de meia idade a tornarem-se ciclistas. Segundo a pesquisa realizada pela Universidade de East London, a causa está longe de ser uma crise de meia idade e tem muito mais a ver com saúde física e mental.

imagem

Depois de entrevistar um grupo de ciclistas homens entre 35 e 50 anos que pedalavam rotineiramente por estradas afastadas do centro, os pesquisadores concluíram que atividades físicas realizadas em ambientes naturais causam efeitos psicológicos muito mais positivos do que suas equivalentes realizados em ambientes internos.

Para o estudo, os pesquisadores fizeram análises psicológicas profundas em 11 indivíduos classificados como ciclistas recreacionais sérios, que pedalam há pelo menos 2 anos com mais de uma hora semanal de pedal "na natureza".

Segundo os pesquisadores, os ciclistas puderam ser divididos em três grupos principais: Domínio e prazeres descomplicados, meu lugar de fuga e rejuvenescimento e, por último, sozinho mas conectado.

Domínio e prazeres descomplicados estão ligados a desafios como subidas duras e percursos longos. Já os colocados no grupo "meu lugar de fuga e rejuvenescimento" são aqueles que pedalam para recarregar as energias observando as belas paisagem. Por último, os "sozinhos mas conectados" são aqueles que pedalam em grupos onde não existe pressão para conversar, mas as possibilidades de contato social são frequentes.

Segundo os pesquisadores, a pesquisa refuta a visão que muitas pessoas tem dos ciclistas de meia idade, comummente associados a homens passando por crises de meia idade como pessoas que tentam, de todas as formas, negar a passagem do tempo.


Conteúdo Relacionado

Comentários

Comecei a pedalar aos 7 anos,fui um ciclista intermitente.Moro em Florianópolis-SC há cinco anos,onde passei a pedalar com frequência.Aqui tem uma ciclovia na Beira-Mar Norte,ao lado da Avenida e do mar onde pedalo com tranquilidade + ou - 16 Km.Por Satisfação,Saúde e Liberdade valorizando meus 80 anos.

TENHO 43 ANOS E PEDALO DESDE DOS 10 ANOS DE IDADE,E AINDA HOJE EU TENHO BASTANTE ENERGIA PARA PEDALAR.POIS IDADE NÃO ATRAPALHA EM NADA.

Tem algum grupo de iniciantes em Jacarepaguá?

Ganhei uma bike do meu pai quando era pequeno, tinha uns 10 anos, a famosa Caloi 10. Já com 15 anos e com outra bike, uma Peugeot, começei a competir, daí não parei mais. Hoje estou com 53 anos. O ciclismo é um excelente esporte, bom pro coração, bom para manter à condição física em dia e também um ajudante para combater o estresse do dia a dia. Aconselho ás pessoas a prática do ciclismo.

Tenho 46 e já pedalo desde os 12, nao ha prazer melhor do que pegar uma estrada e gastar o que nao e benéfico ao corpo, ainda mais agora que infelizmente tive falência renal a alguns meses, o esporte me mantem vivo como nunca.
Ps...ainda detesto subidas...rs.!!!

Gente...que pesquisa ridícula!!!

35 anos, meia idade ? tenho 60 anos devo estar a morrer. Só não percebo que a idade da reforma seja 66 anos (com tendência a aumentar)...

Tem dois tipos de pessoas: as que pedalam e as que NÃO pedalam! Kkkk

Que resultado ridículo dessa pesquisa!!!! Sabe de nada.... Inocente!

Pessoal confundido pesquisa quantitativa com qualitativa. Ambas serem rigores científicos diferentes e têm validações. A propósito, pesquisa com 1 pessoa pode ser mais relevante do que aquela feira com mil, tudo depende da metodologia e da seriedade do pesquisador. Como vemos aqui nos comentários, mesmo com apenas 11 pessoas, a pesquisa representa boa parte dos relatos.

Tenho 56 anos e pedalo a 38 anos, não existe remédio melhor para corpo e mente, me dá um prazer incrível, me permite estar em contato com a natureza e chegar a lugares que de carro jamais chegaria.

Comecei no atletismo aos 34anos como tinha problema de coluna parei aos 45 participei de uma corrida de bicicleta sem marcha em nossa cidade ganhei ,comprei uma com marcha comecei a treina e não senti a coluna hoje aos 66 tenho minha baike e goste de fazer longa distancia por sorte sinto muito pouco a coluna

Tenho paixão pelo ciclismi, que pratico há muitos anos. Hoje, com 74 anos, continuo a desfrutar esta atividade rotineiramente !

Pedalo na ida e na vinda do meu trabalho,chego com disposição para trabalhar, é a melhor coisa,me sinto muito bem, faço isso a pelo menos uns 12 anos, então pedale, tenho 43 anos,fica a dica.

Sempre pedalei desde a minha juventude, hoje tenho 44 anos, onde e moro me proporciona um pouco de segurança e a proximidade com a natureza facilita meus pedais, assim não preciso ter carro para transportar a bike até a natureza. Quando eu pedalo, não tenho tempo para pensar em problemas, me desconecto da agitação e passo a contemplar a natureza e ouvir o seu som e as distâncias e as altimetrias se tornam desafios, conquistas e vitórias, enfim, é estar mais perto de Deus.

Pedalar pra mim está se tornando um exercício muito prazeiroso....cada pedalada e' um novo desafio.... Gosto de pedalar sozinho mas quando tenho parceiros a pedalada se torna muito mais gratificante....pedalar e' um estado de espírito.... Não deixem de praticar!!!

Brother, pedalar por pedalar por si só é muito bom, pesquisa e mais pesquisas não vão dar em nada mais do que estatística,mais uma coisa é certa. O maio inimigo do homem é o tempo. Então não jogue o seu fora!!!

É indiscutivel, o prazer de pedalar. Nada se compara. Mas 11 pessoas em uma pesquisa....é um universo muito pequeno para qualquer estudo.

A Resposta para o Ciclismo é Dor , é Endorfina , é adrenalina , é prazer , que nenhuma droga pode proporcionar a um ser vivo , ciclismo é se sentir realmente vivo desafiando seus próprios limites , sem mais ...

TEM MUITAS COISAS NESTA VIDA QUE NÃO PRECISAM DE MUITA PESQUISAS NÃO! PEDALAR É UMA DELAS. PEDALE POR PEDALAR E ESTÁ TUDO CERTO. É O MAIS LÓGICO!

Negar a passagem do tempo não, mas adia-la certamente!

Calma, aí... vou fazer um pedalzinho ali e quando voltar comento.

Sou ciclista desde meus 14 anos... Hoje tenho 58 anos... Por muitos anos a bike foi meu meio de transporte em Sampa e Bauru... Hoje é meu hobby e laser aos fins de semana... E ainda é a mesma bike speed dos anos 70...

Pedalar para mim é Vida ,Saúde ,Prazer , Paisagens Maravilhosas nas trilhas deste Brasil...sem contar as Amizades ..Recomendo

Tolices, sou ciclista veterano, pedalo desde meus 12 anos , hoje com 58 vou disputar meu 6 Iron Bike Brasil. ...pedalo porque gosto ??????

Se eu tivesse mandado essas perguntas no grupo do whatsapp, eu teria uma pesquisa mais completa que a desse jornal. 11 ciclistas é mais um bate-papo que uma pesquisa.

Estou com 76 anos.
Sempre fui ciclista, apesar de pouco praticar entre meus 20 e 35 anos por falta de tempo ou oportunidade.
Sempre defini os ciclistas em três categorias:
- Aquele que está ciclista.
- Aquele que se fantasia de ciclista.
- Aquele que é ciclista.
Vejam bem, cada ciclista tem o direito de fazer o que quiser.
Simples assim...

Tenho 45 anos e pedalo a 10 anos 5 vezes por semana, não consigo mais ficar longe da magrela, faz parte da minha vida

Tenho 56, comecei pedalar ha 1 ano, sou viajante e levo bike no carro, sobrou tempo pedalo onde eu estiver e qdo posso tô dentro de qualquer pedal, é só me chamar, uhuuuuuu!

Sou ciclista de velocidade, desde 79 tenho 53 anos nem sabia desta tal crise da idade, pedalo quase todo fim de semana pra fora de São Paulo + ou - 200 km estou quando comecei. Abs

Pesquisa extremamente abragente, séria, caráter científico. 11 pessoas são suficientes para certificar o que milhões de ciclistas, homens, são, pensam e praticam.

Eu me enquadro perfeitamente em todos os itens.

Eu pedalo desde os 16 anos até hoje eu tenho 52 anos

Sou mulher e me identifico nos 3 quesitos:
1.dominio e prazeres des complicados. Adoro os desafios dos subidões.
2. Meu lugar de fuga e rejuvenescimento. O risco me rejuvenesce, fuga? Minha caixinha do nada... sem marido, filhos, responsabilidade só sobre minha integridade.... física... fraturei a clavícula, mas estou de volta, com força total!
3. Sozinha mas conectada, tenho encontrado pessoas incrivelmente generosas, e solidarias neste meio... saímos juntos e voltamos juntos independente das intempéries....

Gosto de pedalar no estilo despojado sem paixão por melhor bicicleta nem muitas indumentárias, meio passeio é livre moderadamente longo ( 12 quilômetros) próximo a praia, basta o calção, tênis um som e cumprimentar as pessoas, evidentemente, em uma velocidade que respeite outros, quando me deparo com uma área a segura desenvolvo algumas uma
rápidas corridas sempre na volta para casa.

Eu pedalo porque amo pedalar, e sinceramente se eu ficar 3 dias sem pedalar nem eu me suporto.

Eu tenho 56 e pedalo desde os 7. Adoro pedalar e ponto

Muito interessante: Tenho 78 anos, pedalo aproximadamente 150 a 200 km por semana, em ruas, avenidas e trilhas e acho a pesquisa muito próxima do que sinto.

Antes d tudo,um grande prazer.

pra mim é voltar a infancia /juventude...

Pedalar pra mim é um prazer, além dos benefícios pra saúde.

Putz. Passei da faixa do grupo de meia idade.

Ainda bem que não falaram que era por causa do celim, massageando à próstata.

Nossa... Analisaram 11 ciclistas...

Era o que precisava para mostrar à minha esposa!

Quanta bobagem, eles pedalam porque gostam. Cada rótulo ridículo que puseram.

Fato