MENU

Entrevista - Edivando de Souza preparado pro PAN

Paulista representará o Brasil pela décima vez na competição

Em 2011 tem sido um ano de novidades para o atleta Edivando de Souza Cruz, pois foi dado o início do projeto Scott-Fittipaldi, que começou com uma nova visão de trabalho e que vem tendo uma grande visibilidade e crescimento para os próximos anos. Mudanças são sempre bem vindas.

Mas sem sombra de dúvidas, a grande novidade deste ano para Vando foi o nascimento da sua filha, mais um grande presente na sua vida que nasceu em Fevereiro.

A correria é grande e aos poucos, este paulista de Ilhabela, vai se normalizando com a rotina dos treinos e competições. O Pedal conversou com Vando, que falou tudo sobre sua preparação para o Pan-Americano de Mountain Bike, que será disputado nesta semana na Colômbia. Confira:

Experiência em Panamericanos de MTB

“Está será minha 10 participação num Campeonato Pan-americano de Mountain Bike, minha primeira participação foi em 95, onde ganhei o titulo na Júnior, as outras foram todas na Elite e conquistei uma medalha de Prata e uma de Bronze. A cada ano o esporte tem evoluído e o Pan de MTB é umas das provas mais importantes do calendário internacional. Como a modalidade Cross Country é realizada num circuito misto, entre trilhas e estradas a cada ano temos novidades. Cada país tem suas características que trazem variações tanto no terreno como no clima e isso pode determinar também o desempenho de cada atleta”.

imagem

Como enfrentar a altitude?

“Um dos grandes desafios deste ano será justamente a altitude. O circuito da prova de XCO esta montado a 2600m de altitude e será uma novidade para mim, já competi a 2000 metros no Mundial de Sierra Nevada na Espanha e sei o que competir em níveis mais altos, por isso nossa equipe decidiu me proporcionar um estágio de preparação em Campos do Jordão para amenizar os efeitos da altitude”.

Como foram os treinos?

"Para falar dos treinos, preciso falar dos ciclos. A cada ano faço um planejamento junto da equipe e meu treinador (Hélio Souza). É preciso traçar um plano de trabalho, dividir as provas. Este ano por exemplo, tenho trabalhado com foco primeiramente no Pan de MTB e CIMTB na sequência. "Tudo começa onde termina" rsrs! no meu caso minha periodização começa quando entrei de férias, como competi no Brasil Ride em Novembro, terminei a temporada tarde e voltei a treinar no meio de Dezembro, mas sem atropelar as coisas. É preciso seguir cada passo, primeiro o fortalecimento muscular, depois ganho de resistência e então partir para velocidade. Neste ano competi somente três provas antes do Pan: Troféu SP de XCO em Ilhabela; Taça Brasil de MTB; e o Interestadual. E vim evoluindo gradativamente, cada semana tenho me sentido melhor. E por último, a Equipe me proporcionou um estágio de treinos em Campos do Jordão, junto do Frederico Mariano, meu compenheiro de equipe que estará representando o Brasil na Sub-23. Fizemos uma sequência muito boas de treinos e acredito que podemos ir bem na Colômbia".

imagem

Suas participações em Pan-americanos de MTB

"1995 – Chile – 1º colocado
2001 – Brasil – 2º colocado
2002 – Chile – 3º colocado
2003 – Colômbia – 9º colocado
2004 – Equador – 4º colocado
2006 – Argentina – 12º colocado
2008 – Venezuela – 4º colocado
2009 – Chile – 7º colocado
2010 – Guatemala – 11º colocado"

Vaga Olímpica em Londres 2012

"O Campeonato Pan-americano de MTB 2011 será muito disputado, pelo fato de distribuir duas vagas olímpicas para 2012. Todas as delegações das Américas estarão em peso na competição. Também os pontos do Ranking UCI são bem elevados nesta competição. Sobre as vagas olímpicas só terão direito as nações que estiveram abaixo dos 23 primeiros países do ranking mundial, pois os 23 já têm vaga garantida, mas esta classificação por pontos vai até Maio de 2012 e uma boa colocação na Colômbia já pode garantir vaga para dois países. Também o Pan da Colômbia é o que defini o número de vagas dos países nos Jogos Panamericanos que este ano será realizado em Outubro no México. As seletivas internas começam logo após o Pan de MTB quando o número de vagas for definido".

O Pedal agradece a Edivando de Souza Cruz pela entrevista e deseja uma excelente prova no Pan-Americano.

Edivando de Souza Cruz é Integrante do Projeto Scott-Fittipaldi, patrocínios:
Scott / Vzan / Proshock / Cateye
Apoios: Shimano e Santa Rita Iluminação


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.