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Entendendo - Tecnologia de freios Shimano Servo Wave

Seja qual for a modalidade do ciclismo, parar a bicicleta com eficácia e rapidez é extremamente importante não só para a segurança, mas também para o desempenho do ciclista. Afinal, quanto mais dentro da curva você conseguir frear, menor será sua perda de tempo, por exemplo.

Como você viu nesta matéria, existem inúmeros tipos de freios, mas todos eles tem um funcionamento básico: ao apertar a alavanca, um sistema se encarrega de comprimir uma pastilha ou sapata de freio contra um disco ou um aro, transformando energia cinética em calor para reduzir a velocidade da bicicleta. Para aprimorar as características de funcionamento de seus freios, a Shimano desenvolveu, há alguns anos, a tecnologia Servo Wave.

[citar=left]Servo Wave é um sistema de acionamento de freios não linear, aumentando a potência de frenagem em cerca de 20% nos momentos que você mais precisa[/citar=left]

Servo Wave

Esta tecnologia da Shimano tem uma função bastante interessante. Com ela, os manetes de freio puxam mais cabo no começo do curso, agilizando o contato entre o material de atrito e da superfície de frenagem. Com isso, o "engate" do freio é mais rápido. Porém, passado este momento, o sistema passa a oferecer mais alavanca, o que aumenta a precisão e o poder da frenagem em cerca de 20% dependendo do modelo

Além disso, o servo wave ainda apresentava outra vantagem: com ele, as sapatas de freio ficavam mais longe do aro, o que era bastante importante em casos de muita lama ou de empenos nas rodas. Mesmo com os sistemas a disco, esta característica continua sendo bastante válida, já que ela minimiza o problema de pastilhas raspando no disco depois de retirar as rodas das bicicleta, por exemplo.

Num primeiro momento, em 1990, esta tecnologia funcionava com o cabo do freio montando sobre um rolete que se movia em direção ao pivô do manete enquanto este era apertado. Porém, acompanhando a evolução dos sistemas mecânicos para os hidráulicos, o Servo Wave apareceu pela primeira vez em discos em 2008, no grupo Shimano Deore XT daquele ano.

Ainda hoje, o funcionamento do sistema Servo Wave continua sendo basicamente o mesmo, a diferença é que atualmente, o pivô do cilindro mestre que comprime o fluído de freio desliza quando o manete é acionado, modificando a o ponto de alavancagem e, por consequência, a vantagem mecânica de todo o sistema.

Na linha atual, os seguintes modelos da Shimano utilizam esta tecnologia exclusiva: XTR, Saint, Deore XT, SLX, ZEE, Deore LX e Deore.

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Segundo a Shimano, o freio ganha em potência e precisão com o Servo Wave


Saiba mais no site da shimano


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