MENU

Especial: Copa ALE Inconfidentes - Segunda etapa

Prova foi muito elogiada pelos atletas

A competição foi realizada no dia 28 de junho, na já conhecida pista do pesque pague campestre de Itabirito-MG.A prova reuniu cerca de 230 atletas de diversas cidades de Minas Gerais e até de outros estados. O percurso era muito técnico, o mesmo da etapa passada, com cerca de 8,4km, só que em sentido contrário, com trechos inéditos, muitas subidas, trilhas, muito escorregadio (devido a chuva que caiu na noite anterior ao evento).

imagem

No sábado anterior a prova, a galera se reuniu em peso para fazer inscrições e treinar no local.

Grandes nomes do mountain bike nacional estiveram presentes. Rubens Donizete (campeão da etapa anterior) chegou acompanhado de Ricardo Pscheidt, Daniel Carneiro, Hugo Prado entre outros. Mais tarde chegaram Uirá Ribeiro, Humberto Cardoso, Robson Ferreira, entre outros. Aline Lombello, Juliana Machado e Glaydiane de Cássia também treinaram no sábado. Todos acharam o percurso muito técnico, sem chances de erro.

O comissário da CBC Francesco Bonatti fez uma vistoria no trajeto, disse que ele estava bem sinalizado, seguro e pronto para a competição do dia seguinte.

Para o domingo, a organização da prova planejou duas baterias. A primeira às 8h com as categorias Sub-35/40/45/50, Over 50, Sub-17/15/13. Às 10h30min, largariam Elite Masculino, Elite Feminino, Sub-23/30 e Junior. Todas em “Start Loop”.

Sábado à noite, os organizadores da prova e suas equipes com os convidados se reuniram no pesque pague campestre para acertar os últimos detalhes da prova e assistir um DVD sobre o CAPE EPIC (Competição onde um dos organizadores da Copa Ale Inconfidentes, Eduardo Soares participou e conquistou um podium inédito para o Brasil).

imagem

No domingo, 28/06. Muita gente veio acompanhar a prova. A expectativa para a 2º Largada era grande, enquanto isso não acontecia todos acertavam os últimos detalhes e assistiam à competição das categorias que largaram às 8h.

Na categoria Sub-35, com cerca de 1h19min15s, Willian Eustaquio venceu a etapa ficando a frente de Silvio Otavio Neves e Wagno Antônio da Silva.

Às 10h30min foi dado a 2º Largada. Logo no inicio, prova já estava pegando fogo.

Na Sub-23: O pega estava forte, a disputa entre Jorge A. Fraleon e Leandro do Carmo os deixou entre os 10 primeiros colocados logo na 1º volta. Jorge estava à frente de Leandro quando teve problemas com a bike. Leandro é o novo líder da categoria sub-23, Jorge Fraleon chegou em 7º Lugar perdendo a liderança do campeonato.

imagem

:: Elite Feminina

Érika Gramiscelli não teve sossego para vencer mais uma etapa, Roberta Stopa andou sempre colada na roda da Érika. “Não tive a oportunidade de fazer reconhecimento do circuito na véspera. Cheguei no evento na hora da largada, acredito que essa adrenalina tenha gerado uma necessidade de esforço no limite”. Disse Roberta

No final da prova, na área de mata, Érika abriu um pouco conseguindo vencer. Em terceiro lugar chegou Aline Lombello, dessa vez sem lagrimas como na etapa anterior onde também tinha ficado em 3º Lugar.

:: Elite Masculina

Disputa acirrada e emocionante, Ricardo Pscheidt e Robson Ferreira duelaram até o final. No começo, Rubinho abriu em ritmo forte, pouco tempo depois Robson estava na liderança, foi quando ele errou em uma curva e foi passado pelo Rubinho e pouco depois pelo Ricardo. Logo no final da primeira volta Rubinho furou o pneu trazeiro e acabou sendo passado pelo Ricardo e pelo Robson.

Ricardo andou até a metade da primeira volta sozinho quando foi alcançado por Robson Ferreira, que impondo um ritmo forte andando junto ao Ricardo o tempo todo. Na 2º volta Robson assumiu a liderança mantendo até a 3º Volta, depois novamente Ricardo assumiu a liderança. Na 5º volta Ricardo e Robson estavam colados um no outro, foi quando Ricardo atacou na penúltima subida e garantiu sua vitória. Rubinho concertou a roda de traz no apoio e manteve sempre o 3º Lugar.

Daniel Carneiro também foi um dos destaques, ele completou a 2º volta em 3º lugar e andou colado com Ricardo, Robson e Rubinho durante toda a prova. Ele manteve o Ritmo e chegou em 4º Lugar, em 5º lugar chegou Hugo Prado Neto.

:: Solidariedade e companheirismo

Durante a Copa Premo/Tripp de Amadores no dia 28/06, logo após a Copa Ale Inconfidente de Mountain Bike, em Itabirito-MG.
Érika Gramiscelli empresta bicicleta para atleta estreante em mountain bike. Era a primeira competição da atleta Shisterriane Souza.

Shisterriane estava prestes a competir com uma bicicleta de Freeride, quando ela se deparou com a atleta de Mountain Bike Érika Gramiscelli, que ao ver a cena perguntou se a garota iria competir com aquela bike pesadíssima para um trajeto XC repleto de subidas e single track. Érika mal acreditou quando a Shisterriane disse que sim. Então, ela logo ofereceu sua bike para a atleta competir.

Shis, como é chamada pelos amigos, mal acreditou no que estava acontecendo: “No começo, pensei que era brincadeira, foi quando caiu minha ficha. Mal acreditei que isso estava acontecendo comigo, a Érika emprestando a bike dela para eu competir. Ela disse que era só trocar os pedais e pronto! Até me deu umas dicas de como usar a bike, frenagens e como andar no trajeto.”

Shisterriane completou a prova dizendo assim: “A prova estava dura, completei o trajeto para mostrar à Érika que eu sou forte.”

No final as duas se abraçaram e Shisterriane agradeceu muito pelo feito de Érika e disse ainda mais: “Gostaria de dizer que ela é fera, espírito desportivo e humildade! Por isso que ela é Top”.

Isso é um belo exemplo de companheirismo. Parabéns às duas.

Agradecimentos especiais: Ao fotógrafo Cristiano Quintino, pelas fotos do texto e as demais, a partir do meio da segunda página.

Fotos (57)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.