MENU

Estudantes criam estacionamento ecológico para bicicletas em Lorena

Com a proposta de amenizar o problema da falta de vagas para estacionar bicicletas em Lorena (SP), um grupo de estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Taubaté (Unitau) criou um protótipo de um bicicletário ecoeficiente.

O modelo, que oferece 56 vagas, é feito de concreto reutilizável, piso feito a partir de pneus de carros e alumínio. A intenção é implementar os bicicletários em toda cidade por meio de parcerias.

imagem
Projeto virtual do bicicletário feito pelas alunas da Unitau. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)


Conhecida como a 'capital das bikes' no Vale do Paraíba, a estimativa da prefeitura é que cerca de 80 mil moradores de Lorena têm na bicicleta seu meio de transporte. O problema é que faltam vagas para estacionar as bicicletas, principalmente, no centro.

O projeto do bicicletário ecoeficiente foi apresentado para representantes da prefeitura e da Câmara. Eles propõe a busca de parcerias para a construção do modelo em pontos espalhados pela cidade. Além de materiais reutilizados usados na construção do protótipo, os alunos colocaram no telhado do bicicletários placas para a captação de energia solar.

Ação

O objetivo inicial dos estudantes foi participar de uma premiação de uma empresa produtora de alumínio, mas a proposta acabou sendo levada adiante. A estudante Larissa Mota é uma das idealizadoras do bicicletário e disse que o projeto será apresentado neste mês ao prefeito Fabio Marcondes (PSDB), mas já tem a aprovação do secretário de trânsito da cidade, Jaime Silva.

Segundo ela, a prefeitura informou que reconhece que a falta de estacionamento para as bicicletas é um problema. “Fiz algumas sugestões para que ele possa ser adaptado, simplificado e colocado na realidade do nosso município”, disse.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.