home

Estudo aponta melhor velocidade para pedalar evitando poluição


11 NOV, 2016     Gustavo Figuereido    



Andar de bicicleta, seja para ir trabalhar ou treinando, é uma excelente atividade física, capaz de aumentar muito sua saúde. Porém, nos grandes centros urbanos, andar de bicicleta significa enfrentar uma grande dose de poluição no ar.

imagem

Agora, um novo estudo realizado na University of British Columbia promete encontrar a velocidade ideal para minimizar a exposição do ciclista aos poluentes. Segundo Alex Bigazzi, responsável pelo estudo, quanto mais rápido você pedala, menos tempo você ficará em contato com os poluentes. Porém, gerar mais potência significa respirar mais, o que aumenta os efeitos da poluição.

De acordo com um modelo de computador com base em uma população de 10 mil pessoas criado por Bigazzi, a velocidade ideal para a maioria dos ciclistas fica em torno de 12 a 20km/h no plano. Já em subidas de até 5% de inclinação, a velocidade deve ser 1.4 a 1.6km/h menor - segundo ele, ideal é movimentar-se na maior velocidade possível, mas sem ficar ofegante.

Vale lembrar que o estudo não leva em conta a forma física do ciclista. Isso quer dizer que, para uma pessoa fora de forma, a velocidade ótima tende a ser mais baixa. Ainda segundo o pesquisador, andar de bicicleta é melhor do que não andar, mesmo levando em conta os efeitos nocivos da poluição.


Comentários



Relacionados