MENU

Entrevista com Erika Gramiscelli

Entrevistamos uma das grandes promessas do mountain bike brasileiro, Érika Gramiscelli. Vivendo um dos seus melhores momentos como atleta, critica o preconceito das premiações da elite feminina nas competições brasileiras, além da falta de planejamento e apoio por parte da CBC.

PEDAL: Nome Completo:
ERIKA: Érika Fernanda Gramiscelli

PEDAL: Data de nascimento:
ERIKA: 20/08/1983

PEDAL: Começou a pedalar com quantos anos ?
ERIKA: Pedalo desde dos oito anos, mas comecei a competir mesmo com 15 anos.

PEDAL: Como tudo começou? Quem te incentivou ?
ERIKA: Tudo começou por acaso, andava todos os dias por lazer, era e continuo sendo apaixonada por bicicleta, era meu transporte pra tudo, até mesmo ir padaria a dois quarteirões de casa. Com 15 anos conheci uma turma que participava de provas de XC, entre esses amigos encontrei o Fidellis que hoje não esta mais competindo, mas foi o grande incentivador para que eu começasse a competir. Saímos pra andar de bike e ele me passou muitas dicas que fizeram eu crescer rápido, fomos pra minha 1ª competição em Conselheiro Lafaiete, era uma competição de intercity, de Conselheiro Lafaiete até Ouro Branco: 40 km. O maior incentivo foi quando recebi a proposta "se você vencer a corrida vou te dar um capacete", foi o incentivo que faltava! Cruzei a linha de chegada em 1º lugar com poucos segundos de diferença da 2ª coloca. Depois disso não parei mais. Sempre quis buscar o lugar mais alto do pódio com determinação e com o compromisso de uma atleta profissional.

PEDAL: O MTB feminino no Brasil ficou carente durante muitos anos e hoje encontra-se num nível elevado, com grandes disputas fazendo com que o nível de cada atleta cresça mais ainda com o espírito de competitividade. Você teme que novas atletas desistam de competir por isto? E que incentivo você pode dar contra as barreiras encontradas para essas novas atletas ?
ERIKA: Não tem por que das mulheres desistirem do pedal. Pelo contrário, tenho certeza que cada vez mais elas desejam estar no lugar mais alto do pódio, pois qualquer uma pode ser a campeã, as competidoras têm investido cada vez mais na suas preparações físicas, o resultado tem sido visto nos campeonatos onde nunca se sabe quem será a vencedora. As dificuldades serão muitas, mas jamais desistam de lutar contra elas, tudo tem seu tempo, é devagar e com um trabalho sério e em longo prazo você poderá conseguir vencer. É preciso lutar e ter sorte também, mas de quem luta a sorte sempre vai estar do lado. É só acreditar. E nunca deixem de ter um profissional preparado pra orientá-las, o preparador físico é importantíssimo para o crescimento profissional.


"As trilhas ficam mesmo no fim de semana, pois meu treino com a bike de speed é 90%. Eu gosto muito de treinar de speed, porque para mim a base é bem melhor".


PEDAL: Além da bike o que mais você faz na vida ?
ERIKA: Nos últimos quatro anos tenho vivido por conta da bike, realmente fica complicado dedicar a outras coisas, pois o cansaço é visível, então quando começam as competições não tenho tempo pra fazer nada, são muitas as viagens durante o ano. Realmente eu vivo 24 horas com o pensamento em uma bike. Quando não estou pedalando com certeza estou na net navegando, o que é outra paixão.

PEDAL: Você disse que não tem tempo para trabalhar por causa dos seus treinos. Você tem alguma profissão que gostaria de exercer caso tivesse esse tempo ?
ERIKA: Sem comentário.

PEDAL: Todos nós temos um ídolo. Você tem algum no MTB ou outro qualquer que te inspira ?
ERIKA: Quando comecei a pedalar conhecia muito pouco das atletas, naquela época quem se destacava em MG era a Juizforana Roberta Stopa, ela foi minha inspiração para alavancar a minha carreira no MTB, eu sempre dizia: um dia eu vou pedalar com essa "garota", não deu outra, participei de várias provas com ela até que um dia eu pude vencê-la. Foi muito gratificante, aprendi muito com a experiência dela e hoje sou grata por isso. Hoje continuo admirando o trabalho dela como atleta, minha ídola mesmo e a italiana Paola Pezzo, toda minha inspiração vem dela, já mostrou para o mundo que é uma atleta Olímpica de Ouro.

PEDAL: Qual foi o momento mais marcante na sua vida no XC ?
ERIKA: Quando consegui sozinha ir ao Campeonato Mundial de 2001 em Vail-Colorado/USA, foi a maior conquista da minha vida como atleta, passei por muitas dificuldades, tinha acabado de completar 18 anos, era o último ano da categoria Júnior. Eu não tinha nada, nem passaporte, mas levantei a cabeça e batalhei para conseguir ir ao Mundial. Faltando 20 dias pra embarcar eu não tinha nada resolvido, a única certeza era minha determinação. Em uma semana eu resolvi tudo sozinha, passagem, translado, hotel, passaporte, visto e despesas por lá. E no dia 11 de setembro eu estava lá, alinhada com as melhores atletas do Mundo. A sensação não tem explicação.

PEDAL: Pior momento no esporte ?
ERIKA: Passei por várias barreiras no esporte, mas a pior delas foi quando fiquei sem patrocínio em 99, foi uma catástrofe, abandonei todo o treinamento e comecei a trabalhar. Vi minhas conquistas indo por água abaixo, e pensei que nunca mais poderia competir novamente. Mas logo veio a notícia que eu poderia estar de voltas às pistas defendendo a equipe Amazonas Bike, ainda bem que no final tudo deu certo.

PEDAL: Qual foi a competição mais importante que você ganhou, com garra e determinação ?
ERIKA: Volta a Santa Catarina em 2004, foi um espetáculo de prova! Eu estava no meu 100%, fiz um trabalho de base muito bom...foi a corrida onde eu mais andei em 2004.

PEDAL: A competição que você não poderia ou queria ter perdido ?
ERIKA: Copa Ametur de 2003! Eu precisava ganhar pra levar o título do campeonato, fui uma decepção...Tomei um tombo na última volta, e atleta da Argentina que disputava o título também... Ganhou, perdi com uma diferença de 1 ponto... Foi péssimo, pois vesti a camisa amarela o campeonato todo e no final... Perdi! Mas foi uma grande lição.


"Pelas novas regras da UCI, eu vou correr na categoria feminino Sub 23. Terei mais chances de disputar uma **medalha, mas a CBC precisa investir no meu trabalho."


PEDAL: A prova que você mais gosta ou gostou de competir ?
ERIKA: Eu já participei de muitas corridas, e todas sempre foram bastante diferentes, cada uma com o seu encanto... E sua magia...Gostei de disputar a final da Copa Ametur de 2004, fui com objetivo de levar o título e conseguir sair vitoriosa.

PEDAL: Como você treina para o XC ?
ERIKA: Em 2005 venho fazendo um trabalho com preparador físico Beethoven Ávila, o treinamento tem sido com metas a curto e a longo prazo visando os Jogos Pan-americanos em 2007 e as Olimpíadas em 2008. Treino diariamente 5 horas, intervalando com bike, corrida e musculação, além de sessões de yoga.

"A CBC precisa investir mais e acreditar nos atletas, não foi elaborado nenhum planejamento com atletas para os Jogos Panamericano no Brasil em 2007."


PEDAL: Qual a sua meta desse ano de 2005 ?
ERIKA: Iron Biker, Brasileiro, Copa Ametur, o calendário está bem cheio, mas vou buscar um título que ainda não tenho, o Iron Bike. Esse será meu maior objetivo em 2005, não deixando de lado em reconquistar meus títulos como Brasileiro e Copa Ametur.

PEDAL: Você é uma das fortes candidatas para ganhar a Copa Ametur de 2005, você gostou das novas regras da organização ? O que você espera deste ano? Você está de olho em alguma competidora ?
ERIKA: Opa, sou mesmo???? A copa este ano esta caminhando com um profissionalismo impecável. A organização tem cuidado com muita atenção de cada detalhe do evento, notei que este ano a imprensa estava muito satisfeita em fazer a cobertura da competição. A Copa Internacional Power Bar/Reebok se tornou uma referência e um exemplo para todos os organizadores no Brasil e no exterior, Minas tem revelado grandes nomes no esporte, e agora chegou a vez dos eventos também tomar seu lugar! Mas há muito o que aprender e também a crescer, nada é perfeito, como a premiação do Feminino Elite, nada justifica a baixa premiação, insatisfação de 100% das atletas!

PEDAL: Qual a importância da 6ª etapa da Copa do Mundo aqui no BRA ?
ERIKA: Estou muito feliz e orgulhosa de saber que nosso país conseguiu trazer umas das etapas da copa do mundo, também já era de se esperar, nossos atletas tem feito bonito no exterior. Eu estou me preparando muito para esta competição que será realizada em Camburiú-SC. Será importante competir com atletas de outros países, além de aumentar o nível. O Brasil terá a chance de mostrar o grande potencial de seus atletas e organizadores. A CBC precisa investir mais e acreditar nos atletas, não foi elaborado nenhum planejamento com atletas para os Jogos Panamericano no Brasil em 2007. Pelas novas regras da UCI, eu vou correr na Categoria Elite Feminino. Somente em 2006 as regras mudarão, irei correr na Sub 23... assim terei mais chances de disputar uma medalha, mas a CBC precisa investir no meu trabalho.

PEDAL: O que você achou da atitude da CBC de realizar somente uma etapa do brasileiro ?
ERIKA: É uma situação bastante complicada, os campeonatos brasileiros não têm organização, isso porque é apenas uma etapa, imagina se fosse mais de uma! É péssimo para nós atletas, precisamos chegar com o condicionamento a 100%...e ainda ter que contar com a sorte de não ter nenhum problema com a bike.

PEDAL: Você teria coragem de praticar outra modalidade como DH e FR ? Ou tem outro esporte que você já pratica ?
ERIKA: Já me aventurei em algumas provas de DH, mas não é minha trilha, a paixão ta no Cross Country.

PEDAL: Qualidade e defeito ?
ERIKA: Qualidade, ser sincera demais, isso acaba sendo um defeito também.

PEDAL: Quais seus patrocinadores para 2005 ?
ERIKA: Estou muito feliz por conseguir renovar com meus patrocinadores de 2004, a novidade este ano é a empresa de transporte Zeme que entrou com apoio total, além do mais as outras novidades serão a bike e os equipamentos que usarei. Terei o apoio da Specialized, isso fortalecerá ainda mais o meu desempenho, pois os produtos são todos top do mundo. Os outros patrocinadores são Power Bar / Vitallis Saúde e Reebok. Mas há sempre espaço para alguma empresa que pretenda investir.

PEDAL - Você quer deixar algum agradecimento ?
ERIKA: Nestes últimos anos tenho conhecido pessoas que me ajudaram muito a nunca desistir dos meus ideais. Em primeiro lugar: Deus e minha família. Fica aqui o agradecimento a todos que vem apoiando meu trabalho, em especial aos meus patrocinadores Zeme / Power Bar / Vitallis Saúde / Reebok e Specialized, e não poderia esquecer do meu treinador Beethoven que tem estado do meu lado sempre, e que juntos iremos para Pequin em 2008. Minha nutricionista Cristiane Rocha que tem elaborado com carinho minha dieta. Agradeço a imprensa por estarem acreditando e divulgando cada vez mais o Mountain Bike no Brasil, sem esquecer do carinho dos meus amigos que sempre me apóiam. Obrigado!

PEDAL: Para encerrar, uma Frase ?
ERIKA: "Deixe-me vencer, mas se eu não puder, deixe-me ser brava em tentar".

Títulos conquistados por Érika:

TÍTULOS Cross Country Nacional

Campeã Brasileira de Mountain Bike - 2004
Campeã Copa Ametur de Mountain Bike - 99 e 2004
Campeã da VI Volta a Santa Catarina de Mountain Bike - 2004
Campeã Copa Ametur Cup de Mountain Bike - 2004
Campeã Mineira de Mountain Bike - 98 / 99 / 02 / 03 e 2004
Campeã Desafio Noturno de Mountain Bike - 2003
Campeã Power Bike de Mountain Bike - 2003
Campeã I Mountain Bike da Matinada de Mountain Bike - 2002
Campeã da VII Copa Onça do Pitangui de Mountain Bike - 2002
Campeã 120Km de Ipatinga de Mountain Bike - 2002
Campeã 12 Horas Solo de Mountain Bike - 2001
Campeã Intermunicipal (RJ) de Mountain Bike - 99 e 2000
Campeã Iguaçuana de Mountain Bike - 99 e 2000
Campeã da Copa Divinópolis de Mountain Bike - 1998
Campeã Iron Biker (Júnior) de Mountain Bike - 1997
Campeã Copa Caeté de Mountain Bike - 97 e 2000

TÍTULOS Ciclismo Nacional

Campeã por Equipe Jogos Abertos de Ciclismo - 02 / 2003 e 2004
Campeã por Equipe Interestadual Mountain Bike - 99 / 00 / 01 e 2002
Campeã por Equipe 12 Horas Mountain Bike - 99 e 2000

TÍTULOS Cross Country Internacional

7ª no VIII Panamericano de Mountain Bike Baños- Equador - 2004
12ª no VII Panamericano de Mountain Bike Medellín - Colômbia - 2003
Prata no Rally Transmontanha de Mountain Bike Tucumán - Argentina - 2003
Prata no VII Jogos Sulamericano de Mountain Bike Curitiba - BR - 2002
7ª no VI Panamericano de Mountain Bike Santiago- Chile - 2002
Prata no V Panamericano (Júnior) de Mountain Bike Caxambu - BR - 2001
17ª Campeonato Mundial de Mountain Bike Vail - Colorado - 2001


Visitem o site da atleta: http://www.erikagramiscelli.com.br

Fotos (14)

foto 0 - Erika Gramiscelli Mais Fotos


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.